Qual a importância de um equipamento bom?

Autor Mensagem
Rafael Vaz
Veterano
# jun/05


Essa discussão começou em outro tópico, mas achei legal abrir um tópico novo porque o assunto é interessante. Isso foi o q eu escrevi no outro tópico, respondendo ao nuckebass:
Um equipamento ruim pode ofuscar um músico bom, mas um equipamento bom não pode fazer um músico ruim ficar bom, também acho q a prioridade deve ser melhorar a sí mesmo como instrumentista, mas é muito frustrante vc estudar pra kralho e chegar na hora de uma apresentação e o equipamento não deixar vc mostrar serviço, o q adianta vc tocar limpo, se o equipamento sujar o q vc está tocando? Sinceramente, eu fico incomodado em tocar em equipamento ruim e além de estudar a técnica e a teoria do instrumento, estou me esforçando pra melhorar meu equipamento e aprender a regulá-lo bem e encontrar a timbragem q eu desejo, porque pra mim, saber timbrar e regular seu equipamento também é uma parte muito importante da atividade de um músico.

HdP2
Veterano
# jun/05
· votar


Rafael Vaz
Cara, instrumento ruim pode te desmotivar tb, isso é péssimo cara. Falo isso por experiência própria, compre um Strimberg, achei uma merda, horrível mesmo, depois disso decido só comprar instrumentos top, valem cada centavo que custam.

FBassist
Veterano
# jun/05
· votar


um otimo musico nao é nada sem um otimo instrumento

Rafael Vaz
Veterano
# jun/05
· votar


HdP2

Tem isso também, muita gente desiste de tocar porque compra um instrumento ruim e desregulado, com a ação das cordas alta e acha o instrumento díficil de se tocar, mas não é o instrumento contrabaixo q eh difícil e sim aquele q a pessoa comprou q eh ruim ou desregulado ou ambos... tive sorte por ter começado num Giannini JB q estava muito bem regulado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/05
· votar


Embora eu já tenha visto caras com talento tocarem bem pra caramba com equipamentos tôscos, se eles tivesse equipos melhores tocariam melhor ainda.
Abç

izzystradlin
Veterano
# jun/05
· votar


isso aconteceu a uns minutos atras aqui....na festa a qual tocamos....minha banda (acústica) tocou mas o som naum colaborou..nossos instrumentos até q naum são ruins mas o som contratado pra festa foi o q matou...tava uma merda...ninguem ouvia ninguem e assim por diante...

assim como no trabalho onde o trabalhador necessita de condições para trabalhar bem e fazer andar a empresa o musico tb necessita das condições básicas pra mostrar aquilo q prepara para o público...

FDG
Veterano
# jun/05
· votar


eu não sou baixista,mas sei que isso vale pra qualquer tipo de intrumento,eu tive uma guitarra ruim durante um ano,sempre estudando sem desistir,agora que eu tenho uma melhorzinha me motivei mais,e estudei mais

BASSTANTE
Veterano
# jun/05
· votar


É isso aí galera!
O baixo e o amplificador são como marido e mulher. Tem que ser um casamento perfeito... pode ter umas briguinhas, mas devem ser feitos um para o outro.

Alexandre Borges
Veterano
# jun/05
· votar


E muito importante essa questão pois minha banda ja sofreu com esse tipo de situação, a gente foi tocar em uma festa de 15 anos e o contratente alugou um som tao ruim, mais tão ruim q foi até a gente que teve q regular, o nivel foi tão baixo que nem mesário tinha
Isso é o que acaba difamando a banda, o som passa a não estar agradando o povo que la prestigia a musica e o que acontece e que sua banda fica cornetada como ruim.

Gilberto Ribeiro
Veterano
# jun/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
· votar


Dou aulas desde mil novecentos e oitenta e alguns anos. Testemunhei algumas situações inquestionáveis.
Dei aulas particulares pra muito filhinho de papai abastado que não tinha amor ou sonho e morriam na praia sem aprender de fato; outros alunos abastados sem grande musicalidade mas dotados de enorme determinação alcançando objetivos pelo esforço; alunos que são pobres e frustrados por falta de oportunidades, até encontrarem um "padrinho" musical. Acontece não raro.

Quanto ao rendimento é claro que quanto melhor o instrumento na mão do estudante, maior será o resultado do aprendizado técnico e prático: o bom instrumento indiscutivelmente ajuda. Em contra partida, o inverso também é real; quando uma pessoa é determinada ou tem verdadeira PAIXÃO pelo seu sonho, afinidade musical, quando "a coisa tá no sangue", AINDA que o instrumento seja um saema com + de 30 anos e com "corpo de penico", o cara não vai desistir. Isto também é fato.

Já vi gente com excelentes instrumentos sem conseguir tirar o som deles... dá até angústia ver e permanecer ouvindo coisas deste tipo, pois o verdadeiro músico vai esgarçar até o limite físico/técnico da construção do instrumento para tirar o melhor som possível dele.
Alguns poucos casos (entre os muitos que ja vi), me proporcionaram lembranças inesquecíveis. Gente simples e humilde mas com uma musicalidade "monstruosa" tocando com tanto ânimo, ao ponto de gerar em mim inspiração pela alegria, musicalidade, atitude e pegada. O mínimo que posso dizer é que aprendi a admirar esses caras humildes que "tiram água da pedra". São verdadeiros músicos, tocam com paixão e fazem instrumentos toscos falarem de verdade, apesar da limitação.
POR EXEMPLO: quantos aqui começaram a estudar a técnica do baixo num violão por não terem um? E isto, durante anos?

ACREDITO SEM MEDO DE ERRAR QUE A UNICA COISA QUE NÃO PODEM ROUBAR DE NÓS SÃO OS NOSSOS SONHOS. NOSSOS SONHOS OS ABANDONAMOS.

Quem hoje colhe os bons frutos dos seus graves sonhou, plantou, regou e hoje colhe. E vai continuar colhendo, ainda que não viva profissionalmente de música.

Ainda que tenhamos que nos sujeitar aos piores instrumentos e amplificações. Queira Deus (e nós também) que não dependamos dos piores.

Rafael Vaz
Veterano
# jun/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar


O primeiro baixo q eu tive foi um Giannini JB, estava bem regulado e tive alguma facilidade no aprendizado, mas infelizmente ele foi roubado, entraram na minha casa e levaram o baixo e eu naum tinha dinheiro pra comprar outro, tive q ficar mais de um ano estudando baixo num violão velho com as cordas altas q tinha em casa q era do meu irmão...

FBassist
Veterano
# jun/05
· votar


POR EXEMPLO: quantos aqui começaram a estudar a técnica do baixo num violão por não terem um? E isto, durante anos?

eu sou um deles, treinava no violao e ia ensaiar com o baixo emprestado da igreja...

HdP2
Veterano
# jun/05 · Editado por: HdP2
· votar


Rafael Vaz

O negócio as vezes nem é isso, é que as vezes a pessoa tb se desanima por ter um contrabaixo de som ruim

Andre Passos
Veterano
# jun/05
· votar


Cara eu axo importante ter um instumento que te satisfaça, dai ve-se a situaçao: no começo vc tem um baixo tosco, ruimzinho, poh mas vc tb e tosco, sabe muito pouco e ainda tah procurando seu som, e o baixo te satisfaz; depois vc vai crescendo e eu axo importante adquirir um baixo, pleo menos , a altura sua...qdo vc vive de musica,ou precisa de um som "profissional" e jah tem as manhas, pega um baixo bom( e consequentemente caro), mas e claro q se ai vc pegar um tonante, vc vai tocar bem com um pessimo som(mesmo com sua pegada, q importa), e se vc tiver começando e pegar um fodera, "fodera"(heheheh), axo q e issu, ter um bom baixo e inevitavel, ams naum pense soh nissu, tem gente q vive pra isso, viva pra aprender mais, pra consequentemente ter um bom baixo, se deu pra intender, e issu...

marcioazzarini
Veterano
# jun/05
· votar


Um equipamento bom ajuda em muito na evolução do músico sim, mas um equipamento ruim não é impeditivo para que a pessoa possa tocar bem.

Tenho um aluno que após 1 ano tocando, ainda tem como instrumento um Tonante escala curta (aqueles com braço colado, tarrachas em plástico, mesmos captadores das guitarras desta "série").

Após alguns meses fazendo aula, ele está tocando legal, com uma pegada firme, está criando bastante nas músicas, porém algumas trécnicas ficam difíceis de serem executadas devido à qualidade do instrumento, como o slap, por exemplo.

Eu o aconselhei a trocar de instrumento, pois neste caso, está dificultando sua evolução. Mas independente disso, ele tem uma enorme força de vontade e dedicação ao instrumento.

HignocliuS
Veterano
# jun/05
· votar


Dependendo o equipamento vc perde até o tesão de tocar/estudar. Eu lembro quando tinha meu golden, dava até desgosto de pegar o baixo pra estudar.

DEMANO
Veterano
# jun/05
· votar


FBassist
Meu irmao foi assim, durante qse um ano... Soah que nois naum tinha nem baixo para ensaiar, ensaiava com o violaum msm... Botava o grave no max na caixa e o pau comia e naum aliviava...

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Não confundam... não quis dizer que músico bom pode mostrar todo o seu potencial num equipo ruim... o que eu quis dizer, é que de um equipo ruim pode-se tirar um som massa que dê pra o músico se expressar bem ;-)

Realmente, com um som/timbre ruim não dá... mas o talento do músico está também em saber tirar um som legal em qualquer situação. Cansei de tirar som meia boca de Hartke (não é pra menos que eu nem gosto desses amps...), mas já tirei som muito bom de Ciclotron sim! Como também já tirei sons muito legais de amps caros como os GK...

E outra... eu vivo dizendo: Efeito "baixista-bom" não vem em nenhuma pedaleira...

E por último: acima de tudo, o músico tem que saber o que quer!
Já vi muita gente em gigs dizendo pro operador de som que o timbre não tá legal... mas quando o operador pergunta qual a frequência ele quer que acentue/atenue ele fica caladinho... por quê? Porque não sabe nem sequer o timbre que está procurando... :-P

pagode alto astral
Veterano
# jun/05
· votar


mas quando o operador pergunta qual a frequência ele quer que acentue/atenue ele fica caladinho...


hauhauhahua caramba ja vi isso demais tb!!!!

Zer071
Veterano
# jun/05 · Editado por: Zer071
· votar


manjar de frequências é importante pra qualquer musico de qualquer instrumento principalmente pros baixistas
mas é um processo que leva tempoô me tocando na pratica no estudio com o analizador e cada estilo musical(e Setda banda) pede a atenuação ou enfase em determinadas frequências

Rafael Vaz
Veterano
# jun/05
· votar


Foda é quando vc diz pro operador de som, "acentua um pouco 1k" e ele faz uma cara q da pra ver q não entendeu do q vc tah falando... já toquei em sons tão toscos q o mesário não sabia nada de freqüencias e regulava pros rumos... e tem equipamento em que fica impossível tirar algum som por + q vc regule. Muitas vezes tem equipamentos muito bons, mas totalmente bixados, com os falantes estourados... eh foda, vc olha e fica todo impolgado "Êba, vou tocar num GK hj", pluga seu baixo e prrrrrrrrr, já toquei em sons q puta q pariu! E também já toquei em sons perfeitos, paredão zerado da hartke, sides de grave estéreo, com um mesário fodão, é lindo vc tocar com aquele som cristalino bem regulado... já ví baixistas marromenos aparecerem por causa de sons muito bons... e já ví instrumentistas fudidos desaparecerem por causa de um som ruim e mal regulado....

marcioazzarini
Veterano
# jun/05
· votar


nukebass
pagode alto astral
Zer071

A galera voltando à ativa! hehehe

Abração!

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


marcioazzarini
The Boys are back in the town!!! ;-)


Rafael Vaz: "...já ví baixistas marromenos aparecerem por causa de sons muito bons..."

Rapaz... eu também já vi... mas aparecem e mostrarem que REALMENTE são só +ou- :-P
Nunca vi ninguém tocar melhor por causa de um som :-)
Agora... músico bom ficar apagado por som ruim isso sim pode ser... é por isso que o músico bom tem que aprender a "tirar leite de pedra"... aí numa situação dessas ele vai saber contornar e tirar um som razoável mesmo de um som bosta.

P.S: só não dá pra tirar som legal de um auto-falante rasgado... nesse caso eu nem uso o amp... vou direto no P.A

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Essas minha fotos já são famosas aqui no FCC... a galera antiga vai lembrar ;-)

http://images2.orkut.com/images1/album/1/300/907300.jpg
http://images2.orkut.com/images1/album/2/300/907300.jpg

Nesse show que fiz no interior, toquei nesse amp e tirei um som muito legal! Principalmente na hora do solos de tapping :-)

marcioazzarini
Veterano
# jun/05
· votar


nukebass

E o pior é que a para o povão, a qualidade do som representa a qualidade da banda.

pagode alto astral
Veterano
# jun/05
· votar


marcioazzarini


A galera voltando à ativa! hehehe



aeeeeeee

pagode alto astral
Veterano
# jun/05
· votar


nukebass


Essas minha fotos já são famosas aqui no FCC... a galera antiga vai lembrar ;-)


poo e como esquecer ??? hauhauha

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


pagode alto astral
Knob dourado, prata, verde, rosa shock, ou estampas ácidas "a la" anos 70???

Hhaheuaheuaheuaehuaehau!!!

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Agora falando sério... duas coisas que mudaram minha filosofia a respeito de equipamentos:

1- No dia que toquei nesse cubo Staner da foto... impressionante... eu preferi esse Staner ao cubo Hartke que eu costumava tocar quando a gente ia tocar na TV Diário aqui em Fortaleza... JURO!!!

2- Depois de ver o irmão do Victor Wooten DETONAR numa Squier koreana eu mudei completamente minha visão de instrumento... é por isso que hoje eu digo: "Quem tem que ser profissional é o músico... não o instrumento"

É claro que se você tem grana não há problema algum em ter um instrumento que te possibilite mais opções...

Rafael Vaz
Veterano
# jun/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar


nukebass

Concordo, baixista marromenos só aparece pros leigos quando o som tah bom, pq pra quem entende, aí q dá pra ver q o cara é + ou - mesmo... Também concordo que não precisa ficar fissurado em equipamento top de linha, com um equipamento razoável dá pra tirar um som muito bom se você souber regular, é muito mais importante vc se preocupar em aprender a tocar bem e a regular do que em comprar um equipamento top, já ví um operador de som amigo meu q é um fera fazer milagres com um som meia-boca, e já vi outros fazendo um som top ficar muito ruim, mas claro que quando se junta músicos bons, um som bom, uma equipe de som boa e um mesário foda, o resultado é muito melhor. ps: Talvez irmão do victor wooten tenha colocado um seymour duncan ou um emg na squier coreana dele...quem sabe hein?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a importância de um equipamento bom?