Diferenca entre ponte floyd rose,fixa e tremolo com apoio em dois pontos

    Autor Mensagem
    varaodofogo
    Veterano
    # out/05


    Fala galera!
    Tenho uma Gibson Les Paul(Studio) e uma Fender Stratocaster deluxe fat strat.Estou pensando em comprar uma guitarra com ponte Floyd Rose e gostaria de saber as vantagens e desvantagens em relacao as pontes de minha guitarras.Tambem gostaria de saber se ha diferenca entre as Floyd Rose originais, as Pro Edge da Ibanez e a ponte das guitarras Steinberger.
    Valeu!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Da lespaul é a stoptail piece, acho legal esse tipo de ponte, pq a guita fica com um sustain legal, e não vc não tem o problema de estourar uma corda e a guita desafinar na mesma hora. Outra vantagem dela é poder mudar a afinação da guita com maior facilidade, tipo baixar a mizona pra ré, ou baixar a afinação toda em meio tom, etc. Como não tem molas o trabalho fica mais por conta das tarrachas mesmo

    Da Strato, é uma ponte do tipo tremulo, dá pra usar alavancadas mas sempre algo mais na manha, se descer o braço é uma merda. Os tremulos da fender geralmente não possuem locknut (trava no braço) e se o cara realmente quer usar o tremulo é melhor botar umas tarrachas com trava na guita pra segurar melhor a afinação e um rollernut (nut que facilita o deslizamento das cordas)

    Floyd Rose, sobre os modelos q vc comentou, no geral é tudo a mesma coisa. Elas teem micro-afinação (afinação na ponte), que serve apenas pra pequenos ajustes após vc ter travado o nut. Então, tem o tal do locknut que trava (trava mesmo) as cordas. É o sistema de ponte, pelo menos pra mim, que melhor segura a afinação de uma guitarra, pode dar alavancada, bote botar a guita no bag ou no case, e é bem provavel q ela vai estar afinada depois de tudo isso. É um saco trocar corda no começo, mas depois q pega as manhas vai de boa. é um saco trocar de calibre de cordas depois dela ajustada, por exemplo, vc usava 0.09 e agora resolveu usar 0.10, vai ter q mexer no ajuste das molas da ponte pra estabilizar ela, no geral é mais dificil dar manutenção nela do q nas outras, mas vc ganha na estabilidade da afinação. Mas te digo o seguinte, cata uma Floyd só se vc for usar técnicas do tipo alavancada, se não for, fica com os outros tipo de ponte, pq ae é encostar dinheiro

    varaodofogo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Valeu pela ajuda!!sobre a minha Fender,tem os rollernuts e ate que nao desafina muito mesmo fazendo os "bar dive" mas,por nao travar a alavanca,nao da pra fazer tecnicas tipo dar a "batidinha" na alavanca nem "puxar a alavanca" tipo nas Floyd Rose.Ah sim, na ponte da minha Fender so tem 2 parafusos, o que possibilita a afinacao aguentar por mais tempo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    varaodofogo
    Então não precisa comprar guitarra com "Floyd"
    Vc tem as 2 guitarra REALMENTE essenciais. Não precisa de outras (talvez uma barata para "tocar por aí").
    Abç

    varaodofogo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fala Mauricio!
    Valeu pela dica.Realmente estava pensando em ficar com as minhas guitarrinhas ate comecar a aprender umas musicas do Satriani e do Vai.Tu acha que da pra encarar "flying in a blue dream" e "For the love of God" com a minha Fender?
    Fui!

    JB God
    Veterano
    # out/05
    · votar


    guitarrinhas
    guitarrinhas?

    varaodofogo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fala JB!
    "guitarrinhas" e forca de expressao e tratamento carinhoso com as minhas guitarras preciosas!!Nao gostava muito da STUDIO ate perceber que o som nao e tao diferente da "standard" ou "custom",que tive a oportunidade de tocar!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    varaodofogo
    Cara, não sei, pois não sou guitarrista, mas acho que dá sim, até porque sou da opinião que o músico deve, dentro de certos parâmetros, se "virar" com o equipamento que tem, e interpretar as obras alheias do seu jeito, sem copiar nota-por-nota, e buscando inclusive, e com bom senso, novos timbres e sonoridades.
    Abç

    varaodofogo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fala Mauricio!
    Valeu pelas dicas!!Concordo que o musico tem que fazer a sua interpretacao de seu artista favorito pois somente copiar as musicas de alguem nao ajuda muito na criatividade!Vou ver ate que ponto da pra usar minhas duas guitarras e quando chegar a um extremo de exigencia de especificacao mando fazer uma guitarra adequada.
    Fui!

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Galera, em primeiro lugar nunca tive e passo longe de Floyd rose, mas bateu a dúvida e gostaria de saber a diferença entre Floyd rose sem Blackbox pra um tremolo

    Ismah
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Alex guitar man

    Não entendi bem, mas a princípio seria a amplitude da ação.

    EDIT: havia entendido outra coisa a priori.

    boblau
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: boblau
    · votar


    Alex guitar man

    A princípio, nem tremolo, nem Floyd tem Blackbox. O Blackbox (feito pela Rockinger) é um acessório à parte, que se chama "tremolo stabilizer" que serve para trabalhar em conjunto com as molas e fixar a posição do bloco para que ele não possa se mover na alavancada "para cima". Com isso, se uma corda arrebentar a guitarra não sai da afinação e fica mais fácil ter diferentes afinações e encordoamentos, mas limita a ação da alavanca.
    Quanto a diferença da Floyd para tremolo, na realidade a Floyd é um sistema de tremolo. Tanto que seu nome oficial é "Floyd Rose Locking Tremolo". A Fender tem o seu sistema, a Ibanez tem, a Kahler tem, a Gibson tem, etc.
    A Floyd Rose se destaca por ser um sistema extremamente preciso e estável e se tornou mais ou menos um "padrão" copiado, sob licença, por diversas marcas (gotoh, graphtech, schaller, etc), inclusive as citadas acima. A desvantagem da Floyd Rose é que sua regulagem é muito difícil para leigos. Mas a vantagem é a amplitude das alavancadas tanto "para cima" quanto "para baixo".
    Sei lá se respondi a sua pergunta, mas eu tentei....

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    undefinedboblau
    Ismah
    Muito obrigado :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferenca entre ponte floyd rose,fixa e tremolo com apoio em dois pontos