Duvidas com relação a "Back-Box", "Alavancadas" e "Roller Nut"

    Autor Mensagem
    diogocv
    Veterano
    # ago/05


    Aew galera. Estava vendo uns foruns ai e me deparei com algumas duvidas. Pesquisei na busca porém não encontrei respostas satisfatorias e continuo sem entender algumas coisas. Ai vai:

    Sobre "Back Box": eu sei que eh aquela cavidade atraz da ponte q tem em guitarras com floyd tipo as da Tagima. Aquilo lá serve pra que? e eu ouvi falar que ode empenar o braço, eh verdade? E da pra fazer aquela peripecias que o Vai e o Satriani fazem SEM back box? ou melhor as JEMs e as JS's tem o bendito back box?

    Sobre Alavancadas: O que seria "Alavancar pra traz"? sempre vi isso mas nunca entendi direito o que seria. Se alguem pudesse me explicar como funciona dando exemplos ficaria mto grato.

    E por fim o Roller-Nut: O Nut (ou capotraste) eu sei o que eh, mas esse roller nut eu n sei, eu vi umas explicações mas n entendi direito o que eh e pra q serve. E tipo, O que q n da pra fazer numa strato com ponte wilkinson + tarrachas com trava + esse roller nut que uma guita tipo as Ibanez Rg's ( q tem akela ponte tipo floyd a Edge Pro) fazem? (+- uma diferenca entre floyd e essa outro sistema ai q eu disse)

    Opsss falto 1!! (To tirando o atraso geral eheheheh!) Pretendo q minha proxima guitarra tenha alavanca ( a minha atual tem ponte fixa) Porém nunca mexi com Floyd e keria q essa nova guitarra fosse uma pra eu aprender a mexer ta ligd? Sera q eh mta bronca uma Floyd pra mim?

    Desculpem pelo tamanho do post, mas se alguem ai (especialmente luthiers ou quem entende do assunto) puderem me ajudar eu ficaria mto feliz. A, estou perguntando isso pq futuramente pretendo trocar de guitarra (daki a um tempo, espero q n demore mto hehehe=) e sempre curti akelas peripecias q os kras fazem com a alavanca tipo o Vai. E minha guita tem ponte fixa, keria na proxima uma com alavanca. Penso em uma ibanez rg ou uma strato mexida para minha prox compra.

    flws!!!

    MatheusMX
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Resumo : Floyd Rose é um sistema de ponte pra guitarra que pode usar a alavanca pra trás devido à back box que é o buraco pra onde a ponte abaixa , e pra não perder a afinação fácil tem aquele nut que trava as cordas , Jem e JS tem back box , e as pontes delas são as melhores floyd rose que eu acho

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    diogocv
    Sobre "Back Box"
    Aquilo lá serve pra que?

    Serve pra vc poder alavancar pra trás

    e eu ouvi falar que ode empenar o braço, eh verdade?

    pela lógica sim, mas não sei te dizer ao certo

    E da pra fazer aquela peripecias que o Vai e o Satriani fazem SEM back box?

    Se a "peripécia" não tiver nenhuma alavancada pra trás dá sim, caso contrário não...

    ou melhor as JEMs e as JS's tem o bendito back box?


    A JEM tem, a JS eu não tenho certeza, mas deve ter sim


    Sobre Alavancadas:

    O que seria "Alavancar pra traz"?

    Empurrar a alavanca com a ponta virada pra trás. (normalmente vc empurra ela com a ponta virada pro headstock né?, pra tras quer dizer impurrar pro lado contrário)


    Se alguem pudesse me explicar como funciona dando exemplos ficaria mto grato.

    Dependendo de como vc da a alavancada ela pode afrouxar ou apertar a corda, fazendo o som ficar mais grave ou agudo respectivamente

    Opsss falto 1!! (To tirando o atraso geral eheheheh!) Pretendo q minha proxima guitarra tenha alavanca ( a minha atual tem ponte fixa) Porém nunca mexi com Floyd e keria q essa nova guitarra fosse uma pra eu aprender a mexer ta ligd? Sera q eh mta bronca uma Floyd pra mim?

    Sim, vai te encher o saco, se tu fizer alguma merda vai ficar MUITO puto pq ENCHE O SACO. Mas depois vc acostuma

    =)

    diogocv
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Po galera vlw ai pela ajuda. Agora tipo essa parada de Alavancar pra traz eu n captei mto bem ainda n.. Tipo vamos exemplificar: Em "For the Love Of God" existe alguma "alavancada para traz"? pq eu n consigo identificiar o som sabe? E Tipo eu tenho aki o show do g3 Live In Denvercompleto, em alguma parte desse show o Vai ou o Satriani dao uma "alavancada" pra traz? pq ai eu poderia ver e ia sacar. E com relação a Floyd, da mta dor d cabeça msm? pq eu tb n sou nenhum cavalo n ehhehe. Pq leva a guita todo mes pro luthier n a bolso q resita ne? heheh

    flw

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    diogocv

    Aponte a alavanca em direção contrária aos captadores, braço, headstock, agora use a alavanca, empurre, puxe, espance, estupre.

    pronto, vc deu uma alavancada pra tras

    =]

    diogocv
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    Aaaaaa entao eh isso!!!! Já vi o Satriai e o vai fazendo sim! e o oziel tb, mas eh mto raro eles fazerem isso, geralmente eles dao pra frente msm. Mas e ae eh melhor com ou sem esse back box? e akela Rg 350 da ibanez tem ele?

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    diogocv

    Bom cara, eu não entendo muito mas ouvi dizer que a afinação fica mais estável sem o back box

    diogocv
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    A sakei.. MAs tu tem uma GRG 270 ne? ela tem back box?

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    diogocv

    Tem back box sim

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    diogocv

    nao tinha visto a pergunta

    mas acho que a rg 350 tem back box sim

    diogocv
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    A ta vlw. Eh pq eu tava pensando q dar akelas alavancadas normais poderia emprenar o braço, pq tipo eu axava q alavancar pra frente era pegar a alavando normal e colocar ela para baixo, e alavancar pra traz era pegar ela e colocar pra cima. Ai sempre eu via o vai fazendo isso (q agora eu sei q da um tremolo normal com a alavanca) e axava q poderia prejudicar a guita. Agora to sacando legal, vlw ai pela ajuda.

    diogocv
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    A e falto vcs me responderem essa pergunta aki:

    "E por fim o Roller-Nut: O Nut (ou capotraste) eu sei o que eh, mas esse roller nut eu n sei, eu vi umas explicações mas n entendi direito o que eh e pra q serve. E tipo, O que q n da pra fazer numa strato com ponte wilkinson + tarrachas com trava + esse roller nut que uma guita tipo as Ibanez Rg's ( q tem akela ponte tipo floyd a Edge Pro) fazem? (+- uma diferenca entre floyd e essa outro sistema ai q eu disse)"[i][/i]

    Pq eu keria saber se compensa + a floy ou o otro sistema, e indiquem guitas boas com floyd e stratos pra customizar e talz, ou ja com floyd em preços q n passem de 1800 reais. Vlw
    aa e responde ae a pergunta do roller nut!!!! vlwww

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    diogocv

    Alavanca pra frente:

    Empurrar ela = afrouxar as cordas (mais grave)
    Levantar ela = apertar as cordas (mais agudo)

    Alavanca pra trás

    o contrário

    =)

    logo vc empurrar ela virada pra trás e levantar ela virada pra frente dá na mesma

    diogocv
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    Entao ker dizer q uma eh o inverso da outra? pq se for isso n tem a menor necessidade de alavancar pra traz.. vaid ar no msm! ehhehe ai seria uma boa uma ponte tipo winlkison ne? mas e qto a outra pergunta respode aew! vlw

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    diogocv

    não

    tem uns efeitos que só da pra fazer virado pra tras

    por exemplo em for the love of god tem uma hora que o vai coloca a alavanca pra tras, toca uma nota e começa a espancar a alavanca

    se fosse virado pra frente não ia ficar tão legal

    JB_
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    diogocv

    qdo vc da uma alavancada normal as cordas ficam frouxas, o som fica mais grave, a alavancada pra tras eh ao contratrio, invés d vc empurrar na sua direção vc levanta a alavanca para frente, a ponte abaixa e o back box serve pra a ponte ter para onde abaixar, o Steve vai qdo deixa a alavanca apontada pra direção contraria do headstock e bate na alavanca eh uma alavancada pra tras, a jem e a guitarra do satriani tem. Se vc comprar uma com floyd sem nunca ter mexido em uma no começo vc vai ter problemas mas depois vc acostuma e aprende a mexe

    Dark Angel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Aproveitando o tópico do camarada lá de cima!!! Com essas pontes wilkinson é possível dar alavancadas de 3 tons??? Digo baixar 3 tons!!! rs

    Valeu galera!!!

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu tmb nunca soube diferenciar o som direito...
    Alguem podia me dar uma base de onde ouvir essa maldita alavancada?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas com relação a "Back-Box", "Alavancadas" e "Roller Nut"