Primeiros Passos de um Músico (Baixista)

    Autor Mensagem
    Centauro
    Veterano
    # nov/04


    Bem pessoal, estou com curiosidade para saber os caminhos e as melhores formas de começar a tocar profissionalmente. Deve ter muita gente que tem a música apenas como hobbie ou diversão, que eu acho o máximo, mas também existe o lado de realização em fazer o que gosta e ser reconhecido por isso, até o ponto de sobreviver de música ou ser uma segunda atividade, sei que não é nada fácil, tem muita gente competente por aí, mas em tudo que nos deixamos abater, já é 50% de derrota, não é?! Bem, a idéia é o seguinte: dar um depoimento ou uma opinião sincera sobre o que a música significa prá você e o que você espera conseguir com ela, diversão, bagunça, mulherada, realização, profissionalismo, dinheiro, sucesso... aí, quem já toca profissionalmente pode dar um toque prá quem quer muito conseguir ter uma boa banda e fazer o mesmo.
    Acho que pode ser uma curiosidade de muitos, portanto são respostas que podem "dar uma luz" prá muitos aqui que estão começando ou buscando algo mais, então a opnião dos mais experientes será muito valiosa. Obrigado.

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Centauro

    Bom... Acho que não me enquadro no grupo "profissional", mas consigo tirar alguma grana da música com meu baixo.

    Existem 2 maneiras no meu ponto de vista:

    A primeira é a de vc crescer junto com sua banda, e a segunda é fazendo free-lances. Acho que na segunda é mais fácil pra se tirar dinheiro, e dependendo dos seus contatos, vc pode ir conseguindo ganchos até acompanhar músicos mais famosos.

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Tomcat
    · votar


    Centauro

    No mundo da Música, persistencia e pasciencia e força vontade tem q fazer parte de sua personalidade. Ouça vários estilos, veja grandes baixistas em ação fazendo coisas mágicas e virtuozas em seus baixos e veja o quanto vc é um merda ainda no instrumento e precisa treinar, treinar e treinar, se quiser ser melhor q eles(isso finciona comigo, hehe).

    Para não desanimar, é sempre bom vc ter uma banda, ou toque em igreja(meu caso), pois com uma banda vc evolui muito e vc esta sempre em constante contato com o instrumento, mas se tu quer ganhar dinheiro mesmo, freelancer, tocar na noite, etc, tu tem q estudar, não tem outra saída, estude mto, de preferencia com um bom prefessor!Esse negócio de ser autodidata nos primeiros anos não dá futuro não! Lembre-se q para se dar bem vc tem q ser um baixista requisitado!! E para ser um baixista requisitado tem q ralar!!

    Uma pergunta freqüente para todo mundo que está ingressando na música é a seguinte : "O que eu preciso saber pra ser um baixista requisitado ?"

    Vamos assumir que você decidiu ser um baixista profissional e resolveu viver de música e trabalhar em várias gig's. Felizmente a maioria dos conceitos são usado universalmente, e se você trabalhar neles poderá se dar bem em qualquer área de atuação.

    Desenvolver um bom som é um grande passo para o trabalho. Ser claro e preciso são itens fundamentais. Eu sugiro a você que exercite bastante o pizzicato com os dois dedos - o uso da palheta pode ser útil em alguns casos, mas no geral provavelmente seus dedos serão bem mais importantes. Uma boa técnica também é muito importante : slaps, pops, two-hands, ghost notes, articulações variadas ... será sempre útil você ter opções na manga, independente do estilo que possa ser tocado.

    Se você pode ler bem sempre existirão oportunidades de trabalho. Não há nada errado em trabalhar com partituras ou levar suas idéias escritas para qualquer lugar; não leve a sério a idéia de que quem lê toca como um robô, ou não tem feeling nem ouvido. Isso é a mais pura bobagem ! Ler te permitirá trabalhar no lugar daqueles músicos reconhecidamente incapazes de ler.

    Você deve ter um conhecimento generalizado de todo tipo de música - rock, funk, swing, músicas latinas, forró - e saber qual a essência de cada um. Preste atenção no que está ouvindo e não se prenda a copiar exatamente as linhas de baixo, mas sim a essência da música e suas variações que se repetem. Ter alguns livros que falem do estilo também é bastante aconselhado.

    Saiba "andar" nas músicas. A idéia de fazer a mesma coisa sempre naqueles mesmos acordes pode ser entediante. Experimente tríades, arpegios em todas as suas variâncias. Se você vai tocar jazz precisará saber todas as mudanças e será importante estudar bastante tempo as variações e progressões comuns ao estilo.
    Seu tempo e feeling também deverão ser extremamente apurados, e isto vai requerer bastante tempo sentado ao lado do metrônomo ou bateria eletrônica.

    Não importa qual o estilo, é muito importante você sempre chegar com idéias e soluções. Ser você mesmo é um fator crucial : o que você pode trazer à música dando seu gosto pessoal e interpretação é mais valioso do que todo o resto.
    Ser uma pessoal de fácil trato e semre disposto a somar pode fazer a diferença a seu favor. Lembre-se de que ser uma pessoa de alto astral e sempre disposta a ajudar vai fazer sua imagem sempre ser lembrada para futuros trabalhos.

    É isso aê, Boa sorte !

    Centauro
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ÓTIMAS DICAS E OPINIÕES
    PARTICIPEM

    NESCAU
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Bom, eu posso dizer que toco profissionalmente se for considerar isso tirar sustento monetário da propria musica...
    Toco em uma banda de baile, em uma de bar, e faço gravaçoes de todo o tipo de se de musica evangélica e Death metal.
    Como já falaram anteriormente é preciso estudar muito sempre! SE você quer ser requisitado, tem que ter bagagem! por isso escute de tudo e toque de tudo!

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    NESCAU

    Curiosidadezinha:
    Como foi seu inicio de carreira?
    E Como vc foi parar um uma banda de baile? Pq acho manera essas bandas de baile pois nela, acredito eu, q vc evolui mto pq vc é obrigado a tocar de tudo.

    Obrigado

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tomcat

    Para tocar em bandas de baile, o mais dofícil é para entrar na primeira... Depois de conseguir isso, jé é meio caminho andado pra vc ser requisitado mais vezes.

    Fui convidado para substituir o baixista de uma banda de baile, e com isso fiquei conhecido neste "meio" (pq estas bandas são a maior lambança, sempre rola "intercâmbio" de componentes), e depois desta chance fui convidado várias vezes a substituir baixistas de outras bandas e até para ficar fixo em uma delas.

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioazzarini

    Poxa, doidera!!

    " o mais dofícil é para entrar na primeira... Depois de conseguir isso, jé é meio caminho andado pra vc ser requisitado mais vezes."

    Verdade! Daí, pro seu estralato é um passo! Daqui a pouco vc ta substituindo o do Gilberto Gil !! Êta sonho baum!
    HAuHAUHAUhAUhAUh
    Parabéns, é assim q se começa mesmo, só falta agora eu achar uma banda dessas pra substituir alguém, hehe!

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tomcat

    Não escrevi nada de absurdo aí... Só falei o q acontece mesmo. Bandas de baile podem não levar a estrelato nenhum, mas não é em qualquer bandinha que vc consegue tirar 150 - 200 reais por show.

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioazzarini

    Acho q vc me interpretou errado.
    Eu não falei te zuando não, eu sei q o q vc falou é verdade, só a parte do Substituir o Arthur q eu brinquei mesmo.
    Sacô?

    =)

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tomcat

    ;]

    Thiago Correia
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    valeu ae pelas dicas.. eu pretendo ser profissional!
    mt boas as dicas e opinioes!
    eu so gostaria de tirar uma duvida.. todos falaram em ter banda de baile..etc.. pra ganhar uma grana e tudo mais, mas ai fica minha duvida.. por que nao ganhar dinheiro dando aulas?? alem de ter a banda de baile.. como q se faz pra ter o primeiro aluno.. ou entrar na primeira escola?
    falem sobre essa maneira de ganhar um dinheiro tb!
    valeu ae!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Thiago Correia

    Dou aulas tbm. O esquema para dar aulsa é fazer propaganda boca-a-boca mesmo. Sempre tem um primo do amigo do vizinho do tio do seu colega q está querendo aprender a tocar baixo... Mas para isso é preciso passar por aulas antes, pra ter uma noção boa do que vai ensinar.

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Thiago Correia
    " todos falaram em ter banda de baile..etc.."

    Calma, éssa foi uma de várias sugestões existentes.
    Nao é só com banda de baile q tu ganha dindin não, tocar a noite em bares, casas noturnas tb é ótimo! Mas tu tem q ter uma banda boa!
    Ou seja tem várias maneiras de ganhar dindin sendo músico, mas pra isso vc tem q estudar muito!!

    Thiago Correia
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioazzarini
    ok..valeu ae :P(eu penso en dar aulas mas nao agora,claro!)

    Tomcat
    eu to calmo :P eu sei q tem varias outras maneiras alem de banda de baile.. mas eh pq tinha sido o mais citado ai peguei como exemplo!! :P
    valeu!

    NESCAU
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tomcat meu inicio de carreira foi tocando numa banda de pagode, um dia um baixista de uma banda de baile saiu e o dono da banda que tinha me visto tocar pagode me chamou e dai pra frente já passei por 3 bandas desse tipo mais uns free lance por fora... porem meu amigo nao pense em estrelato tocando baile, no baile vc consegue uma grana legal, experiencia e algumas garotas e só.

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    NESCAU
    " experiencia e algumas garotas e só."

    Para alguns, é o q basta!
    Hehe

    Thiago Correia
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    NESCAU
    experiencia e algumas garotas e sóNESCAU

    HAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUA


    Tomcat
    Para alguns, é o q basta!

    realmente HAUAHUAUH

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    NESCAU

    A parte das garotas tem uma observação junto: Quando dá tempo de guardar seu equipo e pular para baixo do palco... huahauhauah

    Thiago Correia
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    uhuhuhuuhuh

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeiros Passos de um Músico (Baixista)