Duvida sobre o braço. Qual a diferença das escalas?

    Autor Mensagem
    bassjunior
    Veterano
    # fev/05


    Ae galera dos graves, td blz! To com um monte de duvidas sobre o braco baixo. Tipo, qual os tipos de braco q tem (eu vejo muita gente falando de ROSEWOOD, naumseioquelawood e outros) e qual vcs preferem?
    E os trastes. Jah ouvi falar de jumbo mas nem sei o q eh isso, se eh marca ou modelo... Quais os melhores tipos de traste? E o q seria ESCALOPADO?
    Vlw ae galera, conto com suas respostas!!!

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Rosewood não eh o braço e sim a escala (madeira escura onde tem as trastes) mas existe outras madeiras tbm q usam na escala, mas a mais comum eh a Rosewood.
    A maioria dos braços são Pau marfim, mas sobre trastes não conheço nada!

    bassjunior
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Claudio Zotelli
    E quais as caracteriscas da rosewood. Quero saber pra ver se a escala do meu baixo eh essa.
    E alguem sabe o nome das escalas q tem o espelho(q eh a parte da frente, onde ficam os trastes) reto e os q saum meio arrendodado?

    Gui
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bassjunior
    o rosewood eh escura...marrom escura, da um timbre mais encorpado
    tem o ebano (mto dificil de encontrar) ela eh quase preta e tem som bem encorpado tb)
    maple (ou pau marfim), escala clara, da msm cor do braço em si...da um som mais brilhante

    jumbo eh modelo de traste, a marca q mais falam de trastes eh a dunlop!

    Mayzen
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bassjunior
    Fala, kra! qnt ao lance dos braços e escalas, a galera aí já adiantou um poko p vc! é isso, tem um monte d madeiras q podem ser usadas.. rosewood (seria jacarandá), ipê, pau-ferro, ebano, marfim..cada uma puxa p um tipo d som.. ñ existe a melhor.. e sim a q vc mais c identifica.. cada um tem um gosto! o lance dos trastes o "Gui" já falô! e escalopado é um termo q usamos para falar d escalas em q "comemos", desgastamos, afundamos um pouco as casas para q facilite, principalmente, a execução d solos. e outras tecnicas em geral! vlw??

    Mayzen
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    certo?

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    E alguem sabe o nome das escalas q tem o espelho(q eh a parte da frente, onde ficam os trastes) reto e os q saum meio arrendodado?

    Estou com essa dúvida. Quais as vantagens e desvantagens da escala reta e da arredondada?

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    maquiro
    sobre as escalas arredondadas e retas, eu me lembro em um workshop q eu fui sobre guitarras, que o cara colocou lado a lado uma ibanez e uma fender...

    a fender strato mais vintage, tinha a escala mais curvada, segundo ele era muito mais confortavel pra tocar (principalmente pra fazer pestanas), mas em compensação, pra se fazer solos rapidos, ela atrapalhava um pouco....

    ja a ibanez (sei la q modelo, nao gosto de guitarras com tremolos flutuantes e outras coisa mto moderninhas), tinha a escala completamente reta, o que segundo ele era horrivel pra se levar uma base de uma musica por exemplo, mas na hora de fazer solos rapidos era uma maravilha...


    isso pra guitarra... nao sei se o mesmo se aplica ao baixo...

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    conehc
    isso pra guitarra... nao sei se o mesmo se aplica ao baixo...

    Deve ser o mesmo princípio para o baixo. Obg pela resposta, era isso mesmo que eu precisava saber.
    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre o braço. Qual a diferença das escalas?