Guia Ilustrado do Baixo (Edmar Luighi) - Comprei, veja aqui um resumo sobre ele.

Autor Mensagem
bass_player
Veterano
# jan/05


E ai galera,
Bom, eu comprei o tal "Guia Ilustrado do Baixo" do Edmar Luighi, e gostaria de dizer a vcs o que eu achei do livro.

Primeiramente, eu achei o preço bem salgado; R$19,90 ta meio carinho pra um livro desse tamanho. Acho que o justo seria no máximo uns 13 ou 14 reais. Mas mesmo assim eu fiquei curioso e comprei.

Bom, eu achei o livro indicado mesmo para quem quer se tornar um futuro luthier, ou até músicos que mexam em seus próprios instrumentos sem ajuda de um luthier profissional. Mas tb tem dicas pra músicos que tiverem problemas com o instrumento, e para consertar ou solucionar em uma emergencia.
Para isso foi feito o capítulo "Faça você mesmo". Mas na minha opinião tem poucas dicas e macetes nessa seção... tem o truque de ferver cordas com vinagre, reparos de emergencia em cordas arrebentadas, limpeza de captadores, e parafusos soltos... basicamente é isso nessa seção.

Tem tb capítulos falando sobre pontes, cirquitos elétricos, captadores, regulagem do braço, regulagem geral, peças do contra-baixo e no final, tem um interessante glossário com o significado de palavras comuns neste assunto, como por exemplo: push/pull, saddles, replainagem de escalas, humbucker, alnico e uma infinidade de outras palavras relacionadas ao instrumento.

No capitulo em que ele fala sobre o braço, tem as madeiras mais utilizadas no braço do baixo, fibras, fala sobre o tensor, sobre os tipos de escalas e algumas madeiras, sobre o empenamento do baixo e tipos de construção (inteiriço, colado, parafusado).
Fala de alinhamento de trastes, soluções para problemas no baixo, fala sobre o capotraste, e várias outras coisas relacionadas ao braço; enfim; fala muita coisa sobre o braço do baixo.

Na seção de eletronica e captadores ele fala os tipos de captadores, condutores, imã, peças, a influencia dos captadores em cada tipo de baixo, e várias outras coisas.

Na seção de pontes ele fala da maioria de modelos de pontes disponiveis, e suas funções. Eu gostei bastante desse capítulo.

Bom, além disso tem vários outros exemplos, soluções de problemas, e sempre detalha bem o material utilizado.
E tbm tem fotos muito nitidas para cada parte dos procedimentos, ajudam muito. Tem um monte de fotos pelo livro inteiro, e todas muito boas.

Mas eu achei curioso que principalmente na seção "Faça você mesmo" (mas tb nas outras), ele sempre faz questão de deixar bem claro que estes procedimentos são para uma emergencia, mas que é importantíssimo sempre levar o instrumento a um luthier capacitado... hehehe

E tbm tem sempre a opinião do autor em cada capítulo e/ou assunto.
Não gostei que algumas vezes ele ironiza em alguns aspectos, como quando ele diz na seção de cirquitos elétricos e captadores:

"Há baixistas que acreditam que captação ativa degrada as características timbrais inerentes à madeiras e optam por produzir timbres em seus instrumentos que lembram sonoridades dos anos 50 ou 60, esquecendo que já estamos no século XXI. Outros, aprimoram e encrementam tanto os timbres de seu instrumento, que ele deixa de parecer um contra-baixo e passa lembrar um teclado ou uma guitarra, por exemplo."

Não gostei disso, me pareceu que ele prefere muito mais baixos ativos com timbres modernos e tal... e menosprezou os timbres vintage... acha que os baixistas de hoje em dia tem todos que acompanhar a evolução e so usar instrumentos modernos. Bom, pelo menos, para mim foi essa a impressão que ficou.


É isso, no geral é um guia bem legal, apesar de faltar algumas coisas... como eu disse la em cima, para aprendizes de luthier, e musicos que fazem eles mesmos os ajustes no instrumento, é exelente. Mas tb para musicos que não abrem mão de um bom luthier (como eu), pode ser um livro bem interessante... tem muitas coisas que eu nunca imaginei e aprendi com este livro. Mas para quem acabou de começar (bem iniciante mesmo), eu acho que o livro praticamente não vai ter utilidade nenhuma.

Enfim, apesar do preço eu acho que valeu sim comprar este guia.
Espero ter ajudado

Flw.

LuCaSbass
Veterano
# jan/05
· votar


Po vlw pelas informaçoes, eu tava kerendu comprar u livro, mas pelo u q eu vi num vai ser d muita utilidade pra mim ainda... vlw!

bass_player
Veterano
# jan/05
· votar


LuCaSbass
Olha, eu acho que pra muitos vai ajudar, e mostrar coisas novas que o leitor ainda não sabia... mas ajudar mesmo, talvez não. O que foi o meu caso... me ajudou um pouco so, mas mesmo assim eu achei o livro muito interessante e passei a saber coisas que eu não sabia antes; então eu acho que valeu a pena ter comprado.
Vc é que sabe mesmo...

WormKrash
Veterano
# jan/05
· votar


só faltou um detalhe... comprou onde?

bass_player
Veterano
# jan/05
· votar


WormKrash
Esqueci de falar, banca de jornal.

WormKrash
Veterano
# jan/05
· votar


bass_player

nesse fim de mundo aqui não deve ter, mas vou dar uma procurada, parece bem interessante.
ah, e parabéns pela iniciativa do resumo, cara.

asterix
Veterano
# jan/05
· votar


bass_player
legal cara. aguardo ansioso um overview sobre o 'Método de Contra-Baixo'.

Hamilton Pinheiro
Veterano
# jan/05
· votar


O Edmar mostra no livro que "sabe das coisas". Sobre procedimentos e detalhes em questões que geralmente geram polêmica ou falta de consenso entre os músicos e luthiers.

Eu gostei muito do livro e, apezar de já fazer todas as regulagens nos meus instrumentos há muito tempo, aprendi mais alguns detalhes, conferi procedimentos e descobri algumas coisas que não tenho condições de fazer.

Muito boa a parte de manutenção no livro. O como limpar cada parte do instrumento, com o quê e como evitar danos.

O detalhe é que comprei direto com o Edmar e saiu um pouco mais caro: 19,90 + 4,00 de frete.

Para quem quiser ver:

http://www.edmarluighi.com.br/ (tem também no site da cover baixo)

Há! O site dele tem muitas curiosidades.

clubdome
Veterano
# jan/05
· votar


Pelo relato acima do livro, achei interessante adquirir para aumentar a bagagem de informações.
Certamente algum dia vou precisar para tirar algumas dúvida ou até mesmo interagir com os luthiers.

Hamilton Pinheiro
Veterano
# jan/05
· votar


clubdome

Boa colocação. É interessante saber os procedimentos de reparos e regulagens (mesmo que você não o faça) para melhor entendimento com luthiers.

Evita aquela velha frase de "ter que trocar a repimboca da parafuseta". Se você sabe ou tem idéia do que deve ser feito em seu instumento e um luthier lhe sugere, digamos..., trocar o corpo do instrumento, pode fugir dele.

bass_player
Veterano
# jan/05
· votar


WormKrash
asterix
Vlw.

Hamilton Pinheiro
Concordo totalmente com vc.
Esse livro ajudou bastante tbm para não ser enganado por luthiers malandros...

clubdome
É exatamente isso.

NESCAU
Veterano
# jan/05
· votar


olha, pelo oq vc disse ai ele só mudou o termo guitarra para contrabaixo e trocou as fotos, pq eu tenho o de guitarra (custou 15 pila) aqui e é exatamente a mesma coisa, inclusive as ironias...

bass_player
Veterano
# jan/05
· votar


NESCAU
Deve ser igual mesmo...

ABATANGERINA
Veterano
# set/07
· votar


alguém têm esse livro em pdf ou coisa parecida?

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


ABATANGERINA
uaheiuae, eu ia pedir pro cara upar!

vamo lá, 2 votos!
quem vai upar?

Anulsotam
Veterano
# set/07
· votar


vamo lá, 3 votos!

kadudu2
Veterano
# set/07 · Editado por: kadudu2
· votar


scaneia e posta o livro aki.. num PDF
uaheuhaeuae

pirata with lazers

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


pirata with lazers
uaheiuaheiuhaeuea
podes crer...

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Do what you want cuz a pirate is free! You are a pirate!

Seria legal alguém scanear e botar em pdf igual fizeram com o método dan dean.

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


Shakal
Seria legal alguém scanear e botar em pdf igual fizeram com o método dan dean.
é mais o de Dan Dean é muuuuito mais famoso, o Edmar tem que comer muito arroz e feijão pra chegar no Dan Dean...

ABATANGERINA
Veterano
# set/07
· votar


acho q tá rolando um egoísmo aqui, o pessoal q tem o book num tá nem se manisfestando... pô pessoal vamo compartilhá o conhecimento!!

DaNaDo
Veterano
# set/07
· votar


acho q tá rolando um egoísmo aqui, o pessoal q tem o book num tá nem se manisfestando... pô pessoal vamo compartilhá o conhecimento!!

Juro que não devia, mais ri disso

Vamos compartilhar o conhecimento... é a unica coisa que não podemos ser roubados kkk ou não ?!

Alías quantas paginas tem o book ?

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


Fala de alinhamento de trastes,

ele ensina a fazer o alinhamento de trastes???


Alguém escaneia a parada aí !!!

Thiago Vianna
Veterano
# set/07
· votar


Pessoal, eu não li o livro do Edmar, mas um excelente livro sobre reparos e regulagem é o "Guitar Player Repair Guide" do Dan Erlewine, considerado um mago dos reparos nos EUA.Ensina regulagem geral, reparos comuns, troca e nivelamento de trastes. É um livro muito recomendado nos fóruns internacionais sobre instrumentos e luheria.

Link: http://luterialivre.4shared.com/
Procurem na pasta "Livros --> Dan Erlewine".

Link da pasta com vídeos sobre construção: http://luterialivre-videos.4shared.com/

Abç.

ABATANGERINA
Veterano
# set/07
· votar


Thiago Vianna
pô, legal a sua iniciativa, mas o livro "guia prático" apenas dá dicas de lutheria e fala + sobre o papel e os tipos dos diversos componentes do baixo (braço, ponte, etc), mostrando a relação entre eles e influência de cada um. Ou seja, execelente pra quem quer conhecer + o instrumento, não é um manual de como concertar.

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


Thiago Vianna

Show de bola, é isso q eu to procurando!

ClaudioBass
Veterano
# set/07
· votar


bass_player
E ai galera,
Bom, eu comprei o tal "Guia Ilustrado do Baixo" do Edmar Luighi, e gostaria de dizer a vcs o que eu achei do livro.


Esse livro do Edmar é bonzinho, mas bem superficial. É claro que o pulo do gato ele não vai colocar nesse tipo de livro, aí entra a questão da profissão, do "ganha-pão". Mas pra quem quer começar a fazer manutenção no próprio instrumento o livro ajuda!

Há tempos atrás mandei um e-mail pro Edmar pedindo a ele pra escrever um guia desses de manutenção para baixo acústico (gigante) e uprights. Até hoje ele não respondeu, não deu nem idéia :-) Vou dar essa mesma idéia pro Germano M e pro Paulo Gomes... derepente cola...

[ ]s

Thiago Vianna
Veterano
# set/07
· votar


ABATANGERINA
Bom, como eu disse antes, não li o livro do Edmar. Achei que ele fosse mais na área de regularem e reparos. De qualquer forma, dá uma olhada na pasta do 4shared porque tem muito material bom.

jkdias
Valeu.

Abç.

ABATANGERINA
Veterano
# set/07
· votar


Thiago Vianna^
pô cara, tentei baixar o arquivo lá e consegui, só que o arquivo é de extensão "rar" (??!!) aí eu não consegui abrir. q tipo de arquivo é esse?

THE BASSMAN
Veterano
# set/07
· votar


ABATANGERINA

É só baixar o winrar, o arquivo ta compactado, é tipo um winzip manja?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guia Ilustrado do Baixo (Edmar Luighi) - Comprei, veja aqui um resumo sobre ele.