Baixolão Takamine

    Autor Mensagem
    Estênio Xavier Varjão
    Veterano
    # out/04


    Queria saber se algum de vc`s tem também o Baixolão takamine para conversarmos sobre o mesmo?

    Dpaulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Estou interessado em comprar um baixolão. Onde vc o comprou? quantos pagou? em comparação a outras marcas o que vc achou dele.
    abraço

    Dpaulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    qual o modelo do seu baixolão takamine?

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ahh se eu tivesse um baixolao Takamine....

    Dpaulo
    "...quantos pagou?"

    Caro.
    Pode ter certeza q foi de 1500 pra +, (tirando por baixo).

    Estênio Xavier Varjão
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Bom, naum é barato naum. Em torno de 2060 paus. Adorei os timbres dele, ele tem um Pré meus amigos que puta som. Cês querem sentir o timbrão dele? Assistam ao DVD novo do Roupa Nova o nando tem um Igualzinho, Acho que esse Baixo é uma de minhas namoradas agora. Acho naum tenho certeza ehehehehehehe. Eu Comprei Numa loja de instrumentos daqui da Bahia. Eles fazem pedido pela importadora.
    E o modelo é o EG512C.O do Charlie Brown usa um de 5 cordas.
    Acho que é um dos melhores semiacusticos do mundooo.

    Estênio Xavier Varjão
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A foto do meu filho aée

    http://www.takamine.com/pics/models/ACFfCcVhw.jpg

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Estênio Xavier Varjão

    Para aê brother!!!!
    Num quero ficar babando nao!!

    "Acho que é um dos melhores semiacusticos do mundooo"

    Nao chega a ser taaaaaaannnnnnnnto, mas não duvido tb não.
    Nunca ví e toquei nada da Takamine q nao fosse de qualidade.

    Estênio Xavier Varjão
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Olha lá Tomcat, No DVD do Roupa Nova que tu vai se admirarr véi.E vai ver que naum estou mentindo, ele está de paréa com o martin só que esse é mais caro.

    joaozitorossi
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Estênio Xavier Varjão
    takamine eh takamine e não tem discussão...eh mt bão!

    Dpaulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Minha única crítica em relação a instrumentos acústicos, tanto violão como baixo, é que o captador que fica no rastilho, na ponte, puxa muito o som para o médio agudo. Não é atoa que instrumentos acústicos na hora de gravar é através de um bom microfone de estúdio.
    Vi uma vez um violão com captação fishman que além do captador da ponte tinha um captador interno dentro do instrumento puxando o som mais para o grave equilibrando o som. Duas perguntas.
    vc não sente o timbre dele muito para o médio-agudo e agudo?
    o volume dele desplugado é legal?

    joaozitorossi
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Dpaulo
    esse tipo de captação de rastilho realmente puxa muito para o agudo...por isso eh mt necessário um pré mt bom...nos baixolões q testei( um condor, um eagle e jah a bastante tempo o próprio takamine) o som eh normal...nem mt alto nem mt baixo...dah pra acompanhar um violão de nylon trankilamente...jah o de aço talvez uma pegada mais forte jah resolva ou se vc tiver a mente aberta a palhetas isso pode destacar mais o som do baixo...

    Estênio Xavier Varjão
    Veterano
    # out/04
    · votar


    O Pré dele tem um ótimo ganho de graves fora o equalizador do próprio, no pré também vem um Afinador, o Bypass e o controle das frequências medias e medias-agudas. com relação ao som dele desplugado é bem encorpado pois sua construção propicia a isso. Por falar nisso tenho uma outra pergunta:
    Vc`s sabem de alguma empresa ou fabricante que construa um case, semicase ou hardcase para o próprio?

    Dpaulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Estênio,
    já tive um baixolão da Condor, e depois de três meses acabei vendendo por causa de uma tendinite, pois como nos baixolões a altura da corda é bem grande eu fiquei prejudicado. Em relação ao takamine o que vc tem a dizer em relação a alturada das cordas e do conforto?

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tem como abaixar a ação das cordas(altura) em baixolao??

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat
    Tem como abaixar a ação das cordas(altura) em baixolao??
    Tem, mas é complicado.. Não me arrisquei a regular os meus...

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marcioazzarini

    Entendí.
    Pq eu andei reparando, é mto dificil encontar baixolao com a ação das cordas baixas. E eu odeio açao alta pois tenho q fazer uma força mto maior nos dedos o q pode provocar alguma lezao.
    Tb tava afim de comprar um, por acaso vc conhce alguma marca q tenha ação das cordas baixa ou mediana até, só nao quero aqueles altos mesmo, blz?

    Dpaulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    tenho a mesma preocupação que o tomcat.
    o problema é que aqui em brasília tá tudo muito caro, sai muito mais barato comprando pela internet em são paulo, mesmo pagando o frete. o problema é que depois chega uma baixolão com as cordas altíssimas

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Dpaulo
    Teste vérios modelos de baixolão aí em brasilia, e o q vc gostar vc pede pela net. Pois aí vc ja sabe qual a altura das cordas q aquele determinado modelo vem, ok.

    Dpaulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    para tomcat,
    o problema é que as lojas daqui de brasília estão falidas, vc só vê nas vitrines baixos da marca condor, tagima e outras ainda piores. baixos de melhor qualidade só por encomenda. por isso fica difícil se testar qualquer baixo

    Estênio Xavier Varjão
    Veterano
    # out/04
    · votar


    è Galera o grande problema é esse altura das cordas, mas no meu eu dei uma regulada no tensor do braço, agora com cuidado bem devagarinho e olhando a cada regulada que dava, mas também tem outra chance que é o abaixamento do rastilho, só que aí você vai ter que procurar um Profissional, pois a captação do Takamine é individual por corda se você remover o rastilho pode ser que uma corda fique com mais volume que outra. Outra questão "vocês naum acham que eles deveriam dar um de reserva?".
    mas no meu foi resolvido em parte com a regulagem pelo tensor do braço.

    Belezauuu.

    Dpaulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    para o Estênio:
    mas no geral vc sente o seu baixo confortável para uma apresentação?

    Estênio Xavier Varjão
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Muito confortável.ele é um pouco grande mas se apoia bem ao corpo, depois que fiz a regulagem ele ficou ótimo. Só tive um pequeno problema no começo que foi me acostumar com a quina do corpo dele que pega no antebraço de apoio que me machucava muito, mas agora já peguei uma posição melhor.

    Valeu Dpaulo!!!

    Alain Caron
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Galera,

    Como sabem, construí o meu próprio baixolão e pra isso pesquisei uns 2 anos na internet. As principais infos que descobri são:

    - o corpo tem que ser grande. Alías, fisicamente o baixolão (nem os maiores) tem estrutura pra gerar as frequências muito baixas. Podem ver que baixolão de 5 cordas usa um dózinho, ao invés do Sizão.

    - a ação tem que ser mais alta mesmo. Primeiro pq ficam mais tensas e produzem mais som. Segundo pq vc tem que tocar com mais força, o que acabaria trastejando com ação baixa.

    - o pré é muito importante, se vc quer tocar plugado. Como esse não é o intuito principal de um baixolão, é melhor ter um ótimo som desligado, do que depender do pré.

    - a captação melhor são os tipo microfone, que vc pode colocar na posição que preferir, ou aqueles caps de contato, que ficam espalhados em várias regiões do tampo.

    Se falei alguma besteira, podem reclamar. Mas tudo isso tá na net. Agora uma opinião minha: se quer um baixolão de fábrica, tente o Takamine, Washburn ou Tacoma. Se não, procure um luthier. Ele vai se preocupar em fazer um instrumento acústico e não um violão com corda de baixo, como vemos nas lojas.

    Dpaulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    para Alain Caron,
    quais luthiers vc indicaria para contruir um baixolão?
    já tocou em algum baixolão de luthier?
    qual seria a faixa de preço de um baixolão feito por luthier?
    abraço

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat

    Realmente, a ação dos baixolões, como disse o Alain Caron, são bem mais altas mesmo, para gerar uma maior tensão e o som sair mais alto, e pq vc precisa tocar com mais força quando desplugado. Para abaixar as cordas através do rastilho é muito complicado, pois é alí que está a captação, e dependendo do caso pode acabar danificando.

    Alain Caron
    Podem ver que baixolão de 5 cordas usa um dózinho, ao invés do Sizão
    Nem sempre... Aliás, eu confesso que todos os baixolões de 5 cordas que já ví utilizavam configuração normal (BEADG).


    Dpaulo
    O Alain Caron é luthier e faz baixolões. COnfira o site dele: http://www.mpinstrumentos.com.br/

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    Alain Caron
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marcioazzarini

    Concordo que é fácil achar a configuração BEADG, mas o som do Si é muito baixo e a corda vibra muito, o que atrapalha demais um baixolão. Sem dúvida a confirguração ideal é EADGC, a não ser que o músico pretenda tocar sempre plugado, considerando tudo que discutimos até agora.

    DPaulo

    Eu digo baixolão de luthier, por que eles estão empenhados no instrumento em si e não na linha. Por exemplo, o marcioazzarini tem um baixolão Del Vecchio (raridade) e um Crafter. Ele pode dizer dizer aqui as diferenças (se é que não disse já em outro post). O som do Del Vecchio é muito melhor, pois a caixa acústica é maior e com certeza poucas unidades foram feitas, e essas poucas feitas à mão. Neste caso, considero o Del Vecchio um instrumento de luthier.
    Dei uma procurada na internet sobre luthiers brasileiros que fazem baixolão e só a apareceu a Hootz de Blumenau. Com certeza muitos outros fazem, mas não está na internet. Infelizmente não posso te ajudar neste caso.

    Só um exemplo: esses dias na internet algum luthier do mundo estava querendo consertar (ou sei lá o que) um baixolão Crafter. Quando ele abriu o tampo, viu que é muito igual a um violão de aço. Ele até colocou a foto na net por causa da surpresa. Ou seja, a fábrica não está preocupada com o instrumento. Usam a mesma estrutura de um violão em um baixolão. Hehe. É a vida.

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Alain Caron
    Dpaulo

    Como já disse em outros tópicos, a acústica do Del Veccio é muito melhor que a acústica do Crafter. Eu gosto muito do timbre desplugado do Crafter, possui um puch muito bom, porém perde muito em volume. Já o Del Veccio possui um timbre mais brilhante, com graves mais profundos, e volume superior... Porém o timbre plugado do Crafter é excelente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixolão Takamine