Dúvidas idiotas: cordas, captador...

    Autor Mensagem
    Toki
    Veterano
    # nov/05


    Aê pessoal, são dúvidas bem simples que com certeza vcs saberão responder...

    1º: Cordas velhas desregulam a guitarra "ocultamente"?

    O porquê da pergunta: mandei regular a guitarra a um tempo atrás, pq a guita estava com trastejamento, colocando também umas cordas novas Ernie Ball. A guitarra ficou muito boa, perfeita. Só que passar o tempo, já estou a uns meses com as mesmas cordas (pão-durisse pegando pra pagar outras coisas) e as cordas mais agudas voltaram a trastejar quando toco lá nas últimas casas. Só que, eu não vejo diferença na regulagem da ponte (Floyd); na minha percepção continua na mesma altura de quando voltou do luthier, assim como o braço que eu não vejo empenamento algum. Por isso, como ela voltou a trastejar?? É normal isso em cordas velhas? ps: com o tempo fui reafinando apenas na micro-afinação.

    2º: Há diferenças nos captadores de braço e ponte para pegar os harmônicos naturais?

    O porquê da pergunta: quando tocando aquele início da Summer Song (Satch), percebi que saem tranquilos os harmonicos da 4ª e 5ª casas na LÁ e RÉ usando apenas o captador da ponte, MAS o mesmo não ocorre usando o apenas o captador do braço: o harmônico da 4ª casa (C#) não sai. Isso é normal devido à posição dos caps, há diferença entre essas posições, ou é o meu captador do braço que é ruim e não pega esta frequencia?

    Valeu...

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Toki
    1) Claro que influencia no som. Cordas velhas trastejam. Ponto. Fato. Troca as cordas. hehe.

    2) Depende muito da tua guitarra, da quantidade de trastes, e até mesmo do captador do braço. Eu consigo tirar harmonicos naturais tranquilamente no captador do braço. Pode ser regulagem ou até mesmo teu cap que não é bicho. O ideal é testar outro timbre (abre mais os agudos) e vê. Se possivel testa outra guitarra no teu setup também.

    GAMMOTH
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Toki
    1) Com o tempo toda guitarrra perde a regulagem. Independente da corda ser nova ou velha. Se a guitarra for nova, e ela ainda não "acostumou" com a regulagem aplicada nela, aí é recomendado voltar a regula-la de seis em seis meses. Depois de um tempo, regula-se a cada ano, ou ano e meio. Mas isso se for guitarra que valha pena o investimento, tipo Gibsons, Fenders, ESPs...

    2) Somando-se àquilo que o Gasoline escreveu: A região de extração dos harmônicos artificiais dependem do tamanho da escala, da regulagem do cavalete e da posição do captador em baixo da corda. Ou seja, basicamente do comprimento da corda.
    Geralmente também existe a influência da característica de cada captador. Os captadores do braço geralmente têm saídas mais suaves por estarem numa região que captam uma onda com mais amplitude, gerando mais ganho. Então não necessitam ser tão sensíveis assim, o que pode fazer com que não captem os harmônicos artificiais com clareza.

    Toki
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Gasoline
    1) Valeu. Dos males, o menos pior, pois assim não preciso de outra regulagem...

    2) A minha guitarra tem 24 trates. O captador, aliás, captadores não são lá aquelas coisas não, vieram com a guitarra. Mas nunca tive nada a reclamar deles, até agora. Você diz testar outro timbre, abrindo mais os agudos pra própria guitarra ou do amp? Porque minha guitarra não tem controle de tonalidade, é só o pot de volume e chave de 3 posições dos captadores. O resto tenho umas latinhas, mas percebi isso tocando cru mesmo só no amp (valvulado). Abrir os agudos do amp pode fazer diferença nessa captação dos harmônicos?

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Toki
    Pode sim.
    Testa abrindo os agudos do amp. Vê se dá alguma diferença.
    Deve dar. Já que os harmonicos estão na região sonora dos agudos, e dando enfâse neles, a probablidade de eles soarem melhor, aumenta.

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Toki

    coloca um Dimarzio FRED na ponte. o Dimarzio FRED possui mais medios portansto ele enfatiza mais harmonicos medios e agudos. ou se tah usando o cap do braço bastante, coloque o FRED lah. vc vai sentir a diferença ,xD

    Toki
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    GAMMOTH
    1) Não cara, minha guitarra já é guerreira, comprei usada e no total tem uns 5 anos. Mas foi a primeira vez que eu tinha mandado regulá-la, pois antes não tinha sentido necessidade. A guita é uma Jackson. Mas vc diz q se não for guitarra top não vale a pena mandar regular? Como tocar com esses trastejamentos? Bem, estou torcendo que só a troca de cordas resolva...

    2) Bem, como eu disse ali para o Gasoline, a guitarra tem 24 trastes. Se vcs tiverem tb uma guitarra de 24 trastes, vc conseguem tirar este harmônico tranquilamente? Se conseguirem, aí acho que o problema é o meu captador mesmo. A posição dele embaixo da corda acho que está boa. Nem perto demais, nem muito afastado. Só acho que o meu pup do braço tem mais saída que o da ponte, pois quando toco ali num crunch, ele distorce mais fácil que o da ponte (no drivezão mesmo, se fazer base, ele embola).

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Toki
    kra o captador do braço nau pode ter a saida mais forte q o da ponte pq a vibraçaum das cordas eh maior no braço do q na ponte. veja se seu luthier(se vc mandou em um alguma vez) naum inverteu a posiçaum dos caps. pq o captador do braço tm q tr uma saida mais baixa pra balancear com o da ponte em caso de guitarras com dois humbuckers apenas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas idiotas: cordas, captador...