Qual Timbre indicado para cada Estilo Musical?

    Autor Mensagem
    José Mário Zanini
    Veterano
    # fev/05


    Bom, geralmente ouço dizer que cada estilo requer um baixo diferente, intaum eu gostaria de saber qual timbragem usar para cada estilo musical, e qual contrabaixo mais indicado para cada estilo.

    Os estilos são:
    Rock:
    Reggae:
    Funk:
    MPB:
    Pop:

    E caso queiram adicionar mais algum estilo, fiquem a vontade...

    Flw!!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    José Mário Zanini

    Fala irmão...

    Bom.. No meu modo de ver, eu colocaria desta maneira:

    Rock: Timbre com graves maneirados, médios estalados, e agudos não muito estridentes. Mas depende da vertente do rock, mas para mim seria o timbre dos Precision ou até mesmo dos Jazz Bass.

    Reggae: Timbre "gordo", com bastante grave, médios moderados e pouco brilho.


    Funk: Para tocar funk, curto muito o timbre do Jazz Bass, porém com um leve acento nos médio-graves.

    MPB: Timbres mais "aveludados" ou fretless. Depende da música.

    Pop: Para os Pop´s eu prefiro os timbres mais modernos. Os timbres que tiro com meu SR885 caem como uma luva.

    Man Well
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    hauhauha.... me amarro nisso... quando tocar baixo d maneira decente, e tiver um bom baixo, quero fazer muitas pesquizas em cima d equalizações.... na minha inexperiente concepção fica assim:

    Rock: um belo grave, mas com moderação pra não embolar com o bumbo. menos médios e um agudo pouco mais caprichado. ah, e o balanço dos captadores pouco mais concentrado pro braço q tem bons médio-graves.

    Reggae: nesse eu colocaria um grave mais comportado, botava um médio no flat, um agudo tb num flat, e balanceava mais pro captador da ponte q tem mais médio.

    Funk: bicho, esse é um estilo que fica gostoso se tiver um médio caprichado, um grave acima do flat mas não muito, um agudo legal sem exageros (pra slap) e um balanço no meio dos captadores ou em ambos.

    MPB: esse tem que ser redondinho. frequências equilibradas sempre, mas com um pouco mais d graves e agudos se quiser mandar um slap hora ou outra. balanço no meio.

    Pop: viche... no pop mistura tudo aí de cima... eu como gosto d misturar com influências d rock e black music, eu boto o balanço no meio, mais graves, mais agudos, e médio no flat. fica um baixo gordo e um slap d boa presença.

    claro q isso é pra um baixo ativo. é meio chato regular a sonoridade num baixo passivo, mas dá pra ter uma idéia pensando nas frequências... estou ansioso pra conhecer as regulagens dos gigueiros do cifraclub!!! aqui tem muita fera!!! ehehhehe.....

    zegotinha
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu sei q é uma bosta ......mas alguem ta ligado um timbre da hora pra tocar axe?
    precisaav saber antes do carnaval.....

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    zegotinha

    Estou tocando axé agora... Peguei uma Gig excelente pro Carnaval...

    Vamos lá então:

    Axé: Como neste estilo tem muita percussão, vc não deve exagerar nos graves do baixo, senão embola tudo. É legal deixar o baixo com uma boa presença, e explorar de forma bem dosada os médios e médio-graves, para que o baixo apareça bem, pois quem dá o suingado neste estilo de música somos nós. Tente deixar o baixo com um som bem médio grave, meio anasalado até, para poder atravessar as frequencias da "percusseira".

    zegotinha
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    marcioazzarini
    valeu ..... é que é o meu primeiro carnaval tocando! hehehehehe

    Gui
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Rock: geralmente com mtos medios...soh o cap da ponte com o tone no minimo!
    Reggae: grave, mto grave...quase embolando...cap do braço+tone no minimo
    Funk:medio grave...mas com brilho...cap do braço+tone no maximo
    MPB:grave moderado...mas com pouco brilho...cap do braço+ponte+tone no minimo
    Pop: hum...acho q todos...o pop vc acaba tendo q usar d tudo...mas geralmente eu uso o cap do braço, com um pouquinho do da ponte e coloco o tone no meio...

    vale lembrar q meu baixo eh passivo e o meu ampli eh tosquinho...a regulagem no ampli eu uso:
    bass: 7
    mid: 8
    treeble: 6

    feião
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BEM PARA TOCAR ROCK EU GOSTO DE UMAR O MEU PRECISION POIR OS GRAVES E MEDIOS SÃO BEM PRESENTES, PARA TOCAR REAGGE JA GOSTO DE USAR MEU TAGIMA TG 606 , POIS TEM GRAVE DE SOBRA, DEIXO O BALANÇO UM POUQUINHO PARA O CAPTADOR DA PONTE, E EQUALIZAÇÃO TODA EM FLET. PARA FUNK NÃO TEM MELHOR QUE MEU MUSIC MAN LUTHIER, O CAPTADOR DELE QUE SE POSICIONA PERTO DA PONTE SEM UM MEDIO GRAVE COM MUITA PRESENÇA, GOSTO DE USAR BAIXOS ATIVOS QUASE TUDO EM FLET, PARA NÃO EMBOLAR MUITO, QUANDO PRECISO DE ALGO MAIS DOU UM POUQUINHO DE GRAVE, MAS POUCA COISA, PARA O POP, GOSTO DE USAR O MUSIC MAN OU O JAZZ BASS, MAS DEPENDE DA MUSICA, NO MAIS RESUMINDO OS BAIXOS ATIVOS SÃO BONS, MAS O CERTO É UTILIZAR AS REGULAGENS NO MEIO, FLET, AI VC VE O QUE TA PRECISANDO, JA OS PASSIVOS USO NO PAU, E ADICIONA ALGO MAIS NO PEDAL EQUALIZER OU NO COMBO. ESTA É MINHA OPINIÃO.

    Man Well
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    zegotinha
    eu sei q é uma bosta ......mas alguem ta ligado um timbre da hora pra tocar axe?

    axe? o desodorante?

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    axe? o desodorante?

    Vai vê qui é pra "disfairçá" o "aroma" do baixista, uai ...

    Gui
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    axe? o desodorante?

    Vai vê qui é pra "disfairçá" o "aroma" do baixista, uai ...

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    acho q eh pra num deixar o dedo cheirar mau depois de ter soltado tanto suor!

    zegotinha
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    afffffffffff

    NESCAU
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Rock: Gosto de um timbre médio proveniente de um captador precision (semelhante ao de billy sheehan) com um agudo na medida ( nao muito brilhante, a nao ser que seja pra tocar iron)

    Reggae: Médio grave sem agudos tocados num baixo com pickUP JaZZ

    Funk e Pop: Médio grave BEM RONCADO com agudos nao muito brilhantes, tocados num MM

    MPB: faço minhas as palavras do marcioazzarini: "Timbres mais "aveludados" ou fretless. Depende da música".

    Pagode: Médio, sem muito grave e sem muitos agudos, senao embola com o surdo e o bumbo.

    Axé: Médio com um pouco de grave e um pouco de agudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual Timbre indicado para cada Estilo Musical?