Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Genial !!!! Quando eu vi o movimento no tópico pensei... Caraca ressucitaram esse !!!! Lá vem tudo outra vez.... Mas é lógico que abri, não ia perder essa !!!! Kkkkkkkkkk. Para minha surpresa vi o video do baixo, ducaraí, muito bom.

Uma imagem realmente diz mais que mil palavras.

rafael_cpu
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

A mão esquerda deve ficar mais descansada sobre esse braço tubular, parece mais ergonômico do que o design atualmente empregado.

T+

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Alex guitar man
Nao acredito que seja 100% solido. Ninguem iria querer tocar num baixo de 30kg.

JJJ
Pensei o mesmo! Toda a construcao do braco eh MUITO fora do convencional!

SkyHawk
Genial !!!! Quando eu vi o movimento no tópico pensei... Caraca ressucitaram esse !!!! Lá vem tudo outra vez.... Mas é lógico que abri, não ia perder essa !!!!
Eu nao pude perder a oportunidade de upar o topico. Vai que... hahaha

rafael_cpu
Olhando por um ponto pessoal, se o "tubo" nao for grande acredito que a (minha) mao ficaria toda encolhida pra tentar tocar e depois de um tempo ia incomodar.
Mas so tocando mesmo pra saber!

boblau
Veterano
# mar/15
· votar


Este vídeo aí comprova toda a teoria de que a madeira africana tem um timbre sensacional!

Quero ver aqui quem vai dizer que o timbre deste vídeo não é único, tocante e genial!

https://www.youtube.com/watch?v=1dgsTWMV_iA

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Hitman
Me pareceu uma liga de alumínio, semelhante aos mosquetões de alpinismo, são muito fortes e muito leves. É possivel que seja sólido sim,

Hitman
Veterano
# mar/15 · Editado por: Hitman
· votar


SkyHawk
Segundo o site ele eh feito 100% de aco inox (eu acredito que isso seja a traducao para Stainless Steel) porem pesa 4.5kg. Nao pode ser solido com esse material e esse peso.

Edit: Olhando mais a fundo, nao eh um corpo convencional. Sao como folhas. Stash Bass

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Hitman
Sim, aço inox é a tradução de stainless steel, e se é de aço não é sólido pois pesaria bem mais que isso.

Olhei no site o corpo são duas chapas de aço escovado e o braço é oco com um tubo de 38mm. O mais interessante é que não se trata de um protótipo, está a venda por $ 3.000,00 (dólares canadenses), para Reais multiplicar por 2,57 (cotação de sexta-feira).

Gostei de verdade, se tivesse a oportunidade comprava um para mim na mesma hora !

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Não sei se conhecem esse video...

http://youtu.be/-K6B6vAM9_8

Muito bom !

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk
Mas os cakers pisaram na bola com o case extra. Se estou pagando 3 pau num instrumento, nao quero que ele venha embrulhado em pastico bolha...

Cobre 3100 logo mas nao faz o case ser extra!

Eu tambem curti a ideia pra caramba!

Richard1964
Membro Novato
# mar/15
· votar


o tipo de madeira, pressão das cordas
mas tem como corrigir isso com um pedal de equalizador.

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar


Richard1964

mas tem como corrigir isso com um pedal de equalizador.

Não é tão simples assim. Se por conta de algum fator qualquer uma frequência estiver "faltando" o equalizador não vai "criar" essa frequencia ou harmônico; ele simplesmente pega o que já existe e aumenta ou diminui.

Ismah
Veterano
# abr/16 · Editado por: Ismah
· votar


Por motivos coletivos de desaprovação do conteúdo pela comunidade removi o teor desse post.

MMI
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah

Taí um cara que não sabe o que está falando, fala bobagem pra caramba, mas fala bonito... Coisas de Youtube. Não dá para assistir não. kkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# abr/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Na boa Ismah, quando o cara diz que é "engenheiro civil amador", que além de significar poha nenhuma, não têm nada a ver com acústica eu já torci o nariz.

Mas insisti...

Não deu... O cara não transmite a miníma segurança de quem conhece o assunto, ou seja, ele explica um assunto que ele não domina e, aparentemente, sequer entendeu.

Não dá!

Esse assunto já é deveras polêmico com "senhores" que têm muito estudo, experiência e domínio, imagine com "amadores".

É meio como que um pedreiro tentando explicar o experimento do Gato de Schrödinger.

boblau
Veterano
# abr/16 · Editado por: boblau
· votar


Na minha opinião este assunto já deu.

Tá pior que religião e política:

Quem acredita não convence quem não acredita e vice versa.

Quando alguém me pergunta se a madeira influencia, eu respondo que sim. Se a pessoa insiste e pergunta por que, eu respondo que meus ouvidos são muito influenciados pela estética.... é como comer com os olhos.....

Se queremos um ambiente saudável, vamos nos abster de discutir em fóruns de internet política, religião e madeiras de guitarra de corpo sólido!!!! hahahaha

renatocaster
Moderador
# abr/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Ismah

Cara, de boa...acho que vc deveria fazer uma mínima análise crítica desses materiais que vc posta aqui no fórum. Outros usuários mais experientes já te alertaram sobre isso, moderadores tbm já te alertaram sobre isso...

Cuidado com a desinformação, cuidado! Já presenciei em diversos tópicos vc postando informações precipitadas ou equivocadas, tendo que vir alguém para arrumar a "confusão" depois. Mas nem sempre teremos essa sorte, e esse tipo de informação que não agrega nada fica lá, causando mais confusão ainda a quem não sabe muito sobre um determinado assunto.

Por favor, não pense que é algo pessoal contra ti, muito pelo contrário. Inclusive admiro essa sua predisposição em querer ajudar e participar do fórum de forma mais ativa, mas temos que nos policiar para não acabar prestando um desserviço ao fórum.

MMI
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah

Na boa, cara? Apaga isso aí, até dos seus favoritos.

É o tipo de coisa que anda incomodando, desinformação, alguns já mostraram a inconveniência... Não agrega para o fórum e muito menos para você. Na real, é ruim mesmo. Vai na do Renatão, que sabe o que está falando...

Abc

Iversonfr
Veterano
# abr/16
· votar


Nossa ruim demais. Acho que foi um dos piores videos desse assunto que já vi.

MMI
Taí um cara que não sabe o que está falando, fala bobagem pra caramba, mas fala bonito...

Perfeito

RafaelWS
Membro Novato
# abr/16
· votar


Pra quem ainda não viu esse vídeo, Fender Stratocaster de papelão:

https://www.youtube.com/watch?v=7Oo2H-W7d6A

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


Poxa esse assunto nunca acaba. Eu nao tenha o minimo de conhecimento pra afirmar nada, mas uso o bom senso pra afirmar, já que prova cientifica sobre isso eu nao tenho, nao sei quem tem, e duvido muito que alguem consiga produzir resultados plenamente confiaveis dado a quantidade absurda e incontrolavel de variaveis em questão.

Mas... minha opiniao pessoal é:

Madeira influencia no timbre? Logico que sim.

Porque?

Se eu fizer uma guitarra de aço e outra de madeira com o restante tudo igual, vai dar diferença de timbre? Sim.

Se eu fizer duas guitarras com os mesmos specs, mudando apenas a madeira do corpo, vai dar timbre diferente? Sim

Se eu fizer duas guitarras de madeiras iguais, alder com alder, vai dar o mesmo timbre? Parecido, mas nao igual.

Se eu pegar duas guitarras com madeiras iguais, da mesma arvore, vai dar o mesmo timbre? Acredito que parecidissimo, mas nao igual.

Digo isso, porque ja cansei de testar em lojas, na mesma hora, mesmo amp, mesmo cabo, mesmo ambiente, duas guitarras igualzinhas, so muda a cor, e o timbre, ao meu ver, era parecidissimo. Mas nao igualzinho.

Inclusive acho que ficar definindo timbre de guitarra apenas pela madeira, é um mimimi dos infernos, porque nao muda praticamente nada.

Ja vi muita guitarra de compensado soando beme fazendo muita musica, e ja vi guitarra de corpo solido de uma peca so, com som xoxo.

Da uma diferença audivel, quando se compara uma strato de agathis com uma les paul de mogno. Mas ai muda tudo, nao é so madeira. Muda a madeira, a construcao, o ano da guitarra, os captadores, a ferragem, o proprio modelo, braço colado contra parafusado, marca das cordas, espessura delas, tempo de uso, parte eletrica....afff....uma quantidade que nao da nem pra enumerar que define o timbre, alem da madeira em si.

Nao importa pra mim se quem fala é um engenheiro acustico que construiu guitarras junto com o Ted McCarty e ganhou o premio nobel da fisica, ou sujeito tipo eu que nao sabe porcaria nenhuma.

Timbre é um tipo de coisa que é praticamente impossivel de definir. Que eu saiba nao tem nem uma grandeza fisica que o define, como o nivel de pressao sonora tem, a resistencia eletrica tem, a velocidade de um corpo tem.
Timbre é tao subjetivo, que até o fator emocional entra em jogo.
Então dizer que madeira nao influencia no timbre é complicadissimo (se nao impossivel) de definir.

Sabendo que incomtaveis variaveis influenciam no timbre, e que nao posso afirmar que a madeira nao influencia (ja que nao tenho prova cientifica disso), eu afirmo categoricamente que, madeira influencia no timbre sim, se pra melhor ou pra pior, fica a gosto pessoal.

MMI
Veterano
# abr/16
· votar


Buja

Perfeita sua análise. Mas se deixar a madeira de lado e ver o que o sujeito fala de captadores, a quantidade de bobagem por minuto é enorme! Assim, você poderia gravar um vídeo no Youtube e pagar de PhD no assunto. kkkkkkkkk

makumbator
Moderador
# abr/16
· votar


Buja
Madeira influencia no timbre? Logico que sim.

Porque?

Se eu fizer uma guitarra de aço e outra de madeira com o restante tudo igual, vai dar diferença de timbre? Sim.


O difícil é fazer duas guitarras realmente iguais em tudo e diferentes apenas no material do corpo. E medir a diferença sonora cientificamente (e não por esses métodos altamente influenciáveis e imersos em efeito placebo).

Ja vi muita guitarra de compensado soando beme fazendo muita musica, e ja vi guitarra de corpo solido de uma peca so, com som xoxo.

Mas você não levantou razão para o som "lindo" de uma e ruim de outra. Só por soarem diferente não quer dizer que foi a madeira, oras.

Da uma diferença audivel, quando se compara uma strato de agathis com uma les paul de mogno. Mas ai muda tudo, nao é so madeira. Muda a madeira, a construcao, o ano da guitarra, os captadores, a ferragem, o proprio modelo, braço colado contra parafusado, marca das cordas, espessura delas, tempo de uso, parte eletrica....afff....uma quantidade que nao da nem pra enumerar que define o timbre, alem da madeira em si.

Exato. Não dá pra dizer que a madeira também contribui.

Sabendo que incomtaveis variaveis influenciam no timbre, e que nao posso afirmar que a madeira nao influencia (ja que nao tenho prova cientifica disso), eu afirmo categoricamente que, madeira influencia no timbre sim, se pra melhor ou pra pior, fica a gosto pessoal.

Não, cientificamente você só pode dizer que não sabe com certeza se (e o quanto) ela influencia no timbre. Isso do ponto de vista científico da coisa.

MMI
você poderia gravar um vídeo no Youtube e pagar de PhD no assunto. kkkkkkkkk

Vou gravar um tutorial de cirurgia no cérebro e postar no youtube. Vou me intitular cirurgião amador. Não sei muito, mas faço operações com boa vontade...hahahah!

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


MMI
E é verdade. E a quantidade de gente na internet que paga de entendido no assunto é absurda. É tanto que a propria wikipedia, que é referencia pra mim e muita gente, ela mesmo diz, que o material la não é responsabilidade dela. Todo mundo pode editar. Dsde o cientista ganhador do premio nobel, quando eu, que li uns apostilas aqui e ali, e acho que sei de alguma coisa.

Se a gente for olhar mesmo, isso é na vida real. Tenho certeza que vc ja esbarrou em muita gente que paga de sabidao, que explica o que é e o que nao é, o que funciona e o que nao funciona, sujeito que fala sobre todos os assuntos e sabe de tudo. Desses eu tenho raiva e saio de perto. Muitos a gente nao encontra pessoalmente, mas na internet ...hmmmm

Mas se deixar a madeira de lado e ver o que o sujeito fala de captadores, a quantidade de bobagem por minuto é enorme!

hehe foi mal. É que o youtube aqui no trabalho é bloqueado. Achei que o assunto dos videos era sobre madeira. Em casa vou ver com calma!

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator
O difícil é fazer duas guitarras realmente iguais em tudo e diferentes apenas no material do corpo. E medir a diferença sonora cientificamente

E aio que tá! Nao tem grandeza fisica pra medir isso. Inclusive, se conseguisse produzir duas guitarras exatamente igausi em tudo, so mudando a madeira do corpo, e botasse um robo pra executar perfeitamente um trecho de 30s nas guitarras, e gravasse isso num wave por exemplo, se tirasse um md5 do arquivo final dos dois, daria diferença. Nao sairia a mesmissima onda (que caracterizaria o mesmo timbre) dos dois audios nao.
Mas como eu provo isso? Nao provo, rsrs.

Mas você não levantou razão para o som "lindo" de uma e ruim de outra. Só por soarem diferente não quer dizer que foi a madeira, oras.

E como de fato nao foi so madeira! Foi tudo, inclusive fator emocional. Sei que a madeira incluenciou em alguns décimos de porcento no timbre. Acredito que sim. Ou talvez nao. Mas afirmar certeza nisso, nao dá.

É a mesma coisa de alguem dar certeza que existe vida fora da terra. Existe? Nao existe? Quem pode afirmar certeza nisso, e provar cientificamente que existe ou nao? Até que se prove o contrario, o bom senso de cada um junto com as evidencias que se tem, forma a opiniao. O timbre influenciado pela madeira, é a mesma coisa.

Exato. Não dá pra dizer que a madeira também contribui.
Yes.

makumbator
Moderador
# abr/16 · Editado por: makumbator
· votar


Buja
E aio que tá! Nao tem grandeza fisica pra medir isso. Inclusive, se conseguisse produzir duas guitarras exatamente igausi em tudo, so mudando a madeira do corpo, e botasse um robo pra executar perfeitamente um trecho de 30s nas guitarras, e gravasse isso num wave por exemplo, se tirasse um md5 do arquivo final dos dois, daria diferença. Nao sairia a mesmissima onda (que caracterizaria o mesmo timbre) dos dois audios nao.
Mas como eu provo isso? Nao provo, rsrs.


Então, se não foi feito o experimento, não tem como dizer que nesse cenário haveria alguma diferença no áudio. Não tem como a priori garantir nada. Só especular.

E como de fato nao foi so madeira! Foi tudo, inclusive fator emocional. Sei que a madeira incluenciou em alguns décimos de porcento no timbre. Acredito que sim. Ou talvez nao. Mas afirmar certeza nisso, nao dá.

Pois é, não dá nem pra dizer que a madeira contribuiu pra essa diferença (pode ser que sim, pode ser que não). Sem medir não há como afirmar tal coisa. Só dá pra dizer que aos ouvidos humanos o som estava diferente. Só isso.

É a mesma coisa de alguem dar certeza que existe vida fora da terra. Existe? Nao existe? Quem pode afirmar certeza nisso, e provar cientificamente que existe ou nao?

Claro. Sem provar é tudo especulação. E obviamente todo mundo é livre pra fazer as suas.

É que o youtube aqui no trabalho é bloqueado. Achei que o assunto dos videos era sobre madeira. Em casa vou ver com calma!

Melhor não ver! Hahahaha!

Rafael Tune
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator
Mas já não foi feito tal experimento por um curso de lutheria aí de São Paulo?
acho que foi aqui no FCC que eu li a respeito disso!!
os caras testaram vários corpos diferentes de telecaster e mostrou-se que a diferença não é perceptivel pelo ouvido humano. fizeram até teste cego para uma plateia.

Rafael Tune
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator
achei!! foi na UFPR
eu li na contrabaixo.com.br e o link é esse:
http://www.contrabaixobr.com/t15532-curso-superior-luteria-na-universi dade-federal-do-parana-ufpr

até o professor orientador entra na conversa para esclarecer as coisas. recomendo muito a leitura!

makumbator
Moderador
# abr/16 · Editado por: makumbator
· votar


Rafael Tune

Sim, há alguns testes nesse campo com guitarras. Em geral os partidários da influência da madeira em instrumentos elétricos (não sou um deles) costumam ver problemas na metodologia de alguns pontos dessa pesquisa. Outro ponto é ter mais pesquisas semelhantes para atestar (repetir) os resultados.

Aqui o post mais interessante daquele tópico:

http://www.contrabaixobr.com/t15532-curso-superior-luteria-na-universi dade-federal-do-parana-ufpr#319083

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


MMI
Lelo Mig
renatocaster

Perceberam que eu não disse nada, coisa que geralmente faço? Então... foi postado como uma reflexão, no meio de algumas bobagens, tem algumas perguntas interessantes, que não vem a tona no tópico.

Todavia, penso que não se posicionam corretamente em muitas coisas postadas, pois partem do que acreditam (até onde sei ninguém provou pessoalmente, apenas crê no que outros dizem que provaram), como a verdade. Eu me posiciono como um tolo quando leio ou escuto algo, e junto o que vejo ao que acredito.

Rafael Tune
Veterano
# abr/16
· votar


exato.
ainda destaco isso: "a madeira do CORPO de uma GUITARRA ELÉTRICA não infulencia no timbre a ponto de ser considerada com crucial numa construção".

e ainda acrescento que deveriamos nos preocupar muito mais em nossa habilidade como músico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.