Hidratação da escala

Autor Mensagem
FBassist
Veterano
# jul/04


comprei uam revista mto legal de luthieria essa semana q veio diversas dicas e ajustei a serem feitos no instrumento sem a consulta de um luthier, e nela tava um dica para hidratar a escala do bass ou da guita
eis a receita

um suco de meio limão
msm quantidade de óleo de cozinha (eu coloquei um pouco menos)

msm quantidade de álcool


passei na escala do meu bass e tive otimos resultados
ficou mais ''macia'' com um brilho super bonito, parecia q tinha acabado se sair da loja

ps: o braço não fica oleoso por incrivel q pareça!!!

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Eu uso creme de aveia da Gibson he he he he

É verdade, limão é bom mesmo. Só não pode deixar secar na mão, senão fica parecendo uma micose tipo mortadela he he he

slapboombass
Veterano
# jul/04
· votar


FBassist

so mais de passar o bom e velho paninho!!!!!!!!
heheh!

isaiasgs
Veterano
# jul/04
· votar


FBassist

Valew pela dica !!

Eu sempre usei algumas gotas do suco de limão passando com algodão.

Valew....

edusachini
Veterano
# jul/04
· votar


nao que isso importe, mas nao fica fedendo a limao?

paulo antunes
Veterano
# jul/04
· votar


oleo de peroba baiana tambem eh vicimininu
ahahah

Peixebass
Veterano
# jul/04
· votar


Quais as respectivas medidas do suco de limão, do óleo e do álcool????? E ouvi dizer que o ácool não pode ser comum e sim isopropílico!!!1

BRNz
Veterano
# jul/04
· votar


isopropopilico q eu saiba eh pas cordas... no braco axo q nem faiz mau usa alcool comum...

Sincero
Veterano
# jul/04 · Editado por: Sincero
· votar


FBassist
Nada se comparar ao bom e velho oleo de peroba.

BRNz
Acho que é melhor usar o isopropilico pq seca mais rápido e não reseca a madeira

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Essa substancia num vai ser absrovida pela madeira nao? causando danos ao instrumento dpois...

HellSing
Veterano
# jul/04
· votar


Daqui a poco o baixo vai virar comida hehehe, jah tamo fervendo as cordas agora passando suco de limaum! heheheh
mais ae... isso eh bom mesmo fica como novo! muito legal

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Wolfram

Se for absorvido é melhor ainda. O limão é a materia-prima mais utilizada em produtos desse gênero. Isso pra escala, já no corpo que é pintado cera de carro é o ideal. Mas escolha as menos abrasivas.

Gabriel_Bp
Veterano
# jul/04 · Editado por: Gabriel_Bp
· votar


numa guitarra que passo pelas minhas mãos com escala de rosewood eu usei fluido de isqueiro zippo pra tirar aquelas peles escrotas grudadas na madeira e de pois usei óleo de linhaça com uma escova de dentes velha. ficou muito bom. tenho impressão que da pra substituir a benzina por álcool isopropílico 100% por que os dois evaporão muito rápido.

FBassist
Veterano
# jul/04
· votar


não é alcool comum, é alcool isopropilico

slapboombass
Veterano
# jul/04
· votar


FBassist

e sempre lemprando naum deixa o alcool cair na pintura pois o alcool tira o brilho!!!

Expressão
Veterano
# jul/04
· votar


FBassist

Em escalas não envernizadas, realmente isso acontece.

Aracnídeo
Veterano
# jul/04
· votar


HellSing

ahahhhahahaha.. é mesmo... daqui a pouco neguim vai comer o baixo de tão temperado....

menininha baixista
Veterano
# jul/04
· votar


tem que tirar as cordas pra passar essa mistura ?

bach
Veterano
# jul/04
· votar


menininha baixista

sim! ae aproveita pra passar um bom-bril de leve nos trastes pra ficar bem brilhante.

Nando Bass
Veterano
# jul/04
· votar


FBassist
qual o nome da revista q tu compro mano, quanto custo?

Nando Bass
Veterano
# jul/04
· votar


FBassist
qual o nome da revista q tu compro mano, quanto custo?

FBassist
Veterano
# jul/04
· votar


Nando Bass

kra, na verdade eu catei ela do meu amigo! rs

ta custando 10 reais numa loja de instrumentos aqui na minha cidade

a revista não é de baixo, ela é só de guitarra, mas tem varios ajustes q podem ser feitos no baixo sim.....

Half
Veterano
# jan/06 · Editado por: Half
· votar


BERTOLA

Essa "receita" é boa, ou vc conhece alguma de confianca, melhor?
Estou no meio do processo de tapamento de buracos no meu fretless, e gostaria de saber qual a melhor forma de dar uma tratada na escala depois... Ouvi falar tambem que eh bom passar aquele oleo johnson de nene, o bom eh que ainda por cima fica mais cheiroso =D hauahuhau

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06
· votar


Half
Ouvi falar tambem que eh bom passar aquele oleo johnson de nene, o bom eh que ainda por cima fica mais cheiroso =D hauahuhau

Hahaha... eu usava óleo de peroba quando tinha baixo com escala de madeira escura, mas na escala em maple envernizada acredito que não é uma boa!?

elvisinbrain
Veterano
# jan/06
· votar


oleo de maquina e alcol isopropilico, 50% cada um
isso depois de ter esfregado a escala com bombril pra tirar a ferrugem

no caso de madeira clara, nao precisa(nao se deve) passar o bombril

para baixo fretless

a operaçao tapa-buraco se faz com massa de madeira, tirando o excesso com a mao ou uma espatula quando nao seco. depois é só lixar com uma lixa 180, pra deixar bem uniforme e depois passar a soluçao oleo/alcool

poliflor também serve

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Isso funka prakelas cracas (perdigotos) que ficam sob as cordas?
Sabe kikié...o Bass tá na boa, limpinho, é que eu tenho um violão que parece que tv com o monstro do pântano, todo embaçado e como a madeira dele é bem mais frágil que a do Bass tô meio receoso de mandar alcool isopropílico nele.
Esses dias dei uma de doido e limpei a guitarra de 1 kamaradas. Só que fui radical: mandei massa 2 com escovinha de dente na escala e o bom e velho bombrilzão enrrolado na chave de fenda nos trastes. Apesar da violência da operação, o resultado foi surpreendente: as cracas saíram, o brilho voltou e meu amigo nunca mais falou comigo.
Mas que ficou bão ficou.

Slapbass
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Apesar da violência da operação, o resultado foi surpreendente: as cracas saíram, o brilho voltou e meu amigo nunca mais falou comigo.
Mas que ficou bão ficou


se fico naum pq ele num fala cum ocÊ mais sô....rs.......

asda
Veterano
# jan/06
· votar


Esse tipo de hidratação previne pontas duplas?

Half
Veterano
# jan/06
· votar


BERTOLA

Essa "receita" é boa, ou vc conhece alguma de confianca, melhor?
Estou no meio do processo de tapamento de buracos no meu fretless, e gostaria de saber qual a melhor forma de dar uma tratada na escala depois... Ouvi falar tambem que eh bom passar aquele oleo johnson de nene, o bom eh que ainda por cima fica mais cheiroso =D hauahuhau


RiBaSs
Veterano
# jan/06
· votar


Nossa, faz muito muito tempo que não entro aki... vixi tá muito legal!

bom, mas vamos ao que interessa tem um kra aki perto de ksa que usa wd-40 é legal?
que revista é essa, vc pode dizer o nome?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hidratação da escala