Inst. de Luthier atraem mais os baixistas?

    Autor Mensagem
    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04


    Não sei se é impressão, mas parece que os instrumentos feitos por luthiers atraem mais os baixistas. Até me páginas de luthiers é mais comum encontrar fotos de baixos do que guitarras ou outros instrumentos...

    Pode ser impressão minha, mas dêem sua opinião.

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Obs: Guitarristas são bem-vindos a opinar neste tópico tbm...

    Gui
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    eu acho q eh...quase num vejo guitarristas com guitas d luthiers...agora baixistas eh mais facil ver...

    talvez por qrer um som exclusivo...soh seu...q pouca gente conseguira um som igual...

    Panga_Lp
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tambem um bom motivo...é a confecção de um baixo nas caracteristicas q a pessoa precisa...em relação a peso...timbres...

    jkdias
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Não sei se tem haver, mas os guitarristas incrementam mais o som da guita, com varios efeitos...
    Os baixistas já buscam um som mais peculiar no próprio instrumento, eu por exemplo nem tenho pedal...
    Pode ser um motivo de baixistas buscarem mais o som específico, recorrendo a luthiers.

    joaozitorossi
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    jkdias
    Concordo plenamente...os guitarristas se preoucupam muito em pedais, coisa que com a maioria dos baixistas não acontece...Eu tb naum uso pedal algum...

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Sou guitarrista e, não sei como é com o contrabaixo mas, para nós existe um certo "fetiche" em ter "aquela" guitarra específica, pela história, pelos artistas que a utilizaram, etc... Eu tenho uma Epiphone Les Paul Standard (ainda não tive dinheiro para uma Gibson original) pelo timbre e pelo fato do Jimmy Page usá-la. E recentemente adiquiri uma Fender American Standard pelo timbre diferente da Les Paul, é óbvio, mas também pelo fato de ter sido a guitarra de Hendrix, Stevie Ray Vaughan, entende? Por outro lado, se o cara for fã, por exemplo, do Steve Vai ele vai procurar uma Ibanez. Acho que é mais por essa razão. Não sei se os contrabaixistas tem essa coisa: "Ah, vou comprar o baixo que o Jaco Pastorius usava".

    BTNS
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Talvez. Tem luthier que faz bastante guitarra, caso do Zaganin mas eu, por exemplo, vejo mais baixista com instrumento de luthier do que guitarrista.

    Já esse romantismo, essa coisa de querer o instrumento igual ao do nosso ídolo, como disse o Led_Zeppelin, acho que rola na mesma proporção em ambos os lados.

    Foi por causa do Flea e do Simon Gallup que eu fui descobrir o Sting Ray e me apaixonei por esse baixo - o que já não ocorre com o Modulus Flea que esteticamente não me atrai em nada.

    Sempre fui fã de Jazz Bass por ver caras como John Paul Jones impunhando um. O Jaco, então, iconizou o Jazz Bass para além da galera do rock.

    O Rickenbaker é outro baixo que atrai fãs de Squire, Lemmy, Geddy Lee.

    A diferença, na minha opinião, é que a guitarra sempre teve um apelo maior, sempre apareceu mais, é um instrumento de imagem muito forte, mais que o baixo. E não me imcomodo com isso, que fique claro.

    O vocalista pode ser o centro das atenções mas se você falar a palavra rock a primeira imagem que vem é uma guitarra.

    Caras como Page, Hendrix, SRV, Vai, Angus Young, cravaram seus principais instrumentos no nosso imaginário. Eu sou maluco para ter uma strato e uma Les Paul.

    BTNS
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Comigo esse negócio de luthier começou ainda na adolescência. A realidade era outra. Instrumento importado só trazido via cambalacho. Os nacionais eram tranqueiras que seguravam a onda, com exceções como em tudo. Hoje vc encontra fácil instrumentos honestos para quem está começando.

    Daí, naquela época ouvia falar sobre a qualidade do instrumento artesanal. Isso ficou batendo na minha cabeça e ainda que as importações tivessem sido liberadas, meu bolso comportava mais um instrumento de luthier do que um gringo. Mesmo naquela época havia opções com um preço mais acessível, como ocorre hoje com alguns modelos Eliezer, por exemplo. Daí mandei fazer meu Spanich. Dei sorte, porque não tinha lido um décimo do que li nos últimos anos (e o que li nem é muito) sobre madeira, captação, acabamento etc. Dei sorte: meu instrumento ficou bem feito e após turbiná-lo com hardware e captação de primeira, ficou bala.

    Eu curto muito instrumento de luthier e penso até em mandar fazer mais uns dois, um deles com o Ladessa.

    Isaac Viudez
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Os instrumentos de luthier sao instrumento de som unicos, so seu. principalmente quando vc escolhe o modelo o hardware e captacao e madeiras. Sem fala q no bolso sentimos diferença e nao fica a desejar em relação aos dos importados. Por exemplo estou com o meu terceiro instrumento, todos q tive foram feito por luthiers, atualmente estou com um 5 cordas da MARQ'S instrumentos aqui de fortaleza Ceará, um super instrumento com captação bartolini.

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioazzarini
    Eh verdade sim. Eh bem mais raro ver guitarra de luthier, com excessão das PRS.

    Centauro
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    jkdias
    Penso exatamente a mesma coisa e acredito também no que disseram de ter a mesma guitarra de Fulano de tal, a garotada quando fala em montar banda, na maioria já vai pensando na guitarra, se imaginando "cuspindo trocentas notas por segundo e tal e todo mundo falando: "Que animal" aí um mundo de propaganda e frisson que existe em torno da Guitarra. Instrumentos de Luthier é uma coisa mais madura, até aí muito garoto já trocou a guita pela motoca.

    erasmolousada
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    sou luthier, por sinal eu que fiz o baixo do Isaac Viudez, e penso que é uma questão de personalidade.
    não querendo julgar nen nada mas os caras que querem ficar na "linha de frente" como os guitarristas, inconcientemente ou não pecisam de luz, são solos velozes, muita técnica, cabelo grande, virtuose e tudo mais ( não estou falando que é certo ou errado, só que é assim).
    os bixistas já são mais "na deles", ficam alí ligado no batera e tome groove...
    se preoculpa com o som do seu instrumento e tenta sempre deixá-lo perfeito para detonar, mas fica no cantinho quieto (na maioria das vezes).
    por isso tem em mente o som que prefere, o tipo de instrumento... e manda fazer seu baixo.
    já os guitarristas querem usar as grandes marcas, as vezes até preferem uma fender mazelada a uma outra marca com menos
    status.
    mas isso eu apenas acho. é uma opinião e não estou desmerecendo os guitarristas, até porque o que eles fazem é muito legal!!
    valeu!

    melleka_gyn_bass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Peguei um baixo feito por luthier simplismente perfeito, macio, tinha um timbre legal, potente, nao muito pesado e ate bonito porra mil vezes melhor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inst. de Luthier atraem mais os baixistas?