Sobre Teoria [Ja usei a busca]

    Autor Mensagem
    NoAlarms
    Veterano
    # out/05


    Esse tópico é destinado ao Leandro Panucci, Marisco e todos os outros que levam a serio esse fórum.
    ____________________________________

    Galera, eu ja frequento a um certo tempo esse forum e decidir hoje me cadastrar.
    Eu toco a um certo tempo (3 anos pra ser mais exato) e como qualquer pessoa que ja toca a 3 anos eu sei praticamente todos os acordes, tenho uma certa velocidade, e tenho um ouvido bem apurado.

    Eu nunca tive professor, intão a unica teoria que eu sei é saber as letras dos acordes nas cifras (por incrivel que pareça).

    Eu estou a algumas semanas decidido a aprender a teoria da guitarra e meu principal objetivo é improvisar em cima de qualquer tom ou musica. Eu não sou qualquer preguiçoso que chega aqui perguntando as coisas, eu ja usei a busca e varias vezes. Eu ja aprendi até algumas coisas mas chegou numa hora que tudo embolou de uma vez e eu não intendo mais nada.

    O problema é que eu não sei a ordem certa pra eu aprender as coisas, vamos supor: primeiro Teoria dos acordes, segundo Escalas, terceiro Modos Gregos . Dai eu não sei por onde começar, e quando eu proucuro um assunto na busca, esse assunto requer outro que eu não sei, que por consequencia requer outor também e por ai vai.

    Agora vamos a parte que interessa do topico:
    Eu gostaria de uma ordem certa pra eu aprender as coisas e intender (logicamente) de modo que eu no final do meu 'curso online' saiba improvisar em cima de qualquer musica ou tom.

    por favor galera me indiquem a direção que eu percorro o caminho

    eu sou bastante esforçado, eu só quero saber qual a ordem certa pra aprender as coisas.

    (eu ja li o curso online do cifraclub.com.br mas ele é muito superficial)

    Um abraço e obrigado desde ja

    marcelo2711
    Veterano
    # out/05 · Editado por: marcelo2711
    · votar


    vc jah feiz aula??ou faz??

    marcio_zav
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eu sei praticamente todos os acordes
    tem certeza?

    NoAlarms
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eu nunca fiz aula (como ja dito no topico) e nem estou fazendo..

    NoAlarms
    Veterano
    # out/05
    · votar


    marcio_zav
    amigão, se eu tou falando que eu sei é porque eu acho que sei. se não puder ajudar não atrapalha.. de boa

    marcio_zav
    Veterano
    # out/05
    · votar


    NoAlarms
    Eh q sao mtos acordes, mas blz.
    não puder ajudar não atrapalha
    ok

    marcio_zav
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Comeca pelas escalas. Maior, menor, pentatonica...

    NoAlarms
    Veterano
    # out/05
    · votar


    marcio_zav

    claro que eu não ousaria a dizer que sei todos os acordes, mas quando eu digo que sei , é que pelo menos um 'shape' deles eu sei... :D

    um abraço

    Marisco
    Veterano
    # out/05
    · votar


    A primeira coisa a se aprender são intervalos.
    A partir disso fica fácil entender tanto escalas como acordes.

    heathcliff
    Veterano
    # out/05
    · votar


    NoAlarms

    Intervalos -> Escalas -> Acordes -> Campos Harmônicos -> Progressões -> Modulações

    (modos dentro da parte da escola)

    zealot
    Veterano
    # out/05
    · votar


    vc so tem interesse em aprender online ?
    pq se tiver grana, compra o livro do Almir Shediak - Harmonia e Improvisação.
    ou qq outro livro que te indiquem.
    ou vai na seção de mais vendidos do site http://www.freenote.com.br/ e compra o livro mais vendido de teoria pra guitarra...

    se nao tiver grana, vai numa livraria q tenha livros de musica e abre um deles e olha o indice...
    abre outro e olha o indice...
    alguns topicos podem mudar.... mas a maioria dos livros tem alguns topicos em comum... dai vc comeca por ai mano...
    decora alguns topicos do indice e pesquisa na internet....
    :)
    espero ter ajudado.

    NoAlarms
    Veterano
    # out/05
    · votar


    muito obrigado todo mundo.. tenho 2 perguntas

    heathcliff
    amigo, nessa ordem que você falou :
    Intervalos -> Escalas -> Acordes -> Campos Harmônicos -> Progressões -> Modulações

    o assunto anterior necessita do posterior? no caso, Escalas precisa de um pouco de campo harmonico, etc.. ?
    Ou eu posso ir por essa ordem que vou conseguir intender sem problemas?

    zealot
    Esse livro que você falou do almir Shediak de harmonia e improvisação ele é pra leigos ou você precisa ter uma certa base pra intende-lo? Se sim, o que é necessario?

    um abraço

    Drinho
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Drinho
    · votar


    praticamente todos os acordes

    provavelmente o shape dos acordes basicos menores maiores, com 7, e etc ... mas existem acordes cheios de frescuras .. e eh legal vc entender a formação de todos pelos intervalos .. pq qdo vc estiver estudando campo harmonico vc vai ter mto mais facilidade pra entender e improvisar baseando-se nos intervalos
    em questao de escalas
    comece com as pentatonicas ... sao escalas bem simples com uma sonoridade bem legal .. mais pra frente vc entra em escala maior e modos gregos qdo vc jah tiver um certo dominio das pentas

    NoAlarms
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Drinho

    Muito obrigado, amigo. Mas antes das pentatonicas eu preciso saber de que? Tipo, intervalos, etc.. ?

    Drinho
    Veterano
    # out/05
    · votar


    bom nao sei ao certo... pelo menos comigo
    qdo eu comecei a estudar shapes de penta eles vinham com os intervalos da pentatonica ... mas intervalos em si ... tonica justa, segunda maior e etc ... é uma transição da penta da para modos gregos ... entao acho que vc soh estuda os intervalos depois das pentas

    posso estar falando bobagem ... essa eh mais ou menos a sequencia que o meu professor segue .. nao quer dizer que tem que ser assim

    prescot_san
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Intervalos vem antes de qualquer escala

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    NoAlarms
    amigo, nessa ordem que você falou :
    Intervalos -> Escalas -> Acordes -> Campos Harmônicos -> Progressões -> Modulações

    o assunto anterior necessita do posterior? no caso, Escalas precisa de um pouco de campo harmonico, etc.. ?
    Ou eu posso ir por essa ordem que vou conseguir intender sem problemas?

    Cara, eu toco tb a algum tempo já, e meu conhecimento teórico pelo que tu falou é + - igual o teu...comecei a estudar nessa ordem aí, ainda estou estudando as escalas, mas recomendo essa ordem mesmo...ja dei uma bisbilhotada no que vou estudar mais pra frente, e vejo que qto mais eu aprendo sobre as escalas mais fácil as outras coisas ficam...se tu for ver, nessa sequência aí, cada assunto vai "complementando" o anterior...valeu...bom estudo!!!

    NoAlarms
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ok, Drinho.. valeu meu velho.

    Se o Leandro Panucci, o Marisco, O Alan Domingues ou alguem que ler isso aqui e saiba bem de teoria por favor me falem alguma coisa.. quanto mais opniao melhor

    um abraço

    prescot_san
    Veterano
    # out/05
    · votar


    NoAlarms
    Eita, desprezando os pequenos coitados aqui do fórum que só querem ajudar.

    heathcliff
    Veterano
    # out/05
    · votar


    NoAlarms

    Não tem erro cara

    vc aprende intervalos e usa os para aprender escalas, que vc usa para aprender acordes, que vc usa para aprender campo harmonico que v cusa para a prender progressões

    o resto eu acho k nao tem uma ordem específica

    diogocv
    Veterano
    # out/05
    · votar


    NoAlarms

    Cara entre no site do Leandro Panicci, o www.bendseligados.hpg.ig.com.br, mto bom esse site!

    Benevides000
    Veterano
    # out/05
    · votar


    NoAlarms
    independente do q estiver estudando, procure saber de onde vem as coisas. Por exemplo, vc não precisa decorar infinitos acordes, vc pode aprender a montá-los com um pouco de conhecimento de intervalos.

    Digao
    Veterano
    # out/05
    · votar


    é +- asssim... eu ja dei aula e tenho +- o caminho...

    O mais importante é vc aplicar o q vc aprende imediatamente... portanto... depende do som q vc quer tocar...

    No caso de rock... tipo deep purple e led pra cima... sabendo fazer power chords e manjando de (na ordem) escalas - campo harmonico vc se vira razoavelmente... formacao de acordes deixa pra aprender junto com o campo harmonico...

    Se vc toca legiao e outras coisas (com acordes cheios) coloca formacao de acordes no comeco...

    Pq tendo uma boa orientacao vc percebe q é tudo exatamente a mesma coisa... Intervalos = Formacao de acordes = escalas = campo harmonico = harmonia modal ou funcional = improvisacao... Mas pra dominar tudo isso é requerido um bom tempo de reflexao e nao pratica propriamente... Vc tem q entender o pq de um G7 resolver num C7+... um professor te mostra q as vozes (notas) estao todas muito proximas... e por isso q o som fica suave e resolve bem...

    o assunto anterior necessita do posterior? no caso, Escalas precisa de um pouco de campo harmonico, etc.. ?
    Ou eu posso ir por essa ordem que vou conseguir intender sem problemas?


    Um assunto é parte do outro... como eu falei acima... o importante é vc entender e aplicar o q aprendeu... e ficar com isso automatico, sem hesitacoes...

    Esse livro que você falou do almir Shediak de harmonia e improvisação ele é pra leigos ou você precisa ter uma certa base pra intende-lo? Se sim, o que é necessario?

    todo livro de alguma renome tem o seu valor... mas seguem metodos diferentes... o melhor e vc pegar um professor q veja os seus interesses e te aconselhe um (ou mais) livros q te acompanhem no teu desenvolvimento...

    Guitar_L
    Veterano
    # out/05
    · votar


    NoAlarms
    Eu acho, na minha humilde opinião, que é bem melhor vc ter aulas com um professor. É sempre bom ter alguém com quem vc possa tirar suas dúvidas e sem contar que é bem melhor do que aprender sozinho. principalmente teoria cara.
    Abraços...

    NoAlarms
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Valeu, galera

    Obrigado a todos :D

    estou aberto a mais opniões

    o_Asda_o
    # out/05


    eu nunca tive aulas...
    nem sei ler partitura...
    mas to feliz assim...

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    NoAlarms

    Compre o livro "Teoria Elementar da Música"

    Neste livro você vai conhecer os fundamentos básicos da música como intervalos (maiores, menores, diminutos, aumentados) e a formação da escala maior e menor.

    Um livro que aborda os assuntos mais voltado pro clássico, mas é um excelente livro pra quem quer seguir no popular, pois é fácil assimilar os assuntos.

    Eu não sei lhe dizer uma ordem porque nem eu mesmo sei ao certo em que ordem eu fui aprendendo as coisas... até o meu site é bagunçado nisso e as pessoas me cobram isso, enfim... compre este livro que é muito bom e não custa mais que 2 encordoamentos.

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38019113636015B5PK

    NoAlarms
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci valeu.. vou dar uma olhada nesse livro sim

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Teoria [Ja usei a busca]