Jaco Pastorius..........

    Autor Mensagem
    maikonbass
    Veterano
    # abr/05


    pow acabei de assistir uma fita dele Modern eletric Bass, e o cara manda bem,mas realmente achei q era melhor, a nao ser q ele mostre em outros trabalhos, tipo o wooten e o Marcus miller para mim mandam melhor, as linhas do Wooten tem mais sensibildade ele encarna a musica nele e sem falar nos slaps, o Miller tb sem comentários....

    Fiz o comentário pq achei q o jaco sei lá era melhor q estes q citei acima, nao q ele nao seja bom , longe diisso, ele é o Jaco, apesar q nao época do jaco nao tinha tantas influencias e tecnologia com hoje né?

    Oq vcs acham? Soube duma historia:

    O Jaco tava tocando com um put# dum pianista daí o show tava lotado tipo era a vez do pianista solar e começou a arregaçar e o jaco simplesmente largou o baixo e saiu, e o pior é q nao voltou...

    E aí oq vcs conhecem do comportamento dele?

    (Pow tava afim d criar unm topico,heheheheh)

    valew

    Du Bass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    hehehe, o cara larga o baixo e num volta + ehehhee
    Tipo, quanto a ele em si, ele realmente não é melhor q o wooten, entre outros ae, num manjo muito desse caras, então num posso fikar falando muito, mas sei q ele realmente não manda + q o o Wooten :D

    Aracnídeo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu não conheço muito bem o trabalho do Jaco, mas o pouco que já vi tocando, posso dizer que pizzicato = ao dele eu nunca vi.

    Valew

    Alaney
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jaco Pastorius é referencia mundial... quase todos os grandes baixistas de hoje tem certa influencia do Jaco Pastorius (ex. Arthur Maia, Celso Pixinga.. etc...)

    Mas particularmente não gosto de dizer que tal baixista é melhor que outro ou coisa do tipo.... minha opinião quanto ao Jaco é que ele é demais... se melhor que outro vai depender de muita coisa... pois na minha visão cada um é melhor na sua praia... o Jaco de pizzicato é fera demais, já o wooten e o Marcus Miller de slap são feras, então o lançe é cada um na sua praia... por isso faço o seguinte: escuto de tudo.. rs

    Grande abraco pra galera do grave!!!!!

    black_h
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    nao é questao de os negos terem uma tecnica melhor, ow sei la q porra. o lance é que o jaco revolucionou o contra baxo e criou mta coisa de harmonizacao e o caralho, e todo mundo da geração depois dele foi e ainda é influenciado por ele. entao nao tem como tu comparar mto nao e para de falar merda! iaheiaehuae :D

    E sim, ele era todo orgulhoso...

    black_h
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sem falar, que ele criou um lance totalmente dele, quando tu escuta tu sabe que é jaco, nao tem como nao perceber! :)

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mas particularmente não gosto de dizer que tal baixista é melhor que outro ou coisa do tipo.... minha opinião quanto ao Jaco é que ele é demais... (2)
    Jaco e Wooten são "praias distintíssimas", realmente não dá pra comparar.

    Eu curto MUITO, mas MUITO mesmo Jaco Pastorius, mas pra falar a verdade, não é o tipo de baixista que você "engole"o som dele da primeira vez... Eu sou assim, as vezes demoro um pouco pra começar a gostar de tal banda ou de tal baixista, sei lá, tempo pra "digerir" a música... Aposto que quem ouve Wheater Report pela primeira vez também não gosta.

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    black_h
    Sem falar, que ele criou um lance totalmente dele, quando tu escuta tu sabe que é jaco, nao tem como nao perceber! :)
    Com certeza, acho que até um marciano saberia =)

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Gabriel_Bp
    · votar


    Aposto que quem ouve Wheater Report pela primeira vez também não gosta.

    é verdade...

    histórias sobre o Jaco tem por toda a parte... especialmente depois que ele começou a usar drogas afuuu. se tu quiser saber mais sobre ele acho melhor tu ignorar essa parte da vida do cara que é meio foda :(

    bass_player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu curto MUITO, mas MUITO mesmo Jaco Pastorius, mas pra falar a verdade, não é o tipo de baixista que você "engole"o som dele da primeira vez... Eu sou assim, as vezes demoro um pouco pra começar a gostar de tal banda ou de tal baixista, sei lá, tempo pra "digerir" a música... Aposto que quem ouve Wheater Report pela primeira vez também não gosta.
    (2)

    jjbass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    não dá para comparar Jaco com Miller nem com Wooten eram estilos diferentes , eu particularmente gosto muito de Weather Report e do Jaco e não gosto muito de Wooten. A grande questão é a seguinte:

    - será que wooten , miller, pattitucci , gary willis entre outros tocariam o que tocam hoje se Jaco não tivesse "revolucionado" o mundo do contra-baixo com seus solos???????

    particularmente acho que muita coisa não teria acontecido... estaríamos naquel TON DON DON de antigamente....

    dudi
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    6 perguntaram sobre o coportamento do jaco... no vim de sua vida ele ja estava envolvido com drogas e bebidas e morava na rua. nu final ateh o baixo ele ja tinha perdido, soh sobrou uma bola d basquete e a roupa do corpo.ele devia ta muito loko e resolvei entra em um clube d jazz q ele frequentava. ele chegou batendu a bola d basquete e o segurança (o filho da puta era novo no emprego)pergunto onde ele ia...ai ele flo q ia entra e entro batendo a bola. aconteceu alguma coisa num sei direito(ele deve t empurrado o segurança) eles começaram a briga....
    no dia seguinte o jornal trouxe uma lista kilometrica do q havia acontecido com o jaco(q ja tava morto):olho furado, costelas quebradas...tinha d tudo.

    isso em relaçao ao seu comportamento mas cmo baixista o cara era fudido. curto wooten pra caralho tamb, mas eh otro estilo.
    o fato eh q jaco mudou o baixo, ele " reinventou o baixo"

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jaco é ainda pra mim...o maior de todos.
    Não analiso um baixista simplesmente pela técnica dele...sou adepto do pensamento de que com esforço e força de vontade qqr um pode ser um wooten da vida...a unica coisa é que poucos decidem passar 1/4 da vida em cima de um instrumento como o baixo..é questão de gosto e amor pelo instrumento...mas se vc tiver a dedicação certa...vc chega lá. Tanto que tem mto baixista anonimo por aí que daria um pau nesses virtuoses de hj. Assim como eu conheco guitarristas que são músicos excelentes...capazes de tirar malmsteen de ouvido, mas não tem espaço na mídia simplesmente pq é 1 em 1000 que conseguem isso.

    Jaco tem personalidade no baixo, ele pegou o fretless dele e fez miséria...deixou todo mundo de boca aberta e ainda falou: "Eu sou o maior baixista do mundo". E é como já disseram...jaco é jaco no primeiro instante que vc ouve...pra mim ele sim é que tem FEELING. O resto é o que veio dps. Sem dúvida, victor wooten e cia tem muito mais técnica do que o Jaco (talvez não no pizzicato) mas pra mim não é isso que conta para um baixista ser bom. Preciso gostar do conjunto da obra do cara. Jaco é especial pq ele CRIOU o baixo elétrico moderno.

    Acho a mesma besteira dizer que Jimi Hendrix não é o maior pq Steve Vai toca mto mais que ele...as MESMAS explicações podem ser aplicadas.

    Apesar do Jaco ter sido fodão e tal...acho que 90% da influência dele foi no circuito dos virtuoses top mesmo e jazzistas e não acho que o baixo teria sido OOOUUUTRAAA coisa sem ele. Teria sido diferente, mas sem dúvidas ainda teríamos ótimos instrumentistas para nos espelhar/admirar. Vide boa parte dos baixistas do rock progressivo: Geddy Lee (rush); Cris Squire (Yes) e Greg Lake (Emerson Lake and Palmer). Só esse "power trio" influenciou mto mais o rock do q qqer outro e quer queira ou não...acho dificil alguém que ouve pixinga, wooten, miller, clarke 24hs por dia (dou os parabéns pra quem ouve). E a maior parte das nossas influencias que ficam no subconsciente é daquilo que agente tem mais prazer em ouvir...é isso que vai realmente refletir na nossa musica...composições ultra complexas sào de difícil aplicação e tendem a não "grudar" na nossa mente, só algumas o fazem (normalmente).

    Enfim, é isso que eu penso. Pra mim Jaco é o maior baixista e sendo ainda mais radical...Tony Iommi é o melhor guitarrista de todos os tempos e nenhum vai superar ele nunca! rs rs rs


    FLW

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    jjbass
    Acho impossivel q mesmo com o Jaco naum existindo estariamos tocando do modo daquela epoca, tenho certeza que evoluiriamos, nao com Jaco, mas com outros...mas jah que foi ele, sorte a nossa, pois ele revolucionou, nao queria ser um jaco 2, nao e meu estilo, mas tento aproveitar o que ele foi, um pouco, ele foi realmente otimo(mas se fosse mais humilde alvez ate gostasse...).

    rushrush
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    dudi
    Pô cara, não sabia q a morte do cara tinha sido tão dolorida. Eu sabia q ele tinha tomado um coro mas não sabia desses detalhes morbidos. Achei q ele só tivesse tomado um megatom no melão e iso para os braços do senhor.
    Q merda né galera.
    UM VIVA PRO JACO!!!!!!

    rushrush
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    VIVA O JACO!!!!

    rushrush
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    VIVA!!!!!!

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    o fato eh q jaco mudou o baixo, ele " reinventou o baixo"
    Desculpe-me mas não gosto desse termo "reinventar o baixo". Todo mundo diz que o ídolo reinventou alguma coisa. Paul McCartney, Stanley Clarke e por ai vai... Eu acho que ninguém inventa nada, segundo a lei de não sei quem, nada se cria, tudo se transforma. Há sim, um aproveitamento e um desenvolvimento de aquilo já existente... Até mesmo o Jaco assumiu, segundo a Cover Baixo, que ele observava certos baixistas que ele gostava, e incorporava/aprimorava suas técnicas.

    rushrush
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half
    O q tu me diz de Larry Graham?

    rushrush
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    VIVA O JACO!!!!!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    maikonbass

    Jaco pode não ter reinventado o baixo, mas sem dúvida nenhuma foi um divisor de águas na história de nosso instrumento...

    E outra coia: o cara tocava muito mesmo... Não se baseie em apenas uma fita pra tirar conclusões... Tanto q, Wooten e Miller são confessadamente fãs de Jaco.

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    rushrush
    Não conheço a ponto de dar opinião =D

    rushrush
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half
    Cara o Larry Graham é e foi o primeiro registro de um slap ou da intenção de um slap. Antes dele, nunca se tinha ouvido sobre isso. Até onde eu sei, posso estar enganado, me corrijam galera.
    O q quero dizer q até concordo com vc em relação de q nada se cria, mas em parte, um dia alguém inventou a sweep na guitarra, o slap no baixo e a caracterização de determinadas figuras rítmicas na música em geral. Acho q a música assim como todas as artes, se difere da ciência nisso. Não há formulas nem regras incontestáveis. Muitas coisas foram criadas e desenvolvidas a posteriori. Ou tu acha q as técnicas surgiram de um dia para outro? Eu sei q tu sabes q não. Então é isso.
    Um abraço.

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    rushrush
    Quando você referiu o Larry ao Slap eu lembrei quem é... Realmente o que surgem são TÉCNICAS novas, aí eu concordo contigo. Mas no caso do Jaco por exemplo, na minha opinião ele não inventou nada... Desenvolveu o pizzicato? Sim, claro, sem dúvidas... Inventou o fretless? Não, o instrumento sem trastes surgiu antes dos com trastes (visto baixo acústico).
    Eu só acho que o termo REINVENTAR ou INVENTAR é MUUUUITO forte na imensa maioria dos casos... Acho que, como já disse, o mais adequado seria "Desenvolver" ou "Aprimorar".
    Ressaltando que o Jaco é pra mim o número um...
    Numero um inclusive das minhas playlists =D
    Abração!

    maikonbass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ae pessoal desculapa a demora pra responder ae é pq nao entrei antes pq to com sono nesses ultimos dias.

    Eu nao conhecia o trabalho do Jaco, mas analisando as varias musicas q já ouvi dele percebi q ele era um otimo arranjador e tocava o baixo numa época em que o pizzicato era o bastante e c precisasse de slap ou tapping mesmo ssim ele seria bom, mas é q eu pensei q ele era mais como diria recente.

    Muito caras nao gostam do wooten, eu particularmente nao gosto do Japa do Dream Theter, as linhas sao muito normais tipo acompanhando a voz, mas muitos acras pagam pau,,, mas a tecnica do wooten é indiscutivel e gosto tb da musicalidade dele

    Acho q foi pessimo jaco ter sido duma epoca diferente da de hoje.

    OBS:O pior é q ele se tornou baixista acidentalmente, era baterista.

    Crie o topico pra saber um pouco mais da historia dele.

    valew pessoal

    rushrush
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half
    Pode crer, aí tu tá coberto de razão.
    Acho o Jaco um gênio e está entre meus favoritos, mas realmente ele não INVENTOU nada.
    Cara um guitarra fodão aqui de POA e fã do Jaco disse uma frase esses tempos que eu achei muito inteligente...
    Vejam bem galera, leiam e pensem o lado totalmente ilustrativo da frase
    "...O JACO FOI O KURT COBAIN DO JAZZ..."
    Cara eu sinceramente acho q o Cobain já foi tarde, mas o Jaco era meio maloquerão né, na video aula dele ele parece um mendigo, devia tá tri loco, agredia o baixo q parecia uma guitarra com drive, o cara não era nada politicamente correto mas nem por isso ele ofendia as pessoas.
    A diferença q o Nirvana foi a maior porra duma bosta q o mundo já viu, e o Jaco era gênio.
    Abraços.

    rushrush
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    VIVA O JACO!!!!!!!

    juninho bass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    o kra q falou q o wooten e o marcus miller mandam mais q o jaco com todo o respeito me desculpe só pra vc ficar sabendo jaco foi uma grande inlfuência pra esses 2 grandes baixistas e é influência para baixistas do mundo inteiro até hoje

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Galera, vamos pegar leve em subir tópicos muito antigos... daqui a pouco não teremos mais nenhum tópico corrente na página principal...

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    TugaBass
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    O jaco é uma referência para qualquer que seja o baixista, mesmo os contemporânios dele. Quem não gosta de Jaco Pastorius é porque não o entende, mas vai acabar por gostar... quando entender.

    Não se pode comparar Pastorius com V.Wooten ou M.Miller. São ondas e épocas diferentes... e os dois últimos aprenderam muito com o primeiro.

    Verdade seja dita: O Jaco era mesmo louco!!!!! Ele não batía bem da cabeça. E depois era muito alcoól, muita droga... e muita mulher, mas isso até nem tinha problema, mas acabou por morrer por isso, à pancada num bar...

    Mas, sinceramente acho que já temos em top activo, tópicos a mais sobre o Jaco... Não????? Mais vale escolher um apenas! Três são demais.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jaco Pastorius..........