Pentatônicas! Dúvida Cruél!!!

    Autor Mensagem
    AdrianoP
    Veterano
    # jul/05


    Ô Galera tenho uma Dúvida fodx com relação a pentaônica e não consigo tirar, já usei a busca, já li e reli, mas não tirei a minha dúvida por isso apelo para esse tópic, pois tenho que fazer umas linhas de baixo pra musicas da minha banda e tô com algumas dificuldades.

    Como se usa as pentatônicas ? usa a pentatônica de cada acorde em cada acorde ou a do Tom da Musica ou de outra forma?

    E tipo se o acorde é maior se usa a pentatônica maior e se o acorde é menor se usa a pentatônica menor? Ou não tem nada ver? Como é então?

    Agradeceria D+! Abraço galera! E desculpa qualquer coisa aí!

    LuCaSbass
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    AdrianoP
    Como se usa as pentatônicas ?
    ueh, em solos, criação d grooves e etc.

    usa a pentatônica de cada acorde em cada acorde ou a do Tom da Musica ou de outra forma?
    creio q eh no tom da musica, num tenho mta certeza

    [i]E tipo se o acorde é maior se usa a pentatônica maior e se o acorde é menor se usa a pentatônica menor?[i]
    isso ai, se for maior, use pent. maior, se for menor, use pent. menor!

    Eduardo Taira
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu n sei mto mas vou tentar ajudar
    um acorde "perfeito" geralmente tem tres notas
    Tonica - Terça - Quinta
    Se a terça é menor o acorde menor , pro maior msm coisa.Se vc perceber a escala pentatonica de uma nota está relacionada com a escala diatonica de msm nome. Esse negoço de maior ou menor é meio dificil de explicar se eu n conheço a música q vcs tao compondo.O bom da escala pentatônica é n se preocupar com intervalos q provocam "dissonância" q gera um clima de tensão.
    Então se a guitarra tocar uma progresão
    Am - C - Dm - Am -... vc n vai encontrar problemas em usar a pentatonica de Am pq nenhum acorde foge do tom e são acordes derivados da pentatônica mas se vc tiver uma como
    E - F - G - E ... Se vc tocar algumas notas q nao combinem com o acorde de fá maior ele vai soar estranho. Solução: pentatonica de Fá maior na hora do fá e no E e G toca penta de E maior sem problema.
    Tente ao máximo tocar nesta ordem de importância
    Tonica - 5ª - 3ª - 7ª usando a pentatonica. Se tiver tocando um acorde com uma linha melódica tente tocar as notas q compoem o acorde.
    Espero ter ajudado.Flow

    moog
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    LuCaSbass
    Eduardo Taira

    [moog pensando sobre esse tópico on]
    isso é o q eu chamo de tópico util
    [moog pensando sobre esse tópico off]

    LeonardoPanucci
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu n sei mto mas vou tentar ajudar
    um acorde "perfeito" geralmente tem tres notas


    uma TRIADE perfeita tem 3 notas

    Guto EADG
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    AdrianoP
    cara, 'sobre cada acorde ou sobre o tom da musica' ueh cada acorde *ta no tom da musica* =] vc pode sim fazer variacoes com as pentatonicas em cima de cada acorde ... se am usica foi em B nao fica soh fazendo a pentatonica de B neh... vai variando... com as dos acordes das musicas encaixa as 3as, 5as.... a tonica na hora do repouso ou do peso... ah nao tem como explicar como se compoe neh? falou aí

    rushrush
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    AdrianoP

    Um exemplo para a sua pergunta:

    Cada tom, tem por natureza, três escalas pentatonicas menores:
    Ex>: tonalidade de C jônico

    1ª Dm - (D - F - G - A - C - D)
    2ª Em - (E - G - A - B - D - E)
    3ª Am - (A - C - D - E - G - A)

    Trocando em miúdos - cada tonalidade possui 3 pentatonicas menores e são elas os modos dorico (2°), frígio (3°) e eólio (6°).

    Se vc está na tonalidade (me refiro ao campo harmonico e não ao acorde)
    de C, essas notas são opções dentro do tom, mas não significa que soarão consoantemente, pois depende do acorde que está sendo tocado na harmonia, se for 7,7/9, sus, dim etc.
    Então, antes de criar uma linha de contrabaixo faça sempre o seguinte raciocínio, dividindo a tarefa em duas partes:

    1° analisar o tom (campo harmônico)e as escalas que vc vai usar, no caso as pentatonicas (que podem incluir inversões, emprestimos modais e notas de passagem)conforme seu gosto:

    2° analisar o acorde em questão, pois em muitos casos a escala soa bem por si só, mas vc pode dar outra abordagem incluindo na sua linha notas que estejam no acorde em questão, melhorando a sonoridade da pentatônica que vc está usando.

    É claro que esse é um raciocinio muito simples mas que para um começo de conversa ele funciona muito bem.
    Abrazzzão

    Gabriel Ancelott
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Para fazer um riff c o bass na música se usa a pent. do tom da mús.,
    se vc quizer fazer uma virada utilize a pent. da nota em questão, mas
    sempre obs. se a nota ou T da mús. é maior ou menor p utilizar a pent.
    Procure explorar intervalos ou modos gregos, e acompanhe sempre o bumbo da batera como nota forte.
    Procure saber mais sobre harpejos também pode lhe ajudar muito, a sonoridade é bem bacana.
    Um abraço, tchau...

    Sérgio Melo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    AdrianoP
    Não se grile tanto, as pentatônicas, trocando em miudos, nada mais são que as escalas maiores e menores, com algumas notas suprimidas. Para que as frases e solos soem como pentatônicas, basta fazer o mesmo na hora dos solos: suprimir as tais notas. Uma pentatônica menor é apenas o modo eólio sem os seguintes graus: segundo e quarto. Exemplo em lá menor: A, B, C, D, E, F,G, A/ A, C, D, E, G, A. Pentatônica maior é apenas o modo jônico sem os quarto e sétimo graus. Exemplo em dó maior: C, D, E, F, G, A, B, C/ C, D, E, G, A, C. Vá estudando e você descobrirá por sí mesmo onde elas são mais aplicáveis, bom estudo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatônicas! Dúvida Cruél!!!