Altura das cordas

Autor Mensagem
Tony Topete
Veterano
# mai/04


Como é a altura das cordas do seu baixo? Eu sempre aprendi que corda alta é pra prego, tipo os meus 2 baixos tem as cordas quase colando nos trastes mas como eles são bem regulados não trastejam. É claro que com as cordas mais baixas qualquer pouca diferença que der no tensor as cordas vão trastejar, mas é só manter ele bem regulado que isso não acontece. As cordas baixas facilitam muito a digitação e velocidade, forçando menos os ligamentos da mão e do pulso.

Dark Avenger
Veterano
# mai/04
· votar


Tony Topete
Eu uso media pq se for mt baixa bate demais(eu toco metal melodico:3 dedos,semicolcheias....etc. e tal).

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Cada um tem uma regulagem própria baseado na maneira de tocar. Baixistas que tocam bem de leve e usam muito tapping e essas técnicas mais delicadas têm uma tendência a regulagens mais próximas à escala, como é o caso do André Neiva, e os mais "cavalos" como o Celso Pixinga que têm a pegada mais forte tendem à uma regulagem mais alta. Cada um tem a sua própria regulagem. A minha é média-baixa, digamos assim, mas é a minha regulagem, só minha e de mais ninguém, como é a sua, como é a do Neiva, a do Pixinga e a do Dark Avenger.

Peter Rocks
Veterano
# mai/04
· votar


Entaum eu to ferrado, pq eu toco (sem ser em banda, aki em casa msm) metal melódico com semicolcheias e 3 dedos, mas minha pegada é tão forte qto a do Cliff Burton... isso explica pq eu me canso tão rápido...
hehe

Dark Avenger
Veterano
# mai/04
· votar


Peter Rocks
Vc cansa pq num ta muito acostumado ainda....no começo eu cansava tbm ams agora eu nem canso mais eh so questão de treino e minha pegada eh forte tbm.

jrcintra
Veterano
# mai/04
· votar


Peter Rocks
eu tb so assim q nem vc..
o problema eh q atualmente "estamos" sem banda...
mais c vai v... o dia q vc tiveh ensaiando essas mzks q vc toca de metal melodico com banda , vc vai v q tua tecnica de 3 dedos vai ficar mto melhor

isaiasgs
Veterano
# mai/04
· votar


Meu bass tem a altura mediana das cordas. É q tenho pegada forte, mesmo sem tocar rock. Não curto muito corda encostadinha d+. O slap fica estranho. Meu bass tem o Slap do jeito q gosto. Dá pra bater e soltar na boa. Cordas afastadas sã péssimas pra puxada do slap. Já peguei em baixos q são praticamente impossíveis de slap por causa da altura da cordas.....imaginem a marca da tristeza.....essa mesmo: TONANTE, a vergonha dos Baixos....hehehehe

BTNS
Veterano
# mai/04
· votar


Meu Spanich está com uma regulagem média. O Ibanez média baixa. Qdo troquei as cordas ele veio com a regulagem até mais baixa mas eu pedi para aumentar um pouco pq tenho receio do trastejamento. Fiquei mais de 7 anos sem tocar, passei a fazer aulas no final do ano passado mas não tenho treinado como deveria então acho minha pegada ainda muito meia boca. Meu professor é adepto da filosofia do Gary Willis, então prefere as cordas baixas, como eu curto som pesado e baixistas com pegada mais agressiva fico com receio de fazer o baixo trastejar. Mas vamos ver daqui a algum tempinho qdo a pegada estiver mais firme.

Guilherme Tosin
Veterano
# mai/04
· votar


Uso as cordas BEM baixas, quase pegando nos trastes, sempre gostei assim, não suporto cordas altas, acho um tanto quanto desconfortavel...

marcioazzarini
Veterano
# mai/04
· votar


Meu Ibanez e meu Golden Fretless tem as cordas quase coladas no braço, bem baixas. Meu Jazz Bass tem as cordas um pouco mais altas (pois toco músicas q exigem pegada mais forte nele). Meus baixolões não tem jeito... são altas pra caramba, e não oferecem muitas opções de regulagem, mesmo pq pra tocar desplugado exigem uma pegada bem mais forte... Mas é questão de costume..
Cada baixo é um baixo, e cada músico é um músico....

Peter Rocks
Veterano
# mai/04
· votar


Ae, parece ridiculo, mas eu naum sei regular a altura das cordas do meu bass... alguem pode me explicar plz?

marcioazzarini
Veterano
# mai/04
· votar


Peter Rocks

Explicado pelo MSN.. hehe

Peter Rocks
Veterano
# mai/04
· votar


marcioazzarini
Vlw msm kra!

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Peter Rocks, eu também não sei, ou melhor, sei na teoria mas prefiro que o meu luthier faça isso. a última vez que ele fez foi em 2002 quando resolvi largar as GHS Bassics, que são .040 com bordão .102, e voltar para as D'Addario XL .040 que têm bordão .095. Depois disso nunca mais troquei a marca das cordas em nenhum dos dois baixos e não precisei mexer mais na regulagem.

Alain Caron
Veterano
# mai/04
· votar


Galera, qual a altura das cordas nos seus baixos? Em mm?

Uso nos meus de 2,5mm a 3mm no 12º traste. Queria saber o que vcs consideram baixa e alta.

Azzarini, qual é o seu msn ?

marcioazzarini
Veterano
# mai/04
· votar


Alain Caron
marcioazzarini@hotmail.com

jrcintra
Veterano
# mai/04
· votar


pra mim as cordas tem q ser o mais encostadas nos trastes possivel(sem trastejar com a minha pegada logico)

mabaixo
Veterano
# mai/04
· votar


no bass collection ta enconstando mesmo... uso p estudar e pego mais leve com ele, no ibanez da p media p usar em apresentações e da um forçada no bichinho hehehe....

o acustiko, tamo com o marcio, nem da p mexe muito hehehe!!!!
vai no osso do peito mesmo...

Magno Vilhena
Veterano
# mai/04
· votar


Alain Caron
Caraca! Eu nunca medi!

Expressão
Veterano
# mai/04
· votar


Eu uso ação bem baixa, mesmo tenho a mão pesada, pois sou meio pedreiro.
Mas no baixolão a ação é média. No minimo que o luthier que regula meus baixos conseguiu deixar sem trastejar, mas mais alta que nos baixos elétricos.
Eu já tentei várias vezes, com calma, critério e afinador digital tentar afinar oitava e altura de cordas. Não tem jeito. Demoro horas, elas ficam mais altas do que gosto e trastejando muito.
Portanto hoje eu levo no luthier por qualquer problema pois sei que se mexer vou acabar agravando a coisa.

MATT FREEMAN
Veterano
# mai/04
· votar


Eu uso bem alto, porque uma vez meu baixo caiu no chão e o braço quebro, ai ficava trastejando, então eu aumentei, depois que já tava consertado eu aumentei mais ainda a altura, gostei...

Bass_Master
Veterano
# mai/04
· votar


galera..

descupem a ignorância, mas como altero a altura das cordas??
acho a ação do meu strinberg um pouco alta, queria baxar, me ajudem...

Bass_Master
Veterano
# mai/04
· votar


galera..

descupem a ignorância, mas como altero a altura das cordas??
acho a ação do meu strinberg um pouco alta, queria baxar, me ajudem...

Dark Avenger
Veterano
# mai/04
· votar


Bass_Master
Vai na ponte e mexe nos carrinhos(usando aquela chave em L que provavelmente veio com o baixo).

Bass_Master
Veterano
# mai/04
· votar


Dark Avenger
nao vei chave alguma com meu baixo.
e q carrinhos??

Dark Avenger
Veterano
# mai/04
· votar


Bass_Master
Carrinho eh onde a corda fica....nele vc deve achar 2 furinhos(de cada lado da corda e eh onde se encaixa a chave).Estranho num ter vindo as chsaves L com seu baixo,mas isso eh barato,ai vc compra uma.

conte
Veterano
# mai/04
· votar


no meu baixo a regulagem eh baixa ,jah q eu gosto de fazer(pelo menos tento) tapping, duas mãos, gosto ficar fritando tb

Bass_Master
Veterano
# mai/04
· votar


eh confiavel eu mexer??? nao ha risco de desafinas as oitavas, sei la, de trastejar..

Alain Caron
Veterano
# mai/04
· votar


Se vc só mexer na altura, não tem problema nenhum. Se não gostar (trastejar) é só voltar na altura antiga. Cuidado pra não mudar a posição dos carrinhos, pq aí desrregula as oitavas.

O ideal mesmo é luthier. Pra não ter perigo.

Bass_Master
Veterano
# mai/04
· votar


Alain Caron

cara, vc falo pra eu mexer nos carrinhos, mas diz q desregula! desregula ou não??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Altura das cordas