para acabar de vez com as perguntas sobre cordas e afinaçaum

    Autor Mensagem
    Bard
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Bard


    aqui estah uam traduçaum de um tutorial do www.jemsite.com ensinando a colocar as cordas corretamente e afinalas em ponte flutuante corretamente

    Colocando Corda e Afinando

    Colocar cordas em uma JEM/UV (e outros modelos com ponte flutuante) pode ser difícil se feito incorretamente. A ponte flutuante faz com que seja difícil esticar as cordas, por que, cada vez que você afina uma corda, as outras são afetadas. Como em uma balança.

    Um dos fatores que conta é a tensão necessária para afinar no tom. Afinar em uma ponte flutuante é repetitivo, e se você re-afinar UMA corda, você deve checar a afinação de todas as outras para o tom certo. Eu afino do grave pro agudo, mas coloco as cordas do agudo pro grave. Assim: afine a mizona primeiro, depois o lá, ré, etc... Se você “micro-afinar” o ré, cheque o mizão, o lá e o ré de novo. Cada vez que você usa a micro-afinação em uma corda, todas irão mudar. Assim: se você afinar baixo o mizão as outras cordas irão subir de tonalidade... O preço de ter uma ponte flutuante.

    Colocando corda nova em uma guitarra já afinada


    Notas:
    · Destrave o nut
    · Retire uma corda de cada vez. Eu começo com a mizinha. Isto faz com que você encontre a tensão relativa necessária para afinar e deixa as cordas agudas esticarem naturalmente enquanto as cordas graves são retiradas e substituídas.
    · Enrole a corda bem apertada no poste, usando algumas voltas. Isso irá eliminar o escorrego de corda no poste e facilitar o estiramento da corda.
    · Um afinador eletrônico é altamente recomendado, porque afinar uma guitarra por si mesmo usando uma tremolo flutuante é praticamente impossível. E você nunca estará perfeitamente afinado para tocar com CD’s, etc. Porque suas cordas irão estar alguns ciclos desafinados, em cada corda.


    Trocando as cordas

    · Remova a mizinha, substitua pela corda nova. Aperte a corda na ponte, deixe o nut destravado. Gentilmente puxe a corda no 12º traste para esticar/dar bend e assentar a corda no poste. Reafine e estique/ bend. Faça isso umas 3/5 vezes até que a corda esteja afinada corretamente.

    · Remova o Si, substitua pela corda nova, afine estique/dê bend como mostrado acima. Agora após o Si estar afinado, reafine a mizinha. NÃO CONTINUE até que a mizinha e o si estejam afinados corretamente (ignore as cordas velhas).

    · Remova a corda sol, substitua pela corda nova, afine estique/dê bend como mostrado acima. Após o sol estar afinado, reafine as cordas agudas uma de cada vez. NÃO CONTINUE substituindo as outras até que as duas cordas estejam afinadas corretamente. Nota - Note que eu afino o sol, microafino o B, microafino o E, checo o G, etc... Até que todas as cordas estejam afinadas.(ignore as cordas velhas)

    Nota - O processo é o mesmo para todas as outras cordas, valendo lembrar que as outras cordas que foram colocadas anteriormente (antes da corda mais recentemente colocada) devem ser MICROAFINADAS e apenas a corda mais recente deve ser afinada usando as tarrachas. Esse processo sempre deve ser feito das cordas agudas para as graves.

    Notas finais

    · Depois deste processo tedioso, a guitarra ficará afinada e será mais fácil mantê-la afinada.

    · Eu mantenho o nut solto toda à noite (após o processo). Porque você terá que microafinar enquanto as cordas esticam. Toque alguns acordes por 5-10 minutos e reafine do E grave para o E agudo.

    · No dia seguinte o nut está pronto para ser travado após reafinar todas as cordas de novo.

    Nota - eh reocmendado q vc coloque alguma coisa atras do "bloco" do tremolo flutuante ou embaixo do bak box da guitarra(caso tenha jeito). pra impedir q a ponte va pra tras qndo vc tirar a corda.

    EduArdanuy II
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu tenho uma dúvida até hj sobre floyd rose , sempre quando eu regulo , eu deixo a ponte paralela ao corpo da guitarra , mas quando eu levo pro meu luthier dar uma geral na guit , ele regula e deixa a ponte um pouco levantada , algum está errado , ou não tem nada haver ?

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    q guitarra eh? se for ibanez com edge pro ou lo pro edge dah uma olhada no "tech setup" aqui www.jemsite.com aki mostra diretinho com oregular na açum neutra. se sua ponte for gotoh, isso vale tmb, pq a gotoh fabrica as "edge" da ibanez

    EduArdanuy II
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bard
    em Jackson , Washburn , mas nesse caso o que ficou mais alto mesmo foi a lo pro edge , de uma jem , ae eu entrei ae no site e vi que está certinho mesmo , vlw !

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    EduArdanuy II
    estamos aki pra isso, XD

    Manticore
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    · Depois deste processo tedioso

    Não acho não, curto mudar as cordas...pra mim é entretenimento

    U1000D
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    então nas pontes floyd rose e suas licenciadas eh melhor a ponte ficar levemente levantada?

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    U1000D
    depende da marca e do modelo da ponte. as "edge" da ibanez tm q ficar um pouco levantadas. tm um ponto de referencia atras dela q vc usa pra vr se ela tah neutra. gralmente floyd rose original tm q ficar paralela com o corpo da guitarra. mas isso vaira muito. como a gotoh fabrica as "edge" o ponto nutro delas tmb vale pras ibanez e vice-versa.

    U1000D
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bard
    por isso perguntei das floyd (marca) e suas licenciadas

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    bom vamos lah entaum:

    açaum neutra em Ibanez Lo Pro Edge
    http://www.jemsite.com/tech/img/t_trang1.jpg

    açaum neutra em Ibanez Edge Pro 2(tambem vale pra alguns modelos flutuantes da Gotoh, Schaller e Wikinson. mas o referencial varia)
    http://www.jemsite.com/tech/img/t_trang3.jpg

    açum neutra em Floyd Rose original
    http://www.musicyo.com/docs/k09.jpg

    açaum neutra em Floyd rose speedloader
    http://kytary.muzikant.cz/popis/img/speedloader_demo_insert_04.jpg

    as regulagens de "ponto neutro" para LO TRS (Jackson, Ibanez e outras marcas) 1 e 2 sau mas mesmas para edge pro

    rafael_00
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    mas sempre

    tipo

    eu coloco a corda na ponte

    dai eu coloco a corda no buraco da tarracha

    enrolo bem apertado dai quando eu corto

    akela parte enrolada sobe

    qq eu to fazendo de errado?

    rafael_00
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: rafael_00
    · votar


    ninguem?

    roxy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Aí vai uma dica para deixar o som mais versátil: independente da espessura da corda, vou usar para o exemplo a Híbrida 0.9/0.10.

    Normalmente uso encordoamento padrão, mas na Gibson uso ou Ernie Ball Hibrida ou 2 jogos de cordas diferentes, ou vc pode comprar avulsa se a grana estiver curta, mas la vai:

    Cordas graves (E A D) 0.10, Cordas agudas (G B E) 0.9 acho interessante essa combinação porque dá mais leveza em bends e outros no solo e mais peso nos power chords e deixa o acorde aberto mais definido.

    Normalmente não precisa de regulagens no braço, mas se precisar é simples e alguém com experiência ou Luthier pode fazer facilmente.

    Pode ser testadas outras espessuras de acordo com o gosto tipo 0.9/0.8 ou 0.11/010...

    como já falei procurem o jogo completo da Ernie Ball ou negocie com o vendedor da loja, existem jogos (acho que NIG) que vem com as três primeiras extras, vc pode negociar as 3 extras agudas que tem mais saída avulsa pelas 3 graves que o vendedor tiver que tem menos saída e não pagará nada a mais por isso. abraço.

    MrSin
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    não queria abrir outro topico então vou utilizar esse aqui para perguntar. Eu tenho uma ibanez gio grg270, ela tem ponte flutuante(não é floyd rose pelo que eu li, mas é flutuante) e eu to quereno por cordas 0.10 nela(é eu uso a 0.9 por enquanto). queria saber se eu vo fazer cagada, ou se eu por quais as consequencias e beneficios(tipo como vai ficar a ponte e talz). Vlw

    froggy
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    MrSin
    n danifica o instrumento,agora a tensão vai aumentar,ou seja,vai ter que ter pegada ,timbre tb muda,no geral vc vai sentir bastante diferença,caso n tenha utilizado alguma vez.

    boa sorte.

    MrSin
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    já usei algumas vezes sim mas em guitarras com ponte fixa, mas e as alavancadas(não que eu use muito, mas em todo caso...) vão ficar mais dificeis? e a durabilidade é maior que a 0.9? Caso sim quanto tempo a mais?

    MrSin
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Alguem?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a para acabar de vez com as perguntas sobre cordas e afinaçaum