Menor Melódica - Modo Jônio com 3ª menor ou Dórico com 7M?

    Autor Mensagem
    heathcliff
    Veterano
    # ago/05


    Todos nós sabemos que a formação da Menor Melódica é:

    T 2M 3m 4J 5J 6M 7M

    Portanto pode se concluir que o primeiro grau da Menor Melódica, na prática pelo menos, pode ser tanto um Dórico com 7M, ou um Jônio com 3m.

    No caso da Menor Harmônica, o primeiro grau só pode ser considerado como Eólio com 7M. Aí fica tudo simples.

    Mas no caso da Menor Melódica, o I grau pode ser visto de duas maneiras, sendo que a ordem (dos nomes) dos modos modificaria completamente de uma para a outra.

    Na minha opinião o correto seria Dórico com 7M, já que Jônio com 3m seria meio estranho, seria como "Jônio Menor", que parece estar errado visto que o modo Jônio é maior na escala maior natural.

    Mas acho que isso é irrelevante pq de qualquer jeito um modo que era maior vai virar menor (ou vice-versa) como o modo "Frígio Maior" da Menor Harmônica.

    Na Cover Guitarra eles consideram como Jônio mas não explicam porque, apenas usam o argumento de que tem apenas uma nota diferente (acontece isso com o modo Dórico tbm...)

    E então, o que vocês acham? o I grau da menor melódica deve ser visto como Dórico ou como Jônio?

    Marisco
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Na verdade não deveria ser visto como nenhum dos dois, já que são escalas completamente diferentes. Se o Lídio muda só uma nota para o jônio, pq não chamamos de Jônio (#4)?
    Na verdade isso vem de querermos relacionar os graus do C.H. com escalas...
    Mas na minha opinião se fosse assim eu consideraria como Eólio com 7M e 13.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    E então, o que vocês acham? o I grau da menor melódica deve ser visto como Dórico ou como Jônio?

    Acho que deve ser visto como menor melódico mesmo. Mas é interessante comparar os modos. É como uma mistura do menor harmônico com o dórico, não é?!

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Marisco
    Mas na minha opinião se fosse assim eu consideraria como Eólio com 7M e 13.

    Mas aí mudaria 2 notas. Se fosse pra olhar como Jônio ou Dórico, seria somente 1 nota diferente. Isso não faz ser mais "correto" chamar de Jônio ou Dórico não?

    Na verdade não deveria ser visto como nenhum dos dois, já que são escalas completamente diferentes.
    LeandroPanucci
    Acho que deve ser visto como menor melódico mesmo.

    Mas como eu vou nomear os modos da Menor Melódica?

    Pq se eu chamar o primeiro grau de Eólio, vai ser de um jeito, se eu chamar de Jônio, vai ser de outro, e de Dórico outro.

    A ordem dos modos (os nomes) iam mudar completamente!

    imagine 3 músicos falando sobre algo sobre menor melodica, sendo que um chama o I grau é jônio, para o outro é Dórico, para o outro é Eólio

    ia dar uma tremenda confusão né?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    Nem todos os modos desta escala tem uma aplicação prática.

    I --> menor melódica

    II --> dórico b9

    bIII --> lídio #5

    IV --> lídio b7 (também chamado de mixolídio#4)

    V --> mixolídio b13

    VI --> lócrio #9

    VII --> alterada


    dórico b9 e lócrio #9 não têm uso prático.

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci

    como assim aplicação prática?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    Analize a harmonia de uma música e você vai perceber que esses modos não estão relacionados com os acordes dela. Normalmente são mais utilizados como inversão da escala do que como modos propriamente ditos.

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci

    vc quer dizer que em uma progressão em menor melódica, o modo Dórico b9 não está relacionado com o acorde II

    mas o acorde II não seria formado pelas notas do Dórico b9? por que ele está relacionado com o acorde?

    Normalmente são mais utilizados como inversão da escala do que como modos propriamente ditos.

    não entendi essa parte =/

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    heathcliff



    II V I
    | Bm7(b5) | E7 | Am |


    É muito mais comum ver o Bm7(b5) como o modo lócrio (ou lócrio 9) do que como lócrio #9.



    Normalmente são mais utilizados como inversão da escala do que como modos propriamente ditos.

    não entendi essa parte =/


    Como começar uma escala de Dó menor melódica pela 9a (D)... inversão simples.

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci

    É muito mais comum ver o Bm7(b5) como o modo lócrio (ou lócrio 9) do que como lócrio #9.

    Isso porque a menor melódica é pouco utilizada né?

    Como começar uma escala de Dó menor melódica pela 9a (D)... inversão simples.


    Isso eu sei, eu quero saber o que vc quis dizer com:


    Normalmente são mais utilizados como inversão da escala do que como modos propriamente ditos.

    como assim eles não são utilizados como "modos propriamente ditos?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    Não é porque o cara começa com a 2a nota que ele vai utilizar do modo lócrio #9, daí não estar pensando na escala, mas sobre as "notas-alvo", resoluções, etc.

    king_arthur
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci
    VII --> alterada

    como seria a escala alterada?

    DeFaCe_
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    como seria a escala alterada?

    Na verdade não seria uma escala, e sim um modo da menor melódica...

    Exemplo: num acorde de G alterado, tocar a escala de Ab menor melódica.

    EduSlash_o_Retorno
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    T 2M 3m 4J 5J 6M 7M
    ate hoje naum intendi esse siguinificados....hauihaaiuia.....preciso de aulas já!

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    EduSlash_o_Retorno
    intervalos meu migo T e tonica 2m e segunda menor 3m e terca menor 4j e quarta justa 5j e quinta justa e por ai vai procura uma tabela de intervalos que ajuda

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    EduSlash_o_Retorno

    cara, procure por intervalos na busca

    se vc não aprender, me lembra de te chamar de incompetente

    =]

    EduSlash_o_Retorno
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    T e tonica 2m e segunda menor 3m e terca menor 4j e quarta justa 5j e quinta justa
    isso mesmo que naum intendo, só sei da tonica..hahaha, parei de fazer aula justo no dia em que ele ia passar essas paradas...
    heathcliff
    :D me chame de incompetente

    HyperViruz
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    se vc não aprender, me lembra de te chamar de incompetente

    =]

    huauhahuauhahua

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Cara, segunda maior quer dizer intervalo de 1 tom

    logo vc conta um tom a partir da tônica e vc acha a segunda maior

    Por exemplo D, vc conta um tom apartir da tônica: E

    então E é a segunda maior de D

    agora procura na busca os outros

    =)

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    EduSlash_o_Retorno

    cara, vc num tem q desistir de aprender soh pq num tem professor ,nao cara. vai a luta, procura na internet, sites de aprendizado , use a busca, tire suas duvidas com pessoal do forum ... eh isso ae.. mais uma coisa pra te ajudar .. http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/101362/ agora se vira cara

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    É cara, segue o conselho do PedroGtr.

    A única coisa que eu aprendi em aula que foi realmente importante foi células rítmicas

    o resto foi na raça

    =)

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    po eu to querendo aprender isso mas ta foda. e eu ainda num to querendo usar minhas aulas com isso ainda,prefiro aprender em algm lugar e dps tirar as supostas duvidas com meu prof. pra nao perder mt tempo de aula. vc sabe algum lugar onde eu posso achar uma boa explicaçao de celulas ritmicas?

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    a explicaçao do guitarx eh boa, mas sem audio fica dificil pra eu entender direito : ( pa pa pa pa pa pa pa pa pa ) , po sem audio como eu vo entender isso bem ? hehehe

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    PedroGtr

    pior que não cara

    eu aprendi tudo com o meu professor msm

    cara, é meio estranho mas eu aprendi a ler isso batendo o pé, por exemplo uma figura de 2 notas por tempo eu bato o pé tocando uma nota e levanto ele tocando outra e por aí vai

    com o tempo vai fluindo naturalmente

    hj em dia eu consigo marcar de cabeça mesmo

    EduSlash_o_Retorno
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff
    PedroGtr
    ok vlw, vou ver essas parada :D

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    quanto tempo vc demorou ateh aprender td de leitura ritmica? (quantas aulas precisou , qnt tempo de aula)

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    PedroGtr

    não aprendi tudo não cara

    eu só sei ler descentemente quando a fórmula compasso tem denominador 4

    e figuras de 5, 7, 9 notas por tempo eu acho mto impossível de marcar certinho

    foram 3 meses de aula nesse tema sendo 1 aula de 1 hora por semana

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Menor Melódica - Modo Jônio com 3ª menor ou Dórico com 7M?