Preciso de indicação: Luthier para construir baixo

    Autor Mensagem
    HignocliuS
    Veterano
    # jun/04


    Eu de volta.

    Seguinte, eu ia comprar um baixo fretless pra mim e, não achando nenhum modelo que considerasse interessante, resolvi procurar um luthier que faça instrumentos (ou partes de instrumentos) sob encomenda e com o modelo que eu quiser.

    Eu queria montar um fretless com corpo igual o de um BC Rich Warlock ou Beast. (Na verdade eu queria um Wood Scorpion fretless, mas acho q ta fora da minha realidade financeira eheeheheh)

    Alguém poderia me indicar algum luthier que faça esse tipo de trabalho??

    E aproveitando que o tópico ta aberto, que tipo de madeira/captação vocês indicariam para um fretless 4 cordas?

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    1º - De onde vc é?

    Pq o Favilla mandou fazer o fretless dele e ficou animal.

    2º - Qto vc está disposto a investir?

    HignocliuS
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    1º - De onde vc é?

    Maringá - Paraná

    2º - Qto vc está disposto a investir?

    Na faixa dos R$ 1.000,00. Se bem que o valor é negociável. Eu posso investir essa grana só na "construção" (madeira/hardware/mão de obra) e depois gastar um pouco mais na captação. Tudo vai depender da relação custo/benefício e dos preços cobrados pelo Luthier.

    Rdrowned
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    HignocliuS
    Bom, você disse que queria um Wood Scorpion, acredito que você encontre um por 2.000,00 (mais ou menos). Só não sei se vai encontrar fretless ...

    Zer071
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    com mil fazer um bass legal .... no sei mas acho mais facil achar um pronto

    Simeone
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    HignocliuS

    Aqui em Sp vieram uns baixos de um luthier de Curitiba, se não me engano Di CAstellis... algo assim... eram bons baixos, e com preço legal (um upright tava na faixa de 1500, semi-novo).

    Aki em sp há muitos bons luthiers, nmaum sei se interessaria, e o preço realmente compensa.

    p/ um fretless, o ideal seria um equilíbrio de madeiras p/ vc naum ficar com um timbre nem muito velado nem muito aberto. eu faria com corpo em vinhático (ou entaum alder - que é mais caro, beem mais), braço em maple e escala em Pau Ferro. Mas ai vc convesa com o luthier, fala que som que vc procura e ele te ajuda a escolher melhor as madeiras.

    Abraço

    oenquadrao
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    HignocliuS
    em curitiba tem o DiCastelli`s, que tem um trampo do K.
    Tenho uma guitarra Ibanez com um braço deles desde 1987, o braço está intacto até hoje nunca precisei mexer no tensor!
    Puta qualidade! Já em são paulo temos vários, dentre eles está o Eduardo Campos (EC fields) e o ROQUE! sÓ CONFIO nestes dois!

    BTNS
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    HignocliuS, em Curitiba há o DiCastellis que me pareceu muito bom. Gostei de um baixo que vi nosite dele(http://www.dicastellis.com.br/), modelo próprio, com um shape que lembra o Factor, headless. Há tb a MP, luthieria de um cara que posta aqui no FCC, se não me engano com o nick de Alain Caron, o site dele é http://www.mpinstrumentos.com.br/.

    Em SP eu testei e gostei bastante de um baixo do Ladessa. Tenho o telefone dele se vc quiser. Algumas coisas interessantes sobre o Ladessa:

    1. Preço - um baixo de 4 cordas sai por 1.800,00. Esse é o menor preço que vi por um baixo BOM de um luthier BOM. Digo um baixo de qualidade. O trabalho do Ladessa é muito bom e ele é bem respeitado entre músicos. Esse preço é do baixo completo, menos cordas, usando captação e pré Ladessa (feitos artesanalmente por ele), tarraxas fornecidas por ele (não lembro a marca) e ponte Ladessa. Há, inclui tb marcação em abalone e leds.

    2. Qualidade - os instrumentos são bem acabados, bem construídos e, um detalhe muito interessante, são inteiriços. Geralmente instrumentos insteiriços são mais caros do que instrumentos com braços parafusados. O sustain desses instrumentos é superior. É claro que não adianta ter um inteiriço mal construído mas, como eu disse, a construção do Ladessa é muito boa.

    3. Se vc optar por usar outro tipo de captação e hardware, sem problemas, mas o preço do instrumento não vai diminuir.

    4. Qdo estive lá pela última vez ele estava levando uns 5 meses para entregar pq estava com muitos pedidos.

    Eu, pessoalmente, gosto de baixos de luthiers, contudo aconselho a vc a procurar testar algum instrumento do luthier que vc escolher antes de encomendar.

    Especialmente se vc resolver fazer com o Ladessa e optar pela captação dele pois a captação dele é artesanal então, além de vc ter que curtir o som precisa considerar que um set de captadores pode vir a diferir do outro em termos de sonoridade.

    Dos luthiers de SP, dois caras que eu gostaria de conhecer o trabalho, são o Donizete e o Márcio Zaganin. O Márcio é relativamente famoso no meio e sempre ouço falar que a construção dele é excepcional. O Serginho Carvalho está usando um baixo dele, parecido com um Fodera. Esse baixo acabou levando o André Rodrigues (Lulu Santos) a fazer um bem parecido, acrescentando alguma mudança. O baixista do Pedro Luís e a Parede, que está na última Cover Baixo, fez um Jazz Bass - com captação diferente - com ele.

    O Donizete tb é bem falado, embora não tenha a fama do Zaganin.

    Para vc ter uma idéia, um Jazz Bass em Ash, acabamento natural, com braço em Maple, tarrachas e ponte Schaler, escala em Jacarandá, marcação block inlay (aqueles quadrados em Madrepérola) e captação Seymour Duncan Antiquity, sairia em torno de 3.500,00.

    O baixo do Ladessa que eu experimentei era um 5 cordas, com captação Seymour Duncan soap bar, ativo, mas sem pré externo. Gostei bastante do instrumento. Esse, no caso, tinha um braço encorpadão, como alguns Warwick, algo a que não estou acostumado. Obviamente, sendo feito por encomenda vc pode pedir a pegada do braço do jeito que vc quiser.

    Outro instrumento de luthier que experimentei foi um baixo do Achiles, um cara de Brasília. Esse baixo estava na Music Place, em SP. Corpo em Freijó (acho), com top de Embuia, escala de Jacarandá, braço de Birdseye Maple, 5 cordas, captação Bartolini humbucker/soapbar (não lembro o modelo), pré Seymour STC3, tarraxas Hipshot, ponte ABM, chaves para ligação dos caps em série e paralelo. Achei o baixo excepcional. Um som forte, gordo, de timbre bonito. Um instrumento muito bem construído. Tem um semelhante no Mercado Livre, por 4200. Braço parafusado. Vou te dizer, se eu tivesse a grana, ia ficar em dúvida entre comprar um MM usado (que sempre se pode comprar) ou esse Achiles.

    Como vc é de Curitiba, acho que o início da sua pesquisa tem que ser por aí. Passa na DiCastellis e vê o que vc acha. E depois nos conta.

    BTNS
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    oenquadrao, "Já em são paulo temos vários, dentre eles está o Eduardo Campos (EC fields) e o ROQUE! sÓ CONFIO nestes dois"
    [i][/i]

    Cara, nunca ouvi falar desses dois. Eles têm site??? Gosto de "assuntar" sobre luthiers...rs

    Homaley
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    oenquadrao

    Em Sampa também tem o TIGUEZ, o problema é o preço.
    Baixos de 4, 5 e 6 cordas por U$1.400,00, U$1.500,00, eU$ 1.600,00 respectivamente.

    Simeone
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Tenho um baixo feito pelo Donizete, e ficou bom.

    BTNS
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Simeone Que modelo vc fez? Como é o seu baixo? Ficou satisfeito? Já vi no ML um réplica de Fodera e uma de MM feitas por ele.

    CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    HignocliuS, qualquer luthier que aceite fazer um baixo para você custom sob encomenda com o formato Warlock com hardware de primeira e te cobrar R$1.000,00 ou perto disso ou está te enganando ou está morrendo de fome. Instrumento de luthier feito sob encomenda é algo caro e comparável a uma jóia exclusiva.

    Alain Caron
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    HignocliuS

    Concordo com o corvo, mas os luthiers não fazem só jóias exclusivas. Se vc usa um hardware intermediário (que é o que existe na maioria destes baixos falados no site - Condor, Tagima, Golden, Giannini) o preço já cai bem. É possível pagar R$ 1000 sim, mas não dá pra abusar. Um formato exclusivo será sempre cara mesmo. Mas um luthier que faz Jazz Bass, por exemplo, consegue um custo melhor com hardware intermediário.

    Ninja2005
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fiz um contrabaixo de 5 cordas em 1999 com o Ladessa. O instrumento ficou simplesmente excelente !! Pena que minha casa foi assaltada e levaram o instrumento. Mas, pode confiar no Ladessa em competência e principalmente honestidade. E se voce fizer seu instrumento com ele, não o apresse. Se ele te disser que ficará pronto em 3 meses, depois de uns 2 meses, voce pode começar a ir na oficina ver como está o intrumento.

    Ladessa: (11) 9980-8831

    Ta dado a dica !

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/05
    · votar


    HignocliuS
    Só não usa jacarandá na escala, pelamordedeus! Ele gasta com muita facilidade.

    Planet Express
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Olá.

    Experimente bater um papo com o Paulo Lima (11 5921-7067). Recentemente ele me entregou um baixo "híbrido" de Jazz com Precision (corpo de Jazz, braço de Precision, captação PJ e sistema de regulagem de tensor do Music Man) que ficou muito bom.

    Nas próximas semanas começaremos a fazer um Precision 62'.

    Ele tem bons preços e faz um trabalho decente. É um cara meio maluco e um pouco enrolado, mas trabalha bem.

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Planet Express

    De onde ele é?

    Planet Express
    Veterano
    # out/05
    · votar


    São Paulo - veja o prefixo do telefone.

    O site dele é www.lestacguitars.com

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Planet Express


    Vlw

    isaqueras
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Oh um patrício kuakuakua!
    Tmb sou de Mgá
    Você conhece o Moisés? Se ele n fizer o cb que vc quer, talvez ele possa te indicar um outro Luthier. Pelomenos as guitarras que ele confeccionou são de boa qualidade.
    Outra sugestão seria vc conversar com o Sandro Corrado, pois ele conhece bem a outros Luthiers.
    Se caso vc n sabe os dois citados são da Cidade e com boa reputação. O segundo fabricou os violões usados no programa Fama da Rede Globo.
    Abrás

    HignocliuS
    Veterano
    # out/05
    · votar


    8/jun/04

    Direto do tunel do tempo. ahieeahiohiahohaeoi

    Agora é tarde, acabei comprando um baixo pronto. Mas valeu ae o apoio.

    isaqueras
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Putez! n tinha visto a data... mas mesmo assim, boa sorte com o bass e ... qual vc comprou?

    Buja
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    O topico é antigo, mas a pergunta é exatamente a mesma:

    Em BH:
    Gostaria de orçar a construção de um baixo simples, porem, bastante personalizado.
    Nao conheco nem sequer um em BH. Voces conhecem um bom luthier que abrace projetos assim?
    Os que conheco ou são muito caros (e bons tambem) e todos são de outros estados.

    EFPENA
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    BOA NOITE!
    ESTOU RESTAURANDO UM BAIXO DE UM LUTHIER AQUI DO RJ ( SIMÕES) E GOSTARIA DE SABER SE AGUÉM POSSUI A FOTO DA LOGOTIPO. NO BRAÇO TEM O NOME DELE GRAVADO NA MADEIRA, PORÉM QUERIA TAMBÉM COLOCAR NA MÃO.

    EFPENA
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    BOA NOITE!
    ESTOU RESTAURANDO UM BAIXO DE UM LUTHIER AQUI DO RJ ( SIMÕES) E GOSTARIA DE SABER SE AGUÉM POSSUI A FOTO DA LOGOTIPO. NO BRAÇO TEM O NOME DELE GRAVADO NA MADEIRA, PORÉM QUERIA TAMBÉM COLOCAR NA MÃO.


    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    EFPENA
    Eu tenho. O saudoso luthier Simões foi meu mestre.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de indicação: Luthier para construir baixo