Guitarras sólidas madeira modifica o timbre?

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/05


    muitos Luthies da minha cidade acham que madeiras no corpo de guitarra sólida não influe muito no timbre depende mais do capitador. se não influe porque a Gibson não começa a fazer o corpo das Les Paul em maple, eu acho que influe bastante, mas queria saber o som de madeiras cujo qual não conheço a sonoridade como: Plywood, e o Agats Basswood em guitarra que sonoridade apresenta?[b][/b]

    Dogs2
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Os grandes guitarristas e os luthiers dizem que madeira do corpo influencia o som. Os cientistas dizem que não, algumas pessoas acham impossível o corpo influenciar.

    É no mínimo um assunto interessante de se gastar um dia discutindo à toa sem chegar a conclusão nenhuma.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Dogs2

    isso seria como filosofar, bom minha opinião se o mogno tem um som grave e o maple é o oposto dele que é mais agudo definido, porque os fabricantes insistem em escolher Alder ou Mogno, uma vez fiz uma esperiência numa Fender Americana stratocaster com três single, de imã alnico, que tem por caracteristica ter o som mais agudo e limpo do que os de imã ceramico que tem o som mais quente, coloquei os capitadores da Fender uma Strimberg Strato com corpo em Maple. O que aconteceu?
    capitador single geram mais agudo epoucos graves + imãs que tem frequências agudas mais definidas + guitarra com corpo agudo com pouquissimos graves. Resultou num som completamente agudo stridente, ficou Horrivel, tinha que colocar o botão de grave do ampli no máximo e o do agudo no zero, eu ainda acho que influe, senão por que na Fender o capitador texas custon shop soou bem pq o corpo é em Alder que tem o som mais grave so que mais aberto que o Mogno.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    também fiz essa experiência com os mesmos cap da Fender Texas custon shop, numa Samick Coreana Strato e numa Eagle strato, o resultado foi o mesmo. ainda queria saber se alguém sabe o som das madeiras Plywood, e o Agats Basswood ?

    lula_molusco
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Fábio Santiago
    plywood = compensado

    _Kasakolt_
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    seria simples. pelo menos é esta a minha ideia
    pegaria uma guitarra. ex- gibson em mogno.

    gravaria um som e pegaria a sua ''frequencia''( nao sei o termo certo pois vou dar andulatoria no fim do ano ) num acorde aberto..limpo e sujo.
    depois trocaria o cap. por qualquer outro bom e testaria.

    faria o mesmo com uma fender com um duplo na ponte pra colocar os mesmos caps e veria a frequencia.

    depois uma outra..jackson, esp, ibanez..essas, com madeiras iguais ( normalmente alder ou basswood)

    e alguma com o corpo de forma ''estranha'' Flyv..explorer etc etc..
    e veria a ''frequencia'' ..
    tudo com os mesmos caps e o mesmo ampli com a mesma configuracao.

    pra mim parece simples e tenho certeza que dará diferenca. o som nao vem só do cap.

    ferjnando
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Acredito que o corpo faz diferenção tanto a madeira como o Formato..


    Flwz

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    lula_molusco

    valeu cara faltão as outra madeiras basswood Agats

    gozado_10
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Poe captação fender numa tonante, se soar igual a uma fender fmz.

    Spectrum
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    basswood
    achu q essa tem a característica mais grave-médios...pesa menos que o mogno...grande parte das ibanez são de basswood

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    Guitarras sólidas madeira modifica o timbre?

    Por que não fabricam guitarras de plástico?

    teuabreu
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu acho balela, primeiro a parte eletrica potenciometros, e etc influenciam muito mais que a madeira ainda considerando que esta influencie! Se o mogno tem o som tao "grave" por que nao equilibralo com captadores singles?, tenho uma superstrat e adaptei um captador de strato nela, ficou com um som surreal de o que?Adivinhem, de Strato claro, e olha que no caso da minha guita nao tem picinao.

    Pra mim dizer que a madeira influencia 'e' como dizer que agua engorda

    Logico tambem que uma madeira inapropriada sem uma devida secagem e preparaçao tambem nao tem como prestar!

    teuabreu
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: teuabreu
    · votar


    Nao tem aquelas guitas Steinberger que so tem o braço praticamente e o corpo 'e' resumido ao necessario para o encaixe do braço , dos captadores e parte eletrica!

    Lembra essa: a 6ª guitarra http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/equipamentos/humberto.shtm

    teuabreu
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Olha o baixo Steinberger XL

    silvio_rp
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Agatis eh uma madeira com caracteristicas sonoras proximas ao mogno, encontrada na Asia facilmente e de baixo custo de aquisiação. É usada em guitarras coreanas de baixa qualidade e normalmente a seleção é péssima.

    Basswood: madeira com som equilibrado, peso médio, bastante usada nas Ibanez, algumas fenders e guitarras de médio custo coreanas.

    LOW Fl
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Fábio Santiago

    Voces não sabem o tanto quanto esse assunto aqui é perigoso e polemico. Ë pior do que falar sobre religião.

    A grande polemica é até em que ponto a madeira influencia no timbre. Por que influencia ela tem, todos sabem. Agora a briga era em que intensidade.

    maggie
    Veterana
    # ago/05
    · votar


    A velha discussão sobre a influência da madeira no som.
    Usem a busca, pe-pe-pessoal.
    :)

    _________________________________________________________

    Regras do Fórum

    Links úteis:
    Busca

    Contato Cifraclub

    Música em Geral - Tópicos Essenciais
    Guitarra - Tópicos Essenciais
    Violão - Tópicos Essenciais
    Canto - Tópicos Essenciais
    Contra-baixo - Tópicos Essenciais
    Pedais & Pedaleiras - Tópicos Essenciais
    Amplificadores - Tópicos Essenciais

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Guitarras sólidas madeira modifica o timbre?