Iniciante de Violão p/ Baixo

    Autor Mensagem
    Neemias
    Veterano
    # mai/04


    Pessoal... Tudo na paz ae????

    Eh o seguinte, sei tocar um pouco de violão, só que to agora vou ser baixista eu creio, só que nunca peguei num baixo, comecei a ler algumas coisas e quero perguntar uma coisa. O que são pentatônicas.
    Ex.:
    Pentatônica de dó:
    dó-ré#-fá-sol-lá#-dó (s) (menor)
    dó-ré-mi-sol-lá-dó (maior)
    dó-mi-fá-sol-lá# -dó (maior com 7)

    Por acaso isto significa que quando o violonista/guitarrista tiver tocado estas notas eu faço isto no baixo????

    Desculpe a minha ignorância galera! :) :) :)

    E tb quem tiver migrado do violão pra baixo me da umas dicas ae.

    Brigaduuuuu!!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Neemias

    Pentatônicas são escalas compostas por 5 notas, e é utilizada por qualquer instrumento, não apenas ao contrabaixo. É uma das escalas mais simples existem, e dificilmente se comete um erro ao improvisar com elas. Inicialmente é melhor improvisar em cima da tonalidade da música mesmo, pq é bem mais simples, por exemplo, se amúsica está em C, vc utiliza a Penta de C para improvisar. Qdo vc tiver dominado este modo, vc começa a relizar inversões e modulações na penta em cima dos acordes da música.

    E bem vindo ao Mundo dos Graves!

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    Neemias
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Valeu Marcio!!! Quer dizer então que se uma música for em C maior eu posso só ficar tocando a pentatônica correspondente que funciona????

    Mais uma vez desculpe a ignorância!!! heehehe :) :) :)

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Neemias

    Pode sim... Mas corre um grande risco ficar enjoativo...

    Um esquema q fica legal, e engana quem não conhece muito é misturar Pentas com Cromatismo.. Fica legal pra caramba

    Tente adicionar as Blue Notes na pentatônica tbm:
    No caso da penta de Cm: dó-ré#-fá-sol-lá#-dó (s) (menor)
    Vc faz assim: dó-ré#-fá-FÁ#-sol-lá#-dó (s) (menor)

    A blue note adiciona uma sonoridade tipica do Blues, e é sempre 1/2 tom acima da 3ª nota da Pentatônica

    Abraços

    fox_123
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    E ai Neemias tudo legal?!

    Bom...se eu entendi sua pergunta, gostaria de te dizer que basicamente que existem duas partes a comentar.

    A primeira é o acompanhamento (condução,levada), dai você faz a marcação deacordo com o ritmo (um macete e colar com o bumbo da bateria)acompanhando os acordes, basicamente você faz a tonica do acorde que esta sendo tocado, mais tarde quando você tiver um conhecimento maior pode começar a firular, isso é Show de bola!

    A segunda é o solo e o improviso, e quando alguem te pedir pra fazer um solo sobre uma determinada progressão,a diferença entre solo e improviso, é que o solo é uma melodia pre-determinada, enquanto o improviso é uma melodia espontânea, criada na hora.
    Nesse caso você vai usar as escalas, soltando toda a sua criatividade! uma dica que te dou tambem é observar sempre oque cada nota do seu solo ou improviso representa em função do acorde que esta sendo tocado.

    Bem vindo, bons estudos, e seja um bom baixista!

    Um abraço!

    PuNk Bass
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Neemias
    E não queira solar a música inteira, não se esqueça que o papel principal do baixo é ser a base na música.
    Bem vindo ao mundo dos graves!

    fox_123
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Deixa eu me explicar...como o Marcio ja te explicou a respeito das pentatônicas, te dei uma dica pratica sobre as funções basicas do baixo numa musica! Ok?!

    Um grande abraço!

    Neemias
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Ok... Valeu pelas dicas galera... e outra coisa...

    Suponhamos que a cifra da música é E F#m A F#m Bm

    Se eu só acompanhar estas mesmas notas no baixo no mesmo ritmo vai funcionar legal né!?

    E isto funciona pra qualquer música???

    Alguma técnica fácil pra incrementar já q sou iniciante???

    E outra dúvida, eu tenho 4 cordas, no violão eu uso várias para formar o acorde C, porém no baixo eu faço o C com uma corda só, ai qual das cordas usar?

    Obrigado mais uma vez... vcs nem imaginam o quanto q tão me ajudando... hehehe :) :) :)

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Neemias

    Vou citar as maneiras mais básicas de incrementar uma linha de baixo:

    1º - Tocando as tônicas, acompanhando a levada do bumbo da bateria - Esta é a forma mais básica de execução, e funciona bem na maioria dos estilos musicas, porém não exige quase nada do baixista.

    2º - Adicionando as 5ªs ás tônicas. Ex: O acorde é em C, vc faz C e depois G. (Muito utilizado em estilos como FOX, cowntry americano, ska... combina com vários estilos tbm)

    3º - trabalhando com tríades. Vc toca a Tônica, em seguida a Terça (maior ou menor) e depois a Quinta. Ex: O acorde é em C, vc faz C, E, G ou se for Dm, vc faz D, F, G (o F forma a terça menor em relação à tônica D). Isto é muito utilizado em Vanerão, Guarânias, Axé, etc...

    Tudo sempre q possível acompanhando a levada do bumbo da bateria.

    Inicialmente, estas são as formas mais básicas para "incrementar" uma linha de baixo. existem outras técnicas tbm, como a adição de Dead Notes para criar grooves com mais suingue, Slaps, etc... Mas inicialmente estas 3 vão funcionar bem.

    Abraços!

    fox_123
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    So complementando, no caso da condução penso que é mais legal tocar nas regiões mais graves do instrumento, por exemplo:

    No caso do acorde C maior, pra um baixo de 4 cordas, você pode tocar na corda LA, na terceira casa, penso que fica legal!

    No caso do acorde E maior, você pode tocar a corda MI solta, ou na corda LA presa na 7ª casa (podendo assim neste caso, usar os dois sons, ou seja, usar a corda presa e logo em seguida a solta! fica bacana!)

    No caso do acorde D maior, você pode tocar a corda LA presa na 5ª casa.

    No caso do acorde F# menor, você pode tocar a corda MI presa na 2ª casa, e assim por diante, o lançe pra condução é você dar peso a tônica do acorde que esta sendo tocada! certo?!

    Espero ter ajudado!

    Neemias
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Correto Fox. Valeu, intendi sim...

    E quando usar as cordas G e D????

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Neemias

    E quando usar as cordas G e D????
    Pode usar sem erro... O q o fox_123 disse foi q a função básica do baixo é dar o peso à música, o q não impede de vc fazer oq quiser com seu baixo, desde que tenha bom senso. Vc pode usar notas oitavadas, realizar escalas, etc.. ;]

    fox_123
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    É isso ai Neemias, o Marcio esta certo!
    O baixo é um instrumento fantástico! procure ouvir varios estilos, para você formar sua propria concepção musical, e como o Marcio disse use sempre o bom senso!!

    Um abraço!

    Expressão
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    marcioazzarini
    Muito clara, simples e direta a sua explicação. Valeu.

    Eu sou um grande mau exemplo de baixista. Toco diferente. Eu imagino na cabeça o grove de acompanhamento (canto com a boca o grove até) e depois vou procurando as notas na escala do baixo. Não me preocupo de se é uma escala menor, maior, pentatônica ou dissonante. Eu vou é imaginando o som e tocando.
    Com o tempo, numa música country, por exemplo eu passei a perceber o esquema de tônica e quinta e as caidas e subidas de 3 semi-tons típicas do estilo.

    Fico imaginando numa música quando estou sem o baixo nas mãos, o tom e o que cara está fazendo (ou seja que desenho ele está fazendo) e não a escala em que ele está trabalhando.

    Se eu tivesse aprendido escalas no começo tudo certinho, acredito que estaria mais evoluído atualmente. Mas foi o jeito que achei para me virar...

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Expressão

    Cara, eu faço isso tbm... Tento imaginar o desenho no braço qdo escuto alguma música. É ótimo pra gente treinar o ouvido. Chega uma hora em q só de ouvir já dá pra saber qual é o intervalo, aí basta encontrar a tonalidade e pronto... A música está tirada.

    Eu treinava isso com meus alunos. Acho q antes de pegar num instrumento e sair debulhando linhas de tablatura ou digerindo páginas de teoria, a pessoa precisa se familiarizar com seu ouvido.

    Neemias
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Ae galera, lá vem eu perguntar mais uma coisinha... voltando àquela cifra E F#m A F#m Bm.

    1º Vocês aconselham que eu toque apenas na corda E, ou use as cordas E e A. Ou as duas formas funcionam?

    2º Tenho uma dúvida ai vocês dizem se to certo ou se estou falando bobeira, se eu tiver tocando na corda E, eu estarei tocando no tom E, ou não tem nada a ver isto???

    Valeu galerinha!

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Neemias

    1º - Tanto Faz... Tenta fazer do modo q fique mais fácil a digitação, exigindo o mínimo de movimentos da mão esquerda.

    2º - Nada a ver...

    Neemias
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: Neemias
    · votar


    Como é então o tom E???? E o A e etc... Como que eu sei que to ne cada tom? Eu sei que por exemplo o tom E é E F G A B C D E... mais como que fica isto no braço?

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Neemias

    O tom tem a ver com o Campo Harmônico...

    Eu sei que por exemplo o tom E é E F G A B C D E
    Ta errado...

    Tom de E fica assim: E F#m G#m A B C#m D#º(meio diminuto) E

    Para formar o campo harmônico em determinada tonalidade, basta pegar a tônica e utiliazar a fórmula para definir os intervalos:

    TOM - TOM - SEMI_TOM - TOM - TOM - TOM - SEMI_TOM

    Usa como exemplo a escala na tonalidade de C: (NÃO TEM NENHUM SUSTENIDO)

    C Dm Em F G Am Bº C
    I II III IV V VI VII VIIIª


    Se vc for reparar, acontecem aqueles intervalos q já citei acima. E através das 3ªs vc sabe se o acorde é maior ou menor. O grau (numeros romanos q coloquei em baixo das notas) da nota na escala define quem será maior ou menor.

    I Grau - Tônica - Maior

    II Grau - Supertônica ou Sobretônica - Menor

    III Grau - Mediante - Menor

    IV Grau - Subdominante - Maior

    V Grau - Dominante - Maior

    VI Grau - Superdominante ou Sobredominante - Menor

    VII Grau - Sensível - Meio-Diminuto

    Abraços!

    Neemias
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Ae galeinha.. Tudo bem!!!

    ow, foi d´hora o ensaio que tive pela primeira vez tocando baixo, realmente foi bem fácil apenas acompanhar as notas que eu já fazia no violão... só que agora to com umas outras dúvidas aqui!!!

    Seguinte, como fazer G/C por exemplo, eu posso tocar duas cordas ou eu toco o G normal??

    Quando tocar duas cordas???

    E como fazer Fm por exemplo ou qualquer outra nota menor?

    Obrigadio pela ajuda galerinha!

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Neemias

    Neste caso: G/C o acorde é SOL com baixo DO, então vc vai tocar a nota C, entende... Sempre a nota depois da barra, pois dá um efeito legal.

    É raro usar notas simultâneas no baixo, mas nada impede vc de fazer.

    Em Notas Menores o q vai mudar é a Terça, mas a tônica fica do mesmo jeito... Por exemplo numa tríade de C, vc faz um arpejo em C, E, G... Já em um Cm, vc faz C, Eb, G.. Note q mudou a terça, pois é ela que define se o acorde é maior ou menor.

    Neemias
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Valeu Marcio!

    Ow, me indica uns exercícios bons pra iniciante...

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Neemias

    Baixa algumas apostilas no site http://www.apostilasmoog.tk

    ou dá uma olhadas nas colunas do site http://www.basspoint.cjb.net

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante de Violão p/ Baixo