duvidas

    Autor Mensagem
    jrcintra
    Veterano
    # abr/04


    1)O capotraste de material padrao (plastico) compromete o instrumento em relacao a algo? pode ele c desgastar com o tempo ? se foss2 um capotraste de outro material seria esse mais duradouro?
    2)Outra coisa , tem problema as cordas(normais) de ficarem vibrando e batendo em cima da madeira da escala do baixo? as marcas que ficam comprometem algo no instrumento? num futuru qualquer haveria algum tipo de perigo?

    jrcintra
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    outra coisa
    3) qto dura em media os trastes? quando c sabe q esta na hora de trocar os trastes?

    Gui
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    1) comprometer, eu naum sei, mas desgasta com o tempo...
    tem d metal, e se eu naum me engano tem d osso tb

    2)sim pra todas, essas marcas pode acabar tirando o timbre (c em grande quantidade) e esteticamente fica feio...e vc tera q trocar sua escala depois d algum tempo...

    Gui
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    3) a hr d trocar os trastes eh qdo estão mto baixos e influi na tocabilidad (o q estah acontecendo com os meus)...=[

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    jrcintra

    1) o capotraste de plástico compromete um pouco o timbre nas cordas soltas em relação às notas executaas sobre uma traste, e com o uso pode apresentar um certo desgaste (principalmete aquelas de plástico branco, mais macio). Os melhores são de bronze e de osso.

    2) A corda bate na escala dependendo do tipo dos trates. Se for traste jumbo (q é considerada a melhor pela maioria dos baixistas) este contato é quase nulo. Estas marcas q acabam ficando não comprometem no som do instrumento.

    3) É difícil prever a durabilidade dos trastes. Depende muito do material q são feitos e de quanto vc toca. Os trastes precisam ser trocados quando apresentam desgastes ou sulcos. Para verificar isto, basta retirar as cordas e ir passando o dedo de leve sobre cada traste. Se vc sentir fissuras um pouco mais profundas, q estejam acarretando trastejamentos em seu instrumento, significa q está na hora de troca. Na dúvida, procure um luthier de confiança.

    Abraços!

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Gui
    Respondemos quase juntos!! hehehehe

    edumebass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    o que é tensor, para que serve e em qual parte do baixo ele fica?

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    edumebass

    É um ferro que passa por dentro do braço do instrumento, e serve para regular o braço, quando está empenado, ou simplesmente pra deixar a ação mais baixa. Se vc olhar em seu baixo, vc deverá encontrar a ponta do tensor na parte de cima ou na prate de baixo do braço!

    Abraços!

    bass_player
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    na boa, qdo eu vi vc pela primeira vez vc no forum pensei q vc ia ser mais um otario como mtos q entram no forum e saem no dia seguinte.. mais vc jah tah ah um tempo (pouco) e jah ajudou muitaa gente q tah a mais tempo assim como eu!

    valeu!

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    bass_player
    Valeu mesmo! No que puder ajudar, estaremos aí! Assim como espero poder ser ajudado tbm!

    Falow! Abração!

    jrcintra
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    humm
    valew ae a todos q postaram
    nesse forum da pra se aprender mmmmmmta coisa :)
    valew msm

    jrcintra
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    humm
    valew ae a todos q postaram
    nesse forum da pra se aprender mmmmmmta coisa :)
    valew msm

    jrcintra
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    1)o GUI falou q tira o timbre(essas marcas q ficam na escala , gracas as cordas) isso prejudica o baixo ou nao? num futuru eu vo te q troca a escala intera(a madera da escala)
    ?? ou posso ficar despreocupado com isso..??
    2) qto numericamente falando , vc acha q ficaria para trocar os trastes do meu baixo para trastes jumbo? vale a pena? da pra fazer isso em qqr baixo? nao tem nenhum tipo de restricao?

    Gui
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    1)eu considero q prejudica sim....pois o som naum ficará estavel, qto mais fissuras na escala, menos sutain e menos timbre (quase imperceptivel, por isso q eu falei c em grande quantidade)...
    sim, eh bem provavel q precise....

    2)pra por uns dunlop acho q c vai gasta uns 170 pilas....vale bastante a pena pois melhora na tocabilidade...

    moog
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    muito bend ajuda a desgastar mais rapido o traste...

    slapboombass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    jrcintra

    esplicação bem basica!

    (1) tem cap de plastico, policarbonato, aluminio, estanho, fibra de vidro

    (2)isso eu tenho certeza!!! se suas cordas estão marcando vai afetar no som futuramente pois vai criar uma cavidade no braço e pode ser que cada nota que vc faça trasteje!!!!!

    (3)pode ser que dure 30 anos ou 2 isso é muito relativo!!
    mas vc sabe quando pode trocar quando os trastes em vez de estar ovais estaum quadrados e baixos!

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    jrcintra

    Os prejuízos sonoros no caso destas fissuras causadas pelas cordas na escala serão IMPERCEPTÍVEIS.
    As cordas estarão presas ao traste, e a única coisa que será levada em consideração para gerar o som é a vibração da madeira e da corda e os obstásculos entre a traste pressionada e a ponte do instrumento, então, o q estiver atrás da traste será quase imperceptível ao som, e se houver algum prejuíso para o som, será insignificante, pq se fosse assim, não existiriam instrumentos escalopados.
    O único prejuízo fica para a parte estética do instrumento.

    jrcintra
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    hummm
    saquei!!
    valew ae pra todos q postaram =) brigadao

    edumebass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    valeu por ter me respondido lá atrás(16/Abr/2004 21:42:52) desculpa por demorar pra agradecer...
    brigado mesmo!!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    edumebass

    ;-)

    Falowz!

    Kassy J
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Olá!
    Estou pensando em comprar uma guitarra modelo SG. Já tenho uma Golden Les Paul.
    Estava pensando em uma Guitarra SX SG SSG/STD (+/- R$ 770)ou uma Epiphone SG Special (+/- R$ 800).
    Compensa?! Gostaria de sugestões.
    Eu toco base/solo. Estilos: pop/rock, rock, alternativo etc.
    Obrigada.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a duvidas