Solid state, Pré Valvulado e 100% Valvulado

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/05


Queria saber a diferença entre esses tres em termos de timbre, principalmente a diferença entre o pré valvulado pra um solid e um 100% valve. se eu usar uma pedaleira, ou seja, soh vou usar os efeitos dela e o amp apenas pra amplificar o som, da muita diferença no som entre esses 3 amplificadores ou da na mesma por causa dos efeitos serem apenas da pedaleira?

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=search

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Rodrigo Yoshida
A principal diferença esta no canal sujo. O amp Valvulado oferece uma distorçao definida, quente, incomparavel. Em amps SS a distorçao é embolada. Salvo raras exceções, mas que não chegam perto de uma distorção valculdada.
Os amps pre-valv. são uma jogada de marketing (enganação), põe uma valvula no pré pra "timbrar", mas o power continua transistorizado...

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


Que dá diferença, dá. Mas depois de usar o drive valvulado "limpo" (sem pedaleira), vc não voltaria a usar da pedaleira.

Agora, pelo jeito vc está iniciando, certo? Você sabe a diferença de preços entre os SS e os valvulados?

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


O verdadeiro motivo pelo qual amplificadores valvulados soam melhor do que seus descendentes solid state é a diferença das características de seus componentes ativos ou seja, válvulas e transistores. Os transistores saturam-se com extrema facilidade e é exatamente por isso que é difícil projetar um amplificador solid state com som limpo, sem distorções.

A válvula satura-se com mais dificuldade e por isso os amplificadores valvulados apresentam um som tão limpo e cristalino. Mas, quando se usa distorção (saturação) é que os solid state ficam ridículos (Em tempo: quando falo de distorção/saturação, refiro-me aos altos volumes e não à utilização de pedais overdrive, ok?).

Os transistores, assim como as válvulas, geram freqüências inexistentes no som original (som da guitarra), além de achatar demasiadamente os picos da forma de onda. Essas freqüências sempre são harmônicos de cada freqüência original e é aí que reside a principal diferença sonora. Os transistores geram harmônicos de todas as ordens e as válvulas geram, apenas, os harmônicos pares. O resultado é uma distorção clara e firme nos amplificadores valvulados e uma distorção "suja" com graves e médios-graves "ocos" nos solid state. Num acorde distorcido nos valvulados notam-se todas as notas; é possível dedilhar deliciosamente e emendar um solo arrasador seguido de uma palhetada delirante nos bordões.

Nos solid state só conseguimos chegar mais ou menos perto disso, com amplificadores extremamente bem projetados, de som limpo, e utilizando overdrives valvulados, mesmo assim obtemos a típica distorção de pré. Outros dois fatores que moldam o timbre dos valvulados é a ressonância da própria válvula que é oca e trabalha com vácuo e o transformador de saída, que não é linear e, portanto introduz modificações no timbre (Os transistores não necessitam de transformadores para acoplarem-se aos alto-falantes, já as válvulas, devido a sua alta impedância de saída, devem ter essa impedância casada com a dos alto-falantes). Isso modifica drasticamente as características originais do sinal da guitarra. Um inconveniente da distorção dos valvulados é que só conseguimos os melhores timbres com altos volumes (você tem vizinhos?) pois as válvulas saturam-se quando estão trabalhando com altos ganhos e isso, nos pentodos ou tetrodos de saída, significa regime de alta potência.

Tiruk
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
nao axo hibrido enganaçao, tanto q vo compra um

como sei q vai pergunta: ja toquei em 100% valvulado, hibrido e SS

do hibrido pro ss tem uma baita diferença, pro 100% tem mas nao eh AKELA coisa , eh mais gritante comparando ss com 100% valvulado

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
Cara, tudo isso é uma ótima explicação da razão de SS´s e valvulados soarem tão diferente, mas pro cara que tá perguntando, não sei se é tão válida como pra os que pelo menos já conhecem o som de cada amp.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/05
· votar


mas assim, o timbre de um pré valvulado fica muito longe de um 100% valvulado? no meu caso, quero tirar um som extremamente pesado (thrash metal), ja conheço a fama dos mesa boogie, mas alem dele teria algum que pega uma distorção legal pro estilo?
outra pergunta, a distorção de um bom pedal perde muito pro valvulado?

sobre preços, eu to no japao e aqui o valor dos dois eh muito parecido (pre e valvulado).

U1000D
Veterano
# ago/05
· votar


tenho um com o pré valvulado e acho mto bom.. soh saber regular bem a esqualização.

Gosto tanto da distorção do meu amp q minha pedaleira esta encostada.

não acho um bom negocio comprar um totalmente valvulado e gastar fortunas com manutenção.. Só se vc for profissional.

muitos podem me xingar mas é verdade.. a galera se preocupa muito com o equipamento ao invés de aprender a tocar.

Abraço

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


Tiruk
eh mais gritante comparando ss com 100% valvulado
Meio óbvio, não?
Mas de híbrido pra valvulado tem diferença sim, cara...
OK, concordo que pode ser mais perceptível a diferença entre SS e híbrido, mas como já muitas vezes falado, é só utilizar um pedal valvulado na frente de um SS "limpo" que fica praticamente igual ao híbrido.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Tiruk
Da uma pesquisada legal, realmente os pre-valvuldos timbrar melhor que a maioria dos SS's, mas da uma olhada no Bandit(SS), se tiver na sua faixa de preço. Ou no Laney LC-30 (alltube).

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


Rodrigo Yoshida
um som extremamente pesado (thrash metal),

Compra um SS potente, e mete pedais de distorção na frente. Pra tocar isso vc não sentirá as vantagens dos valvulados. Minha opinião.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Toki
:S rsrs

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
Vc não concorda?

Tiruk
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
eu vo manda faze cara, com aquele cara q fez pro oziel

me parece q tem preço e qualidade... vo paga 800 conto em um prevalvulado, 100w rms, reverb, fx loop , footswitch, o kct a 4 e falante eminence legend de 12"

axo q eh um bom preço

mas pra tu q sei q entende, compensa eu usa a dist de um gt-2 ou a desse amp? qual ficaria melhor? (fazendo uma media dos hibridos)
valeu

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/05
· votar


eu to pensando em pegar um valvestate da marshall, a distorção dela é boa? eu to querendo pegar um gt2 também, claro, isso tudo mais pra frente, to estudando possibilidades.
sobre a manutenção de um híbrido, custa muito? a dos valvulados tem que trocar as valvs de quanto em quanto tempo? custa caro?

só pra finalizar, pra músico amador, que toca em banda apenas por diversão (tocar thrash por dinheiro é meio loucura) e que não quer ter dor de cabeça com equipamento (dinheiro), qual cairia melhor: um híbrido com pedais ou um ss com pedais?

Tiruk
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
da uma ajuda ae mano

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Toki
sIM

Tiruk
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
-.-

me ajuda manoooo

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Tiruk

Pelas especificações parece um bom amp, ainda mais por esse preço! Quanto a usar um GT-2 aí vai depender da distorção do amp, mas provavelmente vc tera que usa-lo, pois seria querer demais que um amp nesse preço dispensasse o uso de pedais.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Rodrigo Yoshida
eu to pensando em pegar um valvestate da marshall, a distorção dela é boa? eu to querendo pegar um gt2 também, claro, isso tudo mais pra frente, to estudando possibilidades.
A distorçao do valveste não é a mais indicada pra tocar o som que vc quer.

sobre a manutenção de um híbrido, custa muito? a dos valvulados tem que trocar as valvs de quanto em quanto tempo? custa caro?
Esqueça isso, o maior custo com manutenção é com os valvuados e mesmo asism em dois em dois anos pra mais.

só pra finalizar, pra músico amador, que toca em banda apenas por diversão (tocar thrash por dinheiro é meio loucura) e que não quer ter dor de cabeça com equipamento (dinheiro), qual cairia melhor: um híbrido com pedais ou um ss com pedais?
SS com falante de 12 e pedais.

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Bem cara, vou tentar ajudar mesmo.

Quanto aos Valvestates. Não vou comparar com os valvulados, ok? Toquei num VS100, q se eu não me engano é de 80W. O bicho é bem potente, tem volume de som de sobra, tranquilamente. Tem o falante de 12", que é fundamental para o peso, mesmo que não seja dos melhores falantes. A distorção é legal, pesada, dá pra tocar de tudo (ou quase). PORÉM, esse amp é muuuuito agudo, cara! É irritante demais a gente mexer, mexer e mexer na equalização e etc, e continuar o agudo irritante.

Manutenção. Corre o mito de manutenção dos valvulados. De fato tem que trocar as válvulas, mas as de power duram 2, 3 anos pra quem toca seguido, e as de pré, se eu não me engano, uns 10 anos. Fora isso, tb não é uma absurdo de caro não. Hoje as válvulas estão em torno de 50 reais cada. É óbvio que, como o híbrido só tem a válvula de pré, este custo irá diminuir ainda mais.

Minha sugestão, novamente, ainda mais depois do que vc disse:

só pra finalizar, pra músico amador, que toca em banda apenas por diversão (tocar thrash por dinheiro é meio loucura) e que não quer ter dor de cabeça com equipamento (dinheiro), qual cairia melhor: um híbrido com pedais ou um ss com pedais?

Eu iria de SS mesmo, como um Peavey Bandit por exemplo, ou algum outro. No futuro, se vc achar que devia ter comprado um híbrido, é só comprar um pedal valvulado, mas pra trash acho isso não vai acontecer não. Importante: compre um com pelo menos um falante de 12 pol. Não compre esses de 10" ou 8", mesmo que se for 2x10" ou 2x8", que fará falta no peso.

Espero ter ajudado...
Abraço!

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
Putz, falamos a mesma coisa! hehehe... :p

fabio_gravata
Veterano
# ago/05
· votar


do hibrido pro ss tem uma baita diferença, pro 100% tem mas nao eh AKELA coisa , eh mais gritante comparando ss com 100% valvulado


nem a pau cara, o som limpo de um valvulado destrói qualquer SS ou hibrido, mesmo pq, me corrijam se eu estiver errado, a valvula dos hibridos só funciona no canal de distorção.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Toki
Puta, podis crer! rsrs
Só não falei do agudo irritante do valveste...

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


fabio_gravata
nem a pau cara, o som limpo de um valvulado destrói qualquer SS ou hibrido, mesmo pq, me corrijam se eu estiver errado, a valvula dos hibridos só funciona no canal de distorção.

Creio que sim.

Tiruk
Veterano
# ago/05
· votar


fabio_gravata

sim, eu sei disso

soh to falando q de um ss pra um hibrido da uma diferença muito maior do q um hibrido pra 100% valvulado

isso eh minha opiniao heheh, mas vc eh dos caras q odeiam digital, soh valvulado presta ne? hehe nao vo discuti

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/05
· votar


por exemplo, entao compensa eu pegar um com falante 12 da linha mg da marshall do que um valvestate?
eu pensei em comprar um head da linha mg e uma caixa separada, e tacar uns pedais bons...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/05
· votar


bom, ve se eu to errado, ja que eu vou usar pedais, nao vai fazer diferença pra mim usar um hibrido ou um ss, to certo?

Toki
Veterano
# ago/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Sim e não... hehehe... é que muita gente que combina os overdrives de pedais com os do ampli, híbrido, no caso. Mas é que é aquela questão do estilo musical. Pro seu gosto, não vai fazer diferença não usar essa valvulazinha de pré, pois iria usar uma distorção pesada e hiper saturada pra tocar o trash metal.

Eu nunca testei essas linhas MG da Marshall, mas pro seu caso parece ser interessante.

comprar um head da linha mg e uma caixa separada, e tacar uns pedais bons...

É isso aí... Ou uma pedaleira boa tb, se te agradar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solid state, Pré Valvulado e 100% Valvulado