3 perguntinhas de hoje :P

    Autor Mensagem
    be yourself
    Veterano
    # jan/06


    Bom..No meu outro tópico eu queria aprender a formar o Campo Harmonico

    Dae beleza..Graças a galera ae eu consegui sacar isso na boa

    Mas a duvida agora é outra

    1- Se eu tenho os acordes B,D#m,F#,C#,G#m,A#m,Fm/5-,B Como eu faço pra saber em que campo harmonico eles estam?O.o

    2- Campo Harmonico serve pra que exatamente...para criar a harmonia de uma música (Apenas os acordes?) Ou em cima dos acordes achar uma escala que combine com eles?(Notas do acorde do Campo harmonico)

    3- Se eu tenho um solo e quero por uma harmonia em cima dele (Acordes) Que processo eu utilizo??

    Bom é isso galera!!! Brigadão ae ^_^

    marcio_zav
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    1- isso ta em F#, nao tenho certeza.

    diwillo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Cara..tinha q ser o contrario hehehe
    Primeiro a harmonia e dpois o solo

    Bom pra saber em q CH vc esta vc deve pega a nota q esta tocando e ver a qual CH ela pode pertencer, entende? (c for menor qual grau poderá ser e tal...) podera ser de varios, mas fazendo isso com todas as notas q vc tem na musica vai dar pra saber qual o CH, saca? uma vai eliminar a otra..

    E qt a função do CH..eu utilizo pra saber oq fazer na hora de improvisar q fica mais facil de compor e tirar musicas pq da pra ter noção d q notas virão pela frente ao longo da cadência musical

    abraço

    be yourself
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    diwillo
    Bom pra saber em q CH vc esta vc deve pega a nota q esta tocando e ver a qual CH ela pode pertencer, entende? (c for menor qual grau poderá ser e tal...) podera ser de varios, mas fazendo isso com todas as notas q vc tem na musica vai dar pra saber qual o CH, saca? uma vai eliminar a otra..


    Tipo..Não saquei direito não cara :S Fico meio embolado hehe!
    Bom valeu abraços!

    LuizFB
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    1- o Campo Harmônico está em F# jônio! Bom, aí eu fico na dúvida de falar isso pra vc, pois eu acabei de postar um tópico querendo esclarecer isso! Mas eu creio que dependendo da forma como vc encaixa os acordes na harmonia, vc pode pensar em qualquer outro modo (ex: B lídio, C# mixolídio, G#m Dórico...)! Daí vc vai precisar de um cara que manja mais pra te explicar certinho!

    2- Vc pode usar o campo harmônico para o que vc quiser! Eu uso pra construir músicas, encaixando acordes que combinam! Vc pode usar para fazer arpejos, escalas, riffs baseado no campo harmônico! Uma coisa que tive muita dificuldade é de entender que o campo harmônico nunca fecha uma música! o que fecha a música é a criatividade, ou seja, as músicas não precisam conter apenas os acordes do campo harmônico (dá uma olhada em AEM= acordes de empréstimo modal pra entender um pouco mais sobre isso)

    3- Depende da intenção que vc quer dar! Vc pode dar várias sonoridades de um mesmo solo quando vc muda a harmonia que fica por cima dele! Mas c vc for iniciante, tente começar sempre com o modo jônio (escala maior) ou com o modo eólio (escala menor natural), pois são os modos que tem a sonoridade que a maioria das pessoas conhecem naturalmente, ou seja, eh akele som que quando vc toca combina perfeitamente para o seu ouvido! Geralmente quando vc tenta tocar em outros modos (ex: frígio, lídio), num primeiro momento vc acha estranho a sonoridade, mas depois de um tempo fica natural para o seu ouvido escutar!

    be yourself
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Valeu galera!
    Agora quero saber é a primeira pergunta :D

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: 22222 oirartnoc oa
    · votar


    be yourself
    É só ver as notas dos acordes, não é dificil. Primeiramente vc deve saber as notas das escalas maiores, dps fica facil.

    B - B, Eb, F#
    D#m - D#, A#, F#
    F# - F#, C#, Bb
    C# - C#, G#, F
    G#m - G#, D#, B
    A#m - A#, F, C#
    Fm(5-) - F, B, G#

    Escala de F# - F# G# A# B C# D# E#(ou F) F#

    Analisa assim que fica facil(eu acho). Com a pratica soh de olhar vc jah fica sabendo em que tom(campo harmonico) está.

    be yourself
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Tipo 22222...Naum saquei cara..Tu fez a parada e tal..Mas não explicou como se faz pow :\ Dae é foda de aprender

    Ironmann
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Ironmann
    · votar


    be yourself
    Pegue o Tom de uma musica e aplique o seguinte:
    T T S T T T S , ou seja, a escala diatonica.


    1ª(tom) 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 8ª
    T T S T T T S

    T=Tom S= Semitom (1/2 tom)

    comeca pelo primeiro(que eh o tom) e pula um tom, ai vai pra segunda que eh uma nota menor e pula um tom, depois pra 3 que tambem eh menor pula 1/2 tom, 4 pula um tom, 5 pula otro tom, sexta pula mais um tom para a setima que voce pula meio tom e chega na oitava que eh a nota principal (1) uma oitava acima.

    A 6ª eh o relativo menor do tom, entao, quando voce ve uma musica em tom menor procure descobrir de quem aquele tom eh relativo menor, assim voce nao precisara ver campo harmonico de notas menores!

    bom eu acho que eu entendo um pouco disso mas explicar mesmo no pc eh meio dificil

    hehe tentei

    Ironmann
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    ficou torto mas blz, a dica o cara ja deu:

    Bom pra saber em q CH vc esta vc deve pega a nota q esta tocando e ver a qual CH ela pode pertencer, entende? (c for menor qual grau poderá ser e tal...) podera ser de varios, mas fazendo isso com todas as notas q vc tem na musica vai dar pra saber qual o CH, saca? uma vai eliminar a otra..

    voce ve a nota que voce vai tocando e ve os campos harmonicos que aquela nota pertence, ai voce vai eliminando as outras dos campos ateh achar... ficou embolado ve se alguem com paciencia te explica...

    be yourself
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ahhhhhh tá Ironmann Entendi agora sua explicação! Ficou boa cara!! Valeu mesmo :D

    diwillo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    be yourself

    Fiko meio enrolada minha explicação neh?
    Devia te posto exemplos, mas agora ja foi heheh
    abraço
    qq coisa tamo ai :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 3 perguntinhas de hoje :P