Guitarra rítmica (ou base) - essencial e pouco falada

Autor Mensagem
heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


MAX II

hehe

Na verdade eu concordo com o que você diz sobre bases. Mas eu quero dizer que o contrario acontece tambêm. Não é legal o cara mandar altas bases massas mas não conseguir mandar uns solos bacanas

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


heathcliff

hehe ...é por isso que estou saindo da minha preguiça e pegando mais pesado nos solos. Quer dizer, eu sempre solei, mas não com essa rapidez que estou vendo.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


MAX II
Cara pensa na minha situação, não sou e não quero ser profissional (ou seja nunca vou acompanhar um artista), só toco sozinho ou sons próprios da minha banda, e o que me deixa ligado mesmo são solos. Pra que eu vou querer ser bom em guitarra base? Uma basezinha meia boca já resolve pro meu caso.

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
Bom, penso que a pessoa deve fazer o que quer em música. O BB King se deu muito bem sendo somente solista, e acho que ele só gosta disso.

Curly
Veterano
# set/05
· votar


vejam os vídeos de Dino The Rhythm King

http://www.f-p-e.com/media2.php?id=2

i6Dungeon
Veterano
# set/05
· votar


Só um detalhe: BB King comecou tocando na rua pra tirar um trocado, deve ter sido a única época em que ele tocava(acordes) e cantava(hinos gospel) ao mesmo tempo.

guitartube
Veterano
# set/05
· votar


MAX II

Kra, BB King toca acorde sim, inclusive eu já vi em video. Todo guitarrtista tem que tocar, ele é humilde e diz que não pq ele não barbariza que nem o Edge. O guitarrista base do BB Kintg toca muito, o negão é um monstro na base, se eu tocasse 1/3 do que ele faz, nunca mais queria tocar uma nota em um solo.

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


guitartube
BB King toca acorde sim, inclusive eu já vi em video. Todo guitarrtista tem que tocar, ele é humilde

Não acredito na existência de solista humilde huahuahuahuahua

walter.guitarra
Veterano
# abr/09
· votar


Se analisarmos a vida de um guitarrista profissional comum de qualquer lugar do mundo seja qual for seu estilo, observaremos que ele passará 90 % de seu tempo de trabalho conduzindo ou seja, fazendo acordes e ritmos acompanhando os outros, exceto se ele for um guitarrista dedicado exclusivamente a Solos e/ou um Chord- Melodist.(melodia e harmonia simultânea)
Portanto, o estudo dos Grooves na guitarra é de fundamental importância para guitarristas em geral não importa qual o estilo ,saber conduzir bem qualquer musica , é uma arte tão ou mais importante do que "Solar''
Fonte: Guitar Brasil.

Ricardo.N.B
Veterano
# mai/10
· votar


walter.guitarra

Apoiado!!!

esse merece ressuscitar pessoal...

abçs

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Discordo da importância da guitarra base ou ritmica e não acho que ela seja necessária para que se tenha uma boa música com guitarra.

Michel Top
Veterano
# mai/10
· votar


Jack Malmsteen
Só perde pro Rei.
Roberto Carlos? :)

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Michel Top
Roberto Carlos? :)

Pela época que foi postado era o Malmsteen :P

Michel Top
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Esse tópico é no mínimo engraçado, cada coisa viu rsrs.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
discordo de você pois o ritmo é que faz a gente dançar.....

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Bigtransa
discordo de você pois o ritmo é que faz a gente dançar.....

Discordo de você pois o ritmo não precisa necessariamente ser feito pela guitarra, existem várias outras alternativas.

E o próprio solo já pode conter um ritmo dançante.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Discordo de você pois estamos num fórum de guitarra..... neste ambiente TUDO deve ser relacionado à guitarra, inclusive o ritmo.... e se pudermos tocar um ritmo dançante com um swing gostoso na guitarra, por que não fazê-lo?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Bigtransa
Discordo de você pois estamos num fórum de guitarra..... neste ambiente TUDO deve ser relacionado à guitarra, inclusive o ritmo.... e se pudermos tocar um ritmo dançante com um swing gostoso na guitarra, por que não fazê-lo?


Discordo de você pois a visão sempre tem que ser multi-disciplinar e lembrarmos dos nossos amigos baixistas e bateristas.

Se pudermos tocar um ritmo dançante com um swing gostoso, podemos faze-lo!

O que eu discordo é de que isso seja estritamente necessário como colocaram anteriormente ao meu post.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


Discordo de você pois para mim você não passa de um adorador de música erudita e de uma possível bichona......

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa
Discordo de você pois para mim você não passa de um adorador de música erudita e de uma possível bichona......

UASHUSDAUDSAHUASDHUDSAHUAHASDU
Discordo de você sobre "possível bichona"

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Olha, todo esse tempo tocando em casa por hobby, apenas praticando em cima de backing tracks, eu tinha me esquecido como é chato gravar base de guitarra, hehehehe.

Tá aí, acho que vou passar a criar minhas próprias backing tracks, para não deixar a guitarra base de lado. Estou penando para gravar uma base simples!

Fica a dica! o/

makumbator
Moderador
# abr/13
· votar


renatocaster

Você está virando um dos "inimigos do ritmo"? Tem que praticar a fundação (base) senão o telhado não fica de pé...hehehe!

Eu gosto de tocar a linha do baixo, a guitarra(s) base e guitarra(s) solo de uma música. Me dá mais entendimento e prática. Costumo também escrever (e ou "tirar") a bateria, pois isso auxilia na própria condução e entendimento do que o baixo faz.


Bigtransa
The Root Of All Evil

Sei que a postagem de vocês é antiga, mas o final ficou muito engraçado! Hsahsah!

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

Eu acho legal a base... Me desafia e faz pensar mais. Mas eu sempre encho os amigos para fazerem a backing track, acabei de falar isso para um amigo que veio em casa... kkkkkkk

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


makumbator

Você está virando um dos "inimigos do ritmo"? Tem que praticar a fundação (base) senão o telhado não fica de pé...hehehe!

Já gravei bastante base de guitarra, durante algum tempo eu fiz uns free-lancers num estúdio de um amigo para gravar guitarra de cantores gospel que iam gravar umas músicas lá. Estou muito destreinado com isso, rsrsrsrs.

Eu gosto de tocar a linha do baixo, a guitarra(s) base e guitarra(s) solo de uma música. Me dá mais entendimento e prática.

Pois é, eu vou partir pra essa. Agora que me deparei com essa dificuldade, tenho que melhorar isso.

MMI

Mas eu sempre encho os amigos para fazerem a backing track, acabei de falar isso para um amigo que veio em casa... kkkkkkk

Esse negócio de BT é um problema, te acostuma mal, rsrsrsrs.

makumbator
Moderador
# abr/13
· votar


renatocaster
Esse negócio de BT é um problema, te acostuma mal, rsrsrsrs.

Demora muito mais, mas eu prefiro montar minha própria BT. Quase nunca uso BTs prontas. Prefiro ir tirando, praticando e gravando cada linha necessária.

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

Eu sempre acho que falta alguma coisa na BT. Me dá vontade de fazer de outro jeito. kkkkk

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


makumbator
MMI

É amigos, o negócio é começar a quebrar a cabeça para confeccionar as próprias BT's mesmo!

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


makumbator
Demora muito mais, mas eu prefiro montar minha própria BT. Quase nunca uso BTs prontas. Prefiro ir tirando, praticando e gravando cada linha necessária.

Isso diferencia o bom guitarrista do guitarrista mais ou menos. Todo mundo sabe solar em cima de uma base, mas coloca um metronomo com o mesmo bmp dessa base, quantos solariam?
Todo mundo sabe criar um projeto em cima de uma base de guitarra ja pronta. Quantos sabem começar do zero? E quantos tem criatividade pra criar do zero?

O que tu faz é muito bom cara, principalmente no estilo de musica classica, porque tirar todos os instrumentos e nuances deles na guitarra é realmente surpreendente.
Ja faz mais de 6 meses que eu to brigando pra tirar a famosa Badinerie na guitarra usando uma base de fundo, e nao consigo com perfeição. E olha que eu queria tirar ela primeiro pra depois "tentar" solfeggietto, já vi que não é mole nao, nem um pouco rsrs.

rcorts
Veterano
# abr/13 · Editado por: rcorts
· votar


Vendo as respostas de 2005 desse tópico dá pra ter uma noção de que muita gente ainda acredita realmente que exista melhor guitarrista do mundo, ou que só fritação defina alguém como bom guitarrista. Tem cara que frita a 180 bpm e não consegue tocar um dedilhado de country.

Pelo menos pra mim, guitarrista bom tem que saber fazer de tudo um pouco, ainda que dê enfoque em solo ou base. É como saber tocar com palheta, mas se lhe tiram a palheta não consegue tocar nada. Ou o cara que sabe tocar arpejos com sweep picking, mas se for em formatos de (EDIT = trocando acordes por arpejos) arpejos que explorem a palhetada alternada o cara se perde totalmente.

Esse lance de ser guitarrista puramente base, ou puramente solo, é coisa de quem não ama a música realmente. Até porque um solo não existe de forma totalmente desconexa da harmonia, e a harmonia pura e simples fica muito pobre e monótona.

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


Mas pessoal... Existe "guitarrista puramente solo"? Para mim existe o guitarrista que não sabe tocar ou que enferrujou essa parte por conta do vício com BT (no caso do renatocaster, que sabe tocar sim). Conheço alguns caras, um deles é professor de guitarra, solando é impressionante, mas não tem a menor noção de como acompanhar e fazer uma base. Eu falo para ir aprender a tocar alguma coisa... kkkkkkk

Jimmy Hendrix já falava, o solo é apenas 10% da música, o resto é acompanhamento e isso que é o mais importante. E aí? O tal do guitarrista solo só entra nessa parte? huahuahua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra rítmica (ou base) - essencial e pouco falada