Nico Assumpção

Autor Mensagem
Magno Vilhena
Veterano
# ago/04


Neste último dia 13 o saudoso Nico Assumpção faria 50 anos e infelizmente o maior baixista brasileiro de todos os tempos ainda é pouco reconhecido em sua terra natal. Espero que algum dia isso mude e nós brasileiros passemos a reconhecer realmente nossos talentos ao invés de apenas ficarmos babando nos gringos que estão na mídia e que não chegam aos pés desse nosso embaixador do baixo brasileiro no exterior, onde é mais reconhecido do que aqui.

marcioazzarini
Veterano
# ago/04
· votar


Realmente, assim como a maioria dos artistas do cenário instrumental, são mais conhecidos lá fora do que aqui.

GPZ
Veterano
# ago/04
· votar


O Nico é tido como um dos melhores baixistas de todos os tempos não somente no Brasil mas pouca gente aqui sabe disso. Aqui no fórum mesmo vejo um monte de gente falar de um monte de baixistas mas não vejo quase ninguém citar o Nico mas citam um monte de gringos na mesma praia que são fãs do Nico e que aprenderam com ele, como é o caso do Victor Wooten. Quem sabia disso?

bass_player
Veterano
# ago/04
· votar


É uma pena que esse grandes músicos como ele não sejam reconhecidos no Brasil como merecem.

isaiasgs
Veterano
# ago/04
· votar


Eu tenho um método do Nico Assumpção q fala q ele gravou o primeiro CD solo de contra-baixo do Brasil, em meados de 1986. Diz tb q ele gravou cerca de 600 CDs (é muito kra!!!) ao longo do mundo. Mais no exterior q aqui no Brasil.

O kra era d++.

Fico puto com essa babação q todo mundo faz em cima de músicos estrangeiros.

Li certa vez q a tal técnica de slap de Victor Wooten na verdade é de um brasileiro,(não lembro o nome agora). Fico triste com isso, o Wooten é tido como um Deus por causa disso , e kd o brasilero q realmente criou a técnica??? ning fala nele, né???

Outra coisa tb é a falta de consideração pelos instrumentos fabricados no Brasil. Já li gente q diz ter medo de comprar wood por ser nacional...parece piada...com crteza um dos melhores instrumentos do mundo, e feito de acordo com as exigências de um dos melhores baixistas do mundo, o grande Nico Assumpção.

Esse final de semana mesmo , um colega levou pra igreja um violão Tagima , corda de aço, o violão mais perfeito q já vi, q fiquei babando com a qualidade, deixou um Eagle na sola.

Vlw, aê...e vamos dar mais consideração pelos bons músicos brasileiros, q como nós, passam e passaram pelos mesmos problemas financeiros e etc... para se colocarem num lugar de destaque...vlw!!!!

bass_player
Veterano
# ago/04
· votar


isaiasgs
se todo mundo não ajudar... a coisa não muda mesmo...

marcioazzarini
Veterano
# ago/04
· votar


isaiasgs
bass_player
Tem negada que se mata pra comprar DVD gringo a 150 reais, e não compra o do Pixinga (por exemplo) a 30 reais.

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


isaiasgs
O cara a quem você se refere da técnica apelidada de AR-15 é o ex-baixista da extinta banda Cheiro de Vida, o André Gomes. Eu o vi tocar num workshop do Nico Assumpção que fiz muitos anos atrás e ele usava super bonder na unha. No caso de alguém não comprar um Wood, que é o baixo que eu tenho (já é o segundo), por ser de fabricação nacional só posso dizer que existem imbecis de todos os tipos, inclusive esses que tocam grifes e que não têm ouvido ou percepçào do que seria um instrumento bom e um instrumento ruim. Quanto ao violão Tagima eu sinto muito mas ele é feito na China como tudo o que a Tagima faz fora das linhas de guitarras e baixos tradicionais parafusados.

marcioazzarini
Esse lance do CD já é questão de gosto e tanbém ninguém deve comprar nada por ser nacional ou deixar de comprar por ser nacional, apenas comprar porque gostou independente de ser ou não nacional.

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Magno Vilhena, bem lembrado. Eu deixei minha singela homenagem a ele em seu livro de visitas nesta data. No mais alegra-me constatar que você além de tudo é um músico bem informado até mesmo no que tange à indústria nacional.

BTNS
Veterano
# ago/04
· votar


Magno Vilhena, eu achava que essa técnica teria saído de um tal de "Pedrinho" de uma outra banda (não lembro o nome agora). Vou procurar material do Cheiro de Vida.

Concordo contigo sobre os Wood. Estou ainda me acostumando ao meu Scorpion Plus de 5 cordas - meu primeiro baixo de 5. Acho um instrumento excelente.

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


BTNS, eu tenho o CD deles ao vivo. Depois te faço uma cópia.

baz
Veterano
# ago/04
· votar


o dificil é encontrar material pra ouvir...

você procura arquivos dos gringos e encontra, mas qdo procura por nico assumpção, pixinga, maia... por exemplo, nada

e morar no interior... bom nem na internet encontro, nas lojas então, e ter dinheiro pra comprar cds... !!!

BTNS
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood, obrigado!

fox_123
Veterano
# ago/04
· votar


Na minha opinião, ele foi o melhor do mundo...

Quanto a nossa cultura, acho que devemos dar valor pra ela sempre! são nossas raizes, é isso que somos e que nos identifica diante dos outros povos!

Diante de qualquer comparação, eu sou mais Brasil!

Andre Passos
Veterano
# ago/04
· votar


Concordo com tds vcs , Brasil é td, é perfeitu mesmo, nossa musica, nossa.E o Nico e realmente o melhor do mundo(continua sendo), vi uma apresentaçao dele num dvd do joao bosco, ivan lins e gonzalo rubalcaba que e de pirar, ele rouba a cena mesmo e o wood master dele dah sonzera, tantu que quero juntar uma grana pra comprar um scorpion plus.E digo mais, axo q e o primo dele, mas tem um baixista chamadu Zeca Assumpçao, que arregassa muito tb, e soh ver o cd do Chico Buarque ao vivo na França...

ticco_bass
Veterano
# ago/04
· votar


\É realmente Nico era foda,tive a oportunidade de assitir a show dele aqui em curitiba no paiol, o cara era perfeccionista em tudo desde o timbre do baixo tudo era planejado, dizem que ele tocava violão pra cacete tambem . tenho um disco dele tocando com o ricardo silveira , logo quando chegou dos EUA "high Life". Ele durou pouco assim como o jaco, mas foram genios do contrabaixo, Quanto ao reconhecimento é foda o pessoal idolatra tudo que é de fora e não escuta musica brasileira, acho que com este forum nos temos a oportunidade de mudar isto, "gritar" pra galera escutem Nico , Arthur Pixinga, Arismar, Andre Gomes,

GPZ
e a historia do wooten, nao sei, gostaria de saber
visitem a home do nico, até hoje o cara recebe mensagens no guestbook, de uma galera de músicos la de fora.

isaiasgs
Veterano
# ago/04
· votar


ticco_bass
qual a home page do Nico??

Alaney
Veterano
# ago/04
· votar


A home page do Nico é essa.
www.assumpcao.com/

Realmente o Nico era demais, não tive oportunidade de conhecê-lo bem quando ele ainda estava vivo, ele morreu justamente no período que estava começando a conheçer os baixistas, mas tudo bem, Deus permitiu que tudo isso aconteçesse.

Mas uma coisa podemos nos alegrar: Ele se foi, mas deixou toda a sua obra por aí espalhada, pois a matéria se vai, mas a música essa só DEUS pode apagar.

Gente vamos valorizar ainda mais a galera do nosso Brasil, temos talentos para isso, lá fora tudo é mais fácil, realmente somos felizes em receber esse dom de Deus.

Tá aí: Arthur Maia, André Neiva, Adriano Giffoni, André Rodrigues, Alberto Continentino, André Gomes, Celso Pixinga, Ximba, Zuzo, Tiago do Espírito Santo, Felipe Andreoli, Gigi, Cesário, André Vasconçellos, Nilton Wood, e tantos outros mais que não foram citados aqui mas que fazem parte e enriqueçem a noss música.

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


Galera, creio que radicalismo não é o caminho. Nico Assumpção foi um fora de série e até hoje é tido como o melhor baixista brasileiro de todos os tempos mas não é "o melhor do mundo" porque não existe o melhor do mundo (no máximo o que você gosta mais) assim como a nossa música é riquíssima mas não é melhor e nem pior do que nenhuma outra porque isso também não existe. Não é preciso valorizar somente o que é do Brasil assim como não é preciso se valorizar somente o que é de fora mas seria uma boa valorizarmos o que é bom e o que vale à pena independente de ser daqui ou de fora. Parem com essa tendência de polarizar, de Brasil X o resto, porque não é assim. Ah, e o Zeca Assumpção é sim um excelente baixista e embora seja bem melhor do que a maioria dos baixistas dessa lista do Alaney, não chegou no nível de excelência do primo, o que não é nenhum demérito.

marcioazzarini
Veterano
# ago/04
· votar


Magno Vilhena
Ninguém ta falando pra deixar de ouvir o que é de fora, e só ouvir som nacional... Não é isso, mas o q estamos querendo dizer é pro pessoal prestar um pouco mais de atenção ao que acontece por aqui... Muitas vezes, só pelo fato do cara ser de fora já é muito mais valorizado do que os artistas nacionais.

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


marcioazzarini
Concordo com a sua posição e acho a mesma coisa mas se você ler o que andou sendo escrito vai ver que a galera andou radicalizando sim.

Andre Passos
Veterano
# ago/04
· votar


Magno Vilhena, realmente as vezes radicalizo, nada contra baixista de fora, muito pelo contrario, e que as vezes dah raiva de uns caras que soh falam em estrangeiros, mas na verdade nao quis fazer Nico parecer um Deus, mas e coisa de fa mesmo,assim como tu disse...E sobre a musica brasileira eu a considero sim a melhor, e muito melhor, minha opiniao, na verdade quis por essa opiniao no forum, agora que o Zeca Assumpçao e destruidor, toh com vc, aconselho todos ouvirem Chico Buarque ao vivo em le zenith(axo q assim que escreve), e simplesmente d+++.

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


Andre Passos
Eu discordo de uma comparação musical de modo geral mas entendo se você disser que a cultura musical brasileira é mais rica do que 99.99% de todas as outras, sendo comparável apenas à cultura musical americana e mesmo assim em minha opinião, se fossemos comparar ponto a ponto, talvez os gringos saíssem perdendo mas não gosto de rotular de "melhor". Espero que você me entenda. Quanto ao Zeca Assumpção ele anda meio sumido...

Andre Passos
Veterano
# ago/04
· votar


Entendo, o zeca assumpçao anda mesmo sumido acho que a ultima vez que vi um trabalho dele foi aquele dvd em homenagem ao tom jobim com a orquestra da osesp, axo q e issu...

José Caldas Júnior
Veterano
# fev/05
· votar


Olá, pessoal. Vamos manter viva a obra do grande Nico Assumpção. Gostaria de informar que tenho muito material do Nico e estou disposto a passar para os amigos fãs. Somente troca de materias.

Andre Passos
Veterano
# fev/05
· votar


Poh se tiver como vc passar pela internet pra mim, qq coisa do mestre, estamos ai..obrigado, e viva Nico!!!

Andre Passos
Veterano
# fev/05
· votar


poh esqueci de falar, q meu email, para qq coisa eh sakaijapbr@gmail.com, vlw!!

alexafavilla
Veterano
# fev/05
· votar


O que acontece é que é mto raro vc achar material do nico. Eu particularmente tenho pouquiiiiiissima coisa dele. mas oque tenho eu swou viciado! ja da pra ver que ele é um músico excelente. Mas fica dificil encontrar musica dele... Isso pq to falando de mp3 em emule essas coisas.. se for falar em Cd entao... iff...

caiquedourado
Veterano
# fev/05
· votar


Eu tenho algumas coisas entre trabalhos solo e com outros artistas!
www.caiquedourado.tk a lista está em meu site, aconselho a ler a lista com atenção pois o nome dele se encontra em vários cds que tenho!.

José Caldas Júnior
Veterano
# mar/05
· votar


Olá. Quem quizer trocar materiais sobre o Nico, pode entrar em contato comigo. e-mail : caldas.junior@ig.com.br

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nico Assumpção