Blindagem

    Autor Mensagem
    Hamilton Berretta
    Veterano
    # jul/04


    É o seguinte: tenho um baixo Squier Jazz Bass com captadores Fender Custom 60's, e ele faz aquele ruido quando nao toco nas cordas... quando eu troquei o captador, deu uma melhorada, mas continua com o ruido... a parte elétrica está boa e foi totalmente trocada...

    Tem gente que diz que esse ruído é normal e não da de fazer nada, e tem gente que diz que tem um método chamado Blindagem que elimina esse ruído.

    Eu moro em Florianópolis, e pelo menos aqui ninguem faz esse tipo de serviço, e inclusive me falaram que a blindagem mexe no timbre do baixo, e não valeria a pena faze-la.

    Gostaria de saber o seguinta: alguém aí ja fez essa tal de blindagem? deu certo? mudou o timbre?

    FBassist
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Hamilton Berretta

    kra, ese ruido é normal nos cap singles
    se vc quiser o minimo de ruidos, opte por humbuckers
    essa blindagem elimina um poucode ruidos sim, mas não sei se elimina totalmente...

    tem um topico com esse assunto

    ja ouvi dizer q é pra revestir toda a cavidade onde se encontra a parte eletrica do bass
    com papel aluminio, mas naum sei se é papel aluminio de cozinha...

    BTNS
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    A blindagem vai reduzir bastante o nível de ruídos, mas sendo singles, sempre haverá um pequeno ruído que é caracterísitca desse tipo de captador que utiliza apenas uma bobina.

    A blindagem bem feita é feita com cobre e não com papel alumínio. Há também o latão, utilizado pelo Ladessa na blindagem de dois baixos meus (um Spanich PJ e um Giannini Apolo 1966 com dois captadores em formato humbucking mas que são muuuito barulhento, acho que só o formato é HB).

    No Spanich a blindagem baixou absurdamente o nível de ruído. Só ouço algum qdo abro o agudo no talo e deixo só o captador J (justamente o single, de boboina simples). Ficou muito boa.

    O Giannini ficou bom tb embora haja um pouco mais de ruído qdo eu abro os agudos.

    Uma boa blindagem envolve a parte elétrica, a cavidade dos captadores e além da folha de cobre use-se tinta anti condutiva. Segundo o Corvo são poucos os luthiers que sabem fazer uma blindagem boa e correta.

    O Ladessa blindou os meus na hora, na minha frente e fiquei muito satisfeito.

    Mbass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    aproveitando esse tópico, quando vou mecher no volume do meu baixo, ta fazendo um chiado cabuloso, q q pode ser?

    BTNS
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Mbass, fica difícil falar assim e eu não sou técnico mas pode ser algum problema na parte elétrica do seu baixo, desde fios até problemas com os potenciômetros ou as soldas. Leve-o num bom luthier.

    Wolfram
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    E quanto a blindas a Zoom 506 II alguem ja fez aki? deu certo?

    Hamilton Berretta
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    o chiado quando tu mexe nos volumes do teu baixo é por causa dos pontenciometros que devem estar sujos

    Magno Vilhena
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    O ruído é normal e uma blindagem pode melhorar isso.

    Nando Bass
    Veterano
    # out/04
    · votar


    BTNS
    quanto vc pagou na blindagem?

    asterix
    Veterano
    # out/04
    · votar


    o meu strinberg clb-24a jah veio blindado de fabrica (Todas as cavidades) e nao tem ruido nenhum mesmo quando eu toco na frente do computador ligado... eh com tinta anti-condutiva pelo q pude perceber... (pelo cheiro)

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Meu baixo dá muito chiado quando não encosto nas cordas. Tá precisando blindar, mas o Luthier q fez a regulagem dele, disse q ficaria 80 conto a blindagem! Achei muito caro pra um trabalho (aparentemente) até simpes. E já tem tempo q fui lá, agora é possível q eteja mais caro ainda.

    Eu queria tentar fazer essa blindagem, mas quando procurei em algumas casas de ferragens, não consegui a tal folha de cobre? É difícil achar assim? Se alguém souber de algum lugar aqui em BH q tenha, dá o toque por favor.

    E há algum site com fotos do procedimento de blindagem, pra eu ter certeza de q não vou fazer cagada?

    erasmolousada
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mbass
    troca c teu potenciômetro que vai ficar legal.
    pode limpar também mas pelo preço do potenciômetro é melhor trocar.

    erasmolousada
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hamilton Berretta
    cara o principio de que toda caixa de metal não entra interferência externa é que faz funcionar as blindagens.
    você pode fazer com papel alumínio que fica legal, mas tem que mandar várias camadas para ter espessura suficiente.
    se fizer de cobre é lógico que é melhor, mas de papel alumínio da legal.
    retira tudo do gabinete e cola várias camadas de papel aluminio, lembrando de deixar um pouco na parte superior onde vai ter contato com a tampa do gabinete, faz o mesmo com a tampa.
    deixa secar bem (de um dia pro outro) depois tu isola os contatos dos potenciômetros por baixo , pode usar fita se não tiver um material melhor.
    o papel não pode encostar nos contatos dos potenciômetros pois corta o sinal. são três rebites que prendem os contatos onde pega as soldas,
    depois tu manda um fio de uma carcaça para o corpo do instrumento e parafusa ele com uma arroela.
    acabaram-se os chiados !
    vêr se o fio que vai pra ponte está legal.
    mas lembre-se todos captadores single geram chiados !!!
    se tu almentar todo o agudo da tu caixa o chiado é porque o agudo em demasia ressalta isso.
    vai lá !
    sorte e sucesso !!!

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    O foda de tópico usado é q ninguém dá atenção. =/

    Mas eu queria saber quantos custa em média uma bilndagem! Onde fui, queriam me cobrar 80 conto e achei meio caro, para um serviço q parece ser relativamente simples.

    Pensei eu fazer eu mesmo o serviço, mas além de não conseguir a tal folha de cobre, lí vários posts de gente dizendo q só isso não adianta.
    E o Tal do Corvo, insistia em dizer q tem q levar no luthier, pq se não, há perigo de curto e cagar com os caps... Oq vcs me aconselham?

    Só uma observação: Esse Corvo se chama Pedro Wood?
    Pq eu ví ele no Orkut. :)
    Falou q tinha mudado e tal... Papo furado! Trocou nosso fórum pelas "commmunities"!
    :)

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Alguém quer uma bala?..

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    /\
    |

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blindagem