Retorno é melhor no ponto ou na caixa mesmo?

Autor Mensagem
Pedimdutra
Veterano
# jul/05


e ae galera, estou com problemas de retorno, eu escuto o som, mas ele naum vem definido, ai tenho que aumentar e a galera reclama, o que vcs acham? é melhor passar a usar ponto (fone), levantar a caixa na altura da cabeça, trocar o cubo (warn music)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/05
· votar


Pedimdutra
Cara, usar monitor "in ear" facilita pra caramba, mas não é consenso entre os músicos, ademais necessita-se de uma aparelhagem realmente profissional. Colocar a caixa à altura da cabeça é sempre recomendável. Quanto ao seu amp... Bem ele deve ficar a uma altura adequada e tem que ter potência (+ de 200WRMS).
Abç

UrSinHo
Veterano
# jul/05
· votar


da pra fazer um esquema bem caseiro, só precisa de um microfone e um outro cubo qualquer, vc microfona seu cubo de baixo e coloca um fone de ouvido no cubo que vc ligou o mic ai pronto...ou use um amplificador de fone de ouvido...

Flavio Moska
Veterano
# jul/05
· votar


Pedimdutra

Eu às vezes, dependendo do show (principalmente tamanho do palco), utilizo um PowerClick (DB05) comprado recentemenete. Funciona assim, ligo o baixo nele (que está preso à cintura), dele sai um canal balanceado (como direct box) para a mesa e a mesa me retorna um canal com os outros instrumentos. Então posso mixar o canal do baixo com o retorno dos demais no próprio PowerClick e ouço tudo no fone. Neste caso não utilizo o amp. de palco, claro que perde o "punch" do baixo no palco, mas funciona bem. Outra maneira é não ligar o retorno dos outros instrumentos nele e escutar pela ambiência, aí depende do tamanho do palco.
Custos:
Em Curitiba comprei o PowerClick por R$160,00 e um Koss (Plug) por R$84,00. O fone Koss "in ear" para mim precisa de um molde (igual ao usado para deficientes auditivos) para tapar por completo o ouvido e dar as frequências bem definidas. Pretendo fazer este molde, mas ainda não procurei nenhuma clínica.
Espero ter ajudado, abraço

Sowthanasia
Veterano
# jul/05 · Editado por: Sowthanasia
· votar


O fone Koss "in ear" para mim precisa de um molde (igual ao usado para deficientes auditivos) para tapar por completo o ouvido e dar as frequências bem definidas.

com certeza, os outros instrumentos ate rola, mas as frequencias do baixo se perdem muito facil se nao tiver bem tapado, alem de q o fone tem q ter qualidade ..

DEMANO
Veterano
# jul/05
· votar


Sowthanasia
...alem de q o fone tem q ter qualidade...
Cara, tudo na vida tem que ter qualidade... Se naum nao rola... Tu pode usar um fone de PC, soah q naum vai ficar legal, pode usar um Tonante, soah q naum vai ficar legal...
Tudo tem que ter qualidade...

Sowthanasia
Veterano
# jul/05
· votar


DEMANO
eu quis dizer q precisa de mais qualidade do q se fosse pra uma guitarra por ex .. pq o espectro q o baixo abrange nem eh reproduzido nakeles fonin importado feio :P, ele nem vai escutar o baixo ...

NESCAU
Veterano
# jul/05
· votar


o sistema in ear pra mim até funciona, mas eu prefiro um amp mesmo, já usei os dois juntos e ficou uma combinaçao bem legal, mas eu usei assim: no ear os outros instrumentos e o baixo, ai no palco eu usava o amp com um volume mais baixo, mas nao perdia o punch, claro q como falaram antes, tudo varia de acordo com o palco, mas realmente eu prefiro um bom amp e um bom monitor spot e deu pra bola.

DEMANO
Veterano
# jul/05
· votar


NESCAU
Cara, a Unica vez que eu ouvi mesmo o teu baixo foi quando tu tocou lah no edvar, e uma vez +/- no arroio... Pq no resto... Naum ouço nada... E naum eh soah eu q naum ouve...
Sempre quis te dizer isso... ehueheuehuehuh...
Fica tipo vaneraum ao vivo, o bumbo embola o baixo e acaba ouvindo soh guitarra e teclado...
Tu me entendeu neh?

NESCAU
Veterano
# jul/05
· votar


DEMANO já to acostumado com isso, o som das bandas realmente se resume em Bumbo e banda... é foda, mas fazer oque né, já falei com o cara da mesa sobre isso, agora até q deu uma mudada, mas na verdade as condiçoes do lugar tb variam mto. por ex, um show jamais vai ficar legal se for dentro de um ginásio sem tratamento acustico. O equipamento de PA tb conta muito, mas eu nao perco o meu sono com isso nao. :D

DEMANO
Veterano
# jul/05
· votar


NESCAU
Tah ganhando tah blz... aHUAhuaHUAhuahUA

Pedimdutra
Veterano
# jul/05
· votar


Enquanto aquele lance de falantes de 15 polegadas jogarem o som mais pra frente, que os falantes de 10 são melhores para retorno?... mas o esquema de usar os dois (amp e in ear) deve ser legal... Esse Power Click é aquela caixinha branquinha que vc liga o baixo nela e dela sai uma via pro amp e uma pro amp?

Wava El Afiouni
Veterano
# jul/05
· votar


Flavio Moska, pois então, sou baixista e deficiente auditivo, você citou um certo molde para esses casos, como o fone de ouvido se encaixa nesse molde? uma outra coisa, estou atrás deste powerclick, pois apesar de surdo o som alto me incomoda bastante, agora, o preço que você pagou no seu está bem mais baixo do que aqui em Brasília, você pode me dar o contato da loja? e, ignore a minha ignorância mais, o que é esse koss?

Valeu.

Edão
Veterano
# out/07
· votar


Vou ressucitar esse tópico pra fazer uma pergunta: Quem tem experiência em usar retorno auricular dispensando o uso de ampli de palco? Usei o seguinte setup: SX SJB75 LTD2 - DI behringer - mesa - powerplay behringer - fone de ouvido behringer HPS3000.
O resultado foi satisfatório, porém, quero saber dos camaradas aqui, das experiências de vocês relacionadas a algo semelhante, principalmente à qualidade que se consegue dispensando o ampli do palco em função do retorno in ear.
Tá valendo.

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


Pedimdutra
e ae galera, estou com problemas de retorno, eu escuto o som, mas ele naum vem definido, ai tenho que aumentar e a galera reclama, o que vcs acham? é melhor passar a usar ponto (fone), levantar a caixa na altura da cabeça, trocar o cubo (warn music)?

Experimenta o Powerclick... tenho usado um há mais de 6 meses e não quero mais outra vida... adeus carregar amplificador... agora é plugar na mesa, puxar uma linha pro Powerclick e outra pros monitores e ser feliz... Em breve vou começar a anunciar alguns dos meus amps no mercado livre!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
seguinte, eu estou pensando em comprar um fone de ouvido pra ouvir musica, tocar em casa e talvez usar em shows, so que eu to achando esse cabo do portapro meio fragil. nesses 6 meses vc ja teve algum problema? preciso de alguma coisa bem, mas bem resistente mesmo e que dure anos.

Estou olhando um akg k66 ou k55 que estao na mesma faixa de preço tem cabo mais longo e mais resistente, mas eles sao fones de concha e isso em cima do palco fica muito feio.

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Estou olhando um akg k66 ou k55 que estao na mesma faixa de preço tem cabo mais longo e mais resistente, mas eles sao fones de concha e isso em cima do palco fica muito feio.

Nunca tive problemas com o cabo do SportaPro não, até mesmo porque ele fica ligado direto no Powerclick preso na cintura, não tem nenhum movimento que possa esticar demais ou danificar o cabo. É recomendado pra tocar em shows e ensaios, não acho que seria uma boa pra ouvir música em casa...

O AKG-K55 é um fone de referência, pra uma finalidade totalmente diferente do SportaPro, este sim pode (e deve) ficar plugado direto na saída do mixer, ser usado tanto para referência em mixagens quanto pra simplesmente ouvir música (eu uso este fone em casa). O cabo do K55 é muito mais resistente sim, mas cada um com sua finalidade, onde um preza pela funcionalidade e outro pela estética!

O pessoal da banda do João Bosco têm utilizado o AKG-K44 nos shows... eu concordo com você, fica muito feio!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

conehc
Veterano
# out/07 · Editado por: conehc
· votar


ClaudioBass
Entao, voce acha que compensa ter os dois fones? ja tocou baixo com o k55 na hora de gravar? Eu usava um hishi que tambem é de referencia pra tocar baixo, claro que em um volume relativamente baixo pra nao danificar o fone, mas me atendeu bem por mais ou menos um ano.

estava vendo, entre o k55 e o k66 a unica diferença é o fato do k66 ser fechado? porque estava lendo que o k55 tem mais graves, mas em compensação tem a resposta menos plana (motivos obvios).

Eu nao tenho power click no momento, mas nada me impede de comprer um daqueles de 100 reais no futuro. voce acha que compensa comrpar os 2 fones? provavelmente eu vou mais ouvir musica do que tocar (numa proporçao de a cada hora de treinamento 2 ouvindo musica)

ClaudioBass
Veterano
# out/07 · Editado por: ClaudioBass
· votar


conehc
Eu nao tenho power click no momento, mas nada me impede de comprer um daqueles de 100 reais no futuro. voce acha que compensa comrpar os 2 fones? provavelmente eu vou mais ouvir musica do que tocar (numa proporçao de a cada hora de treinamento 2 ouvindo musica)

Sim, eu acho que vale a pena ter os dois fones. Na verdade, pra gravação eu gosto mais do AKG K-44, é o que eu costumo usar no studio. Em casa eu uso o K-55 porque ganhei um, senão teria um K-44 também.

Compre um K-44 agora e vá aos poucos juntando uma grana pra comprar um Powerclick com um SportaPro, já que você não tem tanta urgência assim pra usar o equipamento ao vivo... Um conjunto com Powerclick + Fonte + SportaPro hoje sai em torno de uns R$ 350,00. Na Musicware, um AKG K-44 tá saindo em média uns R$ 140,00.

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
o fone eu estou pensando no k55 ou no k66 mesmo, no mercado livre o k55 sai a uns 125 ja com o frete. A duvida é, os k44, 55 e 66 sao o mesmo fone? existe uma diferença de 10 reais de um para o outro. O k66 é o mais caro, estava pensando, porque sera que ele é mais caro?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62597884-_JM
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=62599129
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=63291945

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
ah, tem um cara no orkut que ta indicando o k26p http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=57&pid=56

voce que tem mais contato com estudios, esse fone é bom? parece ter um cabo legal, e segundo ele é fechado pra isolar o som e é discreto (um pouco maior que o portapro mas ainda assim discreto)

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


conehc

Esse K26P eu não conheço, mas em se tratando de AKG, é qualidade garantida... tenho hábito de usar em studio a linha K-44 e K55 da AKG e alguns modelos da Koss... de todos os que testei dessas linhas, o K-44 foi o que segurou melhor o punch do acústico (gigante) sem compressor e com vários níveis de volume, por isso acabei fechando com esse pra usar em studio.

Concordo com você que esse K26P é bem mais discreto que o K-44 pra utilização ao vivo, só resta saber como ele se comporta com as frequências graves, principalmente se teu som tiver um punch carregado.

Sobre as "diferennças"... o K-55 apresentou distorções com o acústico sem estar plugado no compressor. Sempre que vou tocar o acústico com fone em casa, eu preciso ligar o compressor, senão distorce!

Fique ligado numa coisa... o K-44 com preço de R$ 99,00 no Mercado livre, vai sair prticamente o mesmo preço do que numa loja, se bobear até mais caro...

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
Fique ligado numa coisa... o K-44 com preço de R$ 99,00 no Mercado livre, vai sair prticamente o mesmo preço do que numa loja, se bobear até mais caro...
voce deveria vir conhecer belo horizonte... a 99 o frete mais 12 reais eu pego o fone a 111,00... se eu achar em alguma loja daqui o fone vai estar no minimo a 150 reais.

interessante saber essa diferença dos fones, estou olhando esse lance do k26p, o problema é que fone é que nem instrumento e cada um tem uma opiniao. uma coisa que eu estou gostando nesse k26p é que ele isola o som e nao é tao grande, esse lance de isolar o som vai me permitir usar volumes mais baixos no fone. um koss aberto da muito vazamento do som externo pro seu ouvido.

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


conehc
esse lance de isolar o som vai me permitir usar volumes mais baixos no fone. um koss aberto da muito vazamento do som externo pro seu ouvido.

Olha, uma dica por experiência com isso, é que pra palco é ruim usar um fone que isole completamente o som. A vantagem do SportaPro é que além da referência e a cobertura de toda a orelha, ele permite que você se comunique de forma rápida e fácil com outros músicos, pra isso basta dar um pequeno toque nele e afastar um pouco pro lado, ou deixar de forma discreta só um dos lados completamente em contato com o ouvido!

Outra coisa que achei ruim nos fones isolantes, é quando o técnico do PA dá uns vacilos e detona aquela microfonia "barra pesada", injetando aquele som delicioso lá dentro do teu ouvido, daqueles que te deixam dando sinal de ocupado por uma semana... O fone isolante não tem como você se livrar tão rápido de uma situação dessas quanto um SportaPro.

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
sei, mas no meu caso eu ia usar um esquema da seguinte maneira: power click e fone apenas com o som do baixo, nada de cubos no palco. O retorno da banda eu pego dos sides ou do retorno de chao do vocal. Nesse caso é dificil de ter microfonia. Sobre a comunicação, eu nunca entendo nada em cima do palco mesmo! sempre desisto de entender o que um ou outro querem falar...

sobre a atenuação, cara, eu to pensando seriamente em começar a tocar com abafador de ouvido (aqueles de silicone cor de pele) mesmo se nao comprar um fone que isole o som. tinha um tempo que eu tinha essa ideia porque eu odeio som alto, odeio ficar com aquele zunido no ouvido e tenho medo de perder parde da audição que nunca foi muito boa. Duas coisas me incentivaram: em um show que eu fiz o baterista colocou um abafador por baixo do portapro e falou que ficou muito bom e sabado eu fui em um show que o vocalista usava e nem da pra reparar tanto assim./

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
ClaudioBass
Pô, e a minha pergunta? Vamo lá, dá uma força aí...

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


Edão
Pô, e a minha pergunta? Vamo lá, dá uma força aí...

Pô Edão, se você vier lendo todo os posts desde o dia 1/09, vai ver que a sua pergunta já foi respondida...

Já relatei minhas experiências usando o Powerclick com SportaPro, tanto ao vivo quanto em studio... dá uma lida lá pra trás....

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Edão
respondendo sua pergunta: ja usei um sistema assim e ja vi vantagens e desvantagens. a vantagem é que o som fica fantastico (ta, o hps3000 nao eh o melhor fone, mas mesmo assim fica infinitamente melhor que aqueles retornos de chao que so tem tamanho), mas o lado ruim é que voce precisa de tempo pra acertar o som, senao amigo, esquece.. ou voce nao ouve nada ou perde 25% da audição de tao alto que o som fica.

por isso é bom voce usar o power click fazendo a ligação: baixo di - do di puxa um cabo p10 pro power click e regula o volume do seu baixo com quiser, o cabo balanceado vai pra mesa e da mesa ele manda uma via do retorno direto pra voce, sem precisar passar pelo power play porque vc ja tem um amplificador de fones.

Caso tenha necessariamente que pássar pelo power play (geralmente mesas mais simples so tem 2 vias de retornos que sao compartilhadas pra banda inteira) ai voce pede ele pra ligar o cabo p10 em vez da saida de fone, na saida direct do canal, dai vai mandar o som sem amplificação pra vc ajustar no seu power click.

Caso nao de pra ele fazer isso, so pede pra abaixar o som do seu fone o maximo que puder e voce controla no seu power click - esse equipamento suporta uma certa voltagem de entrada sem distorcer, 500mV se nao me engano

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
estou quase decidindo pelo k26p mesmo, vou so juntar a grana que falta, no meio do mes eu ja devo estar com o fone em mãos... e como devo pega-lo e ele é discreto, vou usa-lo em palcos nos bares que eu toco. Só que estou com duvidas a respeito do power click ou similar. voce usa ele como? ligado à fonte 9v ou com baterias 9v? Ja aconteceu da bateria acabar no meio do show?

fabricio 12
Veterano
# out/07 · Editado por: fabricio 12
· votar


ClaudioBass
conehc

Descupa interromper as dúvidas que são muito pertinentes, e eu até já vi algumas vezes a ligação do baixo direto na mesa e ficou muito bom (pelo menos no PA) mas se feito desse modo vcs não sentem falta da pancada que o ampli te dá no palco não? Eu acho que sentiria...

Valeu. Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Retorno é melhor no ponto ou na caixa mesmo?