Construção de Guitarra

    Autor Mensagem
    djaum3
    Veterano
    # nov/05


    Ae pessoal!!

    Eu tava pesquisando por aqui pela internet e tava pesquisando um meio d eu mesmo contruir minha guitarra!
    Encontrei o site de Rodrigo (http://www.rodguitars.myflog.com.br
    ou
    http://www.rodguitars.myalbum.com.br )
    que fez uma prele e entrei em contato... ele me falou preu pedir ajuda a vcs daqui do fórum!
    Eu sou totalmente leigo em marcenaria por isso, axo que vou dar muito trabalho...
    Pra começar eu queria umas dicas de Escolha da madeira, tipo e como ela deve ser;
    E queria saber também quais as ferramentas que eu teria que utilizar!!
    Me ajudem ai se puderem!
    Ah, a qualidade do som da guitarra fica massa geralmente num caso desses?? tipo, eu faço só o corpo e a parte elétrica eu compro feita já né?
    Ok, já tá bom... vo dar muito trabalho! ^^
    Flw!

    kishuu
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    djaum3
    AHAHHA desculpa cara mas voce falou uma coisa muito engraçada!

    quem faz guitarras são luthiers, nao madereiros, lixadores de pau, ou marceneiros, primeiramente o cara tem conhecer muito bem um instrumento, nao apenas a madeira que eh usada, mas proporcoes, madeiras, construcao da guitarra, nao eh uma coisa tipo um projetinho de eletronica q voce imprime a placa e solda as coisas....
    as ferramentas que voce vai ter que usar, passam longe do custo beneficio se voce pretende fazer uma guitarra apenas pra voce, se voce quer fazer apenas pra voce, recomendo voce fazer um curso de luthieria, acredito que na escola voce poderá aprender (mesmo que seja pouco, e que te enrolem alguma coisa), ou voce conhecer um luthier e fazer um "estagio" com o cara.... eu acho que voce tem q se aprofundar muito mais em musica e tecnicas, a ponto de voce precisar dum instrumento melhor, com madeiras melhores, e que te proporcione uma regulagem melhor, pra aih sim construir ou comprar uma guitarra de luthier....
    tem muita coisa pra falar, mas acho q isso eh o começo aqui eheh, deixa o pessoal falar um pouco tbm
    espero ter ajudados, abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    djaum3
    Cara, eu sou luthier e demorei ANOS para fazer um instrumento decente, e ainda tive dois grandes mestres nessa arte (aos quais ainda me considero inferior em técnica). Estudei marcenaria com meu avô (que tinha uma fábrica de móveis) e gastei tempo e dinheiro com livros importados e máquinas e ferramentas caras (e não tenho tudo!). Cometi muitos erros e fracassos que, felizmente não tiveram consequência séria até me sentir capaz de fazer um instrumento de boa qualidade.
    Creio que vc deve estudar (na matéria específica e em marcenaria em geral) mais e buscar tornar-se aprendiz de um luthier experiente. Não há outro caminho.
    Abç

    Brunorocker
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu tava pesquisando por aqui pela internet e tava pesquisando um meio d eu mesmo contruir minha guitarra!

    ahahahahaha

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Porque você quer construir a sua guitarra???
    Pra ela ficar boa você tem que ser um bom luthier.
    Este empreendimento não vai sair mais barato do que comprar uma boa guitarra na loja.

    MANKAS
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    se alguem puder me ajudar agradeço de antimao, a madeira pau darco (ipe amarelo) eh boa para fabricaçao de guitarra...

    emuxo_lie
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O pai do Brian May era marceneiro ou luthier?

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    El_Cabong

    Num desanima o cara, no futuro ele pode dar para um bom luthier!
    hauhuauhahuuha
    Brincadeira

    djaum3
    Cara, eu fiz o curso na B&H, aprendi muita coisa, muita mesmo, hoje não me considero luthier, mais a guitarra que eu construi ficou 10, não tem nada que não saiu como eu queria.
    Deixo algumas fotos pra quem quiser fazer conclusões....
    http://s7.photobucket.com/albums/y295/marcoluci/Guitar/

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    MANKAS
    pergunte la no topico de luthieria do seiji e bertola

    thigsm
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Marcosrcf
    po cara quanto é o curso lá?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    a, se o cara quer fazer a guitarra, eu acho que ninguem pode desanimar o cara, eu também sou completamente leigo na materia de construção, e não posso de ajudar com tecnicas de construção amigo, mas em termos de regulagens e ideias (não sou luthier, o que eu sei eu aprendi mexendo assim como você e hoje eu nao tenho nenhum instrumento que me decepcione, sou musico a 15 anos), pode contar comigo... (nenhum que me decepcione agora, mas a primeira guitarra que tentei regular ficou uma bosta, nao se anime tanto também)
    outra coisa que eu queria falar é que meu irmao de 13 anos ja desmontou 2 pianos inteiros, limpou, consertou todas as cravelhas, remontou e reafinou os dois pianos, o piano é um instrumento 5 vezes mais complexo que a guitarra em termos de construção.
    O moleque nunca fez um curso, nunca nem leu sobre na internet (como foi citado ai acima), se você conhece bem o que quer e o instrumento que toca, vai fundo cara.
    lembrem-se, se você não é inteligente, seja ao menos motivado, pois o motivado faz muitas coisas que o inteligente se julga superior demais para realizar

    Edu1974
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Gostei de sua resposta. Realmente o pessoal aqui logo desanima o cara. Tudo bem! Eu sei que não é só querer e a guitarra fica pronta. Mas se alguém realmente quer aprender e correr atrás nada é impossível. Tá aki o Kiki, o Seiji e muitos outros que não me deixam mentir.
    Eu mesmo quero um dia contruir uma. Já comprei vários livros, li muito a respeito mas me falta tempo e lugar para começar a fazer.

    Para o nosso amigo djaum3 só recomendo que procure na amazon livros de construção de guitarra. Vá no site do Stewmac para ver as ferramentas e assessórios que existem. Saiba se o nível de complexidade nesse trabalho está de acordo com as suas expectativas e se vc quer encarar o desafio. Se sim, vá em frente.

    Com certeza sua primeira guitarra não vai ser um grande instrumento mas será um grande aprendizado para a segunda, a terceira...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Edu1974
    Não se trata de desanimar, mas de ser realista. Ademais, o trato com ferramentas de marcenaria é PERIGOSO, e o aprendiz tem que dominar as técnicas de uso delas, caso contrário pode ficar que nem o Lula, sem um dedo (e olha que ele foi treinado no Senai). Por essa razão eu recomendo sempre que o interessado aprenda marcenaria antes de se aventurar a mexer com um formão ou uma tupia, por exemplo. O Fábio Seiji, antes de tronar-se luthier, era marceneiro e trabalhou e aprendeu tais técnicas e procedimentos de segurança.
    Abç

    Edu1974
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    O Lula não é um bom exemplo de aluno dedicado e ainda assim tornou-se presidente da república.

    Mas é claro que o Bertola tem razão em relação ao manuseio das ferramentas. Um descuido com uma tupia ou com uma serra circular pode ser fatal. Para aprender a utilizar essas ferramentas é necessário observar alguém trabalhando com elas. Tente visitar uma fábrica, um luthier ou uma marcenaria e peça dicas.

    Isso tudo deve ser feito antes de vc pensar em qual madeira vai usar.

    Mas se o seu interesse é meramente o de possuir uma guitarra exclusiva, aí o melhor é contratar um luthier.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    conheçimento em mecanica basica também é legal, como limar, como serrar, como lixar e afins (isso ajuda a você não fazer força a toa além de seu trampo ficar com um acabamento bem mais dahora). Existem vários macetes para facilitar seu trabalho, mas antes de fazer a guitarra, faça duas coisas simples de madeira, duas cadeiras por exemplo. só para você exercitar e aprender o manejo das ferramentas

    Mauricio Luiz Bertola

    o lula é um ignorante que enfiou o dedo no torno (ou fresa, as histórias são várias) só pra aposentar mais cedo tirando dinheiro do governo (que alias ele faz até hoje) e ficar fazendo arruaça, o senai não tem nada a ver com isso. É até ofensa comparar com um cara que ta se dedicando pra fazer o proprio instrumento.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Edu1974
    obrigado pelo comentario, e por me botar ao lado do mestre seiji (um dia eu chego lá).

    mas tem isso que o mestre bertola disse, tem que ser extremamente cuidadoso e consequente. eu só me meti nessa por que eu ja tinha mexido um pouco com marcenaria, e tinha marceneiros profissionais pra me ajudar. algumas maquina mais perigosas eles que comandaram, não eu.

    essa discussão é muito importante. gora, não sei se voces perceberam, mas o cara que queria fazer a guitarra postou em 2005 (vai ver ele ja é luthier).
    o MANKAS que upou, num topico não tão correto, pra perguntar de uma madeira. ele ja postou lá no topico de luthieria, e ja foi respondido.
    =p

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Cara, não faça juízos-de-valor das pessoas, nem acusações que não se pode provar, ademais, eu não disse que o SENAI tem à ver com o acidente do Sr. Presidente da República.
    Talvez vcs sejam muito jovens e não acompanharam o processo político brasileiro nos anos 70 e 80, mas eu sim, e o Sr. Luís Inácio foi (e ainda é, embora de outra maneira) uma referência política importante para nosso país numa época em que falar alguma coisa dava cadeia e tortura. O que ele fez nos seus governos já é outra história.
    Não vou aqui dizer o que as pessoas de minha idade passaram naquela época, pois não vem ao caso, ademais, deixo à vcs mesmos a pesquisa sobre esse assunto
    Abç
    p.s.: Em tempo: Não sou, nem nunca fui filiado ao PT.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    realmente não posso provar minhas acusações ao sr. presidente, e o que as pessoas passaram na epoca da opressão militar só sei o que me contaram e o que aprendi na escola, que o lula foi um icone eu concordo, mas ele abriu mao de tudo isso ao subir no trono e fechar os olhos pra sujeira que acontece bem debaixo do nariz dele. acompanhei a trajetoria dele desde que se elegeu, ele fez muitas coisas boas sim, mas fechou os olhos pra muitas outras. Um exemplo disso foi quando ele esteve na embraer e falou aquele punhado de asneira (eu estava lá).
    Mas deixemos de falar de politica, e peço desculpas se ofendi alguem com algum comentário feito nesse sentido ou em qualquer outro.
    abraços e boa sorte

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    usuário banido - agora é só fazer a limpeza

    buddy guy
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    LeandroP

    usuário banido - agora é só fazer a limpeza


    Este é Panucci que eu conheço,+1 na conta por minha conta !!!

    De Ros
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: De Ros
    · votar


    LeandroP

    Ah, que pena que o luthier Thiogo Jefferson Nobre Lima foi banido!

    Ele entrou no fórum de uma forma tão simpática! Uma lástima...

    buddy guy
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    De Ros
    LeandroP

    Ah, que pena que o luthier Thiogo Jefferson Nobre Lima (só para deixar o nome completo nos anais do fórum) foi banido!

    Ele entrou no fórum de uma forma tão simpática! Uma lástima...



    Este também,é o De Ros que eu conheço !!! +1 na conta por minha conta,hehehehehe..............

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construção de Guitarra