Maple x Rosewood

    Autor Mensagem
    Mr Moses
    Veterano
    # jul/05


    Quais as principais diferenças entre essas duas madeiras no que se refere ao braço?? Quais as características, físicas e sonoras, de ambas??
    Cores, timbres, peso...

    No MM, por exemplo, vc pode escolher entre as duas. Alguém sabe dizer ql diferença q faz no som??

    Abraços

    FBassist
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cores
    maple = claro
    rosewood = escuro

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mr Moses
    Os braços com escala clara (maple ou pau-marfim) tem a tendência a fornecer um timbre mais "aberto", com agudos mais pronunciados.
    Os com escala de jacarandá (denominado lá fora genéricamente de rosewood) tem um timbre mais "aveludado".
    Algumas madeiras escuras, dado sua alta densidade, também privilegiam os "high-ends", como o ébano e o pau-ferro.
    Abç

    BTNS
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola comecei o curso básico da B&H! Estou curtindo. Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    BTNS
    Legal, depois comente aqui.
    Abç e sucesso.

    Mr Moses
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Tava pensando, como uma grande quantidade de gente aqui, em comprar um MM Stingray 5c, mas, como possivelmente muita gente aqui tbm, não tenho $$ pra dar num desses... Então tava pensando em mandar fazer...

    Quais madeiras vc acha q se encaixam melhor pra ele ficar com um timbre bem parecido com o original. Já sei que pra escala prefiro jacarandá, entre as duas q comentei. Quais as características do Ébano??

    E qto à captação, os Seymour Duncan não ficam devendo em nada aos originais MM??

    Valeu aí, cara!!

    Abçs

    Mr Moses
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    î up î î up î î up î

    DEMANO
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mr Moses
    Fala com o NESCAU, ele tem um MM Luthier... Quem fez ou montou sei lah... O Site esta no www.willguitars.com.br

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Qual madeira vc acha que dá uma sonoridade melhor? Jacarandá Bahia, Ébano ou Pau-Ferro? E essa Ébano é encontrada no Brasil?

    Grato.

    Mayzen
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mr Moses
    kra, tb tô fazendo um bem parecido com um MM... qnt aos caps acho q são bem bons! o d alnico fornece um timbre excelente (de acordo com um StingRay) c usado com o pré tb da SD específico pros SMBa. o ébano parece um pouco com o jacarandá devido à densidade, mas o uso do rosewood é "clássico" (apesar d clássico ñ significar bom)... vale a pena um ébano... mas c vc qr msm um timbre mais "filtrado" aveludado, escolha o jacarandá...

    Mayzen
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Computer Phantom III
    Kra, a melhor sonoridade depende do seu gosto... todas tem algs semelhanças, o timbre melhor vc qm vai dizer...

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mayzen
    Saquei, com o Jacarandá devido à sua baixa densidade em relação ao Ébano ele tem menos sustain, mas tem um timbre mais aveludado.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Seguindo o que o George Fullertano diz, o maple adiciona menos compressão ao resultado final do instrumento quando usado na escala, se comparado a outras escalas de madeiras mais duras como o jacarandá, o rosewood, o ebano, o pau ferro, entre outras ...
    Alguns falam que a diferença timbristica em si (sem considerar outros fatores) nao eh tao grande, enquanto o sadosky diz que sente mais diferença entre uma escala de maple X rosewood do que um corpo em ash X corpo em alder....

    Quanto a timbre melhor, ja falaram tudo ai acima .... não existe melhor ... existe mais adequado ao seu gosto .... e além disso, o timbre muda a cada corte, em cada pedaço, .... então o nome não é garantia de similaridade, ok ?
    Abraço
    Gabriel

    Mr Moses
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mayzen

    Vc já comprou os captadores? Qto vc pagou por eles? Comprou onde??
    Qto à escala, o jacarandá parece ter mais a ver com o q quero, pelo q tô lendo. Tô a fim de uns médios saturados, e peso.

    Qto à madeira do corpo, o q seria mais interessante em termos de madeira nacional pra ficar com o som mais próximo de um MM original, e com as características q citei??

    Só q eu tô com um projeto ousado... hehehe... nem sei se vai dar certo, mas acho q pode ficar muito bom!! Quero colocar um caps SD, pré seymour, controle de Grave, Médio e Agudo, chave seletora para série parelelo (tipo a do stingray 5c), e tô pesando em colocar tbm um captador Bartolini, e uma chave pra selecionar só o SD, só o Bartolini, ou ambos. Assim posso ter várias e várias opções num só bass. Quero conversar com um luthier pra ver se pode dar certo.

    E tbm queria saber qto a braço inteiriço. Sei q ele aumenta o sustain, mas queria saber se ele altera de alguma forma o timbre do baixo, pq se alterar quero o meu parafusado mesmo.

    Vc tem msn: moysesvaka@hotmail.com vamos trocar umas idéias.

    DEMANO

    Valeu. Já entrei lá.


    Gabriel Simões

    Tô atrás do MEU som mesmo. Essa é a busca. Valeu!!



    Abçss

    Mr Moses
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    î up î î up î î up î î up î

    Mayzen
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mr Moses
    desculpa a demora kra.. qnt aos caps, eu ainda ñ comprei, mas já achei... existe à venda os ceramicos e os alnico. vou, atrvés de uma loga, encomendar... qlq coisa,, se vc c interessar, t passo o endereço, ou telefone, por e-mail.. c vc qr peso e grave, opte pelo jacarandá! vc vai gostar. qnt à madeira do corpo, um freijó seria uma boa p um MM , mas o cedro t daria uns bons medio-graves. pense entre um timbre mais pros MM (usando Freijó) ou um timbre mais pesadão (usando Cedro)... esse lance dos caps e equalização pode sim ser eito, mas escolha um bom luthier! isso ñ é tão dificil, mas deve ser um trabalho bem feito! qnt ao braço inteiriço, aumenta legal o sustain e t deixa um pouco mais suave. tipo combinado jacarandá com um integrado vc vai tr uma coisa bastante "aveludada"... (usando cedro-ou mogno- então!!!) com o freijó vai ser um pouco mais equilibrado)... por natureza o braço integrado tende a ser mais suave q o aparafusado! vlw...qlq coisa posta aê!

    JSSBASS
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ola! Ja tive um cheruti, com braço em marfim e longarinas em cabriuva, corpo em mogno e frente em inbuia. Era muito bom mesmo, baita gravao e medio também, mas tinha o som velado devido a imbuia. O braco inteirico tambem da uma guentada no brilho e tira um pouco a definicao. Os MM tem som gravao e estridente, mogno no corpo, marfim no braco e escala em jacaranda seria a minha opcao em madeiras nacionais! Mas prefiro o ebano para nao fechar muito o som! Braco aparafusado, cap MMsmba S. Duncam e circuito sem duvidas!!!! Minha opiniao no geral, mas tem sua divergencias e claro.....

    mtz
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Galera estou com uma dúvida. Pretendo comprar um contra baixo Fender Standard Precision Mexicano, a dúvida é qual a principal diferença que há de um braço em Maple x Rosewood (só estética ou de timbres). Sendo que o corpo em ambos é em Alder. O que o pessoal que tem mais experiência me indica (manutenção...etc), pretendo ficar com esse baixo uns 20 anos.

    SkyHawk
    Membro
    # fev/16
    · votar


    mtz
    Eu gosto mais de rosewood, o timbre é diferente sim. O Maple é mais aberto e Rosewood mais fechado.

    Buja
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    mtz
    Isso é questão de gosto pessoal. É timbre.
    O maple tem a tendencia de dar um timbre mais brilhante.
    O rosewood mais macio.

    Mas saiba que a difereça é muito pequena. Qualquer coisa no seu set da uma diferença maior do que a madeira da escala do baixo.

    Voce tem que saber que a manutenção da escala é diferente para os dois. A de rosewood, é so manter com um oleo de limão, e pronto.
    A de maple nao se usa oleo de limão, que eu saiba, se ela for envernizada, so uma flanela seca após tocar ja resolve.
    Se ela nao for envernizada, saiba que com o tempo ela pode escurecer. Isso pra muitos é uma qualidade, ja que deixa o instrumento mais "vintage", mais "relic", porem, pra outros fica com cara de instrumento velho, usado, mal-tratado. Ai voce tem que analisar seu caso.

    Quanto a estética, tambem é com voce. EU, particularmente, acho mais bonito um precision com escala de maple. Ja os jazzes acho mais bonito com escala em rosewood. Um MM preto com escala em maple, que "T" --> (Tesão)

    Esse negocio de escala, vai muito mais de gosto pessoal, do que melhor-pior.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maple x Rosewood