[Tecnologia] Esqueçam captadores magnéticos!!!

Autor Mensagem
nukebass
Veterano
# jun/05


Caraca! Tava pesquisando novas tecnologias aplicadas ao baixo elétrico quando me deparei com isso: LightWave Systems Optical Pickups

Captação óptica!

Nada de bobinas problemáticas! O captador literalmente "LÊ" a vibração da corda, ao invés de "escutar"! Tudo com um sistema infra-vermelho especial. Cada corda tem seu próprio LED, sem que uma atrapalhe a outra com vibrações indesejadas! Fora a definição dos harmônicos de cada nota, profundidade nos graves, clareza, nuances e expressão nunca antes alcançados... e assim por diante!!!

Poutz! Sabem o que significa isso??? Acabaram-se os problemas de ruídos relacionados com as interferências eletromagnéticas, loops de terra, problemas de blindagem...etc... caras... se isso tiver um timbre excelente como eles prometem, vai ser em breve uma baita revolução! :-O

E O MAIS ABSURDO DE TUDO!!! --> Pelo que eu li NUNCA precisa trocar o encordamento!!!


Traduzi do Inglês alguns itens do FAQ deles... vejam que interessante:

===============================================
===============================================

É digital?
Não... tudo analógico

E quanto ao uso de distorção e outros efeitos?
Pelo fato da fonte de sinal ser cristalina, certamente não implica dizer que processamentos posteriores serão prejudicados. Na verdade isso é benéfico para a aplicação de efeitos.

Do I have to use special strings?
Muito pelo contrário! Você pode inclusive experimentar outros tipos de cordas que não podia antes. Lembrem-se que nem sequer precisam ser ferromagnéticas, ou seja, não precisam ser feitas de metal.

Quer dizer então que não terei mais problemas de ruídos?
Exato! Qualquer tipo de problema com ruídos em palcos e em estúdios é devido aos "velhos" captadores de bobinas magnéticas. Captadores ópticos não são afetados de maneira nenhuma por interferências eletromagnéticas.


(...)

===============================================
===============================================

Show de bola! Fiquei curioso! :-)

ursinho14
Veterano
# jun/05
· votar


meu deus...

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Ah... só um detalhe ruim... infelizmente o kit não é vendido separadamente. São alguns fabricantes que utilizam (se você encomendar)

Eis a lista contida no site:

Acacia Instruments
Ampeg
Carl Thompson
Carmine Street Guitars
Christof Kost Instruments
Citron Enterprises
Conklin Guitars
Dammann Custom Basses
Dave Lewis Guitars
Devon Guitars
Evora Musical Instruments
F Bass
Frick Guitars
Jackson Guitars
Joachim Schoelkopf
Johnston Basses
Kyle Vinther
Laurence Mollerup
Lynch Custom Works
Madal Bal s.r.o.
Matt Pulcinella Guitars
Mike Adler
Modulus Guitars
MTD Basses
Neeley Guitars
Paul's Bass Matters
Pavel De la Fuente
Sei Bass
Spalt Basses
String Revival
The Bass Company
Urban Knutsson
US Masters
VH Industrial Solutions
Wittman Basses
Zon Guitars


ursinho14
Veterano
# jun/05
· votar


a maioria das marcas ae são luthiers neh?

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


ursinho14
Rapaz... quase todas :-/
São baixos beeeeem caros infelizmente

HdP2
Veterano
# jun/05
· votar


Com tempo isso vai ficar comum.

CapitãoBass
Veterano
# jun/05
· votar


meu deus... (2)

Gabriel_Bp
Veterano
# jun/05
· votar


que bacana... não acho que vai ser uma revolução cara. ta mais pra evolução, como os captadores ativos.

ferjnando
Veterano
# jun/05
· votar


Bom Toco guitarra mas me interessei pelo topico =)

Unica coisa que nao entendi é como fica a afinação...

Ou seja ele só simula o som da corda?

O captador literalmente "LÊ" a vibração da corda, ao invés de "escutar"! Tudo com um sistema infra-vermelho especial.

Flwz

bass_player
Veterano
# jun/05
· votar


Interessante, porém ainda duvidoso.

bass_player
Veterano
# jun/05
· votar


http://www.lightwave-systems.com/buynow.html

Ai, parece que da pra encomendar sim.

moog
Veterano
# jun/05
· votar


putz.. q doido cara... tomara q pegue isso... e seja bom tmb.. claro...


só naum sei aonde vo apoiar meu dedão?

http://www.lightwave-systems.com/images/3bass.jpg

uahuhauha

Mr Moses
Veterano
# jun/05
· votar


Q viagem!!

A pergunta é: pq não tem nenhum artista de ponta como WOoten ou Manring utilizando ainda??

Mas q tem td pra ser "lindo", tem!!

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


Carl Thompson
Um dia eu vou ter um desse, ahe. Por causa do Les Claypool e Stanley Clarke! =)


E muito interessante essa matéria, vou procurar mais coisa sobre isso tb.

vinsanity
Veterano
# jun/05
· votar


creio que a guitarra Variax usa esse sistema, talvez nao o mesmo, mas alguma coisa do tipo... tem tambem a captação de Piezo, usado pelo Petrucci, Lifeson e tal... sao umas paradas de cristal instaladas na ponte... mas nao sei bem como que funciona...

Eu Matei John Lenon
Veterano
# jun/05
· votar


O_O

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


ferjnando
Não cara, é só a forma como o som é captado que é diferente ;-) Não tem nada parecido com MIDI nesse lance não. Ah! E o sistema tem pra guitarra também, se não me engano... dá uma olhada lá no site.

bass_player
Você encomenda o baixo cara... daí, na hora você diz ao fabricante que quer o sistema LightWave. Eu entendi assim :-)

Mr Moses
Acho que ainda há uma certo paradigma quanto a esse sistema... assim como tudo o que é novo. Faço a mesma pergunta quanto à madeira... porque ninguém gosta de materiais alternativos? Fibra de carbono, grafitados...etc...??? Tudo bem que a madeira tem um puta timbre... mas tá cada vez mais difícil de achar madeira boa... acho que o ser humano já tem um medo característico de mudanças... eu já tenho um gosto especial por experimentalismo :-)

Quanto aos artistas top, eu acho que muitos deles usam e vocês nem sabem... o próprio Manring eu sei que usa vários tipo de opções diferentes... inclusive eu não duvido que ele já use esse sistema, pois ele só usa baixos Zon, que estão na lista da LightWave ;-)

Gabriel Simões
Veterano
# jun/05
· votar


Se ja reclamavam que captacao emg o som sempre parecia igual .. imagina agora ... hehehe
ja tinha visto os baixos do jerry drozhed (ta escrito certo ?) .... mas ainda fico com as boas e velhas/novas bubinas eletromagneticas ... =)

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


http://www.lightwave-systems.com/artists.html

Nesse link tem uns depoimentos e mp3 :-)

Ngm
Veterano
# jun/05
· votar


Caramba! Fiquei muito curioso com isso! Pena que provavelmente vou continuar curioso por um bom tempo....

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Ngm: "Pena que provavelmente vou continuar curioso por um bom tempo..."

HaHaHaHa!!!
Pode crer! Para nós, meros mortais, isso vai demorar pra virar uma realidade :-D

Gabriel Simões
Veterano
# jun/05
· votar


Tem uma outra questão importantíssima nesse sistema de captacao .... e o consumo de baterias ???? será que enfim vão começar a usar cabos de 3 pinos e adaptar pra q um deles seja um eliminador ? .... no futuro saberemos ...

Rafael Torres
Veterano
# jun/05
· votar


\o/ ...!!!

nukebass
Veterano
# jun/05 · Editado por: nukebass
· votar


Gabriel Simões
No caso eles usam uma bateria de lithium que, segundo eles, dura cerca de 15 horas + 2 horas na "reserva"
É uma bateria recarregável, e que é totalmente carregada em 1 hora.

O lance do cabo é uma boa idéia mesmo!
Tipo... microfones condensadores são alimentados geralmente via Phantom Power... porque não então um circuito ativo alimentado dessa forma? Seria show de bola mesmo! Equipamentos com Phantom Power podem enviar até 48 volts por um cabo balanceado ;-)

NESCAU
Veterano
# jun/05
· votar


Pra quem costuma comprar a Cover Baixo, na Ediçao nº9, página 29 tem a foto e o release de um baixo Lightwave.

Pra quem nao tem, ai vai o release do baixo com esse sistema:

"Os inovadores captadores fabricados pela Lightwave, com tecnologia de ponta (captaçao por meio de sistema ótico) que pode ser avaliada em diversos modelos top de linha de outras empresas, está apresentando sua própria linha de instrumentos. Cada baixo (4 cordas, stantandard a U$1.190,00; Deluxe e Ultra U$2.190,00) apresenta o sistema de capatação system-2 com eletrônica ativa, corpo em ash, e um hardware de excelente qualidade. O modelo Deluxe é fabricado em Flame maple, enquanto que o Ultra inclui um corpo fabricado em maple nobre."

O baixo até q é bonitinho, mas é estranho o fato de nao ter um captador visível....

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Esse é o problema da coverbaixo... ela é exageradamente superficial... :-/

Rafael Torres
Veterano
# jun/05
· votar


NESCAU
esse tipo de captador tem alguma coisa a ver com akela guitarra q tem um software q simula varios timbers d guitarras diferentes??...ja ouviu falar? me fugiu o nome agora,e tmbm os detalhes mais ela foi capa de uma cover guitar ou guitar player!naum lembro hja faz tempo

Mr Moses
Veterano
# jun/05
· votar


nukebass


[Acho que ainda há uma certo paradigma quanto a esse sistema... assim como tudo o que é novo

Isso é certo... as idéias pré-concebidas a respeito de td é q limitam as maiores inovações...

eu já tenho um gosto especial por experimentalismo

Tá falando com outro que gosta de novidade!! Hehehehe..

E outra questão: Será que os amplis e gabinetes de hj estão preparados para reproduzir tanta definição de som???

Abraços

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Mr Moses
No site eles dizem que pode ser usado em qualquer tipo de amp. Eles só recomendam você não usar nenhum tipo de Bass Boost, pelo fato da captação já ter um grave bem definido e acentuado.

HignocliuS
Veterano
# jun/05
· votar


E como que fica a questão do tipo de madeira usado na construção? Sera que influencia ainda?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Tecnologia] Esqueçam captadores magnéticos!!!