Compressor/Compactor - Pra que serve?

    Autor Mensagem
    HignocliuS
    Veterano
    # jul/03


    Alguém tem alguma idéia de qual a utilidade de um pedal de efeito Compressor/Compactor?

    Que vantagem ele me da? Melhora o que? Ja viu o tal do SansAmp BassCompactor?

    Ps: Que eu saiba O SansAmp BassDI é uma puta máquina, agora esse Compactor não faço nem idéia do que faz.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Compactor???
    Compressor eu conheço e uso muito... mas Compactor eu nunca ouvi falar!

    Ronin
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Compressor/Limitador é um efeito que limita o espectro de dinâmica do instrumento... resumindo, ele deixa as notas baixas mais altas e as notas altas mais baixas, fazendo o volume do instrumento variar menos.

    Quando vc configura um compressor vc escolhe o limite de decibéis no qual ele trabalhará (Treshold), a taxa de compressão que ele deixará passar além deste limite (ratio: que é configurado em forma de fração... 1/2;1/4;1/8... ou seja... no formato x/y ele deixará passar X db´s para cada y db acima do limite)... alguns compressores ainda apresentam controle de pré-ganho, ou seja, um ganho extra no volume do instrumento (que faz os sons mais baixos parecerem altos)... delay, quantos milisegundos depois de o volume ultrapassar o Treshold o compressor leva para ser ativado (isto permite ótimas configurações para slap, limitando o volume, mas ainda permitindo a passagem do 'punch' inicial da nota).

    O Limitador (que eu imagino, seja este Compactor aí) é um compressor com o ratio configurado em 1/infinito... ou seja, o volumo está totalmente limitado àquele configurado no treshold.

    HignocliuS
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Resumindo?

    Ronin
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Resumindo?

    Ele faz suas notas mais baixas soarem mais altas...e as altas soarem mais baixas... ou seja, no ponto extremo, ele some com a dinâmica e, não importando com que força vc toque, sempre sai o som com o mesmo volume.

    Majesty
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Compressor é bom pra tapping, que o som so tapping fica alto (no mesmo nivel de quando vc toca normalmente)

    Falow, T+

    HignocliuS
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    E é possível regular esse volume?? Isso significa que o som vai sair alto mesmo eu tocando macio??

    Ele serve pra deixar o som com mais sustain e encorpado??

    É que eu pago um pau pro Alex Webster (baixista do Cannibal Corpse) e ele usa SansAmp. O som do baixo dele é muito foda, parece um motor V8 roncando! Será que com um desses eu consigo um resultado próximo?

    Majesty
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Vixi nem sei...Qual o baixo desse cara?

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    HignocliuS
    Hoje em dia com toda a tecnologia em gravações não há como avaliar o timbre real de um instrumento... pra vc achar o seu som o melhor que vc faz é testar vc mesmo vários Baixos diferentes...

    Ronin
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    HignocliuS

    A tendência é que o som saia alto mesmo vc tocando de leve... mas como eu falei, isto seria numa regulagem exagerada... numa boa regulagem, o compressor ainda permitiria algum nível de dinâmica.

    Ele serve pra deixar o som com mais sustain e encorpado??
    Ele cria a 'ilusão' do sustein... quando vc toca alguma coisa que produz mais volume do que o treshold permite vc terá um volume X que será mantido assim até que o volume fique abaixo do treshold, criando a ilusão de sustain.

    Para encorpar o som do baixo, um chorus ou reverb seria ideal... o som do cara que vc citou, deve ter, também, um certo grau de overdrive.

    rpassaro
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Ronin...a cover baixo desse mês é a que tem o Jason Newsted com o Ozzy na capa?Quais são as trancrições dessa edição?

    Ronin
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Ronin...a cover baixo desse mês é a que tem o Jason Newsted com o Ozzy na capa?Quais são as trancrições dessa edição?

    Estou com ela em casa... chegando lá eu dou uma olhada e passo para vc... acho que é uma do RedHot... e IFell good do James Brown... num tenho certeza.

    rpassaro
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Ronin...dá uma olhada lá...


    Alguém sabe?

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    rpassaro
    Anesthesia - Metallica
    Got To Be Real - Cheryl Lynn
    Another One Bites In The Dust - Queen
    Breaking The Girl - Red Hot Chilli Peppers

    rpassaro
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    nukebass...Anesthesia?UUuuhhhhuuuuuuuu,então a capa é a que eu falei mesmo,né?

    Ronin
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Anesthesia - Metallica
    Got To Be Real - Cheryl Lynn
    Another One Bites In The Dust - Queen
    Breaking The Girl - Red Hot Chilli Peppers


    É verdade... I fell good saiu naquela que tem o Nico na capa. :P

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    rpassaro
    É essa mesmo...

    HignocliuS
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Majesty

    Ele usa Pedal SansAmp, baixo Modulus e amplificador Ampeg.

    Eu gosto do som do meu baixo, ele tem aquela pegada estilo Roger Paterson do Atheist, mas eu queria que fosse um pouco mais encorpado. Bom, quem escuta Cannibal sabe do que eu to falando... =P

    rpassaro
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    nukebass...valeu cara,agora eu sei que eu não perdi essa edição!!!

    Majesty
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    HignocliuS, ah blz
    É que eu não conheço CAnnibal, não
    Falow

    SundroMetal
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    cannibal corpse e doido...
    mas eu achu q tem um overdrive do caralho, por isso o som tao "encorpado"!

    Big Muff Overdrive
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    eu comprei 3 pedais de feira, daquela marca Chorus, manja?

    - super overdrive (gostei bastante)
    - flanger (bem esquisito, muito metálico, mas tá valendo)
    - compressor/ sustainer

    O super overdrive, vai bem, sem problemas. O Flanger é bem legal tb (tive que abri-lo pois achei que não estava com pleno funcionamento, e tinha uma solda solta, depois disso nunca deu problema)

    O problema é com o Compressor/sustainer:

    o pedal é alto demais, nem tiro do 0 e já tá falando, me parece que tá roubando sinal, e quando passo o botão "sustain" mais de 6, ele começa a sumir e perder presença, se aumentado mais de 6, o pedal fica mudo. Não dá pra entender.

    acho que o problema é problema de "JUNTA" ´né não?

    Shakal
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    O foda do compressor é que o som tem que ser LIMPISSIMO. Qualquer tapinha, esfolada ou arranhão na corda errada o som já sai.

    Cara... o problema é do Osmar... Só pode!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compressor/Compactor - Pra que serve?