modos gregos

    Autor Mensagem
    cabiludo
    # nov/02


    ai como "funcionam" esse modos? são formados a partir de qual escala e quais graus se usa????

    Digao
    # nov/02


    Ex: notas da escala de C do, re, mi, fa, sol, la, si. Dai comece a escala da terceira casa da mizona(sol), e faz sol, la, etc... Ta ai o mixolidio.
    Sinceramente, nao vai adianta te explicar aqui a construcao das escalas se vc nao vai saber usar, pegue um professor que em 2 ou 3 semanas vc aprende isso (é facil). Ou no site deve ter alguma coisa ai tambem, mas eu recomendo um professor...

    Anônimo
    # nov/02


    tipow
    naum rola de explicar por aki
    mais vo te dizer como se monta elas dai vc monta e treina elas
    depois quando vc pegar um professor ele te ensina a usa-las..

    por exemplo, vc quer os modos no tom de DO
    vc tem as notas
    Do, re, mi, fa, sol, la, si

    se voce montar a escala comecando pela nota DO, entaum esse sera o modo Jonico, se vc montar em LA vai ser o eolio e assim vai se dando nos nomes (Jonico , dorico , frigio, lidio, mixolidio, locrio, eolio)

    entaum cada Tom vai ter 7 modos (escalas) , se voce pegar soh os tons inteiros vai ter no total 49 tipo de esclas :)

    mais naum sei assuste, pq assim q voce aprender os 7 modos em DO, voce soh presisa arrastar pra outra tonalidade assim voce tera uma nova escala soh que o desenho eh o mesmo.

    outra coisa legal eh que cada modo tem uma sonoridade diferente, um eh mais triste, outro mais alegre...

    nao eh dificil, basta vc pega um professor que ele te ensina diretinho
    :)



    ta na minha hora

    fuiz
    T+

    Anônimo
    # nov/02


    então é só isso?? eu começo a escala por notas, da propria escala, diferentes e obtenho os modos?? que doido!!!

    Antonio Pedro
    # nov/02


    entaum eh soh pegar as notas sem sustenido e bemol?

    Digao
    # nov/02


    E assim:
    2M 3M 4J 5J 6M 7M
    Modo Jonio: do re mi fa sol la si
    I II III IV V VI VII

    2M 3m 4J 5J 6M 7m
    Modo Dorico: re mi fa sol la si do
    I II III IV V VI VII

    2m 3m 4J 5J 6m 7m
    Modo Frigio: mi fa sol la si do re
    I II III IV V VI VII

    2M 3M 4# 5J 6M 7M
    Modo Lidio: fa sol la si do re mi
    I II III IV V VI VII

    2M 3M 4J 5J 6M 7m
    Modo Mixolidio: sol la si do re mi fa
    I II III IV V VI VII

    2M 3m 4J 5J 6m 7m
    Modo Eolio: la si do re mi fa sol
    I II III IV V VI VII

    2m 3m 4J 5- 6m 7m
    Modo Locrio: si do re mi fa sol La
    I II III IV V VI VII

    Repare que as notas sao as mesmas mas os intervalos (distancias em semitons de um grau(nota) para outro) sao diferentes.

    Os modos Maiores sao: Jonio, Lidio e Mixolidio. Eles sao maiores pq tem o intervalo de terca maior - pra saber se o intervalo de terca e maior tem que dar 4 semitons do I grau ate o III grau -. O Jonio e o maior normal (pai de todos) com os intervalos de 2ª,6ª e 7ª maiores(além da terca), o Lidio é quase igual ao maior mas tem como diferenca a 4# aumentada. E o mixolidio tem de diferenca para o jonio o intervalo de 7ª menor(muito usado no blues).

    O menores sao: Dorico, Frigio, Eolio, Locrio. Sao menores pq tem o intervalo de terca menor (um semitom a menos que os maiores). O Dorico é quase igual ao mixolidio a unica diferenca e que ele e menor (coitado sonha em ser maior). O Frigio e o mais menor dos menor(nao tem nenhum grau maior). E o eolio tem a 6 e 7 menor. O locrio raramente e usado pra se fazer uma progressao ja que a V dele e diminuta, o que nao deixa o acorde forte o bastante para criar uma tensao.

    Eu acho que e isso, desculpa os possiveis erros, e que fiz tudo meio na pressa (to no trabalho) mas qualquer duvida me chame...

    Antonio Pedro
    # nov/02


    vlw, sabia de nada disso =]

    Slash_BH
    # nov/02


    mas então esses modos não tem escalas?

    tipow, as escalas não são diferentes e sim o tom dela?

    e se é assim, como agente vai saber qual tom tocar em cima de qualquer base, seja ela em C, ou em A, ou em G?

    Digao
    # nov/02


    Os modos sao as escalas e as escalas geram os acordes. As escalas sao diferentes, so as notas que sao iguais.

    Tente fazer isso: pegue um modo qualquer e depois as notas do I, III e V grau, monte um acorde com essas notas(faca isso com todos os modos). No tom de dó (a tonica é sempre o jonio) vai sair esses acordes - C, Dm, Em, F, G, Am e Bm5- - que é o campo harmonico de Do. Decorando todos os modos (ou a maioria deles) vc vai poder solar em qualquer acorde do campo harmonico de Do(qualquer musica em Do maior).

    Lembrando que as pentatonicas ja estao ai dentro. Ex. pegue o dorico ou o eolio e tire o II e o VI graus, vai nascer a penta menor de Dm e Am.

    Exemplo pratico: Sweet Child o' Mine do Guns.

    a base da musica e D, C, G todos acordes maiores.
    Procure no campo harmonico de Re se tem esses acordes, nao tem entao o tom nao é Re, no campo harmonico de do, tambem nao tem e no de sol, no de Sol tem esses tres acordes, entao o tom e Sol (pq as notas dos acordes estao todas dentro da escala de Sol maior(jonio).
    A introducao e os primeiros dois solos sao feitos em Em (VI grau relativo de Sol - Eólio) veja que em nenhuma parte desses solos ele sai do tom (depois falam que o slash nao sabe escalas). Nos outros dois solos eu nao lembro como que e mais ele continua pelo menos em uma parte em Em e depois que entra o wah ele da uma mudada mais eu nao lembro direito. Lembrei tambem que o final da musica tambem e um solo em Em.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a modos gregos