Perguntas à Felipe Andreoli

Autor Mensagem
nothing else matters
Veterano
# jul/04


Felipe,gostaria de pedir desculpas pelas criancisses do grupo do forum todo e,gostaria que vocÊ continuasse à responder nossas perguntas...!
obrigado

Pessoal,querem ser crianças,saiem do forum,pq aqui é ÓTIMO para aprendizes de instrummentos que querem um dia serem "alguém" com o próprio!
obrigado

moderadores:sticky aqui! (vou por todas as respostas aqui para ficar organizado aqui e ter o conteúdo do outro topico que "frracassou" graças às criancinhas do forum)

nothing else matters
Veterano
# jul/04 · Editado por: nothing else matters
· votar


Perguntas à ele com suas respectivas respostas:

1) Como está o novo CD do Angra? Está mais pesado em relação ao Rebirth? ou mais Progressivo? Ou tem mais elementos da musica brasileira?

As 3 coisas! Está mais pesado, mais progressivo e mais brasileiro! Todo mundo vai dizer que eu estou querendo vender meu peixe, mas pra mim o Angra nunca esteve tão legal! Eu sou fã dos outros discos, mesmo da fase antiga, mas dessa vez acho que nos superamos. Espero que vcs gostem!

2) Qual é o principal baixo q vc usou nesse cd? O Ibanez de 5 ou 6 cordas? Ou se nenhum dos dois, qual outro?

Eu usei o Ibanez de 6, um SR 1306, e um Cort fretless de 5 cordas com captadores Bartolini, cortesia do meu grande amigo Alexandre Battaglia!

3) Nesse novo CD poderemos ouvir, da sua parte, Slaps, Tapping e, é claro, o Pizzicato com tres dedos?

Sim, tudo isso! Tive muito mais liberdade neste disco para compor linhas diferentes, e fazer algumas frases no meio das músicas. Todas essas técnicas e algumas outras estão neste disco. No entanto, procurei fazer com que as técnicas servissem à música, e não o contrário. A música não deve ser apenas um palco para demostrações de habilidade...

4) Quais as técnicas que você mais gosta de usar??

Slap, Two Hands, Pizzicato com 3 dedos e harmônicos.

Felipe vc foi mesmo endorser da Samick? Se sim o q vc achava? E por que trocou?

Sim, no último ano eu fui endorser Samick, o contrato venceu mês passado. Os baixos são bem honestos, principalmente se vc levar em conta que são Coreanos. Eu decidi trocar de endorser por dois motivos:
1- Entre usar um Samick e os meus baixos, prefiro os meus, a não ser que...
2- sejam baixos no mesmo nível dos meus, e a parceria seja com gente séria e profissional. Por isso escolhi a D'Alegria!

Vcs(Angra) sairão em turnê pelo novo cd? acho q sim né... existe alguma possibilidade de vcs virem para Ribeirão Preto?

Sim, a tour deve ter início em setembro, e sem dúvida tocaremos em Ribeirão...é só aguardar!

1) Como vc aprendeu a tocar baixo? Autodidata? Ou fez aula com alguem?

Na verdade eu tive o primeiro e único professor, o Ximba, aos 17 anos, e durante 4 ou 5 meses. O resto eu peguei em livros, vídeos-aula e fuçando mesmo!

2) Que exercicios vc faz antes de cada show?

No baixo, nenhum. Eu procuro alongar os braços, mãos, pernas, pescoço e costas.

3) Que exercicios vc recomenda para quem está aprendendo a técnica de 3 dedos (essa é mais para mim msm.. hehe)

Difícil ser tão genérico...mas procure fazer tudo o que vc faz com 2 dedos, com 3. Eu uso a seqüência anelar, médio, indicador, mas existem outras. Tente aquela que achar mais confortável. No meu site tem outros exercícios: www.felipeandreoli.com , na seção Dicas.

o disco vai t influencia d sons d outras bandas, ou vai ter semelhanças com o rebirth ou albuns passados?

As duas coisas. O disco mantém as características clássicas do Angra, e agrega uma infinidade de novas influências.

alguma musica com vocais em portugues como no hunters and pray?

Não. Talvez em alguns backing vocals, somente.

Se fosse montar uma "Dream Band",qual seria ela??

Adoro essas brincadeiras, cada vez sai diferente...mas, no momento:

Vocal - Russel Allen
Guitar - Nuno Bettencourt
Guitar - Greg Howe
Teclado - Keith Emerson
Baixo (só se eu ficar doente!) - Michael Manring
Batera - Michael Mangini

Opção 2 (uma só é sacanagem...)

Vocal - Glenn Hughes
Guitar - Scott Henderson
Guitar - Rotchie Kotzen
Teclado - Jordan Rudess
Baixo (se eu quebrar os dedos) - Alain Caron
Batera - Virgil Donati

E assim por diante...

Onde você deseja chegar,tanto com o Angra como no lado pessoal??

Desejo construir uma carreira sólida, de respeito, ter condições de manter uma família com conforto e saúde, e envelhecer com paz e serenidade, longe de São Paulo pelo amor do São Onofre!!!!!

1ª pergunta: Quais equipamentos você já teve ?

Diretamente do túnel do tempo: 2 baixos Dolphin (4 cordas), 1 Golden tipo Ibanez (4c), 1 Tagima tipo Music Man (4c), 1 Ibanez sr405 (5c), 1 Ibanez sr406 (6c), 1 Fender Jazz Bass Special (4c), 1 Ibanez sr1305 (5c, agora virou fretless), 1 Ibanez sr1306 (6c), 1 Tagima Jazz Bass (5c, virou Fretless), 1 ESP WS Series (5c), 2 Samick Custom (5c), 2 Takamine eg512C (Baixolão 4c, sendo 1 fretless), 1 D'Alegria Dart (6c).
Amplis: 1 Crate bx15, 1 Sonorous b300, 1 SWR Bass 300, 1 GK 2000RB (c/ Caixa 410 RBH), 1 Meteoro MW 1600 (c/ Caixa 810), 1 Meteoro B52 (c/ Caixa 215).

Felipe, até q ponto vc julga importante termos diplomas de baixistas profissionais, no caso diploma de faculdade...
Isso no meio musical influi muito ??

Nunca ouvi falar de qualquer tipo de "emprego" no meio musical que exija dilpoma de curso superior. Talvez isso role com música erudita, mas acho que nem isso. Pra mim, fazer faculdade de música seria legal por dois motivos: primeiro que, sendo uma coisa mais formal, meio que obriga o cara a ter disciplina pra estudar, o que pra mim é quase impossível em situações normais. Segundo pelo diploma de curso superior, pelo menos tem cela especial na cadeia, hahaha (brincadeira).

felipe vc gosta de musica brasileira(samba .choro ,maracatu.baião e talZ) ja toucou algumdestes ritmos e o/os baixistas nacional que vc adimira

Eu gosto de algumas coisas um pouco mais seletas de música brasileira, algumas coisas de mpb, chorinho, Villa Lobos, Yamandu Costa, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Arismar, umas coisas de Brazilian Jazz. A música mais popular geralmente não me agrada, com exceção de Djavan, Gil, etc. Os baixistas que eu mais gosto são: Arthur Maia, Arismar e Thiago do Espírito Santo, Sandro Haick, Marcelo Marianno, André Gomes, Sizão Machado, Ximba e muitos outros.

atualmente... que tipo de som vc ouve mais q te infuencia mais?

Eu tenho ouvido muito Metal/Fusion, tipo Planet X, Tribal Tech, Virgil Donati. Também ouço muito Seal, A-ha, Tears For Fears, são grandes inspirações na hora de compor.

1)no seu futuro bass , o d alegria custom(feito pra vc) , usara captadores EMG mesmo?(se sim , qual o modelo do EMG? o DC?) Se nao , que captador seria esse?

O meu baixo será um D'Alegria Dart, com EMG-HZ e circuito D'Alegria DB.

2)na sua opiniao , qual o melhor cd do michal manring? pelo q eu sei , vc considera ele pra kramba como musico certo?

Gosto muito do primeiro, "Unusual Weather", e do "Thonk".

) Queria q v me desse a sua sincera opiniao: Eu tenho um tagima tg 550(5 cordas) e quero trocar os captadores dele , e botar um EMG CS ativo(ceramic and steel) e no futuro , colocar um circuito ativo EMG . Voce acha que a mudança no som do bass seria mta? ficaria um put@ som ou seria somente uma mudança consideravel..?

Sinceramente, nunca toquei nem no baixo nem no pick up. hehehe....foi mal.

quais são as bandas q voce mais ouve? quais os baxistas q vc mais gosta??

Hum, lá vem lista grande:

Bandas-> Dream Theater, Metallica, Symphony X, Tribal Tech, Tears For Fears, Death, Fear Factory, Nevermore, Glenn Hughes, Supertramp, Yes, EL&P, ARK, Planet X, Seal, A-ha, Simply Red, Control Denied, Silverchair, etc, etc...

Baixistas-> Jaco, Michael Manring, Victor Wooten, Patitucci, Alain Caron, Steve Bailey, Tom Kennedy, Tony Franklin, Tony Levin, Billy Sheehan, Gary Willis, Victor Bailey, Nathan East, Bootsy Collins, Verdine White, Geddy Lee, Les Claypool, Paul McCartney, Larry Graham, Stanley Clarke, etc, etc.

1) soube da participação do milton nascimento, qual a participação dele exatamente? já que não irá ter musicas em português, eu queria saber se ele ajuda a compor ou se ele cantou em algumas musicas qual a participação dele.

Ele cantou alguns trechos de uma música, mas tudo foi arranjado por nós, com algumas sugestões dele.

como funciona esta coisa de liberdade para arranjos , todos nos sabemos do seu potencial e de seu talento , mas quais são os criterios utilizados para que vc tenha ou não liberdade para solar ou fazer frases "tortas" ou usar técnicas como slap ou Two hands em determinadas musicas ,

Não existe uma limitação imposta. Os espaços vão surgindo ou não durante o processo de composição, naturalmente. Eu até poderia dar um jeito de encaixar mais partes técnicas, mas eu procuro me concentrar mais em ter um groove firme, consistente, e que acrescente à música. As fritações eu guardo pro mau futuro disco solo! hehehehe

angra agora vai comecar a compor mpb ou algo assim???

Não mesmo! Mas as influências do estilo sempre se fazem presentes.

o q vc tem a dizer desses artistas POP da atualidade (Felipe Dylon, KLB e outras parecidas)

Precisa dizer?

Não existe a possibilidade do Angra cantar as suas músicas em português? Competência é indiscutível, mas vontade de escrever em português rola com você ou outra pessoa da banda?

Pro meu gosto, o Português é um idioma com uma sonoridade que não combina com Metal. Aliás, é difícil pensar em um idioma com uma sonoridade melhor que o Inglês.

Como que tu atura essa galera que fica te fazendo pergunta?

Antes isso que ninguém nem ligar pra mim né! hehehehehehe Brincadeira, eu respondo com o maior prazer. Gostaria que os músicos que eu admiro me dessem essa chance.

Antes de começar mais uma rodada, dois esclarecimentos:

- Sobre as perguntas relacionadas à agenda, ou quando vou tocar em determinados lugares, tudo o que for marcado estará automaticamente registrado no meu site ( www.felipeandreoli.com ) e no site do Angra ( www.angra.net ). Eu gostaria muito de tocar em todos os lugares, mas na maioria das vezes isso não depende exclusivamente da minha vontade! Se você conhece alguém na sua cidade que trabalhe com shows ou workshops, pode dar essa idéia a ele, e pedir pra ele entrar em contato comigo através do email disponível no meu site!
- Um ser apareceu com o nick Felipe Andreolli. Não sou eu! O meu Andreoli tem um "L" só!

Mas, vamos lá:


um cd solo!?!? serio!??!

Por enquanto, é só um projeto. Mas um dia vai sair sim!

O que te levou a tocar contrabaixo!?!? tp, um musico em especial, uma musica uq?

Foi um músico sim...o guitarrista da banda da minha escola... Ele me disse "arrume um baixo e toque com a gente!".

como foi para vc e para o angra gravar com o Hermes e Reanto e para o Jô Soares? q são publicos totalmente diferentes.

Foi muito legal! Em ambos eu dei muita risada! Os caras do Hermes e Renato são muito doidos, sou fãzasso deles!

4)O que vc pensa a respeito de bandas covers de Angra? vc gosta, ou repudia? (até pq eu tenho uma banda cover de angra... e quero saber sua opiniao)
apenas completando a essa pergunta, oq vc acha nao so de banda cover do angra, mas enfim, em banda cover no geral? vc acha q vai pra frente?

Eu acho muito legal que um grupo de pessoas se reúna com o único propósito de tocar músicas nossas, acho muito lisongeiro! Inclusive, sempre que eu posso eu tento comparecer ao shows dessas bandas!
No caso de bandas cover em geral, acredito que seja a melhor maneira de uma banda se entrosar, eu mesmo não seria metade do baixista que sou hoje sem covers. Eu prefiro ver uma banda cover tocando bem do que uma banda com músicas próprias que não soe legal. Por outro lado, o exercício da composição é muito importante. O ideal pra mim é mesclar as duas coisas, pois uma banda só cover realmente vai ficar limitada a tocar em bares e festas. Quando a banda estiver madura o suficiente, pode dar menos ênfase a covers e se dedicar ao trabalho próprio.

todo mundo fala que nakela sequencia diminuta antes de entrar a voz em carry on, vc faz em tapping... como VOCÊ faz essa sequencia, pq eu faço tocando normalmente e axo q assim o som sai mais limpo... diz ai... como vc faz?

Realmente, eu faço com Two Hands. Não tem segredo não, basta treinar que sai limpinho!

ow felipe vc eh viado??????

Não, e você?

Felipe, você cita muito o Dream Theater, mas não fala do John Myung, o que você acha dele? Dentro da banda; e como músico.

Acho ele um tremendo baixista, muito técnico e criativo. Gosto muito das linhas dele.

1)Eu gostaria de saber o que você acha sobre isso, tipo, curte mulheres tocando baixo, acha que realmente é um instrumento só pra homens?

Não acho que seja um instrumento exclusivamente masculino, mas uma coisa clara é que o baixo demanda uma força física maior que outros instrumentos. De fato, eu não vi uma mulher até hoje que tenha uma pegada tão forte quanto um homem pode ter, mas isso não significa nem que isso seja primordial, nem que todos os homens toquem com pegada forte. O Gary Willis, por exemplo, toca super fraco, e tira um som animal! A diferença entre um homem e uma mulher tocando baixo é que talvez a mulher tenha que contornar certos aspectos físicos que fazem parte da execução de muitos homens, ou talvez tenha apenas que se esforçar um pouco mais para tocar com a mesma pegada. Mas acho muito legal que mais e mais mulheres se interessem pelo instrumento, e tragam uma nova maneira de encarar o baixo e a música!

2)Pra tocar metal, além de rapidez na mão esquerda, o que mais vc recomenda? Palheta? Pizzicato?

Rapidez na mão direita é mais fuindamental que na mão esquerda, no metal. A opção entre pizzicato ou palheta cabe a cada um, de acordo com suas habilidades e características, ou até com o estilo. Eu mesmo toco na maioria das vezes com pizzicato, mas às vezes opto pela palheta por uma questão de sonoridade.

3)Você usa distorção no baixo? O que acha dela? Tem algum tipo de efeito ou pedal que vc curte mais?

Sim, eu uso sempre. Na maior parte do tempo eu uso a própria saturação da válvula do ampli, e nas partes em que eu preciso de um destaque (tappings, solos), uso um pedal de distorção.

Bem, como foram as participações do Kai e do Hansi no novo disco do Angra? O que eles fizeram?

Eles ainda não gravaram! Estou super curioso também para ver o resultado! O Hansi deve gravar umas dobras com o Edu, e o Kai deve cantar e talvez gravar um solo.

felipe uma vez eu estava vendo uma enquete com o rafael bittencout e a discuçaum em debata era a crença em Deus... e eu queria te perguntar vc acredita em Deus???

Não, não acredito. Eu sou ateu. Mas esse é um ooooutro assunto.

xo te perguntar... naquela partezinha do duelo seu com o kiko no DVD ao vivo em São Paulo, por favor me responda:
>>>QUAL EH A TECNICA QUE VC USOU (e talvez ainda use) NA MÃO DIREITA???
>>> CASO VC NÃO USE MAIS A TÉCNICA ACIMA, QUAL EH A TECNICA PARA A MÃO DIREITA QUE VC USA ATUALMENTE???

Nas frases rápidas eu usei o pizzicato com 3 dedos, como eu uso até hoje. A diferença é que hoje, 3 anos depois, esta técnica está saindo bem melhor.

Eu estou querendo começar a tocar baixo e queria saber se vc tem alguma dica para mim!!
E também queria saber se vc qual foi seu 1°baixo!!

Estude o máximo que puder, nos mais variados estilos, e tenha banda...várias delas se possível!
O meu primeiro baixo foi um Dolphin.

Hum... meu irmão é muito fã de Angra e me pediu pra perguntar pra você se você ou o pessoal da banda tem a fita demo do Angra?

Sim, tenho as demos de todos os discos que gravei.

Depois de algum tempo tocando, você sentia mais dificuldade pra aprender ou aprimorar técnicas do que no começo? Pergunto isso porque um amigo meu tá começando a tocar e sempre reclama que é dificil e também porque acho que adquiri alguns vicíos que me prejudicam na hora de aprender novas técnicas heheh =]

Isso acontece mesmo. Quanto mais você evolui, mais fica difícil evoluir. Isso acontece porque o nível de informação que vc está adquirindo aumenta gradativamente, e consequentemente a dificuldade. Mas esta é a beleza do estudo!

1) Vc já fez alguma jam (tipo um ensaio ou uma jam session msm) com alguem do Shaman (vide "Angra antigo"), por q eu li na cover baixo q essa historia de rivalidade entre o Angra e o Shaman é coisa dos fãs msm...

Não, nunca cheguei a tocar junto não. Mas já toquei no Bass Festival do ano passado com o Luís e foi muito legal. O Hugo estava junto tb. Não tenho o menor problema com nenhum deles.

2) Em relação à pegada, vc toca mais forte (como o Cliff Burton) ou mais fraco (tipo o Gary Willis)

Na maior parte do tempo, especialmente nas músicas mais pesadas, eu procuro tocar bem forte. Nas músicas mais calmas, principalmente com fretless, é importante ter dinâmica, senão não soa legal. Tudo depende da parte que vc está tocando!

1) Felipe, o que vc acha do Cliff Burton?
2) O que vc acha da música Anesthesia ?

O Cliff Burton foi o meu primeiro Bass Hero. Na época em que eu comecei a tocar, eu só tirava Metallica, e Anesthesia foi a primeira música que eu ouvi e falei "nossa, isso é impossível! Mas o legal é que, uma semana depois, eu tirei a música! Isso foi importante, pois me deu estímulo pra tocar coisas cada vez mais difíceis. Cliff Burton -> mestre!

3) O que vc acho do novo cd do Metallica (do Robert Trujilo e do som da batera do Lars (é pq eu vi uma entrevista do Aquiles no whiplash q ele falo sobre isso))?

Eu achei que tem boas músicas, mas não gostei da maneira como elas foram estruturadas. Dá impressão que eles ficaram tentando esticar algumas partes meio sem assunto, só pra dizer que não tão nem aí pra mídia e fazem músicas compridas. Quanto ao Robert, infelizmente eu ainda não vi ele tocando com o Metallica, e não foi ele quem gravou, mas o que eu conheço do trabalho antigo dele é sensacional! O som de caixa do St. Anger é patético.

1)Gostaria de saber se existe algum clima de rivalidade entre as bandas Shaman e Angra ou entre algum integrante dee cada banda:

2)Vocês(Angra),tem em seus planos algum dia fazer uma música/show/turnê com o Shaman ou isso é impossivel?

A rivalidade está mais na cabeça de alguns fãs e da imprensa. Cada banda só quer dar o seu melhor, e não só superar as outras, mas tb se superar. Quanto a tocar junto com eles, pode acontecer a qualquer hora num festival desses, plenamente possível.

3)Muitos dizem que Baixo é um dos instrumentos mais fáceis de tocar/se aperfeiçoar e que quem decide tocar baixo é quem teve uma passagem frustante com a Guitarra ou quaisquer instrummento.O que você acha disso?Será q toda brincadeira tem um fundo de verdade msm ou isso só fica na brincadeira msm?Você acha q como guitarrista irei pegar "as manhas" do baixo com mais facilidade?

Nenhuma dessas afirmações são verdadeiras, pelo menos no meu caso. Eu nunca fui guitarrista, pulei direto pro baixo. E não acredito que o baixo seja mais fácil que qualquer instrumento, com excessão talvez do violino, que eu acredito ser o mais difícil de todos. Cada instrumento vai apresentar dificuldades à medida que o músico que o toca vai alcançando novos níveis. O instrumento vai ser tão difícil quanto você fizer ele ser, depende do nível do músico, não do instrumento em si.

Pq vc num da uma idéia nos caras do angra pra fazer um acustico MTv seria uma boa pros caras que gosta do Angra vc num acha???

Pq vc não dá essa idéia à MTV? Depende só deles! hahaha

Felipe que outras bandas voce teve antes do Angra e que estilo tocavam?

As principais foram o Karma (Prog), Di'Anno (Power Metal), o guitarrista Silas Fernandes (instrumental), Metris (instrumental) e Firesign (Hard/Heavy). Fora infinitas outras.

quantas horas vc treina por dia(vc falou q nao treinava mto exercicios, e sim tirava musica de ouvido no seu site)?? quanto q vc recomenda pra q vire se um bom (BOM) baxista??

Eu acho que nunca fiquei mais de uma hora e meia com o baixo no colo. Talvez por isso, não sei precisar quantas horas são necessárias para ser um bom baixista. Tudo o que eu posso dizer é que mais vale 1 hora concentrado do que 12 obrigadas.

nothing else matters
Veterano
# jul/04
· votar


continuação:

bom... vc apoia o dedao em uma determinada corda ; e toca a corda logo abaixo desta na qual vc apoia o dedao? ou vc pula uma ou duas cordas abaixo desta na qual vc esta usando para apoiar o dedao?

Quando eu toco o Si, apóio no captador. Quando eu toco o Mi, apóio no Si. Quando eu toco o Lá, apóio no Mi. Quando eu toco as outras, o dedão vai acompanhando, sem apoiar completamente.

Bom , qdo vc sobe e desce escalas (inclusive em solos "mirabolantes" e rapidos) , mais especificamente na hora em q vc sobe uma escala , vc reaproveita sempre o dedo na hora da mudanca de corda ou vc sempre sempre e sempre alterna eles A M I ?
Pois em uma escala , durante a execucao , no caso vc estaria subindo a escala , na hora de subir para a corda de cima , vc pode reaproveitar o mesmo dedo na qual vc tocou a ultima nota , na nota consecutiva à corda de cima....
vc faz isso ou sempre alterna os dedos?(mesmo em subidas de escalas)

Na verdade, depende. Existem as duas situações, fazendo o sweep ou alternando. Quando é muito rápido, eu nem sei! hehehe Quando eu estou estudando, mais devagar, procuro fazer o sweep, a não ser em casos como triplets, que são totalmente alternados.

Gostaria de saber qual foi o seu treinamento para atingir tamanha precisão na tecnica e gostaria tbm que vc contasse um pouco de como foi seu inicio no treinamento dessa tecnica, como vc treinava, dicas, exercicios... NOS ENSINE O PIZZICATO COM 3 DEDOS!!! ehhehe

Quando eu comecei com essa história, não saía nada. E, pra ser sincero, eu não me lembro exatamente quando começou a sair! É um buraco negro na minha vida! hehhee Mas o que eu sempre digo aos meus alunos é pra fazer exercícios com escalas, subindo e descendo, em diversas divisões diferentes. Eu falei bastante sobre este assunto nas colunas da Cover Baixo! Procure esse material!

Felipe, vc já deve ter ouvido falar do Juninho Affram do Oficina G3, pois o KiKo tem a maior rixa com ele. Pergunta: vc conhece o Duca, Baixista deles, já tocou alguma vez com ele, oq acha do estilo dele?[

Em primeiro lugar, esse papo do Kiko tem rixa com Juninho é o mais furado! Eles são amigos, inclusive o Juninho nos visitou nas gravações deste último disco! Ele até levou o filho dele, super normal! O Duca é um tremendo baixista, muito técnico e swingueiro, além de ser gente boa demais. Eu já troquei muitas figurinhas com ele, pois nós dois somos endorsers da NIG, e ajudamos a desenvolver as novas cordas, que sairão muito em breve.

O baixo deve acompanhar o bumbo da bateria, ou é o
contrario? ou não tem nada a ver ? qual tua opinião ?

Mais uma vez, depende. No Metal, eu diria que sim. No Funk, na maior parte do tempo. Mas não é regra, para nenhum estilo, nem Metal, nem Funk, nem nada. O que vai determinar se o baixo deve ou não seguir não só o bumbo, mas a bateria como um todo, é a música, e a necessidade dela. Se for um groove forte, como uma levada de dois bumbos, o baixo vai muito bem com a batera. Mas, em partes mais cadenciadas, pode não ser o caso.

Bom, gostaria de saber como anda o seu relacionamento com os caras do Karma e o que você espera do Tito

Os caras do Karma são todos meus amigos, e eu falo com eles até hoje, uns mais, outros menos. Inclusive, eu ainda toco com dois deles, o Thiago e o Marcell, no FireSign e numa nova banda que se chama Vox. Quanto ao Tito, eu já sei o que esperar: que ele ponha neste próximo disco todo o talento que ele tem, de sobra, seja cantando, tocando ou compondo. E eu já sei que ele vai fazer isso.

Geezer_Rox
Veterano
# jul/04
· votar


boa cara eh isso ae...moderadores fixem esse topic e sumam com o outro para o bem dos baixistas

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Antes de deletarem o outro peguem as pergunas não respondidas e se forem zuar esse aki vao deletando os posts, vlw!

Dark Avenger
Veterano
# jul/04
· votar


Qual eh aquele Ibanez na sua mão DIREITA na abertura do seu site(aquela parte que escolhe entre português e inglês)?? Não me pareceu ser o SR1305. Ele tem EQ paramétrico? quais são os captdores dele(ADX5 ou DX5 ou algum outro)? Se eu não me engano vc tambem usa ele numa video aula e por ultimo o que vc acha do Ibanez SR 405(vc disse que ja teve um)?
Flw

Felipe Andreoli
Veterano
# jul/04
· votar


Opa!

Vejo que temos um novo tópico...já era hora né. Pra ser bem sincero deu uma desanimada de postar naquele, porque quando eu ia selecionar as perguntas tinha que ficar filtrando as mensagens que não eram pra mim. Espero que este seja mais organizado! E já que estou aqui, aproveito pra responder a primeira pergunta desta "nova era" do tópico...hehehe

Aliás, não tinha noção de que já tinha escrito tanto!!!....vou colocar as melhores perguntas no meu site! Posso?

Qual eh aquele Ibanez na sua mão DIREITA na abertura do seu site(aquela parte que escolhe entre português e inglês)?? Não me pareceu ser o SR1305. Ele tem EQ paramétrico? quais são os captdores dele(ADX5 ou DX5 ou algum outro)? Se eu não me engano vc tambem usa ele numa video aula e por ultimo o que vc acha do Ibanez SR 405(vc disse que ja teve um)?

Aquele não é um Ibanez! É um dos Samick Custom, e o da mão esquerda é igual só que preto! Eles são todos originais.
Eu já tive um SR405 e um SR406. São bons baixos, e pelo menos na época tinham uma boa relação custo benefício. Não sei qual o preço hj em dia. Inclusive o de 6 cordas eu mesmo arranquei os trastes.

É isso aí...abraço!

MetalDrummer
Veterano
# jul/04
· votar


Olá Felipe...
Por mim, sem problema de colocar as perguntas no seu site...

Como é gravar na Alemanha??? Pois o Rebirth foi gravado no House of Audio, correto???
Sei que por um lado é muito divertido, e muito bonito (vejo isso pelas fotos que o Edu e o Rafael estão mandando atualmente no site do Angra). Mas por outro lado não é um tanto quanto estressante??? Largar a vida, a comida, namorada etc só para gravar um cd?
Quais foram as máximas diferenças que vcs tiveram ao gravar o Rebirth na Alemanha e esse novo disco aqui no Brasil???

Valeu pela atenção e mais uma vez peço desculpas por causa desses "animais" daqui do Forum...
Abraços

Christofer Johnsson
Veterano
# jul/04
· votar


Felipe Andreoli
peço desculpas a vc aki
em nome d todos os musicos serios desse forum e dos outros
ignorem os multis e bola pra frente
o q vc pde revelar pra nos ae da sonoridade do novo album??

Chapolin Colorado
Veterano
# jul/04
· votar


Bom Felipe, pergunta... hehehehe

Eu sou mais um adepto da técnica de 3 dedos, porém eu comecei a "largar" um pouco ela, acho q nas partes q naum exigem velocidade, os dois dedos fazem melhor o papel, fica mais forte, agora jah nas partes rápidas o esquema eh 3 dedos mesmo... ateh pq fazer nos 3 dedos partes lentas no meu caso nau mfica uniforme.

Vc acha q eu estou correto em diminuir esse uso, ou eu deveria insistir mais nos 3 dedos ??
Ah, eu tb vejo mts adeptos dos 3 dedos comentando q soh usam nas partes rápidas...

nothing else matters
Veterano
# jul/04
· votar


Aliás, não tinha noção de que já tinha escrito tanto!!!....vou colocar as melhores perguntas no meu site! Posso?


claro!!!!!

ah,vlw por ter voltado

Pessoal:não precisa agora ficar pedindo desculpas e desculpas,pois quando eu falei,em nome dee todos,todos estão incluidos,parem de pedir desculpas para não encher!

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Christofer Johnsson
To na merma hehehe

Lucas Gatto
Veterano
# jul/04
· votar


qual seu metodo de composiçao(sabe, fazeer a musica msm, criar), vc senta, pensa usa escalas e tal, ou deixa a coisa fluir do nada? Tipo brincando com o baixo, eu ja fiz solinhos animais assim! auhauhauhauhauha

Bass_Poa
Veterano
# jul/04
· votar


Quero saudar e parabenizar nothing else mathers pela abertura
deste novo tópico, bem como o Felipe Andreoli por ter voltado
á responder. Acho que teria que banir qualquer um que entre
para avacalhar o tópico. Valeu. Vamos aproveitar bem esta
"Nova Era"...

hugoky
Veterano
# jul/04
· votar


Por favor galera, apenas perguntas ao felipe certo?

Felipe:

Eu gostaria de saber se você já fez participações em outras bandas, não ser da banda mas fazer uma participação em algum CD deles e etc e como foi?

E se vai ter alguma musica mais lenta no novo CD como a bleeding heart, heroes of sand e etc.

Valeu!

Geezer_Rox
Veterano
# jul/04
· votar


Felipe Andreoli
na sua atual "formação" no baixo..os conhecimentos q tu tem agora....tu acha que ja ta no limite ou ainda tem muita coisa pra aprender??e em que sentido??

Aracnídeo
Veterano
# jul/04
· votar


Felipe, blz...

Queria saber o que vc acha do Kiko, do Rafael e do Aquiles, como musicos o como pessoas, como musico principalmente, sempre vejo vc comentando e montando "suas bandas dos sonhos" e nunca inclui eles.
Queros dizer tambem que apesar de conhecer o som de vcs a pouco tempo, acho perfeita a conbinação de som que vocês fazem.

Valew....[/i]

Dark Avenger
Veterano
# jul/04
· votar


Felipe Andreoli
Aew cara valeu pelas respostas....tomara que nenhum idiota estrague esse topico.
Flw

Dark Avenger
Veterano
# jul/04 · Editado por: Dark Avenger
· votar


Post repetido

Bass_Master
Veterano
# jul/04
· votar


Felipe Andreoli
cara, eu sei q eh legal ficar aqui respondendo perguntas mas participa dos outros topicos cara! eh bom pq aprendemos coisas com vc e vai ser legal pra vc tb pq pode aprender coisas tb!

LocoLaive
Veterano
# jul/04
· votar


cara, eu sei q eh legal ficar aqui respondendo perguntas mas participa dos outros topicos cara! eh bom pq aprendemos coisas com vc e vai ser legal pra vc tb pq pode aprender coisas tb!
pod cre.. fala oq vc acho da bass band hehehe

Peter Rocks
Veterano
# jul/04 · Editado por: Peter Rocks
· votar


Quero saudar e parabenizar nothing else mathers pela abertura
deste novo tópico

Sacanagem, ninguem me disse isso quando eu abri o primeiro topico de perguntas pro Felipe...
:(

LocoLaive
Veterano
# jul/04
· votar


Peter Rocks
tadinho ...

Aracnídeo
Veterano
# jul/04
· votar


Peter Rocks

Vacilaram mesmo.. hehehehehehehehe

nothing else matters
Veterano
# jul/04
· votar


Aracnídeo
Peter Rocks
LocoLaive

por favor..!!!!
façam perguntas,e não comecem a trrocarr figurinhas aqui..!
vlw


Felipe Andreoli
Queria saber por que não tem nenhum show "escrito" na parte agendas do angra.Está desatualizado msm???Sempre foi assim?E cara,aqui na minha cidade(Vitória/es) tá rolando mó buato que vocÊis em setembro virão aqui?procede?

obs:eu sei que você não deve saber isso,mas por favor,procure se inforrmar pra mim?!
obrigado

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Felipe Andreoli
Ae cara pq vc num faz video aulas?

_KirK_HammeT_
Veterano
# jul/04
· votar


Felipe Andreoli
Tava olhando no site do rafa, e la tem uma parte pra banda mandar uma demo i talz...
c procura iscutar bandas novas? O q vc acha desse espaço q o Rafael abriu pra galera das bandas que estão surgindo? Vc tem intenção di fazer isso tbm?
e soh mais uma hehe...
Que banda "nova" vc recomendaria para nos escutarmos?

vlw!

Peter Rocks
Veterano
# jul/04
· votar


Wolfram
ele tem uma video aula kra... se chama Angra Bass.

Dark Avenger
Veterano
# jul/04
· votar


Felipe Andreoli
Cara escutei Avantgard e gostei muito do som dos caras.....qual foi o seu papel na banda? vc ajudou em alguma composição(fora o solo de The one)?

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Peter Rocks
Putz n sabia o.o
Vc ja assistiu? ele fala sobre o que na aula?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Perguntas à Felipe Andreoli