Comparativo de instrumentos

    Autor Mensagem
    Wander Horongoso
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Wander Horongoso


    Com esse tópico estou querendo discutir um pouco sobre marcas/modelos e sua utilização em determinados estilos.
    Atualmente, possuo um baixo Cort NB4, captação bartolini passiva e circuito ativo (grave/medio/agudo). Toco numa banda de pop/rock, e tem um guitarrista que reclama que meu baixo nao tem peso. Concordo com o fato de que meu cort "puxa" mais para o médio-agudo.

    Pensando nisso, estou procurando outro baixo para comprar. Já vi Fender Jazz Bass, MM, Yamaha RBX774, Tagima, até achei um Ibanez RoadStar II por 1.500 (o qual já vi mtos comentarios positivos a respeito). A finalidade, como deu pra perceber, é ter um baixo com mais grave, que dê mais peso/corpo para as músicas. Como mtas bandas de rock utilizaram fender nas gravações, na minha opinião, é certo que Fender seria o ideal para manter a semelhança de timbre.

    Sem fazer qualquer consideração à estética do instrumento, mas considerando a tocabilidade/timbre/qualidade de hardware e madeira, gostaria do comentário de alguém que já tenha mais experiência com alguns instrumentos, para dizer o que vale mais a pena.
    Comprar fender, american, highway, ou se alguém conhece o timbre de um fender ativo, ou se é melhor comprar um passivo mesmo, ou de repente pegar um tagima e colocar uma captacao boa (EMG, etc), que teria um custo menor.
    Algumas pessoas dizem que madeira influencia no som, outras dizem que eh bobagem, q eh soh por um captador bom e tá valendo.
    Coloquei o comentario do tagima, pois meu professor comprou um tagima jazz por 1000 reais e gastou 600 em captadores, ficou uma blz, ao invés de eu gastar 2700 reais ou mais pra comprar um fender jazz passivo, e ter o logo Fender fincado no headstock.

    Particularmente acho meu cort mto facil de tocar, ótimo custoXbeneficio, mas acho que poucas pessoas devem conhecê-lo, pq isso eh questao de gosto/$$$.

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cara sinceramente... eu acho que a fender ultimamente anda se apoiando muito no nome que tem e não na qualidade dos instrumentos que anda produzindo. acho que a melhor opção seria pegar um tagima, que é um instrumento bem construído, e colocar a captação que você quiser, trocar as ferragens (ponte, chaves de afinação, nut...) e ainda assim iria fica muito mais barato que um fender, mas com um som extremamente pessoal, e na minha opinião, melhor.
    eu falo isso por que eu tenho um fender e se eu tivesse mais informação quando eu comprei o meu baixo com certeza não teria comprado da fender :(
    abraços

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Se puder, compre um Fender JB Modern 2004 que tem o peso que voce precisa com os harmônicos que baixo ativo nenhum vai conseguir te dar.

    Se voce gosta de Fender pesquise os modelos, pois tem timbragens que podem não te agradar ou ser incompatíveis com a sonoridade de tua banda.

    Fuja dos mexicanos, koreanos, e outros "squiers" da vida, pois genérico por genérico (e mais barato), o Shelter é muito bom; inclusive superior ao genérico da Tagima.

    Lembre-se de que os melhores baixos não se "apoiam" no nome que tem.
    Lembre-se de que os melhores baixos CONSTROEM o nome que tem.

    Andre Passos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Se vc gosta do som do fender tem q comprar fender, mas fender atual nao e nem de perto aquele instrumento como era nos anos 60 e 70, o negocio do fender atual e o preço, e muito caro pelo q oferece, se vc quer jazz bass e nda alem, eu se fosse vc compraria um tagima(mas daqueles modelos jazz bass, que nao sao mais fabricados) e colocaria o captador, depois colocaria pre, da sua vontade(emg, seymour duncan e bartolini, di marzio, rio grande sao boas opçoes, depende do timbre que vc quer tirar) e depende tb de vc neh, estudar ate tirar o som que vc quer; agora se o papo e versatilidade e opiniao propria mesmo, eu se fosse vc compraria um wood scorpion, que eh uma maquina e tanto, mas ai jah e otro papo...

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fuja dos mexicanos, koreanos, e outros "squiers" da vida, pois genérico por genérico (e mais barato), o Shelter é muito bom; inclusive superior ao genérico da Tagima.

    acho que se tu for desembolçar os 4000 reais de um baixo da fender tu vai acabar perdendo, pois se consegue coisa melhor mandando fazer um baixo em algum luthier, com as tuas especificações e tudo mais.

    Lembre-se de que os melhores baixos não se "apoiam" no nome que tem.
    Lembre-se de que os melhores baixos CONSTROEM o nome que tem.


    pois não é bem isso que eu tenho escutado das pessoas que mais consomem artigos da fender. da uma entradinha em www.talkbass.com e lê um pouco por la as opiniões de pessoas muito mais experientes que eu e tu...

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    Gabriel_Bp disse:"pois não é bem isso que eu tenho escutado das pessoas que mais consomem artigos da fender. da uma entradinha em www.talkbass.com e lê um pouco por la as opiniões de pessoas muito mais experientes que eu e tu..."

    Pois é, mano... dei uma olhada lá. Mas quando falei dos melhores baixos eu não faler melhores marcas. Isso sim é besteira. Cada fabricante tem sua linha de baixos, e as vezes cria um instrumento muito bom. Um ou outro fabricante mais sortudo e dedicado consegue construir um baita instrumento e faz nome com ele. O Fender foi assim e vários outros também. Não significa que também não tenha instrumentos fracos.

    Uma alternativa "barata" seria tentar uma réplica americana da fender. Tem sonoridade superior, semelhante a do original e seu preço é bem menor, por ser réplica. Na hora de revender ele terá seu valor de mercado (de réplica) mantido.

    Pense numa banda que voce goste. Em um CD com 14 músicas, uma "É" A MÚSICA, outras voce "gosta", outras "passam" batidas. É, mal comparando, assim também com os instrumentos. Existem excelentes opções de luthier com sonoridades maravilhosas, outras medíocres, depende do que voce pode pagar. O DIFÍCIL mais tarde, quando o carinha quiser vender o seu, será achar quem PAGUE o que o instrumento realmente vale, concorde voce comigo ou não.

    Marcos Barreto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu tb acho que os fender`s ultimamente só tem se apoiado no nome.

    Half
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Half
    · votar


    eu acho que a fender ultimamente anda se apoiando muito no nome que tem e não na qualidade dos instrumentos que anda produzindo.

    mas fender atual nao e nem de perto aquele instrumento como era nos anos 60 e 70

    Não concordo muito com isso não... Acho que o X da questão é que raramente chegam instrumentos TOP da Fender aqui no Brasil... Estamos acostumados a ver nas lojas só American Highway ou até mesmo American Series (o Standard novo)meio fuleiros. O American Highway já é meia boca de natureza, já os American Series, acredito que os que venham pra cá sejam "menos selecionados" do que os que vão pro mercado norte-americano. É claro que um bom Fender novo é sim diferente de um bom Fender antigão, mas acho que o degrau não é TÃO GRANDE ASSIM.

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Claro q nao cairam em qualidade, concordo com o Half de que os q chegam aqui(por causa dos preços) sao series mais simples, mas para vc ter um fender, q seja FENDER realmente, teria que ser uma serie top, e que lah nos EUA jah saem muito caros, ou seja, a questao em si eh...sera que vale a pena comprar um fender standard, soh por ser fender, por um preço que vc conseguiria comprar baixos muito melhores??Agora se seu sonho for um fender, compra, mais o custo beneficio, pra mim, tah quase igual fodera, e lindo e unico...mas eh MUITO CARO!!

    Wander Horongoso
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Valeu pelos coments. Pelo que deu para perceber, realmente para comprar um fender bom tem que ser uma coisa mais cara...ou partir pra outras marcas...
    pelo que andei vendo por aí, parece-me que uma boa alternativa é fazer um baixo num luthier, e de confiança claro.
    Valeu!!

    torres
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá Pessoa, desculpe mas pegando o gancho da pergunta do amigo Wander, gostaria da opinião de vocês quanto ao Condor BX 12 ou BC 400.
    Por favor me responda eu também estou na mesma situação querendo comprar um bom instrumento.
    desculpe Wander.

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bx12 e muito mais ou menos, os de serie BC sao superiores, mas nunca toquei em um bc-400, tinha sim um bc-5000 e gostava, mas captaçao naum era lah essas coisas e a distancia das cordas tb naum gostava...mas cara, isso e de cada um, vai lah testa e nao importa com nda q falem...se vc gostar, agora tem sempre aqueles negocios, na epoca 3 tarraxas minhas destruiram, e fraca a tarraxa, mas pelo preço e bom.

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    E muito bom fazer um baixo em um lutheir se vc souber a madeira q vc gosta, a captaçao, o som em si, entao vc deve ser bastante experiente nesse assunto, nao e chegar lah e pedir qq coisa...e uma obra de arte, eu indico vc fazer soh qdo soubesse o q quer...

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mas para passar pra frente baixo de luthier eh um pouco mais complicado, nao?

    Willian Ferreira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Compra um EAGLE!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparativo de instrumentos