Ligação do humbucker

    Autor Mensagem
    IgorSp3
    Veterano
    # jan/05


    eu tenho um baixo crafter com apenas um humbucker e ao abrir ele hj notei q posso fazer diversas configuraçãoes com os fiosinhos la, bobina simples, as duas juntas etc, eu queria saber se posso colocar alguma chave para selecionar:

    posição 1: todas bobinas funcionando
    posição 2: apenas as bobinas de um lado (notei mais presença de medios)

    gostaria de saber como eu faço isso com akele chavinha liga/desliga com 3 pinos (eu tenho 2 unidades)

    vlw

    michael-knight
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ressucitando o tópico:
    O que é o que exatamente nos 4 fios do captador MM Kent Armstrong(verde, vermelho - que já vem conectados - preto e branco??
    Desde já agradeço.

    FCLBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    michael-knight
    As cores podem não seguir um padrão, mas nos caps humbuckers da MEC (Streamer RockBass) os positivos são VERDE e BRANCO; os negativos VERMELHO e PRETO; ainda vem uma malha aterrando tudo. Imagine os humbuckers como eles são, ou seja, dois singles. Se um single tem dois fios (positivo e negativo, independente da cor) num humbucker vai ter 4.

    michael-knight
    Veterano
    # out/07
    · votar


    FCLBass
    Obrigado!!!

    Will Piasecki
    Veterano
    # out/07
    · votar


    FCLBass

    Cara, vc já me ajudou uma vez com um circuito e lhe sou grato por isso.

    vi que vc manja de ligações de captadores, se puder, por favor, me explique uma coisa...

    Meu baixo tem 2 humbuckers, certa vez um luthier colocou uma chave para que ambos fossem ligados como paralelos, depois de um tempo levei em outro cara que deixou só o da ponte como humbucker.

    Pois bem, então...

    humbucker na posição SINGLE é a mesma coisa que o cap do Jazz bass?
    humbucker na posição PARALELO é a mesma coisa que o cap precision?
    humbucker na posição HUMBUCKER mesmo, é o mesmo que o cap do musicman?

    valeu mr. abrazos

    Alex Navarro
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Olá michael-knight

    Vc tem um multimetro?

    Os fios das quais vc se referem não estarem ligados, é bem provável que apesar de aparentemente estarem desligados, estejam na verdade ligados sim.

    Se eles estiverem unidos (seus fios juntos, soldados e isolados) eles estão ligando uma bobina à outra e a ligação neste caso é em Série.

    Seu captador tem duas bobinas. Em cada bobina temos a entrada do fio de cobre e a saída dele. A entrada chama-se positivo e a saída chama-se negativo.
    Um Humbuker tem esse nome por ser montado de forma que elimina o Hum (ciclo de 60Hz) ou interferência em português quando estão invertidos.
    Para inverter é simples.
    Une-se o fio positivo da bobina1 (ex) com o positivo da bobina2 formando uma idéia de 8.
    Existe um teste fácil para identificar qual é o positivo batendo com alguma coisa metálica nos imãs e se os digitos do multimetro forem positivos então positivo e negativo então negativo. Mas o mais fácil é montar pois vc tem 50% de acertar a ligação.

    Partindo disso vc tem de identificar qual dupla pertence à uma bobina.
    Como?
    Com um multimetro testes duas pontas. Se nada acontecer solte uma ponta e pegue em outra e então terá de aparecer sua resistencia talvez lá pelos 8K.
    Pegue um fio de bobina e une-as e em seguida iso-leas.
    Uma das pontas soltas solde no ponto positivo da chave ou potenciometro (conforme estiver ligado seu baixo). A outra ponta solta junto com a malha ligue em qualquer ponto de aterramento.
    Assim vc tem uma ligação em Série.
    caso o som fique baixo e muito agudo é sinal de que está defasado.
    Neste caso vmoas dizer que os fios sejam Vermelho no positivo - Verde e Amarelo unidos e isolados - Preto no terra. Substitua um fio de uma mesma bobina pelo outro dessa mesma bobina (como exemplo se Vermelho e Verde pertencem a mesma bobina) vermelho pelo verde invertendo então o vermelho que estava no positivo, colocando o verde no positivo e unindo o Vermelho com Amarelo e isolando-os.

    La ligação em paralelo deve-se unir os dois positivos no positivo e os dois negativos e cada qual irá à saída negativa e positiva da ligação adjacente.


    Will Piasecki

    1 - humbucker na posição SINGLE é a mesma coisa que o cap do Jazz bass?
    2 - humbucker na posição PARALELO é a mesma coisa que o cap precision?
    3 - humbucker na posição HUMBUCKER mesmo, é o mesmo que o cap do musicman?


    1 - Correto
    2 - Não. Precisions tem duas bobinas divididas e invertidas que captam cada metade do grupo das cordas uma deslocada da outra como um "S". Ligações em Paralelo são quando as duas bobinas são ligadas igualmente na saída. O baixo Jazz Bass ou o padrão da maioria dos baixos são ligados em paralelo quando os dois captadores então ligados juntos ou seja. Quando vc aumenta o volume dos dois ambos formam uma ligação em paralelo.
    3 - Em parte sim, mas o Humbuker é o captador com duas bobinas com polaridades invertidas e ambos ligados podem ser Série, Paralelo e defazado. Mesmo no Music Man vc tem essas possibilidades.

    Chaves de seleção

    Tendo estes captadores é possível fazer em seu baixo diversas combinações entre seus captados obtendo timbres diversos e interessantes.

    FCLBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Will Piasecki
    Falou o mestre Alex Navarro.

    michael-knight
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Alex Navarro
    Muito obrigado!!! Meu irmão tem um multímetro perdido na casa dele e vou procurá-lo este fim de semana para fazer estes testes!!! Muito obrigado mesmo!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação do humbucker