Como secar madeira p/ fazê baixo?!

    Autor Mensagem
    Mayzen
    Veterano
    # out/04


    Fala galera!! Ae, tô com madeira aki p/ fazê um corpo e braço...tão quase prontos, mas eu sei q tem q fazê akele processo d secagem da madeira. Como q c faz isso?! É só deixar parada, quieta num canto ou tem q fazê alg otra coisa?! qs são os modos??Vlw aí!Abçs!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen
    Deixe a madeira "em bruto" (não aparelhada), coloque-a de pé em um local sêco, quente e de pouca luz. Espere de um mês à dois, verifique se ela já está mais sêca, se não continue a deixar secando. Não tente fazer maluquices como colocar em forno ou outras coisas, nem coloque produtos químicos nela, pois vc pode se envenenar. Uma das formas de ver se a madeira já está sêca é cortando um pedaço e vendo se a serragem que sobra está úmida (fica como uma farofa) ou sêca (como um pó que voa se vc sopra).

    Abç

    Mayzen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Pô, blz...!! Vlw msm aí kra!!Brigado! Vô fazê isso...vlwzão pela dica e pela paciência..!Fui!

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen
    que madera é ??

    menininha baixista
    Veterano
    # out/04
    · votar


    vc vai levar pra alguem dar a forma ou vc saca mexer com madeira?

    BlackBass
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen
    Nossa cara vc ta fazendo um baixo? que coragem ein!!! vc ja teve alguma experiência nisso e que madeira e ferragens vc ta usandi posta aew to mto curioso pra ve como vai sai!
    abraços e boa sorte véio!

    Mayzen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell | menininha baixista | BlackBass Ae, tô usando CEDRO p/ corpo e MARFIM p/ braço e também p/ escala (o baixo q eu tenho aki é d escala escura, então eu quero agora um d escala clara...) Eu comprei a madeira bruta, vô fazê o modelo e cortar tudo aki...ñ sako MT d madeiras ñ, mas arranjei alguns instrumentos q eu vô precisá mt p/ podê fazê isso..Meu pai tem alg "experiênciazinha" aí vô pedir algs ajudas p ele! É!!!coragem BlackBass??é malukice!!!até agora eu ñ caí na real q eu tô fazendo um baixo, kra!!!Pô ae, ainda ñ definí tudo o q eu vô usá´...as madeiras eu já falei ali em cima e pretendo captador P da EMG, ponte da Condor ou alg parecida, cordas eu já tenho D'Dario, trastes eu vô comprá o tradicional e vamo ver...vô ficá postando aki à medida em q tô progredidno blz?!?Vlw, ae pela boa sorte!Ah, aproveitando, alg conhece alg casa de lutheria aki no RJ q venda esses elementos, tipo traste, tensor, essas coisas?!?Vlw!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen
    Olha, só posso te desejar boa sorte; pois construir um instrumento NÃO É FÁCIL. Levei anos de aprendizado, de erros, de estudo com e sem Mestres, para me considerar apto a fabricar um instrumento, e ainda hoje me considero incompetente em muitas coisas e inferior àqueles que me ensinaram (que Deus os abençoe).
    Abç

    Mayzen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mas kra, vc me aconselha ñ tentar ñ?! ou isso seria legal?! q q vc acha?! pô eu acho esses lances d eu msm construir saka, mó 10?! queria ter o prazer...mas será q ñ daria certo msm?! com sua experiência..q q vc acha?!vlw!

    Mayzen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Otra coisa: seria burrice um cap. Precision na ponte?? qs as consequências disso?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen
    Não é isso. Tente sim, mas procure estudar sobre o que fazer 1°. Por exemplo. Construir um braço legal é extremamente difícil, eu eu te aconselho a comprar um já pronto, vai te poupar trabalho e a possibilidade de fazer algo que não sirva para nada, além do mais vc poderá estudar este braço e tentar copiá-lo. Para comprar um braço de 4 cordas procure a loja Vintage de SP, fale com o Jair.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen
    Não, tanto é que estou construindo um baixo de 5 cordas com dois sets de captadores Precision (o 1°, mais grave, na posição normal, e o 2°, mais agudo invertido).
    Abç

    erasmolousada
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen
    ei cara tu disse que teu braço tem escala em marfim?
    marfim é uma madeira clara e muito legal para escala.
    tu vai trocar de escala ou fazer outro braço?
    um precision na ponte é uma experiência que você vai fazer. se gostar ótimo, mas caso contrário teu baixo ficará com uma tatoo bem esquisita quando você colocar um jazz por exemplo.
    mas eu já ví numa revista um doido com dois precision no braço e ponte. mas...

    Mayzen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Pô blz então kra! vlw pela forçona q vc tá me dando!! vô t mantê informado sobre como q anda meu "experimento" aki!!blz?!Vô colocá um P então na ponte..vamo vê no q q dá..blz!mais uma vez, brigado!
    erasmolousada
    haheahe!!Tattoo, foi manera!! pô eu tb já vi um set d P's mas 1 só na PONTE ñ.mas agora vô colocá. decidí aí pelos posts d vcs! pô o lance da escala é q eu tô construindo um braço e um corpo..vô juntá..fazê um baixo! braço d marfim e escala tb e corpo d cedro...!! será q fica melhor corpo em mogno?! ql seria a diferença?!mais peso só?!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mayzen
    O Cedro-rosa e o mogno tem uma timbragem semelhante, claro que prefiro o mogno, mas o cedro cai bem e ajuda a preservar nosssos mognos que estão acabando.
    Abç

    marcioodilon
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    o que vc acha q é madeira seca???? so por curiosidade???? pq eu trabalho com isso... e naum é exatamente o que vc colocou ai......

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioodilon
    Eu não disse o que era madeira sêca, mas uma forma simples de identificá-la.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioodilon
    Se eu estiver errado, por favor me corrija.
    Creio que "madeira sêca" não seria uma designação apropriada pois ela possui uma umidade natural que a costitui e que não é eliminada pela secagem. O que deve ser retirada é a agua que vem do ambiente, e que fica em seus capilares e a umidade que se encontra nas fibras da celulose. A primeira evapora-se e a segunda pode ser retirada em estufa. Feito isso a madeira perde peso e torna-se ´mais estável mecanicamente (rachaduras, expansão e retração, etc), além de mais resistente a fungos e outros agentes biológicos.
    Esta é a madeira apropriada para o uso, não só em luthieria como em outra atividades.
    Abç

    Mayzen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Onde encontro tensor, trastes, essas coisas aki no RJ?! Em casa d instrumentos musicais msm?! Ou só em casa de lutheria..cada um me fala uma coisa...ñ sei agora!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mayzen
    Aqui no RJ, até onde eu saiba, em loja nenhuma, e não existem casas de luthieria, só importando equipamento mesmo(ferramentas específicas).
    Trastes vc ainda encontra em lojas de instrumentos.
    Abç

    Mayzen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Hum, vlw pela dica! Vô tentá isso!Abçs!

    Mayzen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    mas ñ existe CONTRA-BAIXO sem tensor...ah....q q eu faço?!?!alg alma caridosa tem alg tensor p me dar?!?ahehaehae..tô zuando!! mas pô, sério....então foi por "tensor" abaixo meu baixo?!?!...ñ tem ninguém q venda?! alg luthier..?!!ñ há nenhum lugar q tenha isso?!ah....tô desesperado!!

    Alain Caron
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mayzen

    Vc mora em SP?

    Poderia te vender um tensor mas, já que vai meter a cara no mundo da lutheria, seria legal aprender a fazer um. Se quiser posso te explicar mais detalhado. Meu msn: rodmateus@hotmail.com

    Mayzen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Alain Caron
    Ae, moro no RJ.... Q pena!! Pô, sério?? Vc poderia me explicar como fazer um?!?!Ae, isso seria o perfeito!!t cadastrei lá no msn..vlw msm ae, kra!!

    João Gravina
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mayzen

    Sou luthier no Rio de Janeiro desde 1987. Meu nome é João Gravina e trabalho com a construção dos baixos e guitarras GRAVINA, além de oferecer reparos e regulagens. A construção e instalação de um tensor não é nada do "outro mundo". Basta compreender como e porque as coisas acontecem. Você pode comprar pronto, a Musical Express tem um modelo que pode ser encomendado em algumas lojas, como a Violão Carioca, uma boa loja que fica na Tijuca, perto da praça Saens Pena. Mas você também pode aprender a fazer um. O aço brasileiro é ótimo e não é um bicho de sete cabeças conseguir todo o material.
    Se você quizer, procure-me no meu e-mail, que terei prazer em te ajudar. O endereço é joaogravina@click21.com.br.
    Para conhecer meu trabalho acesse www.gravina.zzn.com.
    Boa sorte!

    Mayzen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    João Gravina
    Kra, muito brigado msm!!! Vô t mandar um e-mail então..se possível, vc me responde...td bem..visitei seu site...mt manero..parabéns!!alg áreas ainda estão em construção..mas akeles baixos foi vc q fez?!?!kraca maneros!!!...braços atravessando o corpo é o q eu queria mas é bem mais difícil...acho q ñ dá p/ meu bico ñ..ahehae. Mas pô, vlwzão pela preocupação..t mando um e-mail então blz?! a gente c fala...Abços!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como secar madeira p/ fazê baixo?!