Dilema do apoio do dedo polegar

    Autor Mensagem
    DavidOracle
    Veterano
    # out/04


    Caros amigos baixistas, comprei um baixo que possui apenas um captador que fica perto da ponte onde regulamos a altura das cordas. O problema é que eu estou acostumado a apoiar o dedo polegar em cima do captador para tocar e, por ele ficar nessa posição, o som fica mais "aberto". Geralmente toco em baixos com dois captadores e apoio o meu dedo polegar no outro, que fica mais proximo dos trastes, conseguindo assim um som mais "encorpado". A pergunta de prova é : Alguem conhece algum dispositivo que eu possa colar no corpo do baixo para apoiar o dedo polegar, conseguindo assim tocar na posição que eu quero ??? Existe algo fabricado para esse propósito ??? Agradeço quem puder colaborar com uma resposta para o meu dilema.

    Rafael de Camargo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cara não conheço nenhum despositivo desse tipo, o que voçe pode tentar e tocar com o dedo na corda ou no final da escala mas eu acho desconfortavel. So uma curiosidade, se voçe curte o som do captador do braço porque comprou esse baixo.

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    DavidOracle

    Existe o Finger Rest, que é uma peça de plástico que pode ser parafusada em qualquer parte do corpo do instrumento, justamente para este fim.

    DavidOracle
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Meu amigo Rafael, eu estou falando de um Music Man Sting Ray...

    DavidOracle
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Então o nome da parada é Finger Rest... Eu sabia que deveria existir algo desse tipo! Muito o brigado pelo help Marcio... Vou dar uma procurada e ler sobre o assunto. Você conhece alguma loja virtual ou alguma loja aqui no Rio que venda o Finger Rest ? Tks mais uma vez ...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DavidOracle
    Use uma dedeira de apoio que é uma barra de plástico, acrílico metal ou madeira e aparafuse-a no local que vc deseja. Veja fotos dos antigos baixos Fender que vc verá estas peças, ora na parte do escudo abaixo das cordas (a posição original), ora na parte acima das cordas.
    Abç

    DavidOracle
    Veterano
    # out/04
    · votar


    OK, Tks ...

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DavidOracle

    O Mauricio Luiz Bertola é luthier aí no Rio... Talvez ele possa saber onde vende. Creio que em lojas de música vc encontre com facilidade.

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    DavidOracle
    Veterano
    # out/04
    · votar


    OK, obrigado mais uma vez marcioazzarini,

    Bertola, você pode me ajudar ???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DavidOracle
    Já procurei esta peça em vários lugares, inclusive em SP e não encontrei. Mas vc pode confeccioná-la em madeira resistente que dará no mesmo. Claro que aí está incluída a questão do acabamento.
    Qualquer coisa entre em contato com mlbertola@hotmail.com
    Abç

    DavidOracle
    Veterano
    # out/04
    · votar


    OK Maurício... Já te mandei um e-mail ... Dê uma olhada quando puder... Obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DavidOracle
    Não recebi.
    Abç

    isaiasgs
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DavidOracle

    poxa vida...vc tem coragem de furar um String Ray pra colocar um apoio do polegar?? eu não tenho hehehe

    Se muita gente por aí tem MM String ray e não usa isso acho q vc deveria tentar se adaptar a tocar sem apoio mesmo.

    É só minha opinião pra não perder a característica original do instrumento.


    Vlw..

    jrcintra
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DavidOracle
    kra
    vc vai desvaloriza e mto o seu instrumento
    tenta c adaptar...
    caso vc nao consiga , tente tocar na ponte seila..
    acho q furar o baixo eh um pecado....

    GeorgeVieira
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cara, tenta inicialmente colocar esse "finger rest" com uma fita dupla face, preferencialmente em cima do escudo. Pra ver se vc vai se adaptar ao esquema... Assim vc não corre o risco de danificar o acabamento desse baixo.

    Flavio Moska
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DavidOracle

    Tb estou tentando me adaptar à falta de um apoio no MM Sterling e ainda está um pouco incômodo. No Precision é parecido, mas já me acostumei nestes 10 anos que estou com ele (nunca usei o finger rest). Já no Jazz Bass tem aquelas placas de metal vintage (uma na ponte com "F" cravado e outra no captador do braço) - então toco apoiando nesta do braço, mas sempre tenho que limpar muito bem para não ficar suor e enferrujá-la.

    Não sei se ajuda, mas aconselho a tentar se acostumar sem o finger rest. Pode ser que no futuro vc queira tirá-lo, então terá os buracos (na placa e no corpo)

    Um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dilema do apoio do dedo polegar