O que é essencial para um baixista?

Autor Mensagem
Evangélico
Veterano
# nov/04 · Editado por: Evangélico


Gostaria de primeiramente dar um Bom dia a todos e um feriado abençoado.
Postei este tópico porque muitas das vezes nós achamos que já tocamos bem e que não precisamos aprender mais nada, mas muitos de nós sabemos que não é por aí que a banda toca.
Nós músicos baixistas temos que ter esta ciência.

Vou enumerar, aqui em ordem o que na minha opinião é necessário para ser um Excelente baixista daqueles que todos gostariam de ser.

1- humildade (não pule este passo pois pra mim quem não tem o mesmo, por mais que seja um Stuart Hamm ou Arthur Maia entre outros e etc...afinal já existe um tópico sobre os melhores baixistas, não é um baixista de verdade.

2- interesse pelo instrumento e não porque meus amigos formaram uma banda, está faltando um baixista e o indicado é você. Quantos aqui não entraram numa banda porque sobrou o baixo que querendo nós ou não, este não é muito visado pela maioria(se quiser uma prova é só olhar quantos tópicos possue o fórum de guitarra).É tão claro quanto óbvio que a pessoa pode até aprender, mas com certeza as dificuldades "no começo" são maiores.

3- Dedicação. Sem comentários para este ítem.

4- noções de música. Sem comentários para este ítem.


5-Claro que ter no mínimo uma noção básica de outro instrumento não estará fora da lista. (Retificado)

6- Arrumar urgentemente uma banda pra tocar junto, pois um bom baixista não se faz dentro do quarto e todos nós sabemos que os bons baixistas tem sempre experiências a passar, e experiência que você só pega tocando com outros músicos.


7- Ouvido aguçado. Geralmente se tratando de baixistas evangélicos este ítem obrigatoriamente vem antes e vocês sabem porquê.

Se vocês tiverem algo para acrescentar ou discutir, postem aqui.

UP

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/04
· votar


É importante ter dedos tb, pq sem eles não dá para tocar...

Bruno Luiz
Veterano
# nov/04 · Editado por: Bruno Luiz
· votar


E também é importante ter um baixo,komo eu que não tenho ,fico esperando para quando um dia eu ganhar na loteria,comprar um.

melleka_gyn_bass
Veterano
# nov/04
· votar


Precisa amar seu instrumento acima de qquer coisa(pra quema credita em deus, baixo eh primo de jesus).

Evangélico
Veterano
# nov/04 · Editado por: Evangélico
· votar


The Blue Special Guitar
Isso não é problema as prótoses hoje estão na promoção! (brincadeira)! Mas falando sério esse seu commentário é muito triste pois não sei como fazer para ser um baixista sem os dedos.
Bruno Luiz
Olha para aprender você pode estar adiquirindo um baixo não é muito bom, mas que para aprender já é ótimo. o "jenifer" por exemplo.
Já achei este baixo por 120 reais.

melleka_gyn_bass
Eu particularmente trato meu baixo (mensionei o problema que estou passando com ele neste tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/64721/ )

como se fosse meu filho, muitas vezes acho que dou mais atenção a ele do que a minha noiva, mas dá pra ter uma idéia do valor sentimental, e ainda sim está longe de ser primo de Deus.

faith_girl
Veterano
# nov/04
· votar


po veio verdade da mo odio qdo a pessoa soh aprende pq faltou o baixista!

eu msm to tentando aprender mais n arranjei um prof decente isso é a grande dificuldade! todo mundo tem mor tara por guitarra eu ate entendo mais tem de saber q o baixo e a batera é acozinha da banda!

ve a diferença entre as melodias de bandas q tem e as q n tem baixista!

jrcintra
Veterano
# nov/04
· votar


baixista pra mim tem q te eh mta paciencia
principalmente com guitarristas

HignocliuS
Veterano
# nov/04
· votar


Ter um baixo tbm ajuda.

Paul_DanielF
Veterano
# nov/04
· votar


3- Dedicação. Sem comentários para este ítem.
Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida, dedicação, a quem, quem ou oque?(Esse item ficou um pouco em branco) Vlw.

Evangélico
Veterano
# nov/04 · Editado por: Evangélico
· votar


Paul_DanielF

Não exatamente que tenha ficado em branco mas,só nós baixistas sabemos que é preciso muita dedicação aos treinos regrados e os estudos para que se chegue lá. E com certeza os baixistas que já tem bastante experiência corcordam com isso!
UP

asterix
Veterano
# nov/04 · Editado por: asterix
· votar


Editado.

Lordsilver
Veterano
# nov/04
· votar


9 - Criatividade

asterix
Veterano
# nov/04
· votar


A cover baixo diz ser essencial. nao viram?
Cover Baixo - Essencial para o baixista.

Paul_DanielF
Veterano
# nov/04
· votar


Evangélico
só nós baixistas ????? Se refere a quem??

Evangélico
Veterano
# nov/04
· votar


Paul_DanielF
ué não estou entendendo aonde quer chegar? poderia ser mais claro?

Dark Avenger
Veterano
# nov/04
· votar


5-Claro que aprender outro instrumento não estará fora desta lista.
Discordo....talvez ter uma noção basica de todos os instrumentos seja importante, mas ter que aprender um eu acho meio superfluo. Eu msm alem de baixo so arranho no violão(as vezes me arrisco num dedilhado) e faço umas viradinhas na batera, mas so me dedico basicamente ao baixo.

Evangélico
Veterano
# nov/04
· votar


Dark Avenger

Acho que realmente este ítem 5 está meio equivocado, mas... nunca é tarde para retificar.

5- Claro que ter no mínimo uma noção básica de um instrumento não estará fora da lista.

BlackBass
Veterano
# nov/04
· votar


Acho que pra mim ficaria assim....
1-Amar o instrumento e a música, isso te trás aquele feeling...
2-dedicação nos estudos, nem que seja 1h por dia, que seja 1h dedicada!
3-Criatividade, tentando sempre criar suas próprias linhas enfim!
4-Treinar o ouvido no sentido de escutar outros músicos, outros estilos com HUMILDADE e sempre tentar tirar algo disso
5-TEORIA MUSICAL!!!!!!!!
6-Tocar com alguma banda ou pelo menos com batera....

Ah galera, é o que eu acho.... tipo toco a 1 ano então to sendo meio intrometido nessa mas venho me doutrinando dessa forma ok?
abraços!

Evangélico
Veterano
# nov/04 · Editado por: Evangélico
· votar


BlackBass

não descordo de nenhum ítem que vc colocou ae amigo! Para quem toca a um ano já está ficando bem amadurecido para o instrumento! Meus parabéns!

renfbn
Veterano
# nov/04
· votar


meu eu toco a 10 meses, mas tenho algo a dizer tb
1) gostar do que esta tocando
2) cabeca aberta, e aceitar o novo
3) dedicacao
4) teoria
5) tocar com uma banda
6) humildade

eh isto o que eu acho

Evangélico
Veterano
# nov/04
· votar


renfbn
Muito bem, mas acho que seria bom você coloca este último item mais em cima pois conforme o tempo de baixo o mesmo vai sendo esquecido! Cuidado! ehehehehehehe

Que Deus Abençoe

UP

renfbn
Veterano
# nov/04
· votar


eh verdade ne, mas tem que tocar bem e ser humilde ao mesmo tempo intaum a humildade tem que estar em todos itens juntos

Expressão
Veterano
# nov/04
· votar


Uma coisa que eu acho essencial é que o músico deve servir à música e não a música ser um veículo para o músico mostrar seu virtuosismo.

Evangélico
Veterano
# nov/04
· votar


Expressão
Pode dar-nos uma explicação melhor, para que todos possamos entender o que quiz dizer. Mas caso tenha entendido as "entre linhas" posso lhe afirmar que o objetivo desse tópico é fazer com que todos expresse suas opiniões, sobre o que é essencial para ser um baixista. Creio que ninguém está querendo mostrar seu virtuosismo.

Que Deus Abençoe!

Tomcat
Veterano
# nov/04
· votar


Evangélico
"2- interesse pelo instrumento e não porque meus amigos formaram uma banda, está faltando um baixista e o indicado é você. Quantos aqui não entraram numa banda porque sobrou o baixo que querendo nós ou não, este não é muito visado pela maioria(se quiser uma prova é só olhar quantos tópicos possue o fórum de guitarra).É tão claro quanto óbvio que a pessoa pode até aprender, mas com certeza as dificuldades "no começo" são maiores. "

A pura verdade!!
É só vc olhar a biografia de 95% do bassheros mundiais, todos eles só começaram a tocar baixo pq ninguém queria toca-lo, ou pq só sobrava o tal do baixo etc....

Pra mim a lista ficaría:
1-Estudo com um bom PROFESSOR!!
2-Terinos/Estudos Diários
3-Força de Vontade
4-Persistencia
5-Pasciencia
6-Gostar do q Faz
7-Estudar
8-Estudar
9-Estudar
10-Humildade!

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Ouvido aguçado. Geralmente se tratando de baixistas evangélicos este ítem obrigatoriamente vem antes e vocês sabem porquê

Eu não entendi esta frase! Qual a diferença?

Evangélico
Veterano
# nov/04
· votar


Tomcat

É isso ae cara, pelo visto este vai ser muito importante para todos aqui no fórum. Meus parabéns pelos 10 itens bem colocados.

Evangélico
Veterano
# nov/04
· votar


LeandroPanucci

Vou tentar explicar. Geralmente nas igrejas, sempre vão pessoas cantar músicas que nunca vimos ou ensaiamos, e ainda por cima ficam oscilando de tom. Ae... Nós temos que tirar de ouvido e geralmente o baixista tira mais rápido que o guitarrista ou o tecladista. É por isso Entendeu amado?

Que Deus Abençoe!

Tomcat
Veterano
# nov/04
· votar


Evangélico

"Geralmente nas igrejas, sempre vão pessoas cantar músicas que nunca vimos ou ensaiamos, e ainda por cima ficam oscilando de tom. Ae... Nós temos que tirar de ouvido e geralmente o baixista tira mais rápido que o guitarrista ou o tecladista"

Se não for pedir muito, explique esse trecho denovo, pois eu toco em igreja e não conseguí assimilar o q vc tentou dizer.

Obrigado

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Evangélico

Putz... que rabo de foguete! Ainda mais quando o cantor é desafinado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é essencial para um baixista?