relativos

    Autor Mensagem
    clebermenardi
    Veterano
    # mai/04


    Ai pessoal gostaria de saber realmente oque são relativos... se tiver alguem exper neste assunto e poder me dar uma clareada...

    mabaixo
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    relativos


    ex...

    C jonio ===> relativo menor A eolio

    A eolio ===> relativo maior C jonio

    basicamente e isso falow....

    a mesma escala sendo executada numa tonalidade diferente (inversa)

    jrcintra
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    clebermenardi
    nem encana com relativos kra...
    nao vou conseguir me expressar direito.. mas meu amigo q tem aula com o Polaco me disse o seguinte:
    Nunca pense em escalas e sim em tons
    nunca se prenda em desenhos... procure tocar a escala MENOR(por exemplo) ao longo do braço... e conforme vc for tocando determinada musica nesse tom , vc vai c utilizando das notas da escala na qual estarao proximas a regiao do braco q vc estara tocando...

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Simplificando: o relativo menor de uma nota maior é a nota 1 tom e meio abaixo. Por exemplo: o relativo de C é Am. Sacou? Isso é só uma parte pequena do assunto. O resto acho melhor você ver por si só e estudar, mas sem a base de intervalos bem sólida você não vai pegar isso.

    jrcintra
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    essa parada de relativos eh bobera vc encana...
    afinal as notas serao as mesmas!

    Zer071
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    corvo tem razão só que a ordem é inversa 1 e1/2 tom Am>C
    e 4 e 1/2 tom de C > Am trocar a tonica pela relativo as vezes da um outro colorido a passagem harmonica ou tocar em vez da Tonica a terça ou quinta do acorde(inversão) o livro do Almir Chediak esplica bem legal isso (harmonia e improvisação I)

    jrcintra
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    mais kra.. as notas sao exatamente as mesmas! esse negocio de colorido... o tao chamado "intenção" jah sao outros 500.
    Cada modulo tem sua intenção ea sua sonoridade caracteristica... mas isso para arranjos e viradas nada adianta pois as notas serao exatamente as mesmas da do tom(porisso eu disse para pensar em tom e nao na escala respectica àquela nota). Esse lance de intenção funciona para solos e bases... o DT faz mto isso... mudança de TOM(de lidio pra frigio por exemplo) e c souber usar , fica mto bom.

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Eu tentei simplificar mas a essa altura o clebermenardi já deve ter desistido e ido estudar bateria.

    Zer071
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    CORVO
    é >.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a relativos