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      【FIXO】 Harmonia Modal-Preceitos Basicos

      Autor Mensagem
      LeandroP
      Moderador
      # mai/06 · Editado por: LeandroP
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      emaj

      1)A inteção de preparação seria pro Em ou C7M?

      A intenção era preparar pro Em7. O C7M "quebra" esta preparação, mas devido a sua semelhança com o Em7, soa bem. Mas indica um "outro caminho".

      talvez a intenção tenha sido a de tensionar pra voltar pra tônica

      Me pareceu que a intenção foi de armar outra cadência ("outro caminho" que me referi acima). Repare que depois do C7M pinta o D7 e resolve no G. Veja que aí rolou um IV, V, I de G (sub-dominante, dominante, tônica). É uma cadência parecida com a II, V, I, porque esta também é subdominante, dominante, tônica.

      2)O fato do C7M ter o mesmo som que Em, é estudado por algum tópico dentro de harmonia? (por exemplo, são trítonos?) Ou basta simplesmente destrinchar cada acorde e verificar as semelhanças?

      O fato não são os trítonos porque eles não têm este intervalo (3 tons entre seus graus). É apenas inversão:

      C7M --> C, E, G, B (T, 3, 5, 7M)

      Em --> E, G, B (T, b3, 5)

      esta inversão omitiu o C, mas preservou o restante da tétrade. O Em7 tem o D adicionado, que no caso de C seria uma 9a... e aqui entre nós, as 9as quase sempre soam bem :)

      emaj
      Veterano
      # mai/06
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      LeandroPanucci[b][/b]

      Valeu! Esclareceu bastante.

      :)

      Ivanov_br
      Veterano
      # jun/06
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      tche, mandou bem na didática!

      emaj
      Veterano
      # jul/06
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      Oi pessoal,

      Tô com algumas dúvidas na harmonia da música Odara do Caetano Veloso.
      Encontrei aqui mesmo no cifraclub:

      =========
      Tom: E
      Intro: Em7/9

      Am7 D7/9 Em7/9
      Deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara
      Am D7/9 Em7/9
      Minha cara minha cuca ficar odara
      Am7 D7/9 C#dim
      Deixa eu cantar que é pro mundo ficar odara
      C7+ Bm7/9
      Pra ficar tudo jóia rara
      E7/9- Am7
      Qualquer coisa que se sonhara
      D7/9 Em7/9
      Canto e danço dara
      =========

      Lá vão as dúvidas:

      1) O tom é E ou Em?

      2) Se o tom for Em, qual é a função do D7/9? Tá substintuido o quê?

      3) Qual é a função do C#Dim? Tá substituindo o quê?


      Agradeço qualquer ajuda.

      Valeu.

      zegotinha
      Veterano
      # jul/06 · Editado por: zegotinha
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      desculpa fugir o assunto mas é o seguinte: eu tava dando uma olhada em uma musica do Chico Buarque
      cecilia_chicobuarque
      aí mem pintou uma curiosidade, em uma harmonia como essa existe alguma ligação comum entre todos os acordes(que não são poucos)(por campo, empréstimo, enfim.....) ou isso serio resultado do mais apurado felling do compositor.

      valeu

      Pedro Miranda
      Veterano
      # ago/06
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      Opa galera!
      Eu fiquei meio preocupado ao ler esse tópico... Eu sou completamente auto-didata e sempre fiz música tirando de ouvido o que eu canto no banheiro, nunca pensei em harmonia, estruturação... nada!

      Achei interessante todo esse esquema de tudo se encaichar e tal mas não entendi nada, a explicação foi muito teórica (não estou pedindo uma outra explicação!!). Só quero que me falem o que devo fazer, vcs acham que eu devo abandonar tudo e estudar?? E estudar muito... não entedi NADA! Sou filho de músicos bacharelados, mas eles sempre diziam que a teoria limita a mente do compositor... mas agora fiquei preocupado...

      Sou um bom baixista mas péssimo músico! Vou chorar, hehehehe!

      LeandroP
      Moderador
      # ago/06 · Editado por: LeandroP
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      emaj
      1) O tom é E ou Em?

      O tom é Em. O cara que mandou a cifra pode ter se descuidado e esquecido de colocar o "m".

      2) Se o tom for Em, qual é a função do D7/9? Tá substintuido o quê?

      Não está substituindo nada. O D7 ou D7(9) é o bVIIº grau de Em, ou o Vº de G maior, relativo de Em... tá tudo em casa aí. Mas ele não tem função dominante.


      Qual é a função do C#Dim? Tá substituindo o quê?

      Se você observar melhor, vai ver que o C#º está entre o D7(9) e o C7M. A função dele é bem clara --> ligar os dois acordes, usando aproximação cromática. Isto é muito comum com acordes diminutos. Você pode fazer o inverso também, ligar C7M --> C#º --> D7(9).

      LeandroP
      Moderador
      # ago/06
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      Pedro Miranda

      Estude intervalos, classificação de intervalos, e analise os intervalos das diferentes escalas e acordes que você conhece. Muita gente ignora os intervalos achando que já sabe que entre E e F, e B e C é apenas meio tom, o resto é um tom, e acha que já sabe intervalo e que se resume nisso. Intervalo é a base de tudo. Se você estudar bem intervalos, não será tão difícil assimilar outros assuntos.

      Sou filho de músicos bacharelados, mas eles sempre diziam que a teoria limita a mente do compositor

      Em parte eles estão certos, mas não deve levar isso ao pé da letra, tem que estudar. Eles não se formaram atoa, e ncertamente o que eles aprenderam deve ajudar e muito nas composições e interpretações.

      Jabijirous
      Veterano
      # ago/06
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      Sou filho de músicos bacharelados, mas eles sempre diziam que a teoria limita a mente do compositor

      entao me escreva uma opera sem saber teoria!!! impossivel, um coisa leva a outra!!

      emaj
      Veterano
      # ago/06
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      LeandroPanucci


      Valeu cara! Quebrou mais uma.

      emaj
      Veterano
      # ago/06
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      Lá vai mais outra:

      Jorge Ben - Ive Brussel
      ===============
      Tom: A

      D7M C7M A#7M A7M D7M C7M A#7M A7M
      Você com essa mania sensual ....de sentir e me olhar
      D7M C7M A#7M A7M D7M C7M A#7M A7M
      Você com esse seu jeito contagiante.... fiel e sutil de lutar
      Bm E/G# C#m F#7
      Não sei não, assim você acaba me conquistando
      Bm E/G# C#m F#7
      Não sei não, assim eu acabo me entregando
      D7M C7M A#7M A7M
      Pois está fazendo uma ano e meio amor
      ...
      ...
      ...
      =======================================
      Tenho algumas dúvidas nessa música:

      1) Não entendi a função do C7M posto que o tom é A.

      2) F#7 é apenas o dominante secundário, ou seja, é a preparação para o Bm? Acho que só pode ser isso, pois o F dentro do campo harmônico de A é menor (VI grau).

      3) A#7M é apenas uma aproximação cromática? Se sim, o curioso é que vc usa o mesmo tempo que os outros acordes no verso.


      Conto com a ajuda do fórum.
      :)

      LeandroP
      Moderador
      # ago/06
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      emaj

      Aí você deve tomar cuidado.

      Não conheço a música, mas me pareceu ter muitos AEM (acorde de empréstimo modal)

      D7M é IVº

      C7M é AEM (provavelmente modo lídio)

      A7M é a tônica

      C#m7 é o IIIº

      Bm7 é o IIº

      E/G# é o Vº invertido (mais fraco)

      F#7 é como você diz: preparação pro Bm7 --> Vº do IIº


      É como improvisar sobre: G7M e Bb7M... qual é o tom?

      XaMBs
      Veterano
      # ago/06
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      n to intendendo patavinas de nada kkkkkkkkkk
      cara tem certeza q essa é a escala maior de dó? :



      G------------------------------------------------------
      D------------2-4---------------------------------------
      A------2-3-5-------------------------------------------
      E--3-5-------------------------------------------------


      eu li na primeira pagina do topico isso...
      q eu saiba essa é a maior de sol...

      Rodrigues
      Veterano
      # ago/06
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      Ai cara ,se puder manda essas informações pra esse e-mail fazendo favor.
      abcdeguitarra@gmail.com
      Tem um pessoal que tá montando um site pra autodidatas e afins.
      Valeu!!!!!!!

      ludwig
      Veterano
      # fev/07
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      www.claudiogomesbass.homepage.t-online.de

      ludwig
      Veterano
      # fev/07
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      www.claudiogomesbass.homepage.t-online.de

      PseudoPunk
      Veterano
      # jul/07
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      Oi, eu sou bem iniciante, eu entedi como se faz a base, mas queria saber como solar, será q alguem poderia me exlicar usando como exemplo uma das bases mostradas na explicação?

      Minow
      Veterano
      # jul/07
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      PseudoPunk
      Aconselho que você use a busca
      por campo harmônico e escalas. Depois que já estiver entendendo, passe pra os modos gregos.

      wzinhow
      Veterano
      # jul/07 · Editado por: Moderador
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      Primeiramente peço ao moderador que nao apague o meu post, pois é sério e eu preciso muito divulgar isso.obrigado.





      *** NOTA DO MODERADOR ***

      Não apaguei seu tópico, editei.

      Não caia nessa. Quer dinheiro, vá fazer alguma coisa útil!

      E não polua os tópicos com lero-lero de dinheiro fácil.

      pcab
      Veterano
      # ago/07
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      Quero saber como eu fasso pra acompanhar uma musica tcada em (Sol maior) se alguem puder me ajudar eu agradeço.

      Tarracha
      Veterano
      # out/07
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      [quote]

      II: Dórico

      <pre>
      C----------------2-4-----------------------------------
      D----------3--5----------------------------------------
      A--3--5-6----------------------------------------------
      E------------------------------------------------------
      </pre>

      COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO II GRAU(DÓRICO)
      <pre>
      G--------------2--4-5----------------------------------
      D------2-3--5------------------------------------------
      A---5--------------------------------------------------
      E------------------------------------------------------
      </pre>
      [/quote]

      Onde pq tem um Eb ali?

      jkdias
      Veterano
      # out/07
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      Tarracha

      a primeira tab é um dó dorico, este possui Eb

      a segunda tab é um ré dorico, não possui Eb

      Jordão Vieira
      Veterano
      # jan/08
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      Olá camaradas!!!
      gostaria de saber se eu poderia fazer um solo em um campo harmonico diferente do campo harmonico da musica ex: uma musica em lá maior e o solo em lá menor frígio!!!!
      SE poderem incicar algum material que fale sobre isso ficarei agradecido!!!!
      valeu camaradas!!!!

      Mario Carteado
      Veterano
      # fev/08 · Editado por: Mario Carteado
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      puxa turma eu frequentava esse forum tempos atraz e era conhecido com ZEr071 mas perdi meu loguin hoje
      fiz outro pra entrar agora.
      Vocês sabem dizer se "pagode alto Astral , Nukebass, Ronim.Jr,Azzarini cintra,ainda entran aqui e um tal de Wooten tb rsrsr ? eu tenho tacado menos baixo e começei a cantar a uns 3 anos , se puderem dar uma olhada nos meus videos eles estão no YOUTUBE http://br.youtube.com/user/MCarteado

      moog
      Veterano
      # mar/08
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      Mario Carteado
      vc encontra a galera no orkut cara... o nuke (q tem tmb um belissimo blog de baixo) o azzarini.... da uma procurada...
      temos uma comunidade tmb... da uma visitada:
      http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3069417 (não sei se ja conhece)
      valeu cara.. abç

      vitorzanoni
      Veterano
      # nov/08
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      olha aí gnte!

      http://rapidshare.de/files/40929871/MODOS_GREGOS.xls.html

      Paulo512
      Veterano
      # nov/08 · Editado por: Paulo512
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      to entrando agora no ritmo do samba no contra baixo e estou tendo muita levada no contra baixo a muito tempo que venho trabalhando com tonica e quinta ja esta ficando enjoativo fica so no tum tum ....
      por favor me ajudem a sair desse tum tum...
      aceito qualquer ajuda....

      classicrock
      Veterano
      # jan/09
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      pois galera....
      olha.. eu tive um instrutor de contrabaixo em curitiba. na mozarteum
      estudei com ele uns 8 meses....muita coisa de mpb ele ensina com assim falados "acordes de contra baixo" maiores e menores.. tal
      primeira pergunta.. é assim mesmom??isso existe??
      eu notei que em todos os modos que vc se propuser a executar
      a principal dificuldade vais ser( no meu caso eu admito) a troca de posicionamento da digital na alternãncia das cordas, pois num baixo de 4 cordas teria quemudar a posição da mão esquerda( num baixo para destros) para alcançar as ultimas notas da escala... segunda pergunta... não é isso na prática o problema?? a execução??
      num baixo de 6 cordas a execução será idêntica à da guitarra??
      olha, desculpa eu me meter assim,mas não achei um tópico q falasse sobre esses assuntos...
      abraçao a todos.. valeu

      Osvaldojr
      Veterano
      # ago/10
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      E o modo menor melódico?
      A-B-C-D-E-F#-G#-A ?

      LeandroP
      Moderador
      # ago/10 · Editado por: LeandroP
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      Osvaldojr

      O que tem esta "escala" que você quer saber?

      Não confunda "modo" com "escala". Uma escala, através das inversões (ordem) dos seus graus, geram os modos, que são derivados desta escala, e por isso são chamados de "modos" (modo de organizar uma escala).

      A menor harmônica é uma escala, que gera outros diferentes modos ao inverter os seus graus (intervalos).

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