Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Sistema CAGED

Autor Mensagem
tuca
Veterano
# out/05


bom vejam se eu aentendi os sitema para escalas
(esse é meu modo de pensar)
a escala maior possui 5 shapes nesses shapes estão incluidos C jonio D dorico E frigio G mixo A eolio
então é assim vc pode passear por ele mas por exemplo se vc quer dar uma acentuada no modo lído por exemplo vc terá que tocar mais a nota caracteristica dele que seria a 4# e ssim por diante com cada modo.
eu estou pensando assim agora

alem disso vamos reunir o maior material possivel sobre o sistema CAGED pois alem de escalas ele irá abordar acordes triades tetrades e tudo o que vc imaginar

tuca
Veterano
# out/05
· votar


ou agora entendi melhor mas agora fiquei com uma duvida ainda maior na escala de C maior(jonio) a nota si vai ser a caracteristica desse modo agora eu vi que a nota si vai ser ac caracteristica tb de todas as inversoes de C jonio com D dorico a caracteristica é a 6m e eu vi que essas 6 é o si tb.
Mas agora fiquei com uma duvida se vc quiser acentuar por exemplo o si(nora caracteritica) do modo lídio de F(inversão de C jonio) que seria a 4# como vc faria já que todas as notas caracteristicas são iguais??

tuca
Veterano
# out/05
· votar


ajuda?

tuca
Veterano
# out/05
· votar


eu tentei fazer isso por exemplo no shape de mixo do C jonio eu peguei a nota F e sua 4# e dei um som de lído porem acheei esquisito pq eu achei um som lídio numa escala de mixo

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
· votar


Nao entendi picas

tuca
Veterano
# out/05
· votar


não me xingem cara é que agora eu num entendi nada

tuca
Veterano
# out/05
· votar


pera eu achoq qé assim vcs não pensam em modos só em notas ´porem quando vao improvisar e querem dar um tom de mixo por exemplo acentuam a 7M por exemplo

tuca
Veterano
# out/05
· votar


zealot me ajuda me passa seu msn

tuca
Veterano
# out/05
· votar


zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzeal otzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotze alotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealotzealot zealotzealotzealotzealotzealotzealot

tuca
Veterano
# out/05
· votar


Leandro panucci ajuda aí?

tuca
Veterano
# out/05
· votar


o panucci ajuda aí

guitargod
Veterano
# out/05
· votar


tuca
explica melhor aí a tua dúvida q talvez eu possa te ajudar

LeandroP
Moderador
# out/05 · Editado por: LeandroP
· votar


tuca

As notas características não significam que tenha que ser tocadas pra caracterizar o modo. Você usa isso pra visualisar as diferenças entre uma e outra escala, pra assimilar o modo.

Perceba que o modo jônio só é diferente do lídio em um intervalo: o de quarta. Já no modo mixolídio muda a sétima, entretanto tem um modo chamado de mixolídio#4 ou lídiob7 que é a mistura dos dois modos: mixolídio e lídio.

Repare também que o intervalo característico do modo dórico é a "sexta maior" (6), enquanto os demais modos menores possuem "sexta menor" (6m). Mas este intervalo característico deve ser evitado no modo dórico... engraçado isso, não?! Logo a nota característica?!

É que ela pode muito bem direcionar a melodia pro acorde X7, fazendo um II, V... o que de repente não é o seu interesse. Isso ocorre porque a 6a maior do dórico é a mesma nota da 3a maior do mixolídio.

Use pra assimilar os modos, suas diferenças, e não necessariamente pra caracterizar este modo.... a posição dele na harmonia já se encarrega disso.

guitargod
Veterano
# out/05
· votar


tuca
se tu tem uma música em C maior e quer caracterizar um mixolídio tu tem que usar C mixolídio, e não G mixolídio (G mixolídio é = a C Jônio)

era essa a tua dúvida?

deathmeister
Veterano
# out/05 · Editado por: deathmeister
· votar


isso tudo eh pior q entender arabe pra mim.

tuca
Veterano
# out/05
· votar


mas assim com o sistema CAGED tem o lídio e o locrio que serão omitidos e assim eu achei por exemplo dar uma caracteristica de lído em cima do modo mixo assim ó:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------4---4---------------------------------------------
D----3---3---3-5~-------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
~

consirerando o modo mixo com 3 notas por corda

tuca
Veterano
# out/05
· votar


isso considerando A ESCALA DE C jonio

tuca
Veterano
# out/05
· votar


eu tentei fazer isso por exemplo no shape de mixo do C jonio eu peguei a nota F e sua 4# e dei um som de lído porem acheei esquisito pq eu achei um som lídio numa escala de mixo

pera eu achoq qé assim vcs não pensam em modos só em notas ´porem quando vao improvisar e querem dar um tom de mixo por exemplo acentuam a 7m por exemplo


principais dúvidas

tuca
Veterano
# out/05
· votar


panucci?

tuca
Veterano
# out/05
· votar


black dog vc me ajuda aqui ou zealo ou panucci

BlacK Dog
Veterano
# out/05
· votar


tuca

Cara, qual é exatamente a sua dúvida? O sistema CAGED? os modos? Vai com calma. Eu já t disse no outro tópico..vc sabe o basico pelo menos? Intervalos?

tuca
Veterano
# out/05
· votar


calma cara vamos lá de novo

Cara, qual é exatamente a sua dúvida? O sistema CAGED? os modos? Vai com calma. Eu já t disse no outro tópico..vc sabe o basico pelo menos? Intervalos?

eu sei intervalos e isso tudo q vc disse

agora a minha maior duvida:

pera eu achoq qé assim vcs não pensam em modos só em notas ´porem quando vao improvisar e querem dar um tom de mixo por exemplo acentuam a 7m por exemplo

eu quero dizer assim vcs pegam um fá por exemplo em qualquer lugar do braço e para dar uma ar de lídio vc executa um si(4#) depois.Porem tó falando assim vc pode fazer isso com qualquer nota caracteristica de qualquer modo eessa é minha dúvida.

tuca
Veterano
# out/05
· votar


black dog??

tuca
Veterano
# out/05
· votar


black dog me ajuda aí

tuca
Veterano
# out/05
· votar


black dog me ajuda aí

tuca
Veterano
# out/05
· votar


black dog me ajuda aí

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


tuca

Não misture ainda o CAGED com os modos gregos.

O CAGED é um sistema de 5 desenhos, também conhecido como "Sistema 5", que revela um padrão com 5 desenhos de acordes (maiores e menores) e escalas (maiores e menores).

Quanto a imporvisação não é que "eu quero dar um sabor modal mixolídio" ou eu "quero dar um "sabor dórico", etc. Primeiro o acorde, a harmonia tem que te dar condições pra escolher entre um ou outro modo.

Você deve antes fazer uma análise geral da música, usando cifra analítica representado por algarismos romanos. Conhecêr o tipo de cadência que está usando pra poder interpretar que modo vai usar naquele momento.

Pra dar um sabor mixolídio a um acorde ele primeiro deve pertencer a classe dos "acordes dominantes". Ele precisa no mínimo de uma 3a maior e uma 7a menor.

Veja estes tópicos:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

e

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/

tuca
Veterano
# out/05
· votar


otimo caar eu já olhei mas pelo amor de deus panucci só me fala isso:

como dar um som caarcteristico por exemplo de jonio que é a primeiro band dos modos gregos´.

vc pode pegar um C e depois acentuar um B em qualquer desenho??????

e queria saber e tb é possivel fazer isso com qualuqer outro modo assim por exmplo o proprio mixo que vc acenturari auma 7m

BlacK Dog
Veterano
# out/05
· votar


tuca

Não misture ainda o CAGED com os modos gregos(2)


Cara, o LeandroPanucci disse tudo... Estuda campo harmônico primeiro...formação de acordes...Mas ESTUDA msmo véio. Vc tá pulando coisa ai, e por isso não tá entendendo nd.

Leia os tópicos q ele criou, é muito util.

tuca
Veterano
# out/05
· votar


eu já sei disso gente a minha dúvida é no sistema CAGED mesmo não adianta eu estudar o que já sei

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sistema CAGED

291.256 tópicos 7.597.813 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital