Dúvidas, braço escalopado

    Autor Mensagem
    Bruttall
    Veterano
    # dez/05


    Eh mais fácil tocar em guitarra com braço escalopado ou sem escalopar?
    Tipo, sendo o braço escalopado então não precisa tocar na madeira neh?
    eu to acostumado a colocar força nas casas, vai demorar muito para eu acostumar caso escalope a guita?
    Tipo, fica mais fácil ou mais difícil fazer sweep com o brçao escalopado?

    vlw

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    o braço eh mais sensivel quanto aos bends e vibratos tb nao sei se eh mais facil de tocar mas quem se acostuma com escalope nao larga mais

    diwillo
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: diwillo
    · votar


    Cara..eu tokei numa guita escalopada dum amigo meu varias vezes, tipo..a dele eh soh da 12ª casa pra frente...

    Pessoalmente eu gostei bastante! Vc ganha velocidade dmais! Axei q fica mais facil tocar...arpejos com sweep com certeza fica mais facil, pq vc tem mais agilidade com o braço escalopado!

    Qd peguei a minha guita d novo estranhei pq perdi mta velocidade e tocabilidade..

    Mas eh o seguinte..kem toca soh com guita escalopada sente mta dificuldade pra toca em uma normal dpois! Esse meu amigo por exemplo..qd ele toca na minha guita eu do um show nele pq ele não consegue toca direito! E na dele ele eh melhor mas nao mto!

    Eh mais facil pra vc q toca numa normal toca numa escalopada do q o contrario..

    Bom..mas essa eh soh a MINHA opinião e a impressão q EU tive..

    (editei pq tinha me expressado mal..)

    Bruttall
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Tipo, sendo o braço escalopado então não precisa tocar na madeira neh?
    se eu encostar na madeira vai ter o msmo som q um bend faria?

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bruttall

    acho qsim cara nom sei :P

    laemcasa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bruttall

    Brother, talvez eu possa te ajudar. Acabei de mandar escalopar minha Fender, ficou mais do que perfeita! A tocabilidade é excelente, tanto pra base quanto pra solo. É muito confortável...mas é permanente. Ou seja, não faça a não ser que vc queira MESMO! Portanto experimente...pra mim o escalope adianta da casa 12 pra cima, pra baixo meio q tanto fz pro meu dedo. Tem basicamente 2 tipos de escalope:malmmsteen (concavo) e
    blackmore (progressivo). Eu achei o progressivo horrível,masseria bom vc testar tb. Escolha bem o luthier pra fazer este trampo, mas evite "preços baixos demais" pois dependendo do valor da sua guita o barato sai caro. Ve se vc consegue tocar numa Fender YJM signature pra vc ter o exemplo de um escalope fundo pra kct. Eu diria qficaMUITO mais confortável tocar...logo tocar sweeps, arpegios, tapping fica mais confortável. Fazedno menos esforço fica mais fácil, de repente mais rápido. Mas por causa do conforto....é isso, qq coisa tamos ae. Abraço...

    se eu encostar na madeira vai ter o msmo som q um bend faria?
    Sim,mas dependendo da tensão da corda nem rola dar bend de tom inteiro. O legal é dar aquele vibrato de cítara saca?

    MAF1050
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bruttall

    há mais ow menos 1 mes eu fui no workshop do Edu Ardanuy e ele disse q ele usa braço escalopado por 2 motivos

    Primeiro pq ele gosta de usar ação baixa nas cordas, e qdo se usa cordas com ação baixa eh normal escapar o dedo da corda em algum bend ou vibrato

    Segundo pq os bends e os vibratos ficam muito mais expressivos e mais fáceis de serem executados pelo fato de naum haver atrito entre a corda e a madeira do braço......

    fora isso ele disse q naum haviam motivos para ELE usar braço escalopado

    Gambá do Rock
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bruttall
    Eu encaro o braço escalopado como um preciosismo de alguns guitarristas. Serve, é algo que facilita algumas tecnicas mas, não todas e ainda por cima, deixa o braço da guitarra fragilizado às intempéries da natureza.
    O que eu recomendo é que vc teste guitarras semelhantes à sua que tenham braço escalopado. Se vc gostar e achar que vai te favorecer em alguma coisa, invista nesse "mod". Mas, tenha em mente que os cuidados para que o braço de sua companheira musical não empene deverão ser maiores e isso inclui um gasto maior com regulagens em luthier (claro, se vc não se garantir em ajustes de tensor e talz)

    abraço

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
    · votar


    Bruttall
    "Eh mais fácil tocar em guitarra com braço escalopado ou sem escalopar?"

    Nem um, nem outro. No começo, eu senti uma diferença na hora de fazer acordes (não powerchords). Mas, é só questão de acostumar.


    "Tipo, sendo o braço escalopado então não precisa tocar na madeira neh?"

    Não precisa.


    "eu to acostumado a colocar força nas casas, vai demorar muito para eu acostumar caso escalope a guita?"

    Não pode forçar muito mesmo, senão tira a nota do tom. Para mim, foi rápido de acostumar.


    "Tipo, fica mais fácil ou mais difícil fazer sweep com o brçao escalopado?"

    Sweep é técnica de palheta. Logo, o braço não interfere. Também não interfere em velocidade, etc. Como já disseram, a grande diferença é nos bends e vibratos.


    "se eu encostar na madeira vai ter o msmo som q um bend faria?"

    Sim. Como também já disseram, vai depender da tensão das cordas e da profundidade do escalope. Mas, não chega mesmo à um tom.

    diogocv
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    Sobre os braços escalopados: É verdade que com esse tipo de "aparato" o sustain as notas aumenta devido ao fato de que as cordas estão mais distantes da maneira, sendo o atrito menor e a vibração delas maior? É verdade que os ligados saem com mais facilidade do que num braço "nornal"?

    flw

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    diogocv
    "É verdade que com esse tipo de "aparato" o sustain as notas aumenta devido ao fato de que as cordas estão mais distantes da maneira, sendo o atrito menor e a vibração delas maior?"

    Não senti muita diferença nisso, cara. Tocando a madeira ou não, existirá o contato com da cordas com os trastes. Então acho que não influencia tanto. A ação das cordas influi bem mais.


    "É verdade que os ligados saem com mais facilidade do que num braço "nornal"?"

    Senti que fica um pouco mais fácil. Mas, não é uma diferença tão notável quanto no caso dos bends e vibratos.

    edu_alenkar
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Isso desvaloriza muito a guitarra???

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    edu_alenkar
    "Isso desvaloriza muito a guitarra???"

    Tem dois lados: até valoriza, pelo custo do serviço. Mas, pessoas que não curtem braço escalopado já se tornam "ex-possíveis compradores".

    Bruttall
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    acho q vo continuar sem escalope por enqnto...

    ps: vcs falaram soh de luthier pra escalopar e talz...não vendem guitarras já escalopadas?


    ps2: como seria um escalope 'progressivo'?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bruttall
    "acho q vo continuar sem escalope por enqnto..."

    Experimente tocar em uma guita escalopada e forme suas próprias impressões a respeito. De repente, vc muda de idéia.


    "ps: vcs falaram soh de luthier pra escalopar e talz...não vendem guitarras já escalopadas?"

    Vende sim, por exemplo: Fender YJM Signature, Fender Ritchie Blackmore Signature, Tagima E1 e E2 e algumas Tagima Strato tbm.

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    a minha e da 12 em diante, vc vicia fica horrivek tocar em outra nao escalopada

    laemcasa
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: laemcasa
    · votar


    ps2: como seria um escalope 'progressivo'?

    Ao invés de ser uma escavada simétrica, este escalope é uma espécie de "rampa" onde teoricamente só é retirada madeira da parte onde o dedo encosta na corda. O escalope vai se aprofundando conforme vc vai descendo na escala e fica completamente côncavo nas últimas casas. Pro meu jeito de tocar não adiantou nada. COmo uma imagem vale mais do q mil palavras, segue um link prauma foto q eu tirei de uma Squier q eu testei. Dando um zoom dá pra perceber q o escalope é só "na parte do"frete de baixo" da casa onde vc pressiona a corda:

    http://rapidshare.de/files/9611168/IMG_0110.JPG.html

    Falow...

    Bruttall
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    pow, mas esse é o concavo não é não?
    quero saber como é o progressio...ou são a msma merda?

    laemcasa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bruttall

    Não, é o progressivo mesmo. Talvez a qualidade da foto esteja a desejar, mas se vc reparar bem vai ver que na parte de cima da escala o escalope é na forma de "rampa". Dá pra ver melhor nas primeiras casas, mas não tirei esta foto :(
    Se quiser saber com detalhes procura por "fender blackmore" no google imagens que deve ter fotos mais nítidas. Eu achei os dois completamente diferentes e prefiro o escalope total e no braço todo. Mas ae depende da sua "pegada" e do q vc espera do seu instrumento. COmo a minha escala é de rosewood, preferi não escalopar demais como o malmsteen e ficou
    levemente escalopada (2mm de profundidade).

    marcusvcoelh
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Na descrição de um violão da cort,diz assim:Apoio: Advanced Scalloped X-Bracing.. o que será que quer dizer ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas, braço escalopado