Como pego o rítmo e o tempo das musicas?

    Autor Mensagem
    AdrianoP
    Veterano
    # set/04


    Eu gosto pra caramba de baixo, Musica é a minha vida, e o meu sonho é tocar numa banda, mas comecei a aprender baixo agora, e tenho muita dificuldade para pegar o rítmo e o tempo das musicas (o tempo das trocagens das notas), normalmente me adianto ou me atraso. O que as vezes me deixa meio desestimulado, pois começo a pensar que "esse negocio de tocar não é pra mim, que eu não tenho jeito e tal..."
    Conseguí com o professor me ajudando pegar duas musicas ( bem fáceis), mas com muita dificuldade e muito esforço mesmo, treinei pra caramba....

    Alguem sabe o que posso fazer pra tirar ou diminuir esse meu problema com o tempo e o rítmo?? Algum excércicio e ou alguma outra coisa??

    Alguém também já teve muito essa dificuldade e conseguiu superar??

    Ah ás vezes eu tbm não consigo escutar muito bem o baixo nas musicas tbm...mas as vezes escuto quando tou só ouvindo, mas quando tou tentando tocar é mais dificil...

    Quem podesse me ajudar eu agradeceria de coração.
    Valeu Galera!!!

    nothing else matters
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ouvir várias vezes a musica

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    cara, isso é normal em qualquer instrumento.
    vc pegar o tempo da música é questão de treino.
    c não tá pensando que vai aprender a tocar em poucos dias não né?
    o aprendizado exige esforço, dedicação.
    dificuldade a gente vence com esforço.

    nunca desista.

    isaiasgs
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza
    Falou tudo.

    isaiasgs
    Veterano
    # set/04
    · votar


    AdrianoP
    Kra!! primeiramente vale o conselho do Claudio Natureza.


    Vou te contar um pouco da minha história:

    Desde uns 10 anos de idade ouvia o som do baixo nas musicas e gostava pacas..meu irmão tocava piano clássico e eu sempre disse q ia aprender aquele intrumento, mas nunca tinha nem visto o instrumento ao vivo, só em fotos.

    Aos 13 anos entrei em uma escola de música não tão ruim, mas q me detonou como baixista, comecei por partitura e só tocava com 3 dedos na mão esquerda, foi lá q tive meu 1º contato com um bass de verdade e uma única vez..todos os exercícios e leitura de partitura eu fazia no violão.

    Sai da escola e retornei aos 15, com qse 16 comprei meu 1º bass (um Eagle Jazz Bass novo), aí pouco tempo depois comecei a tocar na igreja, mas apenas por partitura....até aí sabia pouca coisa de cifra....super fraco de ritmo e só me dava certo nas passagens pq era por partitura. Meu problema era tão grave q na minha cabeça a 5ª ou 3ª não harmonizava de jeito nenhum, hoje tenho qse 21 de idade e nunca parei de tocar, a alguns meses atrás comecei a criar grooves até legaizinhos e em solos até uma 6ª pra mim harmoniza perfeitamente e consigo trabalhar tudo legal..

    Ou seja...na minha condição do início...eu teria tudo pra desistir....até hoje sou péssimo de ouvido.....não tiro nem solo de ouvido..mas consigo ciar minhas próprias harmonias e gosto muito de improvisar.

    Então o passo é não desistir....Força no bass amigo!!!

    Demolisher
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Estuda papito e pra te ajudar, compra um metrônomo e estuda acompanhando o andamento... com estudo e dedicação com certeza você irá sempre superar seus limites.

    menininha baixista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    putz.... não desista de geito nenhum !!
    quando comecei a tocar violão tive muita dificuldade mesmo, baixo está sendo mais facil. dedique seu tempo e tenha um plano de estudo. use contagem de tempo para ir mudando as notas com mais certeza.....não tenha pressa de evoluir faça exercicios e um dia vc vai notar gradualmente sua melhora .....
    tem dias que fico puta da cara por não conseguir tirar algumas coisas.....hehe

    Soulface
    Veterano
    # set/04
    · votar


    AdrianoP
    Um pouco de conhecimento teórico sobra tempo, compasso e duração de notas tb ajudam bastante. Aliado, é claro, à prática.

    fox_123
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Com certeza essa dificuldade é perfeitamente normal, todo mundo tem as suas no começo...

    Eu ingrosso o caldo dizendo pra você comprar um metrônomo, e tambem te digo pra sempre prestar atenção no tempo de duração dos acordes, contando no ritmo da música para cada acorde individualmente (a cada mudança de acorde, você recomeça a contagem), dai você vai perceber que em muitas músicas, são os mesmos tempos para todos os acordes...procure as musicas mais simples.

    Com relação ao desanimo, acho que todo mundo se sente desanimado numa situação e outra, mas a nossa vontade de vencer deve ser bem maior que o desamino...

    Um abraço

    Rafael de Camargo
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Não desanima cara no começo e assim para todo mundo. Começe tirando umas musicas que vc curte mesmo e vc vai ver que não e tão dificil assim.

    AdrianoP
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Galera! Valeu Mesmo, obrigado pela força!
    Com a ajuda e o incentivo de vcs consegui pegar mais uma musica. Também baixei um metronomo na internet e tou treinando com ele.
    Não vou desistir.
    Vcs são tudo!
    Um abraço pra todos!

    Bass_Master
    Veterano
    # set/04
    · votar


    eh isso ae cara..
    SEMPRE use metronomo ja q vc reclama e ritmo e tempo,
    e outra dica boa é sempre começar a tocar as coisas bem devagar, devagar a ponto de voce fazer com facilidade, ai voce vai acelerando gradativamente no metronomo.. ate chegar ao tempo real.

    Paulo Feresin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    é.. ritmo é uma coisa complicada no começo, ou em qq parte da vida de um musico hehe!
    mas o negiocio é trenar, bater o pép ra acompanhar o tempo, metronomo, vale td!!!

    ccasaroli
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Estou no mesmo barco.... A galera fala... Estuda, mas n diz o que estudar exatamente.... Fico ali no metrônomo, ouço musica pra caramba mas n consigo definir o tempo. Minha irmã ficou quase 10 anos estudando em orquestra, ontem tentou me explicar... Na hora com ela contando o tempo na musica eu pego, mas ao tentar fazer sozinha n entra nem pau... Tá tenso, mas tô aqui na luta tbm, tentando achar a brecha que entre na minha cabeça.

    Buja
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    ccasaroli

    Pense uma musica que voce goste muito.....mas muito mesmo.
    Começa a cantarolar essa musica algo e vai batendo palmas, estalando os dedos, ou marcando na perna.

    Consegue? É porque voce está muito habituada com a musica.
    Pra conseguir isso tem que conhecer a musica. Ela tem que ta grudada como super bonder na sua cabeça.

    Com o tempo, voce vai habituando a fazer isso com musicas que nao conhece tanto.

    Mas pra fazer isso com musicas que nunca ouviu na vida, principalmente de estilos que nunca ouviu, é só com muito treino mesmo, digo anos, ou então com estudo de partitura.

    ccasaroli
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Buja isso eu consigo. Mas não consigo acompanhar o baixo ouvindo o tempo. Qndo consigo tocar alguma musica, é pq sei onde ele toca, mas pra isso o baixo tem q estar bem marcado, caso contrario saio do ritmo justamente por n ouvir o tempo...???? Tô travada na aula por isso.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ccasaroli

    Não ficou muito claro prá mim, exatamente onde esta seu problema, mas ficou claro que esta com problemas no ritmo/divisão de tempo.

    Sugiro, fazer estudos/exercícios específicos de tempo. Coisas do tipo "ditado rítmico".

    Numa passada rápida, achei alguns videos simples, mas que demonstram bem... se você procurar no Youtube, vai achar muitas coisas... exemplos:







      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como pego o rítmo e o tempo das musicas?