[Todas as Técnicas do Mundo]

Autor Mensagem
José Mário Zanini
Veterano
# jul/04 · Editado por: José Mário Zanini


Olá pessoal.
Já pesquisei aqui no fórum, mas não encontrei nenhum tópico que realmente mostre todas as técnicas do mundo, por isso, criei esse para mostrar todas as técnicas existentes no mundo contrabaixístico e para isso espero contar com a ajuda de vocês.

Vou postar algumas que encontrei no site da Cover Baixo e aqui no fórum mesmo, mas creio que não sejam todas, por isso quem tiver conhecimento de mais técnicas ou que saiba definir de forma mais objetiva as que aqui estão, postem aqui.

Pizzicato - É a primeira técnica utilizada no baixo elétrico e a forma mais tradicional de se tocar. Consiste em tocar com os dedos indicador e médio da mão direita (ou esquerda para os canhotos).

Three Fingers - é um pizzicato realizado com o auxilio do dedo anelar.

Hammer on - é quando você toca a primeira nota e "martela", digita a segunda nota de forma ascendente, ou seja, da mais grave para uma mais aguda.

Pull off - Ocorre da mais aguda para a mais grave. Puxe a primeira nota deixando soar a segunda nota que já deverá estar posicionada.

Tapping ou Two-Hands – São as notas executadas através de hammer-on e pull-offs com as duas mãos tocando diretamente sobre a casa que você quiser realizar a nota.

Palm Muted - Consiste em tocar o instrumento utilizando o polegar e o indicador alternadamente. A postura adotada para se tocar o baixo desta forma possibilita o abafamento com o dorso da mão.

Slap - Nada mais é, do que tentarmos obter um som mais percussivo do nosso instrumento usando:
Thumb (batida com o polegar) - Consiste em arremessar o dedo polegar na corda para obter um som estalado. Este toque do polegar deve ser feito sobre os primeiros trastes do braço do contrabaixo
Pop (puxar e soltar a corda com os dedos indicador, médios e os demais) - Consiste em puxar e soltar a corda fazendo com que ela bata com força sobre o traste dando o som estalado.
Death Notes (nota morta) - Consiste em executar o thumb ou o pop com a mão esquerda abafando a corda que está sedo tocada, tirando um som percussivo.

Fretless - O termo "fretless" significa "sem trastes". Sua ausência propicia uma sonoridade única, em virtude do contato da pele diretamente com a escala do instrumento, além de abrir novas possibilidades sonoras.

Efeitos - Consistem em extrair sonoridades e interpretações, mediante a utilização de diversos sistemas de execução: vibrato, bend e slide, grisando e shake.

Double Tumb - consiste em aproveitar o máximo possível os movimentos da mão direita do baixista usando o polegar de forma descendente e ascendente (pra baixo e pra cima), obtendo assim mais notas com menor esforço.

Triplo Domínio – Consiste em tocar não só os baixos de uma música, mas simultaneamente os acordes e solos. Ela é aplicada sobre o tapping, tocando as cordas como se fossem teclas de um piano, com a mão esquerda fazendo o baixo e a harmonia, enquanto a mão direita faz os solos. Desta forma, o baixista, sozinho, dá a impressão de estar tocando dois ou três instrumentos ao mesmo tempo.

Harmônicos - Consiste em realizar melodias apenas utilizando os Harmônicos Naturais (com as cordas soltas) ou Artificiais (onde é calculada a região para realizar tal nota).

BloodyBass
Veterano
# jul/04
· votar


Tapped Harmonic

É meio difícil de achar alguém que use...mas eu mesmo "descobri" ela sem querer...rs rs rs.

simplesmente faça um tapping rápido nas casas onde saem harmonicos. praticamente bata o dedo e tire. Se você fizer certo você vai ter um tapping que termina em harmonico. O som começa como tapping mas conforme você deixa soar você ouva claramente o harmonico no final.

Não é nada demais...mas já que tem o tópico...falei ^^

FLW

joaozitorossi
Veterano
# jul/04
· votar


BloodyBass
UEHAEUEHUAEUEHAUAE.....eu descobri isso a poco tempo tb e jah estava me sentindo o victor wooten achando q descobri uma parada nova.......HEAUAEHAEUHAEUAHEUAEHUAEHUAEH

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


A Cover Baixo vai pedir os direitos autorais.. heheheh

cbjr na veia
Veterano
# jul/04
· votar


nu baixo q casas q saem harmonicos?

flea fan
Veterano
# jul/04
· votar


BloodyBass
joaozitorossi
Entao somos somos 3. Que descoberta mais vagabunda.

flea fan
Veterano
# jul/04
· votar


cbjr na veia
Eu consigo fazer nos trastes 3,4,5,7,9 e 12, sendo que 4 e 9 sao iguais e da 12 em diante começa a repetir.

glauber
Veterano
# jul/04
· votar


Todos
Naum tinha um lance de tocar com o dedão antes do pizzicato??
inclusive tinha uma pecinha que servia pra apoiar os outros dedos? Como chamava essa tecnica?

BloodyBass
Veterano
# jul/04
· votar


joaozitorossi
flea fan


Hahahahahahahaha.....nossa...que descoberta mais escrota né? Hahahahahahaha....confesso q também me achei o máximo...mas no auge da minha felicidade eu vi a opção no guiter pro: TAPPED HARMONIC....¬¬ que saco! hahahahahaha

Lordsilver
Veterano
# jul/04 · Editado por: Lordsilver
· votar


Pizzicato Inverso

É utilizado os dedos medio e anelar, ao inves dos dedos padrões(indicador e medio), para a utilização da palheta ao mesmo tempo(sem precisar parar pra pegar a palheta)

Edit:

José Mário Zanini editar o seu post e coloque negrito nos nome das tecnicas e adiciona as outras tecnicas ao seu poste.......

jrcintra
Veterano
# ago/04
· votar


realmente hehe a coverbaixo vai pedir direitos autorais q isso foi mo copia do kramba
heawuehauwhaw

isaiasgs
Veterano
# ago/04
· votar


Aoinda tem aquelas doideiras de tocar com baquetas e arrastar plug P10 pra simular qq coisa tipo guitarra havaiana.

Xtrings
Veterano
# ago/04
· votar


BloodyBass
Tapped Harmonic

É meio difícil de achar alguém que use...mas eu mesmo "descobri" ela sem querer...rs rs rs.


eu jah fazia isso antes de eu aprender a dar harmonicas d verdade...
eh uma tecnica pouco conhecida, mas eh boa se vc naum kiser errar nas harmonicas...

-------------------------------------------------------------


cbjr na veia

nu baixo q casas q saem harmonicos?

nas casas das bolinhas do baixo...

José Mário Zanini
Veterano
# ago/04
· votar


Eis outra técnica que eu encontrei aqui no fórum:

Funky Fingers – Se prende uma baqueta no dedo indicador e outra no médio da mão direita, por meio de elásticos para tocar com um som percussivo. As notas saem bem percussivas e soltam vários harmônicos juntos.

Lordsilver
Desculma aí, mas eu não tô conseguindo editar meu post.

Rafael JzzBss
Veterano
# ago/04
· votar


Poutz, nem entendi essa Funky Fingers...
a parte do el[ástico

José Mário Zanini
Veterano
# ago/04 · Editado por: José Mário Zanini
· votar


Rafael JzzBss

Como eu disse, eu encontrei essa tecnica aqui no forum.
Quem postou foi o membro Schwarz.
Se quiser saber mais, dá uma lida no tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=2&t opic=47927

Flw!!!

_Flea_
Veterano
# ago/04
· votar


Porra queria pegar uma Lines dessa técni ca do triplo domínio................alguem conhece alguma????????

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


Caramba, e para que esses nomes todos? Dá para resumir tudo isso em 2 ou 3 porque a maioria significa a mesma coisa e outras como "Fretless" não são nem técnicas. Fretless é a escala do baixo sem trastes e não técnica. Me pergunto para que complicar o que é simples ainda mais com nomes em inglês (complexo de colônia) mas se vocês acham divertido, divirtam-se.

José Mário Zanini
Veterano
# ago/04
· votar


Magno Vilhena

Creio que algumas das técnicas relacionadas aqui possam ser parecidas umas com as outras mas não são totalmente iguais, sempre ha algo adicional que as tornam diferentes.

Quando me referi a técnica fletless, foi pelo fato de se ter que usar uma forma diferente para tocar, ao invés de se tocar nas casas se toca no lugar onde era o traste, e para isso há a necessidade de uma certa técnica...

"Me pergunto para que complicar o que é simples ainda mais com nomes em inglês"
Porque intaum não criar um tópico para nomes nacionais para as técnicas existentes???

SamambaHair
Veterano
# ago/04
· votar


Triple Slap
O mesmo

Lordsilver
Veterano
# ago/04
· votar


Vcs esqueceram do BEND e do SLIDE

baz
Veterano
# ago/04
· votar


eu criei uma técnica, BazzZZZ que consiste em tocar da pior maneira possível, incluindo o uso dos dedos do pé...

glauber
Veterano
# ago/04
· votar


Por favor acho q ou vocês me ignoraram ou naum entenderam a pergunta, quando leo fender criou o precision e mesmo depois como Jazz Bass, existia uma peça de plastico ou madeira q ficava abaixo das cordas e utilizada para apoiar os dedos enquanto o musico tocava com o dedão, isso era pizzicato ou tem outro nome???

Pedro Wood
Veterano
# ago/04 · Editado por: Pedro Wood
· votar


glauber, isso é o modo como alguns baixistas tocavam antigamente, usando o polegar. Eu particularmente não sei o nome (assim como não conheço a maioria dos nomes aqui citados) mas não creio que tenha um nome propriamente e nem mesmo que seja uma técnica assim como não acho que alguns simples movimentos como bend, slide (no baixo?), abafamento de cordas ou vários outros movimnentos citados como ténicas sejam técnicas propriamente mas você pode chamar do que quiser. Em minha humilde opinião técnica mesmo seriam a digitação convencional, o tapping e o slap, o restante seriam simples movimentos ou variações dentro destas três. Se tudo isso fosse técnica creio que teriam sido esquecidos o tão popular glissando, que é aquela escorregada que faz o baixo roncar, os ligados e até as digitações usando notas pedais mas acho que nada disso pode ser chamado detécnica, apenas de simples movimentos.

glauber
Veterano
# ago/04
· votar


Valeu e desculpa se eu ofendi alguém...

Claudio Natureza
Veterano
# ago/04
· votar


Me pergunto para que complicar o que é simples ainda mais com nomes em inglês"
Porque intaum não criar um tópico para nomes nacionais para as técnicas existentes???

pô cara, só a sua boa vontade de relacionar as técnicas já merece uma nota dez.

e pra que escrever em português se tudo que vem nas revistas e nas aulas é em inglês? talvez bastasse incluir a tradução da palavra entre parenteses.

parabéns pelo tópico.

CORVO
Veterano
# ago/04
· votar


Passando para dar um alo internacional nessa droga de teclado sem acentos, feliz em ver a presenca ilustre do Sr. Pedro Wood e concordanto totalmente com ele no tocante o que seria e o que nao seria tecnica. Realmente voces gostam de complicar o que e simples. Fala serio, hein? Desde quando fretless e tecnica? Eita?

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


glauber
Antigamente os caras apoiavam os dedos nesse apoio e tocavam com o polegar. Ninguém mais toca assim hoje.

imeloni
Veterano
# dez/04
· votar


tem a tecnica da desintonante

pioque eu nao sei como é mais acho que é tocar o baixo desintoado entede desintoado.


foi só uma piadinha falow!!!!!!!!!!

Alandbm
Veterano
# dez/04
· votar


Acho que tem tb o Palm Mute (Não sei se é assim que se chama).... Que é digitar com o dedão, muito usado pelos reggaeros
Mas realmente ficar fazendo essas classificações acho modismo....
Vira metal....
Que existe aquele Metal pra quem escuta sentado "Sitted Metal"
Têm aquele para quem escuta no banheiro
Aquele pra quem pinta o cabelo de roxo
Aquele para os que tem voz de bicha, e os que tem voz de "tão botando aqui atrás"
* Nada contra o som do metal, curto, agora não gosto das classificações

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Todas as Técnicas do Mundo]