Encordoamento 0,40 ou 0,45?

    Autor Mensagem
    NEtMartins
    Veterano
    # set/04 · Editado por: NEtMartins


    Encordoamentos 0.040 ou 0.045 ?

    Quais vcs usam e porque???
    e tbm gostaria da opinião de vcs dos pros e contras de cada uma.


    P.S: Baixos de 4 cordas

    isaiasgs
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Comprei um bass com 0.45 e nunca achei legal o som.

    Depois q usei uma Fender 0.40 nunca sai da 0.40. Agora só uso D'addario 0.40. Pra o estilo q toco ela é filé. Me dá uns agudos mais tranquilos e solos mais agressivos.

    Ronin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu uso 0.040, acho extremamente confortável para slap e tudo mais. Quando utilizei 0.045 eu curti o som pesadão, para para slap e pop ela é um pouco mais pesada do que eu gostaria. Uma boa saída na época foram as cordas Fender Standard que são 0.040 mas possuem um timbrão com mais peso.

    Quando comprei o Cheruti eu curti tanto o timbre dele que nunca arrisquei mudar as cordas dele, que por padrão vieram D´Addario 0.040.

    Para quem quer experimentar o melhor de dois mundos a Rotosound produz um jogo híbrido de cordas com as medidas 0.040, 0.060, 0.080, 0.100... nunca experimentei, mas já escutei elogios.

    Só uma correção... a medidas das cordas é 0.040 e não 0.40.

    BTNS
    Veterano
    # set/04
    · votar


    No meu Spanich, o calibre é 0.040. Acho confortável e tem um brilho maior do que a 0.045 que soa mais pesadona.

    No SR800 usava a 0.045 justamente pelo som mais gordo, pesado.

    Estou pensando em colocar 0.045 no Spanich também. No Wood, que é 5 cordas, o calibre é 0.045. Gosto das cordas pesadas.

    Thiago Correia
    Veterano
    # set/04
    · votar


    desde q eu comprei o baixo.. era o,40.. nunca comprei 0,45 fiquei no 0,40 pq achei bom e fiquei com ele sem testar outros mermo!

    NEtMartins
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Talvez para reggae seja melhor o calibre 0.045, o que acham?

    BTNS
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Cara, na próxima troca de cordas experimenta mudar o calibre (mas leve num luthier para que ele regule o tensor!!). Daí se vc não curte, na troca seguinte vc volta para a 0.040 pois isso é muito pessoal.

    bass_player
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Uso 0.40 no meu Bass Collection ativo 4 cordas
    e no meu Samick Precision passivo 4 cordas 0.45... até pq to pretendendo arrancar os trastes dele e pra fretless prefiro esse calibre

    Metal bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu uso 0.45 e gosto pra caramba! Já usei 0.40. e tb curti pakas. Como o Ronin disse, 0.40 é melhor pra fazer slap e talz. Mas mesmo assim prefiro o peso da 0.45.

    Gui
    Veterano
    # set/04
    · votar


    0.045
    usava 0.040, mas o timbre tinha pouco peso...preferi o peso da 0.045...ainda mais pq eu to afinando em D...

    to afim d experimentar o 0.050...deve ser mo pesado...

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    No meu SR885 e no meu fretless uso 0.45. No meu Jazz Bass e nos baixolões uso 0.40.

    Pra Reggae fica um som mais encorpado com 0.45. Mas dependendo do baixo, 0.40 não fica mal tbm.

    Dark Avenger
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu uso 0.45 e gosto muito do peso dele. Por mim eu usaria todas as cordas do 0.45 e a corda G eu botaria 0.50, mas aja grana hehehe.

    Bruno Banda
    Veterano
    # set/04
    · votar


    No Musicman Stigray 5 e no meu fretless 4 uso Daddario .045 pelo peso e pelo sustain. No Ibanez SR1205 (inteiriço) do qual procuro tirar um som mais Jazz uso .040.

    Independente de tratar-se de baixo de 4, de 5 ou de 6 cordas, a resposta é a mesma, pois sempre estamos nos referindo à corda sol.

    NEtMartins
    Veterano
    # set/04
    · votar


    É isto aí! Tenho um Music Man Sabre, vou testar a 0.045!!

    Valeu! galera!!

    Rafael de Camargo
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Depende muito do som que o cara ta afim de fazer e da marca das cordas, eu uso Daddario 0.040 que e o som mais rock anos 60 e 70.

    rodsom
    Veterano
    # out/08
    · votar


    a .040 e usada quando vc quer mais brilho, um som mais definido, q de pra escutar seus desenhos. alem disso ela e mais confortavel, mais macia; a .045 ja leva vantagem quando vc quer mais inercia, ela vibra mais tempo. por isso ela e melhor pra tapping.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rodsom

    É, pena que a 4 anos atrás vc não veio ajudar o colega neh....

    AllesCNXU
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Galera, uso encordoamento 0.45 no meu bass de 6 cordas e gosto bastante, porém queria experimentar as cordas 0.40..
    Meu estilo vai mais pro arrocha e alguém me falou que as 0.40 cairiam bem no mesmo.
    Vocês acham que as cordas 0.40 são as melhores, e/ou mais indicadas para esse estilo (arrocha)?

    E se puderem, me indiquem algum site onde encontro encordoamento 6 cordas 0.40 (D'Addario ou Elixir), pois estou procurando a muito tempo, mas não encontro.

    Obrigado!

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    E pra heavy metal melódico, num baixo ativo de 5 cordas, é melhor encordoamento D'addario 0.040 ou 0.045?

    TYLR_DRDN
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Uma vez eu levei meu Squier Jazz Bass em um Luthier- muito bem indicado por sinal -, e ele me falou que as cordas Ernie Ball 0,45 eram BEM melhores que as 0,40 originais que estavam nele. Ontem uma corda estorou :/ ... queria opiniões de vcs se vira trocar pra 0,45, sendo que sempre toquei em 0,40 (visto que semana que vem vou tocar em um evento grande!)
    O tipo de som que estou tocando agora é pop-rock, pop, reggae, e hard rock com uma outra banda.

    TYLR_DRDN
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: TYLR_DRDN
    · votar


    Ops

    dibass
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    TYLR_DRDN
    .45 te incomoda? Se não, continue nelas. Ela tem um som mais "encorpado".

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Posso esta errado, mas será que o encordoamento 0,045 perde mais rapidamente o brilho do timbre que o encordoamento 0.040 ??

    Analisando fisicamente.
    Quando pegamos um baixo para testá-lo com 0,040 e depois com 0,045,
    o comprimento da escala do baixo é o mesmo, e a nota de afinação é a mesma. Assim encordoamento 0,045 terá que ser mais tensionado para atingir a mesma nota que o encordoamento 0,040.

    O encordoamento 0,045 não perderá mais rapidamente o brilho do timbre por estar trabalhando mais próximo da Zona de Deformação Plástica (resistência do materias) ??

    TYLR_DRDN
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Posso esta errado, mas será que o encordoamento 0,045 perde mais rapidamente o brilho do timbre que o encordoamento 0.040 ??

    Analisando fisicamente.
    Quando pegamos um baixo para testá-lo com 0,040 e depois com 0,045,
    o comprimento da escala do baixo é o mesmo, e a nota de afinação é a mesma. Assim encordoamento 0,045 terá que ser mais tensionado para atingir a mesma nota que o encordoamento 0,040.

    O encordoamento 0,045 não perderá mais rapidamente o brilho do timbre por estar trabalhando mais próximo da Zona de Deformação Plástica (resistência do materias) ??


    El_Cabong Faz muito sentido isso que você falou, vou continuar na 0,040, acho que força um pouco menos o baixo em geral, alem de eu estar acostumado com elas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encordoamento 0,40 ou 0,45?