Alguém me explica?

    Autor Mensagem
    deep purple fan
    Veterano
    # jan/05


    Alguém pode me explicar a diferença entre os tempos? o que 4/4, 6/4 12/4, e como se lê e toca os tempos diferentes?Obrigado.

    LuCaSbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    4/4 saum quatro quartos, 6/4 eh seis quartos e 12/4 eh doze quartos... agora uma explicaçao completa eh dificil colocar por aki...

    deep purple fan
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mas qual é a diferença entre eles?

    black_h
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    acho que o jeito mais facil de tu sacar eh pegar o guitar pro e colocar os compassos la e mandar ele tocar com o metronomo, eu tenho um lance q explica bem certinho aqui mas ta em xerox
    :(

    LuCaSbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    normalmente o rock usa 4/4... pega akela musica "with or without you" do u2... ouça o baixo, cada nota diferente eh um compasso... observe q ele toka 8 vez em um compasso, no rock eh bem comum isso, em cada quarto se toca 2 vezes, por isso tem 8 "tocadas" em um compasso soh... putz, essa explicaçao ficou horrivel, mas vai mesmo assim

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    deep purple fan

    4/4: 4 beats por quatro compassos;

    6/4: 6 beats por 4 compasos;

    12/4: 12 beats por 4 compassos;

    O beat é isso mesmo q vc pensou. É representado por um "click" do metrônomo.

    Geralmente o compasso é fechado a cada beat mais forte do metrônomo.

    deep purple fan
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    E o que é um compasso?

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    deep purple fan
    Já escutou aquele "one, two, three, four!" dos Ramones? Então, isso é um compasso, hehe!

    É uma unidade de tempo q se repete... Tipo num tempo 4/4, vc fica contando durante a música: 1-2-3-4, 1-2-3-4, 1-2-3-4, 1-2-3-4... Cada compasso, possui quatro batidas (beats)... Agora leia o post do marcioazzarini acima do seu q vc entenderá.

    deep purple fan
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: deep purple fan
    · votar


    Bico
    marcioazzarini

    Valeu o apoio aí galera. Mas tenho mais uma pergunta: No caso de Money do Pink Floyd, a base do solo tem variação de tempo na terceira parte do solo, e eu sempre me perco, acabo indo pelo ouvido e como já ouvi diversas vezs a música, eu sei quando sai a escala, mas a base fi ca diferente no tempo. O que devo fazer?

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Quando vc escreve por exemplo, 2/4, (ou outro compasso qualquer), vc está dando duas informações:

    - Unidade de Tempo - U.T.
    - Unidade de Compasso. U.C.

    A primeira figura (2) no caso, determina a U.C. , ou seja, se o compasso é BINÁRIO, TERNÁRIO, QUATERNÁRIO ou COMPOSTO.

    A segunda figura (4) no caso, determina a U.T. , a figura musical que valerá 1 (hum) tempo do compasso que voce escolheu.

    Então no caso lê-se assim: Compasso 2/4 = compasso BINÁRIO com a U.T. (unidade de tempo) = semínima.

    E quanto ao 4/4 ser o compassso do rock, é balela. Cada música tem sua característica e na hora da escrita um compasso pode ser melhor - ou não - que outro. A verdade é que pra gente tudo é mais fácil pensando em um compasso de 4 tempos.

    Abraços.

    deep purple fan
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    E é obrigatório um metrônomo para tocar no tempo certo?

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    deep purple fan disse:
    E é obrigatório um metrônomo para tocar no tempo certo?


    É obrigatório voce ter um metronomo dentro da cabeça, se quiser ser levado a sério por qualquer músico sério. Se voce não tem o "beat" seguro na cabeça, é melhor treinar - e muito - com o metrônomo. Será legal voce começar a estudar com o metrônomo na "semana passada". Deu pra entender?

    Abraços ; )

    deep purple fan
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro

    Todo metrônomo é caro?

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    deep disse:
    Todo metrônomo é caro?


    Não é não. E tem pra todos os gostos. Se voce tem computador, existem até softwares na rede que simulam. Se procurar vc encontra. E o melhor: não vai pagar nada por isso.

    luiz_hbf
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olha aí um link pra você baixar o metrônomo e mais algumas outras coisas interessantes
    http://territorio.terra.com.br/canais/emt/downloads/

    thebassx
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    acho q um jeito melhor de pensar eh nas figuras mesmo
    a figura q representa um quarto de tempo eh a semiminima.
    entao quer dizer q num compasso de x/4 cabem x semiminimas.
    ja a q representa um oitavo de tempo eh a colcheia
    entao em x/8 cabem x colcheias e consequentemente o metronomo vai ter um beat mais rapido pq ele vai tar batendo a cada oitavo de tempo de um compasso e nao a cada quarto.
    supondo um compasso de 4/4 a 60bpm. ele vai durar 4 segundos, e cada batida vai se dar em um segundo.
    jah um compasso de 2/4 a 60bpm vai durar 2 segundos.
    um compasso de 2/8 a 60 bpm, vai durar 1 segundo
    um compasso de 2/16 a 60bpm vai durar meio segundo ...
    um compasso de 2/32 a 60bpm vai durar 1/4 de segundo...
    um compasso de 2/n a 60bpm vai durar 1/x segundos onde x e' n/8. hauheuaheauehauehea

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    thebassx disse:
    acho q um jeito melhor de pensar eh nas figuras mesmo
    a figura q representa um quarto de tempo eh a semiminima.


    Mano, não é por aí não. Tá errado mesmo. A U.C (Unidade de Compasso = aquele número que fica embaixo; facilitou?) é ELE quem determina o tempo de duração das notas. Uma semínima, pra usar o exemplo que voce citou, vale 1 tempo num compasso de 2/4, 3/4, 4/4, qualquer compasso em que a UC seja = a 4.

    Se a UC for igual a 8 por exemplo, quem valerá 1 tempo será a colcheia e consequentemente a semínima valerá 2 tempos dentro do compasso. Tudo depende do compasso em que a partitura foi escrita.


    Se a UC for igual a 16 por exemplo, quem valerá 1 tempo será a semicolcheia e consequentemente a semínima valerá 4 tempos dentro do compasso. Tudo depende do compasso em que a partitura foi escrita.

    Só pra constar: o que determinará se uma nota durará "um segundo", "meio segundo", ou sei lá que tempo menos - ou mais, será o ANDAMENTO escolhido para a execução, independente dos valores escolhidos para UT e UC

    Dê uma revisada nos conceitos que vc postou, pois quem te ensinou precisa aprender ANTES de sair ensinando.

    thebassx
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: thebassx
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    amigo, acho q vc nao entendeu o q eu quis dizer ou eu nao soube me expressar ateh pq eu nao faço aulas (Essas coisas de teoria ando estudando or um livro de um cara chamado Bohumil Med) e talvez meu vocabulario tenha sido pouco tecnico. mas o q eu quis dizer eh a semiminima vale UM QUARTO de tempo do compasso todo. qndo eu digo tempo eu digo o tempo (relogio) q o compasso (cada quadrinho da pauta) leva pra terminar...se a unidade de tempo do compasso eh 1/8 (colcheia) o beat vai se dar a cada oitavo do *tempo de duracao* de todo o compasso. o numero de cima indica qntas figuras dessas de 1/4 , 1/8, 1/16... 'cabem 'dentro de um quadrinho. no caso eu acho q a minha matematica ali em cima tava certa pq eu tava exemplificando com o ANDAMENTO a 60 BPM.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Se não fui legal com voce me perdoe, não foi minha intenção. Não vim pra criar caso com ninguém. Tudo bem pra voce?

    Quanto ao livro do Bohumil, ele é excelente. Tem dois pra iniciantes - um que foca SOLFEJO e outro que foca RITMO. Conselho: caia dentro que voce tem tudo a ganhar, nada a perder.

    Abraços!

    Sérgio Melo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    deep purple fan
    Amigo baixista, a melhor coisa que você faz é procurar um curso de teoria musical em sua cidade. Se sua cidade for pequena e não tiver um curso de música bem organizado, procure a banda de música da prefeitura e estude teoria musical com eles. Estou dizendo isso por não saber de onde você é. Por mais que nossos amigos se esforcem aqui, teoria musical se aprende é ao vivo. Mas não é nada demais, é só uma questão de treino, boa sorte

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    deep purple fan
    Amigo baixista, a melhor coisa que você faz é procurar um curso de teoria musical em sua cidade. Se sua cidade for pequena e não tiver um curso de música bem organizado, procure a banda de música da prefeitura e estude teoria musical com eles. Estou dizendo isso por não saber de onde você é. Por mais que nossos amigos se esforcem aqui, teoria musical se aprende é ao vivo. Mas não é nada demais, é só uma questão de treino, boa sorte


    Concordo. Até da para explicar aqui mas privaria você de procurar uma aula de teoria (que é bom saber) e para realmente sair explicado demoraria muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém me explica?