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      【FIXO】 Harmonia Modal-Preceitos Basicos

      Autor Mensagem
      jrcintra
      Veterano
      # jun/05
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      diegomontalvao
      Bom kra , o LOS HERMANOS utiliza MTO harmonia funcional... =)
      Esse topico eh sobre harmonia modal... uma introducaozinha basica.. mas ja vi que Leandro Panucci ja esclareceu sua duvida =))

      jrcintra
      Veterano
      # jun/05
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      AdrianoP
      Como o Leandro Panucci disse:
      Am (IIº), C (IVº), G (I) e D (Vº).

      Porem , ja que nao ha a caracterizacao das setimas , fica dificil saber o que que eh realmente essa harmonia: Am C G D
      Am pode ser II, III, VI , VII graus...
      C pode ser I IV V graus assim como o D
      Eh porisso q eu expliquei o lance das setimas....

      Porem , o que caracteriza o som de cada modo eh a sua propria sonoridade... eh a escolha das notas por assim dizer.... concordo com o q o panucci disse sobre ESCUTAR as diferenca de cada modo... eh mto melhor do que ficar decorando as caracteristicas da escala... pq veja bem...o MIXOLIDIO , LIDIO , DORICO , JONIO E ETC... nao sao bem ESCALAS , e sim SONORIDADES.... se vc tocar C JONIO e D DORICO , as notas vao ser IGUAIS , porem , nao eh tocando uma ou outra q vc vai dar a caracteristica sonora de cada escala , e sim , atraves do SOM PECULIAR que cada uma tem... c vc tocar soh as triades por exemplo , o som , em ambas as escalas , serao iguais... oq vc tem q saber aih , eh se acostumar com o tipo de sonoridade de cada escala.... COMO? por exemplo.. no BLUES , eles usam mto escala mixolidio - penta blues - e ateh dorico.... procura ouvir mais esse estilo saca?
      IRON MAIDEN , eles costumam usar em quase 100% das musicas , o EOLIO....
      e por aih vai....

      moog
      Veterano
      # jun/05
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      o material escrito pelo jrcintra esta disponivel em um arquivo pdf no site www.apostilasmoog.tk

      pra imprimir, etc... fica mais facil

      falowss

      Mulder
      Veterano
      # jul/05
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      Pessoal, uma duvida: O baixo sozinho pode puxar a sonoridade da música para o modo que quiser? Como eu faria isso, visto que eu não irei trabalhar com acordes?

      Mulder
      Veterano
      # jul/05
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      E outra duvida: Se eu quiser fazer algo em B Lócrio, seria a mesma coisa que fazer algo em C Jonio?

      jrcintra
      Veterano
      # ago/05 · Editado por: jrcintra
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      Mulder
      as notas de ambas as escalas sao as mesmas.. porem, trate os modos como a sonoridade...
      exemplo: o locrio nao eh uma escala(entre aspas).. e sim a sonoridade proporcionada pela segunda bemol e quinta bemol(mas principalmente pela 5a bemol, pois a 2a bemol tb existe no modo frigio) respectivamente.. alem de ser um modo menor....
      Tudo depende da MANEIRA como vc usa essas PECULIARIDADES que vao acabar desencadeando na sonoridade querida

      jrcintra
      Veterano
      # ago/05
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      Mulder
      Se vc encarar mto sob a otica de ESCALA tu vai c confundi e nao vai aprender nda....
      agora se vc encarar sob a otica da SONORIDADE... aih vc vai comecar a entender um pouquinho melhor e tal... e vai produzir mais resultado do q c eu vomitasse teoria pra mostrar conhecimento.. como mtos de outros foruns que deram as caras por aki ja fizeram...

      Guilherme Natel
      Veterano
      # ago/05
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      essa paradinha eh massa, aprendi ja ela
      faz um tempinho =)

      zegotinha
      Veterano
      # ago/05
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      Nesse exmplo de progressão (|D7M(IV) F#m7(VI) | E7(V) G#m7 5b(VI) | ( que o thiguitarhero postou) se eu partir do ré lidio nun vai dar na mesma se eu paritsse da maior (jonio) de lá? ou ñ por a tonica da progressão é o ré ( por isso que fica com a intenção de lídio) ?
      Ou seja, a pergunta é a seguinte: essa progressão tem a intenção lidio ou jonio? no final das conta acaba tudo na escala maior?

      AnDerSon_BoLLo
      Veterano
      # set/05
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      jrcintra

      Parabens pelo topico cara... salvei ele e li todo aki... muito bom... aprendi com ele... valeu Xau

      jr_cintra
      Veterano
      # out/05 · Editado por: jr_cintra
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      editado

      jr_cintra
      Veterano
      # out/05
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      Bom galera, esqueci minha senha, entao criei outra conta para postar aqui.

      UM OTIMO SITE DE LINGUAGEM SIMPLES QUE EXPLICA E EXEMPLIFICA O ENSINADO SOBRE HARMONIA MODAL:

      http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=598 PARTE I

      http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=628 PARTE II

      http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=778 PARTE III

      elvisinbrain
      Veterano
      # nov/05
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      alguem pode postar o nome dos acordes q cada modo oferece?

      tipo...o jonio eu sei q eh X7M...e os outros?

      jr_cintra
      Veterano
      # nov/05
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      Dórico: Xm6
      frigio Xm7(9b)
      lidio: X7M(4#)
      Mixolidio: X7
      Eolio: Xm7
      Locrio: Xm7(5b) ->acorde meio diminuto

      Mas isso eh mto relativo cara... vc tem q analisar a harmonia como um todo e nao somente os acordes.... pq um acorde separado pode nao dar intencao modal nenhuma, porem, analisando a harmonia como um todo, vc descobre que existe sim uma intençao...

      elvisinbrain
      Veterano
      # dez/05
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      soh pra ficar mais facil na hora de escrever... ate pq as notas sao as mesmas :N

      joaopaulonascimento
      Veterano
      # dez/05
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      muito bom

      tonbass
      Veterano
      # dez/05
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      cara parabens pela iniciativa agora gostaria de pedir que vc postasse tb sobre hormonia tonal se fosse possivel vlw mesmo

      zegotinha
      Veterano
      # dez/05
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      alguem aí ja ouviu falar em harmonia funcional ( li aqui no forum uma vez que é o tipo de harmonia que os los hermanos usa..,´so que procurei no google e ñ achei muita coisa....)

      tonbass
      Veterano
      # dez/05 · Editado por: tonbass
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      e ai jr cintra quando vai dar pra falar sobre harmonia tonal
      esse material foi muuuito bom

      Zer071
      Veterano
      # jan/06
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      que felicidade e entrar no forum e ver um topico tão legal vou voulatr a frequentar e aprender muito com vc obrigado Mr.Cintra e Mr.thiguitarhero
      [b][/b]

      FBassist
      Veterano
      # fev/06 · Editado por: FBassist
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      -teste-

      FBassist
      Veterano
      # fev/06 · Editado por: FBassist
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      -teste-

      Alastico
      Veterano
      # mar/06
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      FBassist
      teste?

      elvisinbrain
      Veterano
      # mar/06
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      teste (s.m. De testar) - Ato ou efeito de golpear objetos e/ou pessoas com a testa

      Alastico
      Veterano
      # mar/06
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      elvisinbrain
      iAUhiuAHiuHAhiUHA......boa..=P

      LeandroP
      Moderador
      # mai/06
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      as notas de ambas as escalas sao as mesmas.. porem, trate os modos como a sonoridade...

      (2)

      É nesta hora que você precisa esquecer a "parte matemática" da coisa e pensar somente na "parte musical". A parte matemática vem pra nos esclarecer as diferenças entre os modos, pelo lado teórico. Não devemos tocar teoria, devemos tocar música, pensarmos na sonoridade.

      emaj
      Veterano
      # mai/06
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      Ola,

      A música Flor do Futuro (tom: Bm), na versão do Simoninha, me deixou com duas dúvidas:

      1) Bm | C7M|
      * Não entendi essa substituição. Qual acorde o C7M substitui? Já que o C7M não faz parte do tom.

      2) D4/7 | G7M | F#m7(b5) | B7 | C7M | D4/7(9)
      * Não entendi qual foi a substituição feita pra que o B7 entre nessa progressão.


      Caso possam me ajudar com essas dúvidas, a cifra está em: http://www.cifraclub.com.br/cifras/wilson-simoninha/flor-do-futuro-s msht.html

      Valeu.

      LeandroP
      Moderador
      # mai/06 · Editado por: LeandroP
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      emaj

      Não entendi essa substituição. Qual acorde o C7M substitui? Já que o C7M não faz parte do tom.

      A música não está no tom de G maior?! Então C7M é o IVº grau, lídio.

      * Não entendi qual foi a substituição feita pra que o B7 entre nessa progressão.

      O B7 entra como V do VI, ou de Em. Faz parte de uma cadência II, V, I --> F#m7(b5) - B7 - Em7. Só que é uma cadência com resolução deceptiva. Esperava-se um Em, mas o que pintou foi o C7M. Agora compare o som do C7M e do Em e note com são muito parecidos.

      Não houve substituição de acordes na progressão.

      emaj
      Veterano
      # mai/06
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      LeandroPanucci

      Opa, valeu por ter respondido! Eu tinha falado com outro chapa. E ele afirmou que é bastante provável que o tom sejam realmente G.
      Ainda tô com umas dúvidas:

      1)A inteção de preparação seria pro Em ou C7M? Porque não ficou muito claro pra mim a harmonia tensionar pra um sub-dominante, no caso o C7M. É comum isso? Por outro lado, vc disse que o C7M tem um som parecido como o Em, talvez a intenção tenha sido a de tensionar pra voltar pra tônica (VI grau).

      2)O fato do C7M ter o mesmo som que Em, é estudado por algum tópico dentro de harmonia? (por exemplo, são trítonos?) Ou basta simplesmente destrinchar cada acorde e verificar as semelhanças?


      Valeu.[b][/b]

      emaj
      Veterano
      # mai/06
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      LendroPannuci

      Esqueci:

      3) "Faz parte de uma cadência II, VI, I -->F#m7(b5) - B7 - Em7" Essa cadência é seria no tom de Em, e não G. Correto? Então a música muda de tom nesse trecho?

      Valeu.

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