TESTE TAGIMA B5

Autor Mensagem
NESCAU
Veterano
# mai/04


Fala galera!
Esta semana eu tive o prazer de regular um dos mais desejados baixos da Tagima, o B5. Ai vai uma breve análise para quem quer comprar este bass.
O baixo foi testado num Amp Peavey Session Bass 200 ligado numa caixa Attack 2X10”+H. O cabo usado foi o Sto Ângelo.
Vale lembrar também que esta versão do B5 NÃO é a top wood, que possui captação EMG e hardware Gotoh.

Corpo: Muito ergonômico e confortável, com um ótimo acabamento, é feito em marupá.
Braço: Bem confortável, com nut de metal, escala longa, 24casas com marcações em abalone e trastes jumbo médio, é feito em marfim.
Escala: Jacarandá.

Hardware: Não consegui descobrir a marca, mas pelo que sei a Tagima usa a marca coreana WSC. Suas peças são cromadas. Segundo a Tagima, ele vem com tarrachas standard (aquelas pequenas que estão na maioria dos baixos), mas nesse testado, elas eram as famosas OPEN GEAR TIPO FENDER (CHAVE DE CAIXAO) e não combinaram nem um pouco com o desenho do baixo.
A ponte não é a standard, é um modelo um pouco mais requintado, parecido com a dos ibanez ergodyne, mas não possui parafusos para a regulagem das oitavas, fazendo com que você tenha que empurrar os sadles com a mão (haja paciência) até encontrar a afinação correta. Os straps são do tipo standard.

Captação: Dois Jazz single coil passivos com dimensões de Humbucker EMG de marca desconhecida presos por quatro parafusos cada, conectados em um circuito ativo blindado em caixa plástica (se der pau, pode trocar o circuito que não tem como tirar ele da caixinha de blindagem pra consertar sem danificar a placa) com controles de grave, agudo, balance e volume.
A bateria, uma daquelas azuis chinesas que se compra em qualquer 1,99, assim como a caixinha que envolve o circuito é mal acondicionada dentro de um compartimento onde somente os potenciômetros têm lugares definidos. A fiação parece um prato de macarrão de tão embolada e sobre ela ficam JOGADOS (isso mesmo que você leu.) o circuito e a bateria
Botões em estilo Vintage.

Cordas: 0.45 de marca desconhecida, mas creio que sejam da giannini.

Análise Geral

A junção braço/corpo possui um desnível de 2mm na parte paralela à escala fazendo com que o dedo raspe às vezes no braço quando se executa slap. O corpo é leve e muito confortável.
O braço também é muito confortável, a ação das cordas não estava muito alta quando ele saiu da loja, mas haviam alguns trastes desnivelados.
As tarrachas sustentaram muito bem a afinação.
Seu timbre é muito parecido com o de um Jazz Bass, porém um pouco mais atenuado nas freqüências médias. A 5ª corda não possui uma boa resposta, os potenciômetros de grave e agudo atuam bem nas suas freqüências, porém o de agudos quando está no máximo apresenta chiados e o de balance apresentou ruídos quando se selecionaram os captadores.
Este instrumento custou na loja, R$1180,00 aqui em Santa Catarina e relacionando o seu preço com o que foi analisado, posso dizer que ele possui um custo benefício bom, e em uma escala de 1 a 10 a minha nota seria 6.5. Mas vale lembrar que o desnível do braço, as tarrachas que não combinam com o instrumento e o desleixo na parte elétrica são erros imperdoáveis, e deveriam ser reparados o mais rápido possível.

É isso! Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida escreva aqui no fórum ou para samucaetc@hotmail.com

Um GRAVE aBASS

Samuel Pilger
NESCAU

jrcintra
Veterano
# mai/04
· votar


NESCAU
vc disse q: "Captação: Dois Jazz single coil passivos com dimensões de Humbucker EMG de marca desconhecida presos por quatro parafusos cada, conectados em um circuito ativo blindado em caixa plástica (se der pau, pode trocar o circuito que não tem como tirar ele da caixinha de blindagem pra consertar sem danificar a placa) com controles de grave, agudo, balance e volume.
"
mas c eu quiser trocar os captadores sem danificar o circuito ativo , daria?

NESCAU
Veterano
# mai/04
· votar


sim, eles sao ligados no circuito normalmente como em qualquer baixo. Atraves de fios q saem da placa, a diferença está q a placa é blindadada e vc nao ve ela. Mas dá sim.

Nando Bass
Veterano
# mai/04
· votar


caras, entaum o B-5 nao é taum ruim, mas vc`s sabe d um outro baixo q seja melhor nessa faixa de preço...?

NESCAU
Veterano
# mai/04
· votar


Acho q vc encontra um Ibanez SDGR usado nessa faixa de preço, e na minha opiniao o Ibanez é muito superior.

Nando Bass
Veterano
# mai/04
· votar


NESCAU
aeee manowwwwwww, c ja tocou o Tagima B-2, axo q tem um novo modelo do B-2, recebi um mail da propia tagima mas no site eu nao vi nada, no mail tem uma foto dele, reparei q a pont é diferent... podes me dizer se o B-2 é baum, melhor q o B-5... alias, axei o B-5 por R$1.000 e R$998, os mais em conta...

NESCAU
Veterano
# mai/04
· votar


cara, ainda nao toquei no b-2 nao...

NESCAU
Veterano
# mai/04
· votar


sobe!

Nando Bass
Veterano
# mai/04 · Editado por: Nando Bass
· votar


B-2 ou B-5 ? esperar mata qualquer 1... o pior d tudo é q nenhuma das lojas tem o danado do B-5 em estoq, vem direto da Tagima... putzzzzzzzz, como posso ver se o bass é bom... e esse CONTRA BAIXO CONDOR BC-500, é baun, bonito ele é...

alexafavilla
Veterano
# mai/04
· votar


Boa analise hehe
Pra falar a verdade eu num fui mto com a cara do B5 não. Primeiro q isso é nome de banda pop hauh e segundo que não o é do meu tipo mesmo heheh (e pelamordedeus, sem discussões de gosto por favor!)

Maneirissimo... faça isso com todos os baixos q vc testar (se tiver saco hehe)

NESCAU
Veterano
# mai/04
· votar


é legalzinho de fazer isso, qdo aparecer outros eu faço sim.

inthelight
Veterano
# mai/04
· votar


baixo B5? pensei q fosse um modelo signature daquela "banda" chamada B5 huahauhauha

Nando Bass
Veterano
# mai/04
· votar


rssssssss... é B-5 Tagima mesmo cara, mo legal, so nao tive oportunidade d tocar ainda...

Gui
Veterano
# mai/04
· votar


o condor eh mto bom...

Nando Bass
Veterano
# mai/04 · Editado por: Nando Bass
· votar


sobe

maikonbass
Veterano
# mai/04
· votar


eu tenho um tagima606 (seiscordas) ele é superior a esse B5 e B2?ele é superior ao IbanezSDGR?

Nando Bass
Veterano
# mai/04
· votar


maikonbass
a cara, seila, esse deve ser modelo antigo ne, diz qual a capt. dele, a madeira utilizada, as ferragens... axo q nao da para comparar, esse seu bass é 6 cordas?

EDERCE
Veterano
# mai/05
· votar


e aí galera, sou novo por aqui... acabei de comprar um Tagima b5... eu e meu professor também fizemos uma avaliação e chegamos exatamente nas mesmas observações do NESCAU, ou seja: a corda SI não responde como deveria (porém ele condenou o encordeamento e não o captador) e o peso do do braço é desproporcional ao peso do corpo (justamente pelo peso das tarrachas)... não observamos nenhum problema com a ponte (muito show por sinal, afinamos nas 2 oitavadas) ou com o desnível do braço. O circuito ativo já vem blindado de fábrica (papel de cobre).
Para corrigir o problema do peso do braço estamos pensando em parafusar um contra-peso no corpo.

rodrigo_bass
Veterano
# mai/05
· votar


Pô bem legal esse review Nescau parabéns. Acho uma boa idéia esse negocio de review, dava até pra fazer alguns tópicos definitivos sobre isso.

thiago daboit roberto
Veterano
# set/05
· votar


nescal você poderia me explicar por que no site da cover baixo diz que o captadores são ativos e o propio site da tagima tambem diz

NESCAU
Veterano
# set/06
· votar


revivendo o tópico, captador ativo é o captador que tem o pré dentro dele, a bateria é ligada diretamente nele. A maioria dos baixos possui captador passivo + circuito ativo, fato que acaba generalizado para o instrumento para "Baixo Ativo", mas se nao me engano tem um modelo do B5 que tem captador ativo sim, talvez seja esse o modelo que a cover baixo testou, o q eu peguei pra testar era captador passivo + circuito. Ou seja, o baixo é ativo pq tem um circuito ativo e nao captadores ativos. No final das contas, fica qse tudo na mesma... Eu disse quase...

Alex Navarro
Veterano
# set/06
· votar


Eu Tô com 2 aqui B2 e B5 e acho tudo ruim.... falei lá pro Ney (dono do Tagima) melhorar essas coisas que o Nescau falou... vamos esperar pra ver

Alex Navarro
Veterano
# set/06
· votar


Ah... a ponte é de material injetado e absorve um pouco o som das cordas e dá aquela impressão de som de lata e as vezes uma corda parece estar apagada mais que outra. As tarrachas são boazinhas.. as Cordas, captadores e as ferragens vem da Korea. O circuito é da Artec e as frequencias dos graves são de +/- 40Hz e os agudos até 3/4 são agudos na casa dos 6,5Khz e depois abrem médio/agudos o que não acho legal... mas para quem não conhece muito disso e quer som agudasso tá de bom tamanho, mas vem aquele chiadinho chato. As vezes o circuito pega sinal de rádio. No mais o pecado fica no corpo de Caixeta (marupá) que é a pior madeira para corpo que já ví... é muito leve e não dá ataque nenhum no som... vc pode fazer um teste com o mesmo captador em um corpo de Ash ou Mogno e ver a diferença que dá o mesmo captador em Marupá... a diferença é Bizarra...
De resto tá bom, mas o pelo preço até Grooving tá conseguindo ser melhor... Digo isso porque ganhei um Groovin de 5 cordas e mesmo sendo uma porcaria .. é uma porcaria melhor que a maioria das porcarias de mesmo preço.

Nando Bass
Veterano
# jan/07 · Editado por: Nando Bass
· votar


Alex Navarro
ta falando do B5 ou do B2?
tenho o B5, é verdade q ele puxa bastante pro agudo e medio agudo mas nao chega chiar, pelo menos o meu nao... e o pré do meu é da mesma marca dos caps, WSC... pensei em trocar os capt. mas hoje em dia nao vejo necessidade... falow

Ernani_Harris
Veterano
# jan/07
· votar


Fala , cara otimo review, mto bom msm,, eu ja tive a oportunidade d tocar esse bass e sinceramente.. ele é horrivel , sem punch , pesado no braço e a sizona é quase muda.. assim como vc e o pessoal aqui do topico falou.. acho q nao vale o q se paga.. realmente tem ibanez mto melhores.. hehe abraço!!!

kadudu2
Veterano
# jan/07
· votar


Cara tenho um desses e nao é tão ruim assim nao..
Tem uns samples dele aki:
http://www.4shared.com/dir/1501432/90314dd2/TIMBRE_TAGIMA_B5.html
so q a captação ta em single..

caos120
Veterano
# jan/07
· votar


è o meu B-5 tinha relamente este probleminha, dae pra resolver coloquei 2 caps EMG-DC e tbm troquei o Pré BQC heheheh tudo resolvidissimo !!!!

Ernani_Harris
Veterano
# jan/07
· votar


hehe é boa soluçao .. um pokinho cara mais resolve ne heheh abç!

NoSt Bass
Veterano
# jan/07
· votar


Alguem pode me explicar como funciona a qustao dos botões do b5?
sou iniciante, comecei a pouco tempo, procurei alguma coisa aki no cifraclub sobre isso, mas nao obtive resposta na questao do tagima.
pois no tagima tirando o botão do volume, os outros tres tem aquela "paradinha" no meu do botao.
alguem poderia me explicar por gentileza como funciona esses botões?

NoSt Bass
Veterano
# jan/07
· votar


melhorando a pergunta: Pq os botões de agudo e grave tem a "paradinha"?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TESTE TAGIMA B5