receita do óleo de limão

Autor Mensagem
Hamilton Berretta
Veterano
# ago/04


Tipo... aquela receita de fazer o óleo de limão...

Espremer meio limão, mais a mesma quantidade de óleo de cozinha mais alcool isopropilico...

O óleo de cozinha é aquele se soja que se usa pra fritura?

Não vai deixar a escala oleosa?

Metal bass
Veterano
# ago/04
· votar


Se não me engano tem essa receita na Cover baixo. Mas não lembro em qual é! =/

JucaSG
Veterano
# ago/04
· votar


Hamilton Berretta
jah fiz isso, porem para usar na guitarra, o som fica muitometalico, fica feio, e a oleosidade fica pior que a das minha espinha, tua mao fica toda grudenta, compra um produto da Dunlop Ultra Glide 65(axo que eh isso), deixa lisinha as corda e tira a ferrugem

Metal bass
Veterano
# ago/04
· votar


JucaSG
Essa receita é para usar na escala e não nas cordas.

Nando Bass
Veterano
# ago/04
· votar


JucaSG
comprei esse produto da dunlop, tipo, nao limpa tanto assim, fica umas sujeiras encrostadas na corda, mais fica lizinha mesmo, tipo, eu pego linha d costura, dou uma volta na corda e vou pasando, ranca as sujeiras na moral, as vezes a linha arrebenta é claro, mais vale a pena...

Hamilton Berretta
Veterano
# ago/04
· votar


po eu to falando do óleo pra passar na ESCALA

Metal bass
Veterano
# ago/04
· votar


Hamilton Berretta
Ouvi dizer q o oleo não deixa a escala oleoza naum! Mas tenta procurar a receita direitinho, na Cover baixo tem!

caiohleal
Veterano
# ago/04
· votar


Hamilton Berretta
ela deixa a escala mais "fácil" de tocar, a receita eh bem essa q vc falou mesmo

Hamilton Berretta
Veterano
# ago/04
· votar


mas alguem já usou essa receita?

BlackBass
Veterano
# ago/04 · Editado por: BlackBass
· votar


cara..... eu até fico meio desconfiado por causa do oleo de cozinha... será q não estraga a escala não?????? e eu não lembro de ter visto a receita na cover baixo naum, qual edição foi????

Hamilton Berretta
Veterano
# ago/04
· votar


poisé.. óleo de cozinha... também acho cabreiro isso...

isaiasgs
Veterano
# ago/04
· votar


Não tenho coragem de passar óleo de cozinha não.

Eu conhecia isso apenas com algumas gotas de limão com algodão. Mas não exatamente pra limpeza e sim pra Hidratação da escala.

Um kra aqui do FCC q tem instrumentos muito antigos disse q nunca passou nada. Então eu não arriscaria passar óleo de jeito algum. NO máx suco de limão.

NESCAU
Veterano
# ago/04
· votar


Eu passo esse óleo em todos os meus baixos e funciona muito bem pra hidratar a escala. Mas a receita que eu conheço é um pouco diferente: uma parte de suco de limao, uma de isopropanol e MEIA de óleo de girassol. (tem q ser de girassol, o de soja é muito fedorento.)

Thiago Correia
Veterano
# ago/04
· votar


foi mal ae... mas eu to vuando.... hehhe.. passar onde isso? escala?? desculpe a pergunta.. mas q parte e essa?

Fernandão
Veterano
# ago/04
· votar


Passa óleo de peroba. Fica violento e não atrapalaha a sonoridade. Passe o óleo e com um pano seco lustre (isso tira o excesso).

Jayson
Veterano
# set/04
· votar


Bom, se não der certo se pode até dar uma fritadinha nas cordas, tipo assim no almoço no lugar do espaguete !!!

he ehe heh eh eh ehe h

Jayson
Veterano
# set/04
· votar


Alguém já tentou ferver as cordas com detergente neutro ???

Jayson
Veterano
# set/04
· votar


Na água é claro com sequestrante de ferro desses que se usa em roupas por mais ou menos uns 15 minutos. É batata !!!

Tomcat
Veterano
# set/04
· votar


Jayson

Brother, bem vindo, sei q tu é novo no forum mas,

PARE DE FICAR RESSUSSITANDO TÒPICOS VELHOS, KCETE!!

Ed_Cabeça
Veterano
# set/04
· votar


só uso óleo de peróba na escala, nunca passei nada de limão nem de alcool, mas até posso pensar em usar...
mas óleo de cozinha, nem pensar!

KNOX
Veterano
# set/04
· votar


a receita q tem na cover baixo e de alcool isopropilico + algumas gotas de suco de limao! somente isso! o oleo de cozinha vc vai passar um pouco depois se achar q a escala ta ressecada demais(mas depois de tocar algumas horas a propria oleosidade da sua pele ja vai fazendo esse trabalho)

luthieriacorrea
Veterano
# dez/08
· votar


nada a ver knox!
o óleo de limão serva para conservar e hidratar a madeira da escala, deixando um aspecto natural na madeira sem muito brilho dos óleos comuns, como os óleos de cozinha ou de peróba, servindo o alcool para dilatar os veios da madeira para penetrar o suco de limão, que irá limpar a madeira mais profundamente e o óleo para mantê-la hidratada e não ressecar, a recita é:
1/3 de suco de limão
1/3 de óleo mineral
1/3 alcool isopropilico
deve-se limpar bem a escala com palha de aço ( eu uso a parte verde da esponja de cozinha, mas dá para usar bombril) e polir os trastes, daí aplica-se o óleo com algodão em toda a escala.
valeu pessoal espero ter resolvido o problema:)
os: só para a madeira da escala, não deve ser usado nas cordas, para as cordas só flanela seca.

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


Galera, eu uso o oleo de limão da planet waves. Um pode custou 13 reais e vai durar a vida toda!!!

Stackinho_bass
Veterano
# dez/08
· votar


Hamilton Berretta

Passa óleo de peroba. Fica violento e não atrapalaha a sonoridade. Passe o óleo e com um pano seco lustre (isso tira o excesso).

ASSINO - faça isso! hehe

Tire as cordas pra passar!

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


luthieriacorrea
Um lapso de mais de 4 anos no diálogo.
Abs

Stackinho_bass
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

HAHAHAHAA...agora q viiiiii
oO meeee

2004! q horrorrrr...o braço já secou do bass..quebrou...huaAHau

artplas
Membro Novato
# fev/17
· votar


Seria melhor fazer a seguinte fórmula:

100 ml de óleo mineral purificado (adquirido em farmácias)

1 colher de chá de ácido cítrico (adquirido em farmácias ou em casas de descartáveis que vendem produtos para confeiteiro e sorvetes)

50 ml de álcool isopropílico (encontrado em farmácias ou em casas de produtos eletrônicos e computadores)

Mistura tudo e umedece levemente um chumaço de algodão, passando por toda a escala após ter escovado com uma escova dental um um pincel chato ref. 815 cabo amarelo.

artplas
Membro Novato
# fev/17
· votar


o suco de limão natural é rico em ácido cítico, água e outros componentes. o Princípio ativo do óleo de limão usado em escala é justamente o ácido cítrico, que é um ácido de baixo poder de corrosão, usado na alimentação, cosmética e produtos de limpeza que serve como hidratante e agente de limpeza da madeira da escala.
Nesse caso é melhor misturar o ácido em pó no óleo mineral do que o suco de limão in natura devido a alta porcentagem de água do mesmo, causando a mistura final um líquido turvo esbranquiçado.

Ramsay
Veterano
# fev/17
· votar


A única verdade de tudo o que falaram é que o óleo de limão só tem esse nome porque o produto vendido como tal tem mesmo cheiro de limão.
E a única função dele é a de de lubrificar a escala, nada mais que isso.
Receitas, tipo a que o artplas sugere acima é o mesmo que jogar dinheiro fora, simples assim...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


Ramsay
E você pode (e deve...) usar o bom e velho óleo de peroba, que é até melhor e vende em qualquer lugar...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a receita do óleo de limão